sexta-feira, 31 de maio de 2019

CONHEÇA A INTEGRA DAS O3 EMENDAS APRESENTADAS PELA CONACS NA PEC 006 DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA.

COLEGAS ACS E ACE DE TODO BRASIL,COMO FOI PUBLICADO AQUI NO BLOG ANTERIORMENTE,VIMOS QUE A CONACS APRESENTOU 03 EMENDAS  PARA SEREM INCLUÍDAS NA PEC 006 DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA,E UMA DELAS TRATA DA APOSENTADORIA ESPECIAL PARA OS ACS E ACE DE TODO BRASIL.

APÓS A POSTAGEM MUITOS COLEGAS QUESTIONARAM QUAIS SERIAM ESSAS OUTRAS EMENDAS ALÉM DESSA QUE TRATA DA APOSENTADORIA ESPECIAL DOS AGENTES DE SAÚDE.


VEJA ENTÃO ABAIXO AS FOTOS DE TODAS AS 03 EMENDAS APRESENTADAS PELA CONACS E O CONTEÚDO DAS MESMAS:





Fonte das Fotos: http://conacs.org.br/


quinta-feira, 30 de maio de 2019

CONACS E DEPUTADO FEDERAL JORGE SOLLA FALA SOBRE APOSENTADORIA ESPECIAL DOS ACS E ACE


A CONACS JUNTAMENTE COM O DEPUTADO FEDERAL JORGE SOLLA,FALAM NO VÍDEO ACIMA SOBRE A APOSENTADORIA ESPECIAL DOS ACS E ACE, E PEDEM O APOIO E MOBILIZAÇÃO DE TODOS OS AGENTES DE SAÚDE DO BRASIL,PARA PRESSIONAREM OS DEPUTADOS EM SUAS BASES, PARA QUE OS MESMOS ESTEJAM APOIANDO A INCLUSÃO DESSA EMENDA DA APOSENTADORIA ESPECIAL DOS AGENTES DE SAÚDE, NO TEXTO DO RELATÓRIO FINAL DA PEC 006 DA PREVIDÊNCIA.
JORGE SOLLA ALERTA AINDA PARA A QUESTÃO DO PRAZO QUE SE ENCERRA AGORA NO MÊS DE JUNHO/19.

PORTANTO COLEGAS ACS E ACE DE TODO BRASIL,MÃOS A OBRA PORQUE:

" JUNTOS SOMOS MAIS FORTES E A... A UNIÃO FAZ A FORÇA" !!!!!!

quarta-feira, 29 de maio de 2019

CONACS CONSEGUE 572 ASSINATURAS PROTOCOLA 3 EMENDAS E FAZ BALANÇO DOS TRABALHOS DA SEMANA EM BRASÍLIA


COLEGAS ACS E ACE DE TODO BRASIL, EM AÚDIO DIVULGADO NAS REDES SOCIAIS, ILDA ANGÉLICA PRESIDENTE DA CONACS (Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde),FALA DAS LUTAS EM BRASÍLIA NESTA SEMANA, E DO SENTIMENTO DE DEVER CUMPRIDO POR TER: 
- CONSEGUIDO UM TOTAL DE 572 ASSINATURAS(VALIDAS) JUNTO AOS DEPUTADOS.
-  TER PROTOCOLADO 3 EMENDAS DE INTERESSE DOS AGENTES DE SAÚDE NA PEC DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA, ENTRE ELAS ESTÁ A QUE TRATA DA APOSENTADORIA ESPECIAL DOS ACS E ACE DO BRASIL.

OUÇAM ACIMA A FALA DA PRESIDENTE DA CONACS.

CONACS PROTOCOLA EMENDA DA APOSENTADORIA ESPECIAL NA REFORMA DA PREVIDÊNCIA

ATENÇÃO COLEGAS ACS E ACE DE TODO BRASIL,A CONACS (Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde)PROTOCOLOU 2 EMENDAS DE INTERESSE DA CATEGORIA NA REFORMA DA PREVIDÊNCIA, ENTRE ELAS ESTA A QUE TRATA DA APOSENTADORIA ESPECIAL DOS ACS E ACE.

ASSISTAM O VÍDEO ABAIXO E VEJA MAIS DETALHES SOBRE O ASSUNTO NA FALA DE ILDA ANGÉLICA PRESIDENTE DA CONACS:


segunda-feira, 27 de maio de 2019

PRESIDENTE DA CONACS DIZ QUE MOMENTO NÃO É DE DIVISÃO DA CATEGORIA



A PRESIDENTE DA CONACS ILDA ANGÉLICA DIZ QUE O MOMENTO NÃO É DE DIVISÃO ENTRE A CATEGORIA(ACS E ACE) E A CONACS,VEJA NO VÍDEO ACIMA A FALA DA PRESIDENTE DA CONACS.

sábado, 25 de maio de 2019

FIOCRUZ DESENVOLVE TESTE PARA DIAGNÓSTICO DA DENGUE ZIKA E CHIKUNGUNYA EM APENAS 20 MINUTOS

Aparelho complementa e finaliza diagnóstico realizado por teste — Foto: Reprodução/TV Globo

Novo teste melhora diagnóstico de dengue, zika e chikungunya
Com apenas algumas gotas de sangue, um aparelho revela o resultado do diagnóstico em apenas 20 minutos. Teste deve chegar à rede pública de saúde em 6 meses.

Pesquisadores da Fiocruz desenvolveram um teste para diagnosticar, de maneira mais rápida e eficiente, casos de dengue, zika e chikungunya no Rio. Com apenas algumas gotas de sangue do paciente, o teste revela o diagnóstico das doenças em apenas 20 minutos.

De acordo com os pesquisadores, o teste já possui aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e, após sinal positivo do Ministério da Saúde, chegará à rede pública de saúde em até seis meses.

"É um teste que traz três tipos de vantagem: primeiro, o desempenho, que é muito bom. Segundo, inovação. Por exemplo, esse teste faz as três doenças ao mesmo tempo. E a inovação tecnológica, que introduz um leitor que facilita a leitura e segurança do resultado", explica Edimilson Silva, um dos pesquisadores envolvidos na elaboração do teste.

Após a coleta de um pouco de sangue do paciente, o teste revela o diagnóstico em até 20 minutos. A conclusão do resultado acontece por meio de um aparelho, que é colocado sobre o teste, e aponta, de maneira eficaz e segura, qual das três doenças o paciente tem.

FONTE DESSA MATÉRIA:https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia

COMUNICADO DA CONACS A TODOS OS ACS E ACE DO BRASIL

ATENÇÃO COLEGAS ACS E ACE DE TODO BRASIL,ASSISTAM ABAIXO O VÍDEO COM O COMUNICADO DA CONACS FEITO POR SUA PRESIDENTE ILDA ANGÉLICA, E ELANE ALVES(Setor Jurídico) DA ENTIDADE.


Inscrevam-se no meu CANAL NO YOUTUBE (Clique Aqui), e não se esqueça de ativar o SINO DE NOTIFICAÇÕES para receber as novidades postadas no canal em 1° mão.

VICE PRESIDENTE DA CONACS (VALDA ACS) REPUDIA PREFEITA DE CAMAMU-BA QUE REVOGOU PLANO DE CARREIRA DOS ACS E ACE DO MUNICÍPIO


COLEGAS ACS E ACE DE TODO BRASIL,A VICE PRESIDENTE DA CONACS 'VALDA ACS' QUE FOI ELEITA NA ULTIMA ELEIÇÃO DEPUTADA ESTADUAL "SUPLENTE" NA BAHIA,GRAVOU UM VÍDEO REPUDIANDO A ATITUDE DA PREFEITA DA CIDADE DE CAMAMU NO INTERIOR DA BAHIA,QUE REVOGOU O PLANO DE CARREIRA DE TODOS AGENTES DE SAÚDE(ACS E ACE) DO MUNICÍPIO.

MELHOR DO QUE RELATAR O FATO É ASSISTIR E VÊ A FALA DE VALDA! 

PORTANTO ASSISTAM NO VÍDEO ABAIXO A FALA DA VICE PRESIDENTE DA CONACS VALDA, E VEJAM A NOTA DE REPUDIO GRAVADA POR ELA CONTRA ESSA ATITUDE ARBITRÁRIA  DA PREFEITA DA CIDADE DE CAMAMU-BA CONTRA OS ACS E ACE.



quinta-feira, 23 de maio de 2019

CONVOCAÇÃO DA CONACS A TODOS OS ACS E ACE DA BAHIA


A Conacs convoca todos os ACS e ACE da Bahia para o SEMINÁRIO REGIONAL DA COMISSÃO ESPECIAL DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA,dia 07/06/19 no Auditório do CETEP emGUANAMBI-BA apartir das 8:00 hs.



TEMAS QUE SERÃO DISCUTIDOS PELA MANHÃ:

- APOSENTADORIAS ESPECIAIS;

- TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO;

- APOSENTADORIA RURAL;

- BPC;

- REGIME DE CAPITALIZAÇÃO;

TEMAS QUE SERÃO DISCUTIDOS PELA TARDE:

- CURSO TÉCNICO DOS ACS;

- FEDERALIZAÇÃO DO VÍNCULO EMPREGATÍCIO DOS ACS E ACE(VANTAGENS E DESVANTAGENS);


ESTARÃO PRESENTES ALÉM DA COMISSÃO ESPECIAL, O PRESIDENTE DA FRENTE PARLAMENTAR,A CONACS COM OS SEUS DIRETORES,Dra.ELANE ALVES (Acessora Jurídica da Conacs),ENTRE OUTRAS AUTORIDADES.

quarta-feira, 22 de maio de 2019

AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE É MORTO APÓS TER SIDO CONFUNDIDO POR X-9


COLEGAS ACS E ACE DE TODO BRASIL,É COM MUITA TRISTEZA QUE FAÇO ESSA POSTAGEM,COM O ÚNICO INTUITO DE MOSTRAR A REALIDADE DOS PERIGOS QUE TODOS NÓS ACS E ACE EM TODO BRASIL,ENFRENTAMOS TODOS OS DIAS QUANDO SAIMOS PARA TRABALHAR.

INFELIZMENTE NA ÚLTIMA SEXTA-FEIRA(17/05/19) NA CIDADE DE CACHOEIRA NA  BAHIA,A VIOLÊNCIA DAS RUAS CEIFOU A VIDA DE MAIS UM COLEGA ACS ENQUANTO O MESMO  TRABALHAVA HONESTAMENTE. 

O FATO OCORREU NA PRAÇA CAQUENDE NA CIDADE DE CACHOEIRA,ONDE O AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE CONHECIDO COMO "BIGODE DA SAÚDE"TERIA SIDO CONFUNDIDO COM UM "X-9 OU DEDO DURO",TERMOS ESSES GERALMENTE USADOS PARA  PESSOAS QUE SÃO INFORMANTES NO MUNDO DO CRIME,QUE ALIÁS É BOM QUE FIQUE BEM CLARO DESDE JÁ,NÃO ERA O CASO DO NOSSO COLEGA BIGODE DA SAÚDE. 

POR ISSO É MUITO IMPORTANTE QUE VOCÊ QUE TRABALHA COMO ACS OU ACE EM ÁREAS DE RISCO CONHEÇA OS MORADORES DA SUA LOCALIDADE E TODA A GOGRAFIA DA SUA ÁREA DE ATUAÇÃO.
CASO VOCÊ VERIFIQUE OU SEJA INFORMADO QUE NA SUA ÁREA EXISTA PERIGOS, OU QUE A MESMA SEJA DOMINADA PELO TRÁFICO DE DROGA,MILICIAS,FACÇÕES CRIMINOSAS, OU ALGO QUE POSSA POR EM RISCO A SUA INTEGRIDADE FÍSICA,COMUNIQUE ESSE FATO NA SECRETÁRIA DE SAÚDE DA SUA CIDADE ATRAVÉS DE UM RELATÓRIO, OU PESSOALMENTE SE FOR O CASO.

O HOMICÍDIO ESTA SENDO INVESTIGADO PELA DELEGACIA TERRITORIAL.
ESPERAMOS QUE TUDO SEJA ESCLARECIDO,E QUE OS CULPADOS SEJAM DEVIDAMENTE PUNIDOS POR ESSE CRIME CRUEL.

FICA AQUI MEUS SINCEROS SENTIMENTOS A TODOS OS FAMILIARES E AMIGOS DA VITIMA, E QUE DEUS CONFORTE A TODOS NESSE MOMENTO DÍFICIL.



domingo, 19 de maio de 2019

CONACS CONVOCA TODOS OS ACS E ACE A FOCAREM NA REFORMA DA PREVIDÊNCIA


ATENÇÃO AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E AGENTES DE COMBATE ÀS ENDEMIAS DO BRASIL!!!! 


Hoje em todo o país está no foco das discussões a maléfica reforma da previdência, onde todos nós cidadãos brasileiros iremos sofrer os efeitos cruéis desta reforma se o texto proposto for aprovada do jeito que está. Então eu alerto a categorias, nossas lideranças que estejamos vigilantes firmes para resistir a esta maldade, sendo protagonista de uma mudança radical neste texto da reforma da previdência, se não anularmos a proposta por inteiro pelo menos minimizemos os efeitos dela sobre nossa vida. A CONACS apresentou algumas emendas ao texto dentre elas uma que retira o profissional ACS e ACE da reforma garantindo o direito à aposentadoria especial. 

Então companheiros é admissível que nesse momento a categoria se disperse se deixando influenciar por pessoas que não tem nenhum compromisso com nossa luta, com a nossa história, não participa da nossa luta! e o pior às vezes nem ACS ou ACE é, mas encontra se inserido em nosso meio através das redes sociais e está tirando a atenção da categoria para assuntos menos importante nesse momento apresentando e discutindo uma proposta inviável de acontecer.

A luta quem tem feito historicamente é a CONACS e os resultados estão aí falando por si. Agora mais uma vez convoca toda a categoria para se unir em torno deste grande desfio que é manter os nossos direitos, através da união que faz e sempre fez a força! Somos exemplo de categoria organizada e não podemos permitir que ninguém faça com que percamos esta característica ! Entre nesta luta pela aprovação das emendas dos ACS e ACE na reforma da previdência!


Ilda Angélica Correia 
Presidente da CONACS

CAMPANHA NACIONAL CONTRA EXPLORAÇÃO SEXUAL E ABUSOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES INCENTIVA DENÚNCIAS


As denúncias de violações de direitos de crianças e adolescentes recebidas pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) caíram cerca de 10% de 2017 para 2018, saindo de 84 mil para 76,2 mil.

Nos primeiros quatro meses deste ano, foram registradas 4,7 mil denúncias. O número é 19% inferior ao de igual perído do ano passado (5,8 mil) .

Os dados foram apresentados pela equipe do Ministério em reunião da Frente Parlamentar Contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes realizada hoje (14) na Câmara dos Deputados. As denúncias foram recebidas pelo Disque 100, sistema de atendimento telefônico criado pelo Ministério para receber reclamações de violações de direitos humanos sobre diversos temas.

A evolução das denúncias nos últimos anos sinaliza uma oscilação do fenômeno. O total de denúncias relacionadas a crianças e adolescentes foi de 80,4 mil em 2015, 76,1 mil em 2016, 84 mil em 2017 e 76,2 mil em 2018.

O ouvidor nacional de Direitos Humanos, Fernando César Ferreira, apontou problemas no sistema do Disque 100 nos últimos anos, como a demora no atendimento. Ele, no entanto, evitou estabelecer uma relação entre o problema e a evolução dos dados: “Não podemos precisar se isso [a queda das denúncias] foi em função da ineficiência do atendimento. Mas, por outro lado, a gente percebe que a redução das denúncias no Disque 100 acompanha a mesma tendência de redução de criminalidade”.

No recorte geográfico, os estados com maiores índices de reclamações de violações envolvendo crianças e adolescentes em 2018 foram Distrito Federal, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Amazonas. Os com menos registros deste tipo no ano passado foram Roraima, Amapá, Sergipe, Pará e Tocantins.

Violência sexual

Dentre as denúncias recebidas em 2018, mais de 17 mil foram de violência sexual envolvendo crianças e adolescentes. Destas, 13,4 mil foram de abuso sexual e 3,6 mil de exploração sexual. O abuso abrange violações de cunho sexual com meninos e meninas. Já o termo exploração é usado quando essa prática envolve algum ganho financeiro por parte do autor.

No recorte por gênero de denúncias de abuso sexual, em 73,4% dos casos a vítima era menina e em 18,6%, menino. Já nas ligações comunicando exploração sexual, a proporção foi de 75% de vítimas do gênero feminino e 12% do gênero masculino.

A ministra do MMFDH, Damares Alves, chamou a atenção para o perfil dos autores das agressões: mais de 70% são parentes, como pais, mães e padrastos; evidenciando a ocorrência de parte importante desses episódios dentro de casa. “Campanha de combate à exploração sexual a gente tava focado muito nas ruas, nas estradas, será que não vamos ter que focar dentro do lar, conversar com as crianças diretamente?”, questionou a titular da pasta.

Disque 100

Na reunião da Frente Parlamentar, a equipe do MMFDH relatou problemas com o Disque 100, como a demora de até 50 minutos para uma ligação ser atendida e o fato de 40% das chamadas não serem sequer respondidas. O ouvidor nacional de Direitos Humanos, Fernando César Ferreira, anunciou a criação de um Sistema Integrado Nacional de Direitos Humanos que vai reunir os canais existentes (como o Disque 100 e o Disque 180, voltado a denúncias de violações de direitos das mulheres).

Segundo o ouvidor, o novo sistema terá diferentes formas de envio de denúncia para além do contato telefônico, como por meio de redes sociais, de aplicativos ou de sites. Além disso, o projeto prevê uma plataforma com as informações sobre as denúncias. “Os dados estarão disponíveis e abertos ao cidadão de forma clara e precisa”, afirmou Ferrreira.

Fonte dessa matéria:http://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia

sexta-feira, 17 de maio de 2019

CIENTISTAS DA UFRJ DESCOBRE NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO VÍRUS MAYARO COM POTENCIAL DE EPIDEMIA

Testes de laboratório mostraram que vírus mayaro pode ser transmitido tanto pelo mosquito Aedes quanto pelo pernilongo comum (Culex), o que potencializa o risco de epidemia Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo

Desde 2015, pesquisadores alertavam para o risco de o mayaro, um vírus silvestre da Amazônia, se estabelecer nas grandes cidades do Sudeste. O estudo recém-concluído mostra que o pior aconteceu. O mayaro está entre nós, afirma Rodrigo Brindeiro, um dos autores da descoberta e coordenador da Rede Zika da UFRJ. Como no caso do chicungunya, não existe vacina ou tratamento. Apenas os sintomas são tratados, de forma não específica.

O mayaro é conhecido desde os anos 1950 nas Américas do Sul e Central. No Brasil, tem causado surtos isolados nos estados do Norte e Centro-Oeste. Transmitido por mosquitos florestais Haemagogos , os mesmos da febre amarela silvestre, ele deu sinais de que começara a se adaptar às cidades.

Testes de laboratório mostraram que pode ser transmitido tanto pelo mosquito Aedes quanto pelo pernilongo comum (Culex ), o que potencializa o risco de epidemia, destaca Amílcar Tanuri, coordenador do Laboratório de Virologia Molecular da UFRJ, onde o estudo foi realizado.

A chegada do mayaro aumenta a dificuldade para controlar as doenças transmitidas por mosquitos num país mergulhado num abismo sanitário. Em 2015, veio a epidemia de zika, com a microcefalia. O chicungunya, introduzido em 2014, se expandiu pela mesma época. O início de 2017 foi marcado pela volta da febre amarela ao Sudeste, com a maior epidemia da forma silvestre já registrada nas Américas.

Este ano começou com uma explosão de casos de dengue (aumento de 339,9% em relação ao mesmo período de 2018), doença que voltou nos anos 1980 e não mais desapareceu. O chicungunha causou quase 16 mil casos no estado do Rio. E, segundo o Ministério da Saúde, 994 cidades brasileiras estão em risco de epidemias de zika, dengue e chicungunha. Brindeiro diz que, no Rio, o chicungunha não está sozinho e o mayaro pode ser a causa de parte dos casos.

— O sofrimento dos pacientes e o tratamento são os mesmos. O que muda é a dificuldade de controlar epidemias, com mais um vírus em circulação — explica Brindeiro.

Confundido com o chicungunha, o mayaro está no Rio desde 2016.  E a gravidade da descoberta é que os casos são autóctones. Isto é, as pessoas foram infectadas aqui, não viajaram para regiões endêmicas. São três casos, todos de Niteroi e só identificados graças a um estudo molecular. Em escala populacional, os três episódios significam que, de cada cem pessoas com chicungunha, dez têm febre do mayaro, estima Brindeiro.

— A subnotificação do próprio chicungunha é grande e o diagnóstico clínico se confunde com a da dengue. Nosso estudo é um alerta sobre a gravidade que as febres transmitidas por mosquito representam — acrescenta.

O mayaro foi identificado no auge da epidemia de zika, quando o laboratório da UFRJ iniciou o diagnóstico molecular das arboviroses (infecções virais transmitidas por mosquitos) em circulação no Sudeste. Em 2016, 279 amostras tinham indicação clínica (sintomas) de chicungunha. No entanto, 57 deram resultado inconclusivo.

Casos inconclusivos são esperados porque o teste de PCR usado detecta apenas o vírus durante uma curta janela de tempo (5 dias no sangue e 20 na urina). No entanto, o percentual de casos inclusivos chegava a 20%, bem mais do que seria normal.

O grupo de pesquisa começou então a buscar outros vírus e o mayaro foi encontrado em três pacientes. Os casos foram então investigados e se descobriu que vinham da mesma cidade, de pessoas que nunca haviam estado em área endêmicas de mayaro e que tinham vizinhos com sintomas semelhantes. Os três também eram negativos tanto por PCR (molecular) quanto por sorologia (anticorpos no sangue) para zika, dengue e chicungunha, explica o virologista Orlando Ferreira, à frente das análises sorológicas.

O próximo passo dos cientistas será descobrir de onde veio o vírus por meio de análises de genômica e de sorologia. Uma possibilidade é a Amazônia ou algum estado do Centro-Oeste. Outra é que tenha sido trazido do Haiti, onde houve epidemia recente. Ele poderia ter sido trazido por imigrantes ou por um dos militares que integravam as forças brasileiras a serviço da ONU lá.


Também esperam saber se o mayaro foi disseminado pelo haemagogo, muito comum nas matas e que se mostrou eficiente em propagar a febre amarela em Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo. Ou, numa hipótese mais grave, começou a ser espalhado pelo Aedes , pelo pernilongo ou ambos os mosquitos urbanos.

O estudo de isolamento e análise  por meio da reconstituição do vírus está a cargo da virologista da UFRJ Clarissa Damaso.

Sem recursos para ampliar a pesquisa, os cientistas esperam analisar ao menos 400 amostras deste ano, vindas dos municípios do Rio, Maricá e Miracema. E observam a importância de procurar o mayaro nos mosquitos do Rio.


— Precisamos saber que vírus estão em circulação. O clima está favorável à proliferação de mosquitos. É uma grave questão de saúde pública — frisa Tanuri.

Fonte dessa matéria:https://oglobo.globo.com/sociedade

quarta-feira, 15 de maio de 2019

DEPUTADOS E LÍDERES DE PARTIDOS DECLARAM APOIO A APOSENTADORIA ESPECIAL ACS E ACE

Foto:Deputado Federal Valtenir Pereira (MDB/MT)

COLEGAS ACS E ACE DE TODO BRASIL,NESSE MOMENTO DE MOBILIZAÇÃO DA CONACS JUNTAMENTE COM A NOSSA CATEGORIA,NA BUSCA PELO APOIO DOS DEPUTADOS FEDERAIS PARA CONQUISTARMOS A NOSSA APOSENTADORIA ESPECIAL,É MUITO IMPORTANTE SABERMOS QUEM ESTÁ,E QUEM NÃO ESTÁ APOIANDO A NOSSA CAUSA EM BRASÍLIA.

POR ISSO É MUITO IMPORTANTE A SUA PARTICIPAÇÃO NESSA LUTA ENTRE EM CONTATO COM OS DEPUTADOS E PEÇAM A ELES O APOIO A ESSA EMENDA.

NO LINK ABAIXO VOCÊ TEM A LISTA COM O CONTATO DE TODOS O DEPUTADOS FEDERAIS:



SEGUNDO INFORMAÇÕES VÁRIOS DEPUTADOS E LÍDERES DE PARTIDOS JÁ DECLARARAM APOIO E JÁ ASSINARAM FAVORAVELMENTE À EMENDA PEC N° 6,QUE É A EMENDA QUE GARANTE A NOSSA APOSENTADORIA ESPECIAL.

VEJA ALGUNS PARTIDOS QUE SEUS LÍDERES JÁ ASSINARAM,E QUE SÃO FAVORÁVEIS A APOSENTADORIA ESPECIAL PARA OS ACS E ACE:

JÁ ASSINARAM:

- MDB (ok)
- PATRIOTA (ok)
- PT (ok)
- PDT (ok)
- PC do B (ok)

PROMETERAM ASSINAR:

• PSOL
• PSB
• AVANTE


FOTOS DOS  DEPUTADOS QUE APOIAM A APOSENTADORIA ESPECIAL DOS ACS E ACE:




COMPARTILHEM ESSA POSTAGEM COM SEUS AMIGOS E SE INSCREVAM NO MEU CANAL NO YOUTUBE, NÃO SE ESQUEÇAM DE ASSINAR O SINO DE NOTIFICAÇÕES PARA RECEBER AS NOVIDADES DO CANAL EM 1º MÃO!

terça-feira, 14 de maio de 2019

CONACS EM BRASÍLIA NA LUTA PELA APOSENTADORIA ESPECIAL PEDE A PARTICIPAÇÃO DE TODOS ACS E ACE DO BRASIL


COLEGAS ACS E ACE DE TODO BRASIL,ENQUANTO MUITOS DE NÓS ESTAMOS POR AI DEFENDENDO A FEDERALIZAÇÃO OU NÃO DA NOSSA CATEGORIA, A CONACS ESTÁ EM BRASÍLIA ARRECADANDO ASSINATURAS DE APOIO JUNTO AOS DEPUTADOS FEDERAIS NAS EMENDAS DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA PARA FORTALECER A NOSSA LUTA QUE TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL A  CONQUISTA DO DIREITO A APOSENTADORIA ESPECIAL PARA OS AGENTES DE SAÚDE(ACS E ACE) DE TODO BRASIL.


SEGUNDO A PRESIDENTE DA CONACS ILDA ANGÉLICA,A COISA NÃO ESTÁ FÁCIL EM BRASÍLIA EM RELAÇÃO A QUESTÃO DA APOSENTADORIA ESPECIAL,E SOBRE A REFORMA DA PREVIDÊNCIA.
POR ISSO NO VÍDEO ACIMA ILDA ANGÉLICA PEDE A PARTICIPAÇÃO E A MOBILIZAÇÃO DE TODOS NÓS ACS E ACE  NAS REDES SOCIAIS:(FACEBOOK - WHATSAPP - E-MAIL -TWITTER, ENTRE OUTROS) PARA PEDIRMOS O APOIO DESSES DEPUTADOS FEDERAIS QUE TIVERMOS ACESSO,E CONTATO EM NOSSAS BASES POR TODO BRASIL.

FAÇA SUA PARTE ENTRE COM ALGUM DEPUTADO QUE VOCÊ CONHEÇA E PEÇA A ELE O APOIO PARA ESSA CAUSA.

COMPARTILHE ESSA POSTAGEM COM SEUS AMIGOS, E SEJA UM APOIADOR E MULTIPLICADOR DESSA CAUSA, MESMO QUE VOCÊ NÃO ESTEJA PRESENCIALMENTE EM BRASÍLIA.

A LUTA CONTINUA, JUNTOS SOMOS MAIS FORTES POIS:
" A UNIÃO FAZ A FORÇA"!!!!!

ABAIXO FOTOS DA CONACS EM BRASÍLIA HOJE (14/05/19),E DE ALGUNS DEPUTADOS QUE JÁ ASSINARAM O APOIO A APOSENTADORIA ESPECIAL DOS AGENTES DE SAUDE:








segunda-feira, 13 de maio de 2019

JURÍDICO DA CONACS RESPONDE E FAZ QUESTIONAMENTOS A APOIADORES DA FEDERALIZAÇÃO DOS ACS E ACE




QUESTIONADA E PROVOCADA NAS REDES SOCIAIS POR ALGUNS AGENTES DE SAÚDE QUE DEFENDEM E APOIAM A FEDERALIZAÇÃO DA NOSSA CATEGORIA,A Dra. ELANE ALVES(Júridico da Conacs) RESPONDEU E ESLARECEU A ESSES AGENTES OS PONTOS NEGATIVOS E ALGUNS RISCOS DE UMA POSSÍVEL FEDERALIZAÇÃO DA NOSSA CATEGORIA.

VEJA ABAIXO,ALGUNS PONTOS E QUESTIONAMENTOS SOBRE O ASSUNTO, FEITO POR Dra. ELANE AOS AGENTES DE SAÚDE QUE SÃO FAVORÁVEIS E DEFENDEM A FEDERALIZAÇÃO:
Foto: Dra. Elane Alves de Almeida (Jurídico da Conacs)

PERGUNTAS DE Dra ELANE (CONACS) AOS APOIADORES DA FEDERALIZAÇÃO:

"MESMO QUE TODOS NÓS CONCORDÁSSEMOS COM A MUDANÇA DO VÍNCULO,OU SEJA,TODOS OS ACS E ACE DEIXASSEM DE SER SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS PARA SEREM SERVIDORES FEDERAIS... ME RESPONDAM O SEGUINTE VOCÊS QUE APOIAM A FEDERALIZAÇÃO:

1 -ONDE VOCÊ IRIA TRABALHAR NA UNIÃO,POIS A LEI 8.080 DIZ CLARAMENTE QUE A ATIVIDADE DOS ACS E ACE É EXECUTADA PELOS MUNICÍPIOS(Art. 16 e 17) ?

2- CASO VOCÊ DIGA QUE: "OS AGENTES PODERIAM SER CEDIDOS PELA UNIÃO AOS MUNICÍPIOS COMO CONVÊNIO",O QUE VOCÊ FARÁ QUANDO O PREFEITO DECIDIR  QUE NÃO QUER MAIS VOCÊ COMO ACS OU ACE DO MUNICÍPIO?

UMA DAS CONSEQUÊNCIAS DISSO É VOCÊ TER QUE FAZER TUDO QUE O MUNICÍPIO ORDENAR,OU CASO CONTRÁRIO ELE TE DEVOLVE PARA UNIÃO,QUE POR SUA VEZ PODE QUANDO QUISER COLOCAR TODA CATEGORIA(ACS E ACE) EM UM "QUADRO DE EXTINÇÃO".

3 - VALE MESMO A PENA SER SERVIDOR FEDERAL? 

4 -VOCÊ REALMENTE TERÁ UM BOM SALÁRIO?

5 -VALE A PENA PERDER TODAS AS CONQUISTAS E DIREITOS QUE CONSEGUIMOS ATÉ AQUI PARA A NOSSA CATEGORIA?

6 -ONDE VOCÊS QUE DEFENDEM A FEDERALIZAÇÃO ESTAVAM NOS 4 (Quatro)ANOS QUE O PISO SALARIAL NACIONAL DA CATEGORIA FICOU CONGELADO?

7 -POR QUE SÓ AGORA APÓS ESSA VITÓRIA DA CATEGORIA COM O REAJUSTE DO PISO SALARIAL,SE PERCEBE ESSA COINCIDÊNCIA DA CNM LANÇAR A PROPOSTA DE FEDERALIZAÇÃO JUSTAMENTE NO DIA DA DERRUBADA DOS VETOS À MP 827/18?

8 -POR QUE SÓ AGORA APÓS A DERROTA DA ADIN DA CNM NO STF,FOI QUE APARECERAM PESSOAS TÃO DISPOSTAS A DEFENDER A FEDERALIZAÇÃO COM UNHAS E DENTES?

9 - POR QUE SÓ AGORA QUANDO A CONACS SE POSICIONA CONTRA A REFORMA DA PREVIDÊNCIA,SURGEM ESSAS PESSOAS DO NADA,PRA SIMPLESMENTE "MUDAR O FOCO" DA LUTA DA CATEGORIA QUE ESTÁ PRESTES A PERDER SUA APOSENTADORIA ESPECIAL?

10 - POR QUE TANTA INDISPOSIÇÃO COM A CONACS E OS DEMAIS SINDICATOS QUE DEFENDEM E REPRESENTAM A CATEGORIA E QUE SEMPRE AJUDARAM NAS CONQUISTAS DE MUITAS LEIS,E DIREITOS QUE HOJE TEMOS?

FICA ACIMA ESSES 10 QUESTIONAMENTOS FEITOS PELA DOUTORA ELANE DA CONACS, E OS COLEGAS QUE DEFENDEM ASSIM COMO OS QUE NÃO DEFENDEM A  FEDERALIZAÇÃO,FIQUEM A VONTADE PARA COMENTAR SOBRE O ASSUNTO.

DEIXE ABAIXO SEU COMENTÁRIO E COMPARTILHE ESSA MATÉRIA COM OUTROS COLEGAS PARA QUE ELES TAMBÉM POSSAM TOMAR CONHECIMENTO DO ASSUNTO E OPINAR.

domingo, 12 de maio de 2019

CONACS DESMASCARA AS REAIS INTENÇÕES DA PROPOSTA DA FEDERALIZAÇÃO DOS AGENTES DE SAÚDE


COLEGAS ACS E ACE DE TODO BRASIL, TEMOS VISTO ULTIMAMENTE OPINIÕES DIFERENTES SOBRE A QUESTÃO DA FEDERALIZAÇÃO OU NÃO DA NOSSA CATEGORIA,ALGUNS COLEGAS ACHAM QUE UMA POSSÍVEL FEDERALIZAÇÃO SERIA A SOLUÇÃO DOS NOSSOS PROBLEMAS,OUTROS PORÉM ACHAM QUE ISSO SERIA A PERDA DE DIREITOS JÁ CONQUISTADOS POR NÓS, E COM A FEDERALIZAÇÃO ESSES DIREITOS SERIAM PERDIDOS.

ENFIM... DE UM LADO TEMOS COLEGAS QUE NÃO CONSEGUIRAM IMPLANTAR EM SEUS MUNICÍPIOS AS LEIS CONQUISTADAS RECENTEMENTE PELOS AGENTES E SAÚDE DE TODO BRASIL,E FAZER COM QUE OS GESTORES CUMPRAM TAIS LEIS,POR ISSO ESSES COLEGAS ACHAM QUE A ÚNICA SOLUÇÃO PARA SAIR DAS GARRAS DESSES GESTORES IRREDUTÍVEIS, QUE SE NEGAM A CUMPRIR AS LEIS SERIA A FEDERALIZAÇÃO.PORÉM DO OUTRO LADO TEMOS OUTROS COLEGAS LIDERADOS PELA CONACS E OUTRAS ENTIDADES QUE REPRESENTAM A CATEGORIA,QUE TEM A  OPINIÃO TOTALMENTE OPOSTA, E PREVÊ COM UMA POSSÍVEL FEDRALIZAÇÃO PREJUÍZOS E PERDAS DE DIREITOS PARA TODA A CATEGORIA(ACS E ACE).

VEJA ABAIXO, O VÍDEO ONDE O JURÍDICO DA CONACS ESCLARECE SEU PONTO DE VISTA CONTRÁRIO A FEDERALIZAÇÃO.


NÃO SE ESQUEÇA DE SE INSCREVER EM MEU CANAL NO YOU TUBE MAGRÃO ACE UBAÍRA(clique aqui),E ATIVAR O SINO DE NOTIFICAÇÕES PARA RECEBER EM 1° MÃO OS VÍDEOS POSTADOS NO MEU CANAL.

sexta-feira, 10 de maio de 2019

ANVISA TIRA DO MERCADO 200 LOTES DE REMÉDIO DE PRESSÃO CONTAMINADOS

Nesses lotes, o princípio ativo de losartana e valsartana contém impurezas que podem aumentar o risco de ter câncer. Anvisa explica que o risco para a saúde não é imediato.
Por Jornal Nacional (10/05/2019 20h 22)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) mandou retirar do mercado cerca de 200 lotes contaminados de remédios para a hipertensão. E alertou que quem usa os medicamentos para controlar a pressão deve continuar tomando os remédios.

Como muito remédio por aí, esses têm nomes difíceis: Losartana, Valsartana. Já explicar porque eles são importantes é simples. "Não posso ficar sem remédio. A minha pressão às vezes sobe muito", diz uma hipertensa.

Esses são remédios que muita gente toma para controlar a pressão arterial. Mas a Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, afirma que perto de 200 lotes desses remédios contêm impurezas que podem aumentar o risco de ter câncer.

Em todos esses lotes, o princípio ativo - o ingrediente principal do remédio - foi produzido ou na China ou na Índia. E diferentes indústrias farmacêuticas compraram esses princípios ativos para fabricar os remédios.

A Anvisa determinou o recolhimento desses lotes aqui no Brasil. Inspecionou 111 medicamentos e vistoriou 29 empresas, entre indústrias, importadoras e distribuidoras.

A agência diz que os princípios ativos importados são testados no Brasil, mas que esse tipo de impureza é um problema novo. “Até julho de 2018, nenhuma autoridade sanitária mundial e nenhuma empresa fabricante dessa classe de compostos imaginava ser possível a presença destas substâncias nessa classe de insumos farmacêuticos ativos. A partir do momento em que se verificou essa possibilidade, todas as especificações estão sendo revistas e a necessidade desse controle está sendo efetuada no momento”, explica Ronaldo Gomes, gerente-geral de Inspeção e Fiscalização Sanitária da Anvisa.

A presença dessas impurezas foi descoberta na Europa, em 2018. As farmácias já estão recolhendo os remédios. Agora, o mais importante nessa história é não parar de tomar remédio para a hipertensão.

A Anvisa explica que o risco para a saúde não é imediato. É pequeno. Até se alguém tomar esse remédio com impurezas na dose máxima e durante vários anos.

O presidente do Departamento de Hipertensão da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Rui Póvoa, afirma que quem precisa controlar a pressão e para de tomar remédio é que corre risco imediato: “O indivíduo hipertenso, se ele parar de tomar o remédio, pode subir muito a pressão e ele ter um derrame cerebral. Pode ter um ataque cardíaco, ter um infarto do miocárdio. Então, continua tomando o remédio e vai trocar o lote que está com problema. E, enquanto não trocar, continua tomando o que tem”.

Muitas caixinhas de remédio que precisam ser recolhidas já não estão mais nas farmácias e, sim, nas casas de quem sofre de pressão alta. Por isso, é importante olhar se o remédio é de algum lote divulgado pela Anvisa.

A enfermeira Ana Maria Ferreira dos Santos toma Losartana e soube do problema na consulta na tarde desta sexta-feira (10). “O médico acabou de me falar, eu não sabia. Tenho que verificar esse lote e tomar minha medicação no horário”, fala.

O Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos declarou que o recolhimento de medicamentos que estejam fora do padrão é um procedimento de rotina da Anvisa, com o apoio da indústria farmacêutica. E que a oferta de produtos para hipertensão não vai ser prejudicada.

Para o consumidor, a Anvisa preparou uma lista com os números de lotes dos medicamentos que devem ser recolhidos, que pode ser rapidamente consultada. Basta verificar o número do lote que consta na caixa do medicamento e conferir aqui

Para explicar o assunto com mais detalhes, a Anvisa publicou uma nota com várias informações sobre o tema para esclarecer e orientar a população. confira aqui

ANVISA

Fonte dessa matéria:https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia

segunda-feira, 6 de maio de 2019

MINISTRO DA SAÚDE FALA SOBRE A SAÚDE DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE

NO VÍDEO ABAIXO O MINISTRO DA SAÚDE LUIZ HENRIQUE MANDETTA, FALA SOBRE OS PROBLEMAS DE SAÚDE  QUE AFETAM OS PROFISSIONAIS QUE TRABALHAM NA ÁREA DA SAÚDE NO BRASIL.

ASSISTAM O VÍDEO ABAIXO E COMPARTILHEM COM SEUS COLEGAS!


Secretaria da Saúde da Bahia promove curso de profissionalização para mais de 25 mil Agentes Comunitários de Saúde


Os 417 municípios da Bahia tem até o dia 20 de maio para manifestar interesse e indicar o quantitativo de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) que farão o segundo módulo do curso de profissionalização. Promovido pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), por meio da Escola de Saúde Pública da Bahia – Professor Jorge Novis (ESPBA), o curso tem duração de 520 horas, tem mais de 25 mil vagas e contempla aulas presenciais e online.

De acordo com o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, os gestores municipais interessados devem acessar o seguinte link https://bit.ly/2DH3Toj e posteriormente enviar uma Declaração de Interesse e Compromisso para o email sesab.efts@saude.ba.gov.br“A expectativa é capacitar 25 mil Agentes Comunitários de Saúde e para isso vamos investir mais de R$ 2 milhões”, afirma o secretário.

Este módulo terá como enfoque a Vigilância em Saúde. Serão quatro abordagens: conhecendo a vigilância; desenvolvendo ações de vigilância epidemiológica; desenvolvendo ações de vigilância sanitária e saúde do trabalhador; e desenvolvendo ações de vigilância em saúde ambiental. Como resultado, o curso visa a qualificar a Atenção Básica em diversos aspectos, a exemplo da melhoria do cuidado, proteção e promoção da saúde da população no território de cada ACS. “Temos fortalecido a educação permanente dos profissionais de saúde, sobretudo, de nível médio e técnico. Para ser diplomado, o ACS deve cumprir uma jornada de 1.200 horas, dividida em três módulos”, ressalta Vilas-Boas.

Documento a ser enviado pelos municípios: DECLARAÇÃO DE INTERESSE E COMPROMISSO (CLIQUE AQUI) 

sábado, 4 de maio de 2019

CLAÚDIA ALMEIDA TIRA AS DÚVIDAS SOBRE FEDERALIZAÇÃO DOS AGENTES DE SAÚDE (PARTE 2)


COLEGAS AGENTES DE SAÚDE DE TODO BRASIL,A ALGUNS DIAS ATRÁS POSTEI AQUI NO BLOG UM VÍDEO ONDE A ACE (AGENTE DE COMBATE ÀS ENDEMIAS) DO MUNICÍPIO DE MACAÉ-RJ CLAÚDIA ALMEIDA,BACHARELA EM DIREITO E FORMADA COMO DOCENTE,GRAVOU UM VÍDEO ESCLARECENDO ALGUMAS DÚVIDAS E DEFENDENDO A QUESTÃO DA FEDERALIZAÇÃO DOS ACS E ACE DO BRASIL.

A REPERCUSSÃO FOI GRANDE SOBRE ESSE 1°VÍDEO, E AGORA EM UM NOVO VÍDEO,CLAÚDIA ALMEIDA VOLTA A ESCLARECER QUESTIONAMENTOS QUE FORAM FEITOS APÓS A DIVULGAÇÃO DO 1° VÍDEO, QUE FALA SOBRE UMA POSSÍVEL FEDERALIZAÇÃO DOS AGENTES DE SAÚDE(ACS/ACE),ONDE ELA MAIS UMA VEZ DEFENDE A FEDERALIZAÇÃO DA CATEGORIA.

CONFIRA  A FALA DE CLAÚDIA ALMEIDA NO VÍDEO ABAIXO E DEIXE SEU COMENTÁRIO.


 Fonte vídeo: MNAS(Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde)

sexta-feira, 3 de maio de 2019

CASOS DE DENGUE CRESCEM 339% NO BRASIL QUASE 1.000 CIDADES TEM RISCO DE SURTO


O Ministério da Saúde divulgou nesta terça-feira (30) novos dados sobre dengue, zika e chikungunya. Até o dia 13 de abril de 2019, foram registrados 451.685 casos prováveis de dengue no Brasil, um aumento de 339,9% em relação ao mesmo período do ano passado.

No mesmo intervalo de 2018, os casos registrados chegaram a 102.681.

Ainda segundo o boletim do ministério, 994 municípios apresentam alto índice de infestação, com risco de surto para dengue, zika e chikungunya.

Rodrigo Said, Coordenador Geral dos Programas Nacionais de Controle e Prevenção da Malária e das Doenças Transmitidas pelo Aedes, informou durante coletiva de imprensa que a maioria dos casos está na região Sudeste, principalmente em São Paulo e Minas.

"O ano de 2019 tem sido caracterizado pelo aumento de casos. O cenário geral para dengue são de 451.685 casos prováveis da doença. Sendo 65% dos casos registrados na região sudeste, principalmente pelo nas regiões de São Paulo e Minas Gerais", disse em entrevista coletiva.

Segundo ele, os casos prováveis são os que foram notificados e levam em conta, também, casos já descartados.

Epidemia localizada

Oito unidades federativas tem incidência superior de 300 casos por 100 mil habitantes, número preocupante. Tocantins tem o maior número de incidência de casos de dengue. Seguido de Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Acre, Espírito Santo, São Paulo, Distrito Federal. O Paraná tem incidência acima de 100 casos por 100 mil habitantes.

Questionado se estes estados e o DF vivem epidemias da doença, Said alerta que os números indicam epidemia, mas pede cautela: "Quando a gente olha para estes estados, sabemos que alguns são muito grandes então nem toda área terá epidemia. O dado do estado é muito agregado", alerta Said.

O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson Kleber, disse que o país não vive uma epidemia generalizada da doença: “Mesmo com aumento no número de casos da doença, a taxa de incidência de 2019 está dentro do esperado para o período. Sendo assim, até o momento, o país não está em situação de epidemia, embora possa haver epidemias localizadas em alguns municípios e estados”, disse.

Segundo Said, o aumento do número de casos de dengue mesmo fora do verão, época de proliferação do mosquito aedes aegypti, se deve a alguns fatores: "Nos últimos dois anos o país passou por períodos fora da sua sazonalidade, com redução de casos, e, desde o ano passado, as condições ambientais foram propícias para a proliferação dos mosquitos com aumento de temperatura e mais chuvas".


Sorotipo diferente

Said alerta para o retorno do sorotipo 2, que há bastante tempo não era identificado no país e a mudança deixa a população mais suscetível. Mais de 85% dos casos avaliados eram do sorotipo 2, quando nos últimos anos não passavam de 5%.

"Em dengue, quando há mudança do sorotipo circulante, há aumento do número de casos. Nos últimos anos, os tipos 1 e 4 eram predominantes, no final do ano passado o sorotipo 2 começou a prevalecer", explicou Said.

Zika e Chikungunya

Foram registrados 3.085 casos de Zika em todo o país, com incidência de 1,5 casos para cada 100 mil habitante. Não foram registradas mortes pela doença.

A chikungunya tem incidência de 11,6 para cada 100 mil, sendo 24. 120 casos registrados. Houve uma redução quando comparado com o mesmo período do ano passado e também não foram registradas mortes. Segundo Said, o vírus da chikungunya é bastante localizado e não teve uma dispersão nacional.

Fonte dessa matéria: https://g1.globo.com/bemestar/noticia/2019

quinta-feira, 2 de maio de 2019

USP DE SÃO CARLOS PRODUZ EXTRATO À BASE DE AÇAFRÃO QUE MATA LARVA DO AEDES AEGYPTI EM 3 HORAS

Foto: Rodrigo Sargaço/EPTV 

Substância que dá cor ao açafrão pode matar larvas do mosquito da dengue, dizem cientistas da USP de São Carlos.A Substância não agride o meio ambiente e pode ser mais eficaz que larvicidas convencionais. Pesquisa foi financiada pelo Ministério da Saúde que estuda uso da sustância contra a dengue.

Pesquisadores do Instituto de Física (IFSC) da Universidade de São Paulo (USP) de São Carlos (SP) criaram um extrato a partir do açafrão da terra, também conhecido como cúrcuma, que mata em 3 horas a larva do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças.

A curcumina, que dá cor ao açafrão, foi sintetizada em um extrato bem concentrado que reage em contato com o sol.

“Após as larvas comerem a curcumina, em contato com o oxigênio presente no ambiente e uma iluminação, ocorre uma reação de dentro para fora, destruindo essas larvas”, explicou a pesquisadora do IFSC/USP Natália Inada.

Pesquisadores da USP de São Carlos conseguiram uma substância à base de açafrão que mata a larva do Aedes aegypti — Foto: Rodrigo Sargaço/EPTV

O extrato tem aplicação simples. É só misturar o pó com um pouco de água e aplicar nos locais que podem servir de criadouro do mosquito, como pratos de plantas e pneus. As larvas estarão mortas em, no máximo, 48 horas. Os testes foram feitos em quintais de seis casas de São Carlos por três meses.

Segundo os pesquisadores, a substância não agride o meio ambiente e pode ser mais eficaz que os larvicidas convencionais.

“Os inseticidas vão causar resistência nas larvas. As que sobreviverem, podem se reproduzir, virar o mosquito. A curcumina pode ser eficaz para eliminar essas larvas de vetores”, afirmou a pesquisadora em biotecnologia Larissa Marila.

A pesquisa teve financiamento do Ministério da Saúde, que aguarda a sua finalização para avaliar a possibilidade de liberar a substância para o controle da dengue.


Larvas que entram em contato com extrato de açafrão da terra morrem entre 3 e 48 horas. — Foto: Rodrigo Sargaço/EPTV

Os pesquisadores estão reunindo documentos pra encaminhar, ainda no primeiro semestre, para os órgãos competentes como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para a aprovação do uso da substância no sistema público de saúde.

“Nós estamos trabalhando em convênio com empresas para produzir essa substância em alta quantidade, porque os métodos tradicionais não estão sendo capazes de segurar essa grande avalanche de problemas que um mosquitinho está causando na sociedade brasileira”, afirmou o pesquisador do IFSC, Vanderlei Bagnato.

Fonte dessa matéria:https://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2019

quarta-feira, 1 de maio de 2019

AGENTE DE SAÚDE SAI EM DEFESA DA FEDERALIZAÇÃO DOS ACS E ACE

OLÁ COLEGAS ACS E ACE DE TODO BRASIL, EM MEIO A ESSA POLÊMICA DE UMA POSSÍVEL FEDERALIZAÇÃO OU NÃO DOS AGENTES DE SAÚDE DO BRASIL,A  AGENTE DE COMBATE A ENDEMIAS CLAÚDIA ALMEIDA QUE É BACHARELA EM DIREITO,GRAVOU UM VÍDEO ONDE A MESMA FAZ ALGUMAS CONSIDERAÇÕES EM DEFESA DA FEDERALIZAÇÃO DOS ACS E ACE .

CONFIRA NO VÍDEO ABAIXO A FALA DA ACE CLAÚDIA ALMEIDA EM DEFESA DA FEDERALIZAÇÃO DOS AGENTES DE SAÚDE E TIRE AS SUAS CONCLUSÕES,DEIXE TAMBÉM O SEU COMENTÁRIO SOBRE O ASSUNTO NO FINAL DESSA POSTAGEM: