domingo, 23 de junho de 2019

COMBATE AO AEDES RESPONSABILIDADE DE TODOS OS SETORES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E SOCIEDADE NÃO APENAS DOS ACE


O COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI PRECISA ENVOLVER TODOS OS SETORES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DA SOCIEDADE EM GERAL. É FUNDAMENTAL O ENVOLVIMENTO DOS GOVERNANTES, POIS SEM OS INVESTIMENTOS NECESSÁRIOS EM SANEAMENTO BÁSICO E SEM MUDANÇAS DE HÁBITOS E COMPORTAMENTOS POR PARTE DA SOCIEDADE, ESSA LUTA SERÁ EM VÃO.
NÓS, AGENTES DE COMBATE A ENDEMIAS(ACE), SOMOS APENAS UM ELO DE UMA CORRENTE NESSA LUTA CONTRA O AEDES. PORÉM, MUITAS VEZES SOMOS INJUSTAMENTE APONTADOS COMO OS ÚNICOS CULPADOS E RESPONSÁVEIS QUANDO HÁ AUMENTO NOS ÍNDICES DE CASOS DE PESSOAS DOENTES PELAS DOENÇAS TRANSMITIDAS PELO AEDES.


AS ATIVIDADES QUE OS ACE DESENVOLVEM, COMO POR EXEMPLO O LIRA(Levantamento de Índices Rápidos), ASSIM COMO O LI+T (Levantamento de Indice  e Tratamento) QUE É REALIZADO REGULARMENTE DURANTE OS CICLOS PACTUADOS PELOS MUNICÍPIOS, ESBOÇAM UM MAPA REAL DAS ARBOVIROSES E MOSTRAM DE FORMA SINTETIZADA AS LOCALIDADES COM OS SEUS PROBLEMAS.

UM DOS GRAVES PROBLEMAS NO COMBATE À ARBOVIROSES É DURANTE O PERÍODO CHUVOSO, POIS NESSES PERÍODOS EM MUITAS CIDADES A FALTA DE SANEAMENTO BÁSICO, COM ESGOTOS A CEU ABERTO, O LIXO JOGADO DE QUALQUER FORMA EM TERRENOS BALDIOS E NAS VIAS PÚBLICAS, ENTRE OUTROS PROBLEMAS, AGRAVAM AINDA MAIS A SITUAÇÃO NO COMBATE DAS ARBOVIROSES.


O QUE O PODER PÚBLICO FAZ?

NA MAIORIA DOS CASOS INFELIZMENTE NADA! TODOS ESSES PROBLEMAS CITADOS ACIMA  CONTINUAM A EXISTIR E OS GOVERNANTES FAZEM VISTA GROSSA PARA OS MESMOS.

ALGUNS GESTORES E AUTORIDADES DA ÁREA DA SAÚDE ATRIBUEM A CULPA A NÓS OS ACE,COMO SE  FOSSEMOS OS ÚNICOS ENVOLVIDOS NESSA LUTA.


DE QUEM SERIA A CULPA? DOS ACE? 

CLARO QUE NÃO! POIS NA MAIORIA DAS SITUAÇÕES,OS PROBLEMAS CAUSADORES DAS DOENÇAS NÃO SÃO DA COMPETÊNCIA E MUITAS VEZES SEQUER FAZEM PARTE DAS ATRIBUIÇÕES DO TRABALHO DOS ACE.

NA MAIORIA DAS CIDADES BRASILEIRAS, POR EXEMPLO, O QUANTITATIVO DE ACE ESTÁ REDUZIDO, O QUE SOBRECARREGA O TRABALHO DESSES PROFISSIONAIS. EM MUITOS CASOS NÃO HÁ CONDIÇÕES MÍNIMAS PARA REALIZAÇÃO DO TRABALHO, COM FALTA DE MATERIAL E MEDICAMENTOS, ALÉM DA AUSÊNCIA DE TRANSPORTE ADEQUADO PARA OS AGENTES DESENVOLVEREM SUAS ATIVIDADES.

A PRÓPRIA POPULAÇÃO TAMBÉM NÃO COLABORA TOMANDO OS CUIDADOS NECESSÁRIOS DE PREVENÇÃO,  ELIMINANDO OS POSSÍVEIS CRIADOUROS DO MOSQUITO EM SUAS RESIDÊNCIAS.



OUTRO PROBLEMA ENFRENTADO PELOS AGENTES É QUE MUITOS GESTORES RETIRAM DIREITOS GARANTIDOS POR LEI E "ROUBAM", LITERALMENTE FALANDO, OS  RECURSOS FINANCEIROS QUE SÃO DESTINADOS AOS ACE PELO GOVERNO FEDERAL.

ESSA SITUAÇÃO TEM QUE MUDAR! SE O SEU GESTOR NÃO ESTÁ CUMPRINDO O QUE DIZEM AS LEIS DA NOSSA CATEGORIA, DENUNCIE ELE NO MINISTÉRIO PÚBLICO DA SUA CIDADE. NÃO SE CALE E REIVINDIQUE O QUE É SEU POR DIREITO!


TEXTO BASE: CLAÚDIA REGINA (ACE xique-xique-Ba) EDITADO POR MAGRÃO ACE UBAÍRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS: