sábado, 13 de julho de 2019

CASOS DE PESSOAS COM DENGUE AUMENTAM NO MUNICÍPIO DE UBAÍRA-BA


O MUNICÍPIO DE UBAÍRA NO INTERIOR DA BAHIA TEM REGISTRADO NOS ÚLTIMOS MESES UM AUMENTO DE PESSOAS INFECTADAS POR VIROSES  RELACIONADAS AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI QUE É O TRANSMISSOR DE DOENÇAS COMO A DENGUE, ZIKA,CHIKUNGUNYA,MAYARO,ENTRE OUTRAS.

VÁRIAS PESSOAS TEM PROCURADO ATENDIMENTO NAS UNIDADES DE SAÚDE E NO PRINCIPAL HOSPITAL DO MUNICÍPIO,MAS A FALTA DE TESTES PARA DIAGNOSTICO DA DENGUE É APENAS UM DOS VÁRIOS PROBLEMAS  ENFRENTADOS PELA POPULAÇÃO.

A POPULAÇÃO DE UBAÍRA ENFRENTOU RECENTEMENTE NOS MESES DE JANEIRO A MARÇO DESSE ANO(2019)UM LONGO PERÍODO DE ESTIAGEM E O PIOR DESABASTECIMENTO DE ÁGUA DA HISTÓRIA DA CIDADE,FATO ESSE QUE LEVOU O GESTOR DO MUNICÍPIO A DECRETAR ESTADO DE CALAMIDADE PÚBLICA AO GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA.


Barragem de Ubaíra-BA período de estiagem 2019 Foto:reprodução do Blog Marcos Frahm

ESSA ESCASSEZ DE ÁGUA NO MUNICÍPIO NESSE PERÍODO FEZ COM QUE AS PESSOAS COMPRASSEM TANQUES PLÁSTICOS,ARRUMASSEM RECIPIENTES NÃO ADEQUADOS PARA ARMAZENAMENTO DE ÁGUA COMO PANELAS,TONEIS,ENTRE OUTROS PARA ARMAZENAR E ESTOCAR ÁGUA, O QUE CONTRIBUIU PARA O AUMENTO DE FOCO DO AEDES NAS RESIDÊNCIAS POIS MUITAS PESSOAS NÃO TEM O CUIDADO DE TAMPAR OS RECIPIENTES APÓS O USO.

OUTRO FATO É QUE,SEGUNDO OS ESPECIALISTAS, O AUMENTO DESSAS VIROSES - NÃO SÓ EM UBAÍRA, MAS  EM TODO BRASIL É DEVIDO À REPRODUÇÃO NATURAL  DA ESPÉCIE DO MOSQUITO AEDES AEGYPTI, O QUE ACONTECE DE 5 EM 5 ANOS E AUMENTA AINDA MAIS O RISCO DE TRANSMISSÃO DAS DOENÇAS RELACIONADAS AO AEDES.

Vídeo:Agentes de Endemias de Ubaíra-BA realizando bloqueio no bairro Alto das Pombas 12/07/19


Vídeos acima:Agentes de Endemias de Ubaíra-BA realizando bloqueio no bairro do córrego 13/07/19

MESMO COM A PROIBIÇÃO RECENTEMENTE POR PARTE DO MINISTÉRIO DA SAÚDE AO USO DO "MALATION", QUE ERA O PRODUTO USADO PELOS AGENTES DE ENDEMIAS NAS BORRIFAÇÕES DE CONTROLE AO AEDES,A EQUIPE DE ENDEMIAS COM O APOIO DA SECRETARIA DE SAÚDE DO MUNICÍPIO ESTA FAZENDO UM TRABALHO EMERGENCIAL USANDO UM OUTRO PRODUTO, O "BENDIOCARB",PARA TENTAR CONTROLAR A SITUAÇÃO.



OUTRA MEDIDA EMERGENCIAL QUE ESTÁ SENDO ADOTADA PELA EQUIPE DE ENDEMIAS DE UBAÍRA, JUNTO COM A SECRETARIA DE SAÚDE, É O TRABALHO DOS AGENTES AOS SÁBADOS, PARA QUE OS MESMOS POSSAM TRABALHAR NAS ÁREAS DE RISCOS E TAMBÉM TENTAR ENTRAR EM CASAS QUE DURANTE A SEMANA FICAM FECHADAS. EM ALGUNS CASOS, OS MORADORES NO MOMENTO DA VISITA DOS AGENTES DE ENDEMIAS ESTÃO NA ZONA RURAL TRABALHANDO E SÓ RETORNAM PARA SUAS CASAS À NOITE OU AOS SÁBADOS PARA A FEIRA NO MUNICÍPIO.



A EQUIPE DE COMBATE A ENDEMIAS INFORMA QUE JÁ SE TEM REGISTRO NO MUNICÍPIO DE MAIS DE 30 CASOS CONFIRMADOS COM SUSPEITA DE DENGUE, O QUE É UM NÚMERO PEQUENO SE COMPARADO A OUTRAS CIDADES DA BAHIA QUE TAMBÉM ESTÃO SOFRENDO COM O AUMENTO DE CASOS DESSAS VIROSES,PORÉM PARA O MUNICÍPIO DE UBAÍRA QUE SEMPRE TEVE ÍNDICES POSITIVOS E QUASE ZERADOS EM RELAÇÃO A PESSOAS ACOMETIDAS POR ESSAS VIROSES É UMA SITUAÇÃO PREOCUPANTE. 




INFELIZMENTE, MUITOS MORADORES NÃO FAZEM A SUA PARTE NESSA GUERRA CONTRA O AEDES AEGYPTI. CONCLUEM ERRONEAMENTE QUE A OBRIGAÇÃO DE COMBATER O MOSQUITO É SÓ DOS AGENTES DE ENDEMIAS, QUANDO NA VERDADE O MORADOR É A PEÇA PRINCIPAL NESSA BATALHA.


POR ESSE MOTIVO A EQUIPE DE ENDEMIAS DE UBAÍRA PEDE A COLABORAÇÃO DE TODOS OS MORADORES DA CIDADE PARA AJUDAR NO CONTROLE AO AEDES REALIZANDO TAREFAS SIMPLES NO DIA A DIA TAIS COMO:

CUIDADOS DENTRO DE CASA:

- Tampe os tonéis e caixas d’água;
- Mantenha as calhas sempre limpas;
- Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
- Mantenha lixeiras bem tampadas;
- Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
-Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
- Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;
-Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa e dos recipientes atrás dos freezeres e geladeiras .
NAS ÁREAS EXTERNAS 

- Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas e de hidromassagem;
- Limpe ralos e coloque um pouco de água sanitária nos que ficam mais parados, e expostos a acumular água de chuva; 
- Faça a limpeza e nivelamento das canaletas externas para não acumular água;
- Atenção com bromélia, babosa e outras plantas que podem acumular água;
- Deixe lonas usadas para cobrir objetos bem esticadas, para evitar formação de poças d’água;

- Verifique instalações de salão de festas, banheiros e copa




PREVENÇÃO

- Utilize telas em janelas e portas: 
- Use roupas compridas(calças e blusas)se vestir roupas que deixem áreas do corpo expostas, aplique repelente nessas áreas.
- Fique, preferencialmente, em locais com telas de proteção, mosquiteiros ou outras barreiras disponíveis.


CUIDADO: 

- Caso observe o aparecimento de manchas vermelhas na pele, olhos avermelhados ou febre, busque um serviço de saúde para atendimento.
- Não tome qualquer medicamento por conta própria.

- Procure orientação sobre planejamento reprodutivo e os métodos contraceptivos nas Unidades Básicas de Saúde.

ABAIXO FOTOS DOS AGENTES DE COMBATE A ENDEMIAS DE UBAÍRA  REALIZANDO BLOQUEIO:


12/07/19 Bairro-Alto das Pombas
 


13/07/19 Bairro - Córrego Avenida Brasil:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS: