segunda-feira, 15 de março de 2021

Município aprova Lei do protetor solar para Agentes de Saúde(ACS e ACE)

 

Olá colegas ACS e ACE de todo Brasil!

Um dos grandes problemas que os ACS e ACE enfrentam no trabalho de campo em suas áreas de atuação no dia a dia é o sol escaldante e as altas temperaturas. Os agentes são expostos ao sol, na maioria dos casos sem o uso do protetor solar. Alguns municípios até fornecem o protetor para os agentes, porém muitas vezes fornecem produtos de baixa qualidade ou com fator de proteção que não atende a necessidade de cada agente, visto que o fator de proteção é algo individualizado.

Pensando nisso, o SINSEMPA (Sindicato dos Servidores) que é a entidade de representação dos servidores a nível  municipal na cidade de Paulista-PE, fez um Projeto de Lei que foi aprovado pela câmara de vereadores e sancionado pelo prefeito da época, para que fosse repassado em pecúnia para cada agente comprar o seu próprio protetor solar.

Antes da sanção dessa Lei existia um acordo para que a gestão fornecesse aos agentes protetores solar mensalmente, mas infelizmente esse acordo não era cumprido totalmente por parte do município, que  além de ficar vários meses sem fornecer os protetores para os agentes, quando fornecia era um protetor de baixa qualidade que não atendia a necessidade individual em relação ao número correto do fator de proteção do produto, o que provocava vários casos de alergias e outros problemas.

A lei aprovada resolveu a questão da qualidade do protetor evitando as alergias, pois cada agente passou a receber em dinheiro o valor  para comprar o seu protetor com o fator de proteção correto de acordo a sua necessidade. 
Segundo informações da fonte dessa matéria, outro problema resolvido com essa lei foi o fim da demora no fornecimento dos protetores pela gestão aos agentes, que ficavam meses sem receberem o mesmo. 


Fonte de informações dessa matéria: bioacs.blogspot











Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS: