domingo, 30 de junho de 2019

CONACS CONVIDA TODOS ACS E ACE PARA MOBILIZAÇÃO EM BRASÍLIA((07/2019)


A CONACS através de sua presidente Ilda Angélica,convida todos ACS E ACE do Brasil, para participarem da mobilização em Brasília nos dias 02-03-04 de julho de 2019, onde se estará buscando para a categoria o direito a Aposentadoria Especial para os agentes de saúde.
contamos com a participação de todos pois juntos somos mais fortes!

A UNIÃO FAZ A FORÇA!

quarta-feira, 26 de junho de 2019

JULGAMENTO DO PISO DOS ACS E ACE ESTÁ NA PAUTA DO STF DESSA SEXTA-FEIRA (28/06)


Ação que aguarda julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o piso dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Combate às Endemias (ACE) foi pautado para esta semana. Está na agenda da sessão virtual de sexta-feira, 28 de junho, a Ação Direta Inconstitucionalidade (ADI) 6103, cuja requerente é a Confederação Nacional de Municípios (CNM). O relator é o ministro Alexandre de Moraes.

Além do impacto financeiro de mais de R$ 4,8 bilhões para os cofres municipais até 2021, a entidade lembra que o piso salarial nacional da categoria desconsidera as diferenças regionais do país e pode promover um efeito cascata para os demais servidores municipais. Aprovado pelo Congresso Nacional no segundo semestre do ano passado, ele passou a vigorar em janeiro de 2019 por meio da Lei 13.708/2018, com aumento de 52,86%.

Pelo peso nas contas públicas, a CNM alerta que há o risco de prejuízo ao atendimento à população, à expansão e à qualificação da Rede de Atenção à Saúde (RAS). Outra tendência confirmada pelos gestores locais é uma significativa redução do número de agentes por Equipe da Saúde Básica (ESF). Isso porque eles já relatam que buscarão mecanismos para reduzir o quadro e evitar ultrapassar o limite de despesas com pessoal determinado pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

As medidas, portanto, desrespeitam a autonomia municipal, desconsideram as realidades locais, violam dispositivos constitucionais que reservam ao Presidente da República a prerrogativa de “criar cargos, funções ou empregos públicos na administração direta e autárquica ou aumento de sua remuneração”, e criam despesa obrigatória sem nenhuma estimativa de impacto ou previsão orçamentária. Por isso, o pedido da CNM pelo reconhecimento da inconstitucionalidade.

Apesar de o ministro Alexandre de Moraes, em maio deste ano, ter julgado extinto o processo, a CNM peticionou um Agravo Regimental pedindo a reconsideração da decisão de forma a reconhecer a legitimidade ativa da CNM na matéria. Com isso, foi garantido o julgamento, agendado para esta semana.

Por: Amanda Maia

Foto: Rosinei Coutinho/ST/Divulgação

Da Agência CNM de Notícias

segunda-feira, 24 de junho de 2019

BRASIL REGISTRA QUASE 600 MIL CASOS CONFIRMADOS DE DENGUE EM 2019

Além disso, são 366 mortes causadas pela doença até 10 de junho, mais do que o dobro do mesmo período de 2018. Dados são do Ministério da Saúde.

O Ministério da Saúde confirmou 596,38 mil casos de dengue neste ano, até o dia 10 de junho. O número de casos prováveis da doença, ou seja, ainda não confirmados, é ainda maior: 1,127 milhão. Em relação a 2018, houve um salto nos casos de dengue no país. No mesmo período do ano passado, eram 173,63 mil casos prováveis.

Também o número de mortes por dengue neste ano é mais do que o dobro de 2018. Até aqui, foram registradas 366 mortes, ante 139 no mesmo período do ano passado.
"Observa-se aumento da taxa de letalidade no grupo de faixa etária acima de 60 anos, o que corresponde a 51,3 % (188) do total de óbitos do país", diz o ministério, no boletim epidemiológico da Semana 23.

O aumento de casos da dengue tem sido especialmente visível nos estados de Minas Gerais e São Paulo nas últimas semanas. Da Semana 13 até a 23, esses dois estados corresponderam, juntos, a 96,5% do total de casos observados no Brasil (774,28 mil) dentro do período.

fonte dessa matéria: https://g1.globo.com/bemestar

SVS LANÇA A 3° EDIÇÃO DO GUIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE


Profissionais de saúde já podem acessar a nova versão do Guia de Vigilância em Saúde (GVS) Clique aqui
A 3ª edição da publicação se alinha aos novos desafios e estratégias de vigilância, prevenção e controle das doenças e agravos de importância de Saúde Pública e atualiza as recomendações relacionadas às ações de vigilância em saúde presentes na Lista Nacional de Notificação Compulsória de Doenças, Agravos e Eventos de saúde Pública, unificada pela Portaria de Consolidação nº 4, de 28 de setembro de 2017. O Guia é editado pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS).

O Guia de Vigilância em Saúde visa disseminar os procedimentos relativos aos fluxos, prazos, instrumentos, definições de casos suspeitos e confirmados, funcionamento dos sistemas de informação em saúde, condutas, medidas de controle e demais diretrizes técnicas para operacionalização do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde. Para a revisão e atualização destes procedimentos foram considerados o atual cenário epidemiológico do país, o conhecimento científico disponível e as novas tecnologias incorporadas pelo SUS às ações de vigilância, prevenção e controle de doenças e eventos de importância para a Saúde Pública.

Nesta 3ª edição, passaram por atualizações substanciais os capítulos sobre febre amarela; dengue, chikungunya e Zika; sarampo; sífilis congênita; sífilis adquirida e em gestante; rubéola; síndrome da rubéola congênita; hepatites virais; infecção pelo HIV e aids. Outras pequenas atualizações foram realizadas nos capítulos de tétano acidental; febre do Nilo Ocidental, difteria; caxumba; varicela; doença de Chagas; raiva; difteria; tétano; coqueluche; doenças diarreicas agudas; febre tifoide; influenza; doença meningocócica; outras meningites; poliomielite, acidentes por animais peçonhentos; hanseníase e tuberculose.

Espera-se que o GVS dissemine as informações que possam contribuir para o aprimoramento das práticas da vigilância em saúde, de forma integrada aos serviços de saúde, em todos os municípios do país.

Outras publicações da SVS podem ser acessadas aqui 

Atendimento à imprensa:
(61) 3315.3580

fonte dessa matéria:http://www.saude.gov.br/noticias/svs

domingo, 23 de junho de 2019

COMBATE AO AEDES RESPONSABILIDADE DE TODOS OS SETORES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E SOCIEDADE NÃO APENAS DOS ACE


O COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI PRECISA ENVOLVER TODOS OS SETORES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DA SOCIEDADE EM GERAL. É FUNDAMENTAL O ENVOLVIMENTO DOS GOVERNANTES, POIS SEM OS INVESTIMENTOS NECESSÁRIOS EM SANEAMENTO BÁSICO E SEM MUDANÇAS DE HÁBITOS E COMPORTAMENTOS POR PARTE DA SOCIEDADE, ESSA LUTA SERÁ EM VÃO.
NÓS, AGENTES DE COMBATE A ENDEMIAS(ACE), SOMOS APENAS UM ELO DE UMA CORRENTE NESSA LUTA CONTRA O AEDES. PORÉM, MUITAS VEZES SOMOS INJUSTAMENTE APONTADOS COMO OS ÚNICOS CULPADOS E RESPONSÁVEIS QUANDO HÁ AUMENTO NOS ÍNDICES DE CASOS DE PESSOAS DOENTES PELAS DOENÇAS TRANSMITIDAS PELO AEDES.


AS ATIVIDADES QUE OS ACE DESENVOLVEM, COMO POR EXEMPLO O LIRA(Levantamento de Índices Rápidos), ASSIM COMO O LI+T (Levantamento de Indice  e Tratamento) QUE É REALIZADO REGULARMENTE DURANTE OS CICLOS PACTUADOS PELOS MUNICÍPIOS, ESBOÇAM UM MAPA REAL DAS ARBOVIROSES E MOSTRAM DE FORMA SINTETIZADA AS LOCALIDADES COM OS SEUS PROBLEMAS.

UM DOS GRAVES PROBLEMAS NO COMBATE À ARBOVIROSES É DURANTE O PERÍODO CHUVOSO, POIS NESSES PERÍODOS EM MUITAS CIDADES A FALTA DE SANEAMENTO BÁSICO, COM ESGOTOS A CEU ABERTO, O LIXO JOGADO DE QUALQUER FORMA EM TERRENOS BALDIOS E NAS VIAS PÚBLICAS, ENTRE OUTROS PROBLEMAS, AGRAVAM AINDA MAIS A SITUAÇÃO NO COMBATE DAS ARBOVIROSES.


O QUE O PODER PÚBLICO FAZ?

NA MAIORIA DOS CASOS INFELIZMENTE NADA! TODOS ESSES PROBLEMAS CITADOS ACIMA  CONTINUAM A EXISTIR E OS GOVERNANTES FAZEM VISTA GROSSA PARA OS MESMOS.

ALGUNS GESTORES E AUTORIDADES DA ÁREA DA SAÚDE ATRIBUEM A CULPA A NÓS OS ACE,COMO SE  FOSSEMOS OS ÚNICOS ENVOLVIDOS NESSA LUTA.


DE QUEM SERIA A CULPA? DOS ACE? 

CLARO QUE NÃO! POIS NA MAIORIA DAS SITUAÇÕES,OS PROBLEMAS CAUSADORES DAS DOENÇAS NÃO SÃO DA COMPETÊNCIA E MUITAS VEZES SEQUER FAZEM PARTE DAS ATRIBUIÇÕES DO TRABALHO DOS ACE.

NA MAIORIA DAS CIDADES BRASILEIRAS, POR EXEMPLO, O QUANTITATIVO DE ACE ESTÁ REDUZIDO, O QUE SOBRECARREGA O TRABALHO DESSES PROFISSIONAIS. EM MUITOS CASOS NÃO HÁ CONDIÇÕES MÍNIMAS PARA REALIZAÇÃO DO TRABALHO, COM FALTA DE MATERIAL E MEDICAMENTOS, ALÉM DA AUSÊNCIA DE TRANSPORTE ADEQUADO PARA OS AGENTES DESENVOLVEREM SUAS ATIVIDADES.

A PRÓPRIA POPULAÇÃO TAMBÉM NÃO COLABORA TOMANDO OS CUIDADOS NECESSÁRIOS DE PREVENÇÃO,  ELIMINANDO OS POSSÍVEIS CRIADOUROS DO MOSQUITO EM SUAS RESIDÊNCIAS.



OUTRO PROBLEMA ENFRENTADO PELOS AGENTES É QUE MUITOS GESTORES RETIRAM DIREITOS GARANTIDOS POR LEI E "ROUBAM", LITERALMENTE FALANDO, OS  RECURSOS FINANCEIROS QUE SÃO DESTINADOS AOS ACE PELO GOVERNO FEDERAL.

ESSA SITUAÇÃO TEM QUE MUDAR! SE O SEU GESTOR NÃO ESTÁ CUMPRINDO O QUE DIZEM AS LEIS DA NOSSA CATEGORIA, DENUNCIE ELE NO MINISTÉRIO PÚBLICO DA SUA CIDADE. NÃO SE CALE E REIVINDIQUE O QUE É SEU POR DIREITO!


TEXTO BASE: CLAÚDIA REGINA (ACE xique-xique-Ba) EDITADO POR MAGRÃO ACE UBAÍRA

sábado, 8 de junho de 2019

AGENTE DE SAÚDE ARTISTA PLÁSTICO E SINDICALISTA SE DESTACA EM MURITIBA-BA

O Agente de saúde e artista plástico Luis Sena, que reside no município de Muritiba, no recôncavo baiano, tem se destacado em sua cidade não só pelo trabalho que realiza junto às comunidades como ACS(Agente comunitário de saúde), mas também pelo seu trabalho como artista plástico junto a alunos na faixa etária de 10 a 12 anos, em oficinas de artes realizadas pelas escolas do município.Além de oficina nas escolas, ele ministra aulas de pintura em tela e curso de pintura para crianças no seu atelier.

foto: medalha 8 de agosto

Luis também tem se destacado em Muritiba como Delegado sindical(Sindacs), na busca de direitos e defesa dos Agentes de Saúde do Município, tendo como conquistas recente para a categoria o reajuste do piso salarial nacional, o Pmaq e agora está na luta para a implantação do Pccs para os agentes de saúde. Já recebeu, inclusive, homenagem na Câmara Municipal de Vereadores, onde foi condecorado com a medalha 8 de agosto pela luta frente aos ACS do município.

ABAIXO FOTOS DA OFICINA DE ARTE REALIZADA POR LUÍS NA ESCOLA SÃO LUÍS (Muritiba-Ba):



sexta-feira, 7 de junho de 2019

AGENTE COMUNITÁRIO EMPREENDEDOR FABRICA LICOR PARA GARANTIR RENDA EXTRA

Foto: Paulo Agente comunitário de Salvador-Ba

O agente comunitário de saúde Paulo da cidade de Salvador-Ba,aproveita o período dos festejos juninos,para empreender na fabricação de licor artesanal, e fazendo apresentações com um grupo de "samba junino" para gerar uma receita extra no mês de junho.
veja acima o vídeo com a matéria que foi exibida hoje na edição do BA TV, programa que é exibido na Rede Bahia uma emissora afiliada da Rede Globo de televisão de segunda a sexta às 12:00 hs.

fonte do vídeo:https://globoplay.globo.com

INSCREVA-SE NO MEU CANAL NO YOU TUBE "MAGRÃO ACE UBAÍRA" E ATIVE O SINO DE NOTIFICAÇÕES,PARA RECEBER AS NOVIDADES POSTADAS NO CANAL EM 1°MÃO.

quarta-feira, 5 de junho de 2019

CONVOCAÇÃO CONACS VII MARCHA NACIONAL DOS ACS E ACE PARA BRASÍLIA

CONVOCAÇÃO GERAL DOS ACS E ACE 02/019


A CONACS – Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde, por intermédio de sua Diretora Presidente no uso de suas prerrogativas estatutárias, e em conformidade com as deliberações Estatutárias da entidade, vem por meio deste CONVOCAR todos os ACS e ACE do Brasil, bem como, entidades sindicais associadas, Federações e diretores da CONACS a estarem presentes para participarem da “VII Marchar Nacional dos ACS e ACE a Brasília”, nos dias 02/07 à 04/07 de julho de 2019, no Anexo IV da Câmara de Deputados Federais, Praça dos Três Poderes, Brasília-DF a partir das 9h, e terá como objetivo visitar os gabinetes dos parlamentares a fim fortalecer o apoio à aposentadoria especial dos ACS e ACE por atividade insalubre junto a PEC 06. 

A CONACS informa que, não se responsabilizará por despesas de hospedagem, alimentação ou locomoção de qualquer dos participantes. E solicita que todos que possuírem camisetas com identificação de seus Estados, Municípios, sindicatos ou da própria CONACS, se apresentem vestidos das mesmas. 

A presença e participação de todos os convocados são fundamentais para a conquista dos nossos objetivos. 

Sem mais para o momento e certa de contar com a presença e participação de todos, envio votos de amizade e apreço, e nos colocamos a disposição para maiores informações pelo e-mail: 
conacs2011@hotmail.com 


Brasília junho de 2019. 
 A União faz a força!

ILDA ANGÉLICA DOS SANTOS CORREIA
Presidente da CONACS 

Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde www.conacs.org.br 

TSE CASSA MANDATO DE PREFEITA QUE TINHA REVOGADO PLANO DE CARREIRA DE ACS's E ACE's

Foto:reprodução/Instagram Ioná Queiroz Nascimento

COLEGAS ACS E ACE DE TODO BRASIL,O MANDATO DA PREFEITA DO MUNICÍPIO DE CAMAMU NO BAIXO SUL DA BAHIA,IONÁ  QUEIROZ NASCIMENTO (PT-BA) FOI CASSADO EM JULGAMENTO DA SESSÃO PLENÁRIA JURISDICIONAL DO TSE (Tribunal Superior Eleitoral) NESTA TERÇA-FEIRA(04/06/19).
COM ESSA DECISÃO, O MUNICÍPIO DE CAMAMU TERÁ QUE PASSAR POR UM NOVO PROCESSO ELEITORAL PARA ESCOLHER UM NOVO GESTOR.O PLACAR DA VOTAÇÃO FOI DE 6 VOTOS A 1 PELO INDEFERIMENTO DO REGISTRO DE CANDIDATURA DA PREFEITA.


GOSTARIA DE LEMBRAR AOS COLEGAS QUE FOI PUBLICADO HÁ ALGUNS DIAS ATRÁS, AQUI MESMO NO BLOG, A FALA DA ELEITA DEPUTADA ESTADUAL(Suplente) "VALDA ACS", QUE TAMBÉM É INTEGRANTE DA CONACS,ONDE A MESMA, EM VÍDEO, SAIU EM DEFESA DOS AGENTES DE SAÚDE DO MUNICÍPIO, QUESTIONANDO DA ENTÃO PREFEITA DO MUNICÍPIO DE CAMAMU-BA (IONÁ QUEIROZ),O PORQUE DA REVOGAÇÃO ARBITRÁRIA DO PLANO DE CARREIRA E DA RETENÇÃO DE 03 MESES DE SALÁRIOS DOS AGENTES DE SAÚDE DO MUNICÍPIO.
EM RESPOSTA À ESSE QUESTIONAMENTO FEITO POR VALDA ACS, FOI DITO PELA PREFEITA: "QUE ELA ESTAVA SENDO HUMILHADA E INSULTADA POR UMA AGENTE DE SAÚDE".

BOM, SE RESPONDER A UMA PERGUNTA FEITA POR UMA AGENTE DE SAÚDE A PREFEITA ACHOU HUMILHAÇÃO, O QUE ELA DEVE ESTÁ ACHANDO AGORA DA CASSAÇÃO DO SEU MANDATO PELO TSE? FICA AQUI NESSA SITUAÇÃO UMA LIÇÃO PARA TODOS NÓS:


" NA HORTA DA VIDA COLHEMOS O QUE PLANTAMOS" 
(Mãgrão ACE Ubaíra)


Veja no Vídeo abaixo a fala de Valda ACS na ocasião em defesa dos ACS E ACE de Camamu-BA:



A prefeita Ioná Queiroz a dias atrás revogou ilegalmente a lei do Plano de Carreira dos ACS e ACE e ainda reteve por mais de 3 meses o salário dos agentes de saúde ... e quando questionada quando ficaria sem receber o seu próprio salário para ajudar a resolver os problemas financeiros da saúde do seu município, respondeu que estava sendo humilhada e insultada por uma agente de saúde!

Tá aí a resposta.... Parabéns meninos de Camamu, que Deus os abençoem sempre!


Fonte desse texto: Facebook de VALDA ACS

terça-feira, 4 de junho de 2019

DOENÇA MISTERIOSA SEMELHANTE A DENGUE ASSUSTA CIDADE NO INTERIOR BAHIA

UMA DOENÇA MISTERIOSA SEMELHANTE A DENGUE VEM ASSUSTANDO OS MORADORES DO MUNICÍPIO DE ENTRE RIOS NO INTERIOR DA BAHIA.
OS MORADORES DA CIDADE SE QUEIXAM DE DORES NO CORPO E MANCHAS NA PELE,E TAMBÉM DO ATRASO NA ENTREGA DO RESULTADO DOS EXAMES FEITOS PELO LACEN(Laboratório Central de Saúde Pública) O QUE IMPEDE UM DIAGNÓSTICO RÁPIDO E COMPLETO.

ASSISTA NO VÍDEO ABAIXO A MATÉRIA SOBRE O ASSUNTO,QUE FOI EXIBIDO NO PROGRAMA BA TV DA REDE BAHIA EMISSORA AFILIADA DA REDE GLOBO HOJE (04/06/19).

Fonte do vídeo: https://globoplay.globo.com

INSCREVA-SE EM MEU CANAL "MAGRÃO ACE UBAÍRA" NO YOU TUBE, E ATIVE O SINO DE NOTIFICAÇÕES PARA RECEBER AS NOVIDADES POSTADAS NO CANAL EM 1º MÃO.

segunda-feira, 3 de junho de 2019

CRIANÇA DE 6 ANOS DE JACOBINA-BA MORRE EM SALVADOR COM DIAGNÓSTICO DE DENGUE HEMORRÁGICA


A criança Melissa Freire, 6 anos, veio a óbito na tarde desta segunda-feira, 03 de maio de 2019, após ser diagnosticada dengue hemorrágica durante internamento no Hospital Municipal de Jacobina.

Segundo informações, a criança que residia na Praça da Concórdia, foi socorrida para a UPA 24h, apresentando febre alta, sendo liberada. O problema evoluir para vômito e diarreia, sendo internada no Hospital Antônio Teixeira Sobrinho, de onde foi transferida para Salvador.

O corpo da criança deverá chegar em Jacobina nesta terça-feira, 04, para ser velado na Sala de Velórios ao lado do Cemitério Jardim da Saudade.


Fonte: https://www.augustourgente.com.br  

sábado, 1 de junho de 2019

MINISTÉRIO DA SAÚDE SUSPENDE O USO DE INSETICIDA USADO EM FUMACÊ NO COMBATE A DENGUE


Fonte do vídeo: JORNAL HOJE REDE GLOBO

VÁRIAS CIDADES NO BRASIL ESTÃO SEM O PRODUTO.SEGUNDO O MINISTÉRIO DA SAÚDE,HÁ PROBLEMAS NA FORMULAÇÃO DO INSETICIDA.
A EMPRESA RESPONSÁVEL PORÉM AFIRMA QUE SEGUE OS PADRÕES DA OMS(Organização Mundial de Saúde).

Deixe seu LIKE e inscreva-se no CANAL DO YOU TUBE "MAGRÃO ACE UBAÍRA, e não se esqueça de ativar o SINO das notificações para receber as novidades postadas no CANAL em 1°mão.