Foto: Enchentes na Bahia(Dez/21)
OLÁ COLEGAS ACS E ACE DE TODO BRASIL!
AGENTES DE SAÚDE ESSE BLOG TEM COMO OBJETIVO DEIXAR OS ACE E ACS BEM INFORMADOS COM AS ULTIMAS NOTICIAS DE INTERESSE DA NOSSA CATEGORIA E TAMBÉM LEVAR DICAS E INFORMACÕES NA ÁREA DA SAÚDE PARA A POPULAÇÃO EM GERAL.
Foto: Enchentes na Bahia(Dez/21)
OLÁ COLEGAS ACS E ACE DE TODO BRASIL!
OLÁ COLEGAS ACS E ACE DE TODO BRASIL!
OLÁ COLEGAS ACS E ACE DE TODO BRASIL!
Vejam no VÍDEO ABAIXO, o balanço e resumo dos trabalhos realizados pelo FNARAS em Brasília nos últimos dias e a explicação de Dra. Elane Alves sobre:
- Como a categoria obteve o reajuste do Piso Salarial apartir de 01 de janeiro/22 no valor de R$ 1.750,00 reais;
- O porque de não se ter obtido um valor maior do que R$1.750,00 para o reajuste do piso;
- Qual foi o aprendizado com todo esse processo de negociações e estratégias junto aos parlamentares;
- Qual a garantia em Lei, que os ACS e ACE tem para conseguir todos os anos em 01 de janeiro apartir de 2022, o reajuste do Piso mesmo sem a PEC/22. Confira!
OLÁ COLEGAS ACS E ACE DE TODO BRASIL!
A primeira vitória foi finalmente derrubar o Veto 44, item 8, que trata sobre a possibilidade do reajuste do Piso Salarial. Mas e agora, quais são os próximos desafios?
Depois de passado as comemorações da derrubada do veto e perguntamos: Como efetivar o pagamento do Piso Salarial no valor de R$ 1.920,00 de preferência em janeiro.
Mas o pagamento não será automático, como muitos pensam: para que seja efetuada, é preciso de um instrumento jurídico do executivo, para que regulamente o pagamento, no caso uma Medida Provisória.
Mas afinal, porque o governo vetou o reajuste do Piso Salarial?
De forma extremamente resumida, o governo vetou o reajuste o Piso Salarial, alegando falta de recursos. A partir daí, o FNARAS, FENASCE e MNF, articularam junto com a Comissão de Seguridade Social, afim de assegurar o recurso de R$ 930 milhões, mas só que esse valor não era o suficiente para dar o reajuste, somente a reposição inflacionária, também conhecido como RGA - Regime Geral Anual.
Só que para que o Piso Salarial, tivesse o ganho real, que é qualquer valor acima da inflação, deveria ser necessário mais um aporte financeiro que as mesmas entidades envolvidas já citadas, conseguiram mais um aporte de R$ 930 milhões da Comissão Mista de Orçamento - CMO.
Somados ambos os orçamentos dá um aporte maior de 1,8 bilhão de reais, para o pagamento do Piso Salarial que no final dá o valor de R$ 1.920,00 para o pagamento do Piso Salarial, para cada ACS e ACE em janeiro.
Mas já estamos fechando o ano, como teria período válido para o pagamento do Piso Salarial em janeiro?
O meio de regulamentação para o repasse do Piso Salarial para os ACS e ACE para que seja de forma rápida e que não dependa do Congresso Nacional de forma imediata para votar, já que eles estarão de recesso legislativo.
Para quem não sabe, a Medida Provisória são normas com força de lei editadas pelo Presidente da República em situações de relevância e urgência.
É possível fazer dessa forma, lembrando que a lei que reajustou o Piso Salarial, o que foi escalonado até R$ 1.550,00 também é oriundo de Medida Provisória, a MP 827/2018, que a partir dela nasceu a Lei 13.708/2018.
Então, no caso mesmo que Bolsonaro editasse a MP no final de janeiro ou no início de fevereiro, o pagamento seria retroativo a janeiro o pagamento.
Na verdade a estratégia em si, ela é difícil, mas não é impossível. Vamos torcer para que o FNARAS, em conjunto com a FENASCE e o MNF possam se articular para que o valor chegue o mais rápido possível nas mãos dos ACS e ACE.
Fonte: ivandoagentedesaude.blogspot.com
Olá colegas ACS e ACE de todo Brasil!
Após a derrubada do Item 8 do Veto Presidencial 44, que tratava da questão do reajuste do piso salarial dos ACS e ACE de todo Brasil em 2022, muitos colegas me pediram pra postar a relação com os nomes dos Deputados e Senadores que votaram A FAVOR da categoria pela derrubada do veto votando "NÃO", e daqueles que votaram "SIM" para que o Veto fosse mantido. Ou seja, ao contrário do que muitos colegas pensam, esses que votaram "SIM" foram os que votaram contra os Agentes de Saúde (ACS/ACE).
O Congresso precisa aprovar o projeto de lei orçamentária antes do recesso parlamentar, que começa em 22 de dezembro.
Essa reunião será muito importante para nós ACS e ACE de todo Brasil, pois dependemos inicialmente dela para que seja garantido os recursos necessários no orçamento para 2022, e somente apartir daí correr atrás das outras etapas que pode nos levar a ter um possível reajuste do nosso Piso Salarial em janeiro/22 no valor de R$ 1.920,00 reais.
A reunião acontece no plenário 2.
Reportagem - Francisco Brandão
Edição - Wilson Silveira
Fonte: Agência Câmara de Notícias
Foi encerrada a votação da enquete realizada pelo FNARAS, FENASCE E MOVIMENTO DA FEDEREALIZACÃO. A enquete questionava aos ACS e ACE de todo Brasil se eles queriam a possibilidade de ter o reajuste do piso salarial agora em janeiro/22 no valor de R$-1.920,00, ou preferiam aguardar o reajuste do piso após a votação PEC/22 em Março/22.
A enquete teve um total 20.776 Votos, dos quais o resultado final foi o seguinte:
- QUERO REAJUSTE DE R$- 1.920,00 em Jan/22
TOTAL 20.535 votos o que corresponde a 98.8% votos.
- PREFIRO ESPERAR A PEC 22 EM MARÇO/22
TOTAL -241 votos o que corresponde a 1.2% votos.
OBS: A enquete já foi encerrada!
OLÁ COLEGAS ACS E ACE DE TODO BRASIL!
O UNICEF e parceiros estão ofertando o curso EAD “Saúde Mental em Tempos de Pandemia e Pós-Pandemia da Covid-19”. O curso é online, gratuito, emite certificado e faz parte da agenda do Selo UNICEF Edição 2021-2024.
✅A carga horária é de 10h.
✅Quem pode participar? ACS, Agentes de Endemias, Visitadores Domiciliares do Criança Feliz ou outros visitadores domiciliares.
✅Objetivo: Contribuir com reflexões sobre os cuidados com a saúde mental, promover a compreensão sobre o que pode levar ao adoecimento e trabalhar como cuidar de você e dos que estão ao seu redor. O curso foi planejado para todos os profissionais que são visitadores domiciliares, interessados em cuidar da sua saúde mental e em construir um conhecimento sobre os impactos e o adoecimento diante dos desafios enfrentados a partir da pandemia.
✅O link do curso é: unicef.saudemental.faroseducacional.com.br
OLÁ COLEGAS ACS E ACE DE TODO BRASIL!
Foto: Dias Tóffoli Ministro do STF
Olá colegas ACS e ACE de todo Brasil!
Depois de Alexandre de Moraes, publicar seu Voto contrário ao Piso Salarial, Ministro Dias Toffoli pediu destaque na votação do STF sobre o Piso Salarial.
Mas afinal, o que é pedido de destaque?
O pedido de destaque é a solicitação de que o julgamento de um processo seja interrompido, retirado do Plenário Virtual e encaminhado para julgamento no ambiente físico. Depois de destacado, o relator encaminha o processo ao órgão colegiado competente (turmas ou plenário) para que ele seja julgado presencialmente.
Além disso, para que o processo retorne a julgamento, é função do presidente do tribunal colocá-lo na pauta do plenário físico, mas é importante observar que ele não está vinculado a qualquer limite legal quanto a esse prazo.
Vale ressaltar também que, após feito o destaque, o julgamento reinicia-se, de forma que os votos anteriormente registrados são, na prática, desconsiderados, tornando necessária uma nova fundamentação por parte dos ministros.
Diante desse contexto, dois principais entendimentos podem ser extraídos sobre o uso do pedido de destaque. A princípio, por transferir o processo do espaço virtual para o físico (ou eletrônico), esse mecanismo mostra-se capaz de contribuir para a produção de um julgamento mais deliberativo. Contudo, é possível compreender também que ele pode acabar servindo estrategicamente como uma espécie de poder de veto dos ministros do STF.
No que toca à primeira dimensão do poder de destaque, é preciso reparar como a atual configuração do Plenário Virtual tem sido criticada por individualizar o Supremo, uma vez que ela prioriza a celeridade e a simplificação do julgamento, em detrimento da colegialidade e do debate.
O Plenário Virtual apresenta-se como um ambiente marcado por decisões de argumentação sucinta, com poucas referências doutrinárias e onde a fundamentação do voto dos ministros (exceto a do relator) não pode ser acompanhada em tempo real e tampouco acessada pelo público.
Nesse sentido, o pedido de destaque é capaz de reduzir esses obstáculos em certas circunstâncias, já que a transferência do processo para o plenário presencial possibilita aumentar a troca de argumentos e informações sobre o caso, além de intensificar a atenção e o engajamento dos ministros quanto a ele.
O outro fator a ser observado é a capacidade de utilizar esse poder de maneira estratégica, como uma forma de veto. Diante de um cenário que possa indicar uma possível derrota, qualquer ministro pode pedir destaque para zerar uma votação desfavorável a si e retardar o julgamento, conseguindo mais tempo e espaço de debate para que o posicionamento dos ministros seja configurado a seu favor.
Olá colegas ACS e ACE de todo Brasil!
OLÁ COLEGAS ACS E ACE DE TODO BRASIL!