sábado, 27 de abril de 2019

CENTRO DE ATENDIMENTO PARA PACIENTES COM SINTOMAS DA DENGUE É ABERTO EM BELO HORIZONTE

Foto:Centro de Atendimento de Dengue (CAD) Complexo de Saúde do Barreiro, na antiga Praça da Febem(foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press

O aumento no número de casos da dengue tem feito a procura por atendimento crescer bastante nos últimos dias em Belo Horizonte. Para atender tanta gente, foi inaugurada, neste sábado (27), uma unidade exclusiva para o tratamento da doença na capital.

Segundo a prefeitura, ao todo, serão três Centros de Atendimento para a Dengue (CADs). O primeiro dele foi instalado no Centro de Especialidades Médicas do Barreiro. A região concentra cerca de 20% dos mais de 6 mil casos confirmados na cidade. Os outros dois CADs que vão atender as regiões de Venda Nova e Nordeste devem ser inaugurados na semana que vem.

“O CAD é uma coisa emergencial que estamos montando para que pessoas que suspeitem estar infectadas com o vírus da dengue possam procurar para fazer o diagnóstico e receberem o tratamento”, explicou o secretário Municipal de Saúde, Jackson Machado Pinto, na última quinta-feira (25). Segundo ele, A expectativa é que essas unidades atendam mais de 2 mil pessoas por semana.

De acordo com a sub-secretária Municipal de Saúde, Taciana Malheiros, ao chegar aos centros, os pacientes vão passar por um exame clínico. "Depois ele passa por um atendimento com enfermeira, um atendimento médico. Se necessário, são realizados os exames laboratoriais e também a hidratação oral, a hidratação venosa. E, nos casos mais graves, com sinal de alerta, [os pacientes] são encaminhados para as nossas portas de urgência, as nossas UPAs", disse.

A prefeitura também está abrindo leitos para tratamento de dengue em outras unidades da capital. "Foram abertos 12 leitos pediátricos no Odilon Behrens na última semana para garantir o acesso das crianças à continuidade do tratamento. E também 20 leitos no [Hospital] Metropolitano Célio de Castro, aqui no Barreiro para atendimento exclusivo para os casos de dengue", afirmou a sub-secretária.

Centros de saúde abertos neste sábado

Outra iniciativa para tentar desafogar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) foi tomada neste fim de semana. Centros de saúde de Belo Horizonte funcionam neste sábado (27), das 8h às 17h, nas regionais Barreiro, Nordeste, Noroeste, Norte, Oeste, Pampulha e Venda Nova.


O último boletim, divulgado na sexta-feira (26) pela Secretaria Municipal de Saúde, mostra que já são quase 6,3 mil casos confirmados da doença em BH. Outros 18,9 mil estão sob investigação.




Fonte do Texto dessa postagemhttps://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS: