AGENTES DE SAÚDE ESSE BLOG TEM COMO OBJETIVO DEIXAR OS ACE E ACS BEM INFORMADOS COM AS ULTIMAS NOTICIAS DE INTERESSE DA NOSSA CATEGORIA E TAMBÉM LEVAR DICAS E INFORMACÕES NA ÁREA DA SAÚDE PARA A POPULAÇÃO EM GERAL.
quinta-feira, 29 de abril de 2021
FNARAS em Brasília 29/04/21: Definida data da audiência pública veja as novidades
CONACS: Publicado edital do Curso Técnico dos ACS/ACE hoje(29/04/21)
PUBLICADO EDITAL DO CURSO TÉCNICO DOS ACS E ACE VEJA O EDITAL NA ÍNTEGRA E FAÇA DOWNLOAD
DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO
Publicado 29/04/2021/Edição79/Seção:3/Página:96
Orgão:Ministério da Saúde/Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde
EDITAL Nº 1, DE 28 DE ABRIL DE 2021
Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e de Educação na Saúde no uso das competências delimitadas nos arts 44 a 46 do Anexo I do Decreto n° 9.795, e tendo em vista o disposto no parágrafo único do art. 4 da Portaria GM/MS N° 3241 de 7 de dezembro de 2020, que instituiu o Programa Saúde com Agente destinado a formação técnica dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate as Endemias, divulga Chamada Publica para os estados o Distrito Federal e os municípios aderirem ao Programa Saúde com Agente na forma disciplinada por este edital.
VEJA A PORTARIA NA ÍNTEGRA E FAÇA O DOWNLOAD CLICANDO NO LINK ABAIXO:
CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD DO EDITAL DO CURSO TÉCNICO DOS ACS E ACE
quarta-feira, 28 de abril de 2021
CONACS vídeo da Live(28/04/21) Tema: Ação de Constitucionalidade do Piso Salarial no STF
FNARAS EM AÇÃO HOJE(28/04/21) BRASÍLIA E NA BASE NO CEARÁ
Hoje o FNARAS cumpriu agenda simultânea em Brasília e no Estado do Ceará.
A presidente do Fnaras esteve em Brasília para protocolar a PEC da aposentadoria especial exclusiva da categoria e de criação do sistema de proteção social e de valorização dos ACS/ACE .
No Ceará, a coordenadora da Comissão Política do FNARAS, vereadora Lurdinha Cabaceiras de Brejo Santo (PDT/CE) acompanhada dos diretores Iracema Alves, Delivânia e José Quintino foram recebidos na sede da UVB do Ceará pelo seu presidente Ver Antônio Bastos Braga Filho. Em pauta o apoio incondicional da UVB ao Piso Salarial da categoria que está sendo contestado no STF pela prefeitura de Salvador com recurso de repercussão nacional.
Fonte:facebook.com/Fnaras.1/
terça-feira, 27 de abril de 2021
Paulo Guedes Faz duras críticas ao Sistema público de Saúde e diz que setor privado é a solução
O ministro da Economia, Paulo Guedes, fez duras críticas nesta terça-feira (27) ao sistema público de saúde e afirmou que a rede privada é a solução para o atendimento à população.
As críticas ocorreram durante reunião do Conselho de Saúde Suplementar. Guedes participou do evento e não sabia que ele estava sendo transmitido ao vivo nas redes sociais do Ministério da Saúde.
"Nós vamos ter que fazer na saúde igual se fez no auxílio emergencial. Pobre tá doente? Dá um voucher para ele. Quer ir no [Hospital Albert] Einstein? Vai no Einstein. Quer ir no SUS, pode usar seu voucher onde quiser. Não tem gestão na saúde pública". Segundo o ministro, na rede pública o paciente "fica oito dias na cama esperando e vai se formando um fila no corredor", enquanto a rede privada dá soluções rápidas. "Setor público não vai conseguir acompanhar a questão da saúde. Setor privado é a solução", afirmou.
O ministro afirmou que o setor privado se apresenta como solução em diferentes segmentos pelo mundo e citou a questão das vacinas. Nesse ponto, Guedes afirmou que os chineses "inventaram" o novo coronavírus, mas não têm a melhor vacina.
"Até os foguetes da Nasa já são privados. Estado quebrou, não consegue mandar todo ano um homem para lua. Estados Unidos têm indústria forte. Chinês inventou o vírus e a vacina dele é pior que a americana. Toma aqui a Pfizer", disse.
As críticas ocorreram apesar de o ministro ter sido imunizado com a Coronavac, que é fabricada pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac.
Participaram da reunião os ministros Marcelo Queiroga, da Saúde, e Luiz Eduardo Ramos, da Casa Civil. Guedes afirmou durante o encontro que suas falas não poderiam ser divulgadas. Após perceber que o evento tinha transmissão ao vivo pelas redes sociais, o ministro da Economia falou que não era possível generalizar e que havia muita coisa boa no setor público.
Fonte:gazetadigital.com.br
CONACS convida Todos os ACS/ACE do Brasil para sua Live Quarta-feira(28/04/21)
A CONACS sempre se mantém atenta e pronta para o debate e luta em defesa da categoria, e nessa live de quarta-feira dia 28/04 às 20h Contamos com a participação de todos os ACEs /ACS's para debatermos juntos sobre a AÇÃO DE CONSTITUCIONALIDADE DO PISO NACIONAL EM TRAMITAÇÃO NO STF.
A Live será conduzida por Ilda Angélica - Presidente CONACS e terá a participação de: Cosmo Mariz - Presidente do SINDAS/RN e Dr. Marcelo Rodrigues - Jurídico CONACS
Participem entrando nas nossas redes sociais com perguntas: Facebook e Instagram.
CLIQUE AQUI Para assistir a Live da CONACS
segunda-feira, 26 de abril de 2021
Sindicatos por todo Brasil cobram de Prefeituras cumprimento da Lei Federal que suspende pagamento e aumenta margem do consignado de servidores
Os sindicatos SISMUC e SISMMAC protocolaram no dia 14 de abril um ofício exigindo que a Prefeitura adote imediatamente a nova margem consignável nos contracheques dos servidores municipais, como previsto na Lei Federal 14.131/2021, publicada no dia 31 de março.
Apesar dessa Lei ter entrado em vigor na data de publicação, o sistema de consignados da Prefeitura de Curitiba ainda não foi atualizado conforme as determinações da Lei e, atendendo a solicitação de servidores, exigimos essa atualização. Nesta semana as direções dos sindicatos voltaram a cobrar a administração, que respondeu que até sexta-feira (23) dará um retorno sobre a questão.
A Lei amplia para 40% o limite de crédito consignado para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e para servidores públicos federais, estaduais e municipais.De acordo com a Lei, 35% são para empréstimos consignados e 5% são exclusivamente para cartão de crédito e para pagamento de dívidas anteriores. A medida também cria a possibilidade de suspensão temporária da cobrança pelo período de 4 meses, ficando a critério dos bancos concederem ou não. No entanto, a medida não representa um congelamento de dívidas, pois haverá a continuação dos juros contratados. Ou seja, servirá apenas para atrasar a dívida.
Mesmo cobrando a adequação da Prefeitura de Curitiba à Lei Federal, o SISMMAC e o SISMUC orientam que cada servidor analise sua situação com cautela para evitar que a suspensão do consignado aumente a dívida de forma abusiva. Os sindicatos têm cobrado desde o início da pandemia a suspensão dos empréstimos consignados sem a cobrança de juros, pois muitos servidores e servidoras são os principais responsáveis pela renda familiar, especialmente agora em meio a um cenário de aumento das demissões e cortes de salário na iniciativa privada.
Além disso, o funcionalismo municipal está com salários e planos de carreira congelados desde 2017, devido à política de desvalorização da gestão Greca em relação aos trabalhadores. Com as carreiras congeladas e sem correção da inflação, o poder de compra dos servidores é drasticamente reduzido, aprofundando ainda mais a crise.
A única forma de exigir o descongelamento dos planos de carreira e combater as perdas salariais históricasé através da luta do conjunto do funcionalismo público em defesa de direitos! Firmes!
Fonte: sismuc.org.br/noticias
Jogo de PE "SUPER SUS" que transforma SUS em "Pokemon brasileiro" é finalista em prêmio
Lançado em junho de 2019, o jogo foi desenvolvido para que o jogador avance pela conquista de direitos à saúde pública, assim como ocorreu na luta pela criação do SUS (Sistema Único de Saúde), em 1988.
Logo no início, o aplicativo lembra que, antes do SUS, a saúde pública não era um direito universal no Brasil e atendia apenas os trabalhadores que tivessem carteira assinada.
A partir daí, sob controle do jogador, você vai conquistando direitos e avançando de fase, à medida em que vai conhecendo mais sobre o sistema, passeando pela rede de saúde e suas atividades e serviços ofertados.
"Eu ficava vendo a influência que os jogos tinham na vida das pessoas, principalmente nos jovens, e pensava: 'poxa, porque a gente não mobiliza essa energia do jogo para o bem?' Via jogos que faziam desafios, mas não eram desafios positivos. Vi então que tinha uma lacuna ali", conta a coordenadora Islândia Carvalho.
Para ela, o SuperSUS seria um "Pokémon brasileiro". "Seria essa a ideia, da defesa do SUS, da defesa da vida. O desafio do jogo seria: quem salva mais vidas", explica.
O jogo ganhou as plataformas e, somente para dispositivos Android, foram mais de 10 mil downloads desde seu lançamento.
Importância de conhecer o SUS
Cena do jogo Super SUS finalista do Brazilian Indie Game. Imagem/Reprodução.domingo, 25 de abril de 2021
FNARAS: Dra.Elane dá Plantão nas redes sociais traz novidades e responde perguntas dos ACS/ACE
sexta-feira, 23 de abril de 2021
ACS E ACE: Respondam a Pesquisa da CONACS, LabECoS, NESP/CEAM/UnB: Estudo sobre as Práticas dos ACS/ACE no Brasil
quinta-feira, 22 de abril de 2021
Sindicato consegue a suspensão do desconto em folha de consignados dos servidores por 120 dias cumprindo Lei Federal
Olá colegas ACS/ACE e servidores públicos em geral de Todo Brasil!
O SINDVALE-BA está buscando junto aos Gestores dos municípios que compõe sua base de atuação no vale do Jiquiriça, o cumprimento da Lei Federal 14.131 sancionada pelo Presidente da República em 30/03/2021, que dá direito aos servidores públicos das três esferas(Federal, Estadual e Municipal) a terem suspensos, pelo período de 120 dias(4 meses), os descontos em folha dos seus empréstimos consignados. Espera-se que com a suspensão da cobrança das parcelas dos empréstimos consignados durante 4 meses, os servidores tenham uma folga no seu orçamento nesse momento tão difícil de pandemia, sem falar que isso vai ajudar a ejetar dinheiro nas economias locais.
VEJA ABAIXO A RELAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DO VALE DO JIQUIRIÇA NA BAHIA QUE JÁ ADERIRAM OU QUE ESTÃO EM FASE DE ADESÃO À SUSPENSÃO DO DESCONTO EM FOLHA DOS CONSIGNADOS DOS SERVIDORES MUNICIPAIS:
MUTUÍPE E LAJE
Segundo informações do Presidente do SINDVALE ao nosso Blog, o Município de MUTUÍPE-BA confirmou hoje (22/04/21) através de áudio de whatsapp enviado pelo próprio prefeito Rodrigo Maicon de Santana Andrade, popularmente conhecido como Digão, a SUSPENSÃO DA COBRANÇA DOS CONSIGNADOS A PARTIR DE MAIO/21. Já o município de LAJE-BA está na fase final de tramitação, mas já é certa também a suspensão da cobrança do consignado dos servidores do município PROVAVELMENTE TAMBÉM A PARTIR DE MAIO/21, durante o período de 120 dias.
UBAÍRA
Lembrando que a adesão a Lei 14.131/21 que suspende a cobrança dos consignados dos servidores tem que ser de iniciativa dos governantes das três esferas, assim como também é facultativa a adesão ou não por parte do servidor. Caso o Servidor não queira aderir a suspensão do pagamento, deve procurar e informar a sua escolha ao setor de Recursos Humanos do seu orgão empregador.
Fonte de informações dessa matéria: Arnaldo Santos da Silva-Presidente do SINDVALE BAHIA.
CONACS: Lança PESQUISA PRÁTICA ACS/ACE NO BRASIL em parceria com UNB (Vídeo completo da Live) Veja
terça-feira, 20 de abril de 2021
CONACS: Reunião com Deputado autor do PL da insalubridade de 40% para os ACS e ACE e profissionais da linha de frente
FNARAS:Vídeo completo Live(19.04.21) Aposentadoria Especial exclusiva ACS/ACE e riscos da decisão do STF sobre o Piso Salarial
Na Live também foi apresentada por Dra. Elane Alves uma proposta nova e exclusiva elaborada por ela para a concessão da Aposentadoria Especial para os ACS/ACE, através de um novo SISTEMA DE PROTEÇÃO SOCIAL E VALORIZAÇÃO DOS ACS E ACE.
Se por algum motivo você perdeu a Live de hoje do FNARAS, e ficou curioso para saber mais sobre os assuntos citados acima, assista a íntegra da Live no Vídeo abaixo se informe, tire suas dúvidas e compartilhe esse vídeo!
domingo, 18 de abril de 2021
FNARAS LIVE IMPERDÍVEL! Temas: Risco do recurso no STF sobre o piso e a nova proposta da aposentadoria especial da categoria
Olá colegas ACS e ACE de todo Brasil a Live do FNARAS hoje(19/04/21) está imperdível !
O FNARAS na pessoa de sua presidente Valda ACS e Dra Elane Alves, receberá como convidados os representantes dos ACS/ACE de Salvador Ivando Antunes - Presidente da AASA e Dr. Yuri O. Arleo - Adv dos agentes de saúde de Salvador que explicará porque o recurso de Repercussão Geral apresentado no STF será decisivo para a categoria e irá ser uma questão de tudo ou nada para o Piso Salarial Nacional!
E finalmente a Aposentadoria Especial volta a ser discutida pela categoria e pelo Congresso Nacional e dessa vez por meio de uma proposta exclusiva dos ACS e ACE elaborada pelo jurídico do FNARAS.
A Live terá como debatedores dos temas a colega Claudia Almeida (RJ), e os colegas Roberto Almeida (BA) e Carlos Arlenio (BA)
Saiba mais assistindo a Live hoje 19/04 a partir das 19:00hs(horário de Brasília) clicando no link abaixo:
https://www.facebook.com/events /510334490135982/
sábado, 17 de abril de 2021
Projeto regulamenta profissões de agentes indígenas de saúde e de saneamento
Foto: Joenia Wapichana: agentes indígenas atuam como articuladores
Com a proposta, a parlamentar busca o reconhecimento das categorias por meio de lei. Hoje os agentes indígenas de saúde e de saneamento são reconhecidos pela Classificação Brasileira de Ocupações, mas não gozam das mesmas prerrogativas profissionais dos agentes comunitários de saúde.
“O reconhecimento dos AIS e dos Aisan como categorias profissionais é um passo importante para consolidar a atuação desses profissionais e qualificar as suas condições de trabalho, remuneração, direitos trabalhistas, papel nas equipes, relações de trabalho e formação”, destaca Wapichana.
A regulamentação tem também o objetivo de ampliar o acesso da comunidade assistida às ações e aos serviços de informação, de saúde, de promoção social e de proteção da cidadania.
Atribuições
De acordo com a proposta, ao agente indígena de saúde caberá o exercício de atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde voltadas à população indígena, por meio de ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas. Ele poderá ainda, entre outras atribuições, realizar ações de primeiros socorros, considerando também as práticas e os saberes tradicionais.
Já o agente indígena de saneamento terá como atribuição a prevenção de doenças e a promoção da saúde especificamente quanto ao saneamento básico e ambiental, voltadas à população indígena. Caberá a ele monitorar, por exemplo, o sistema de saneamento, contemplando o abastecimento de água, o esgotamento sanitário e o manejo dos resíduos sólidos, em corresponsabilidade com a comunidade.
Ainda segundo o projeto, os dois tipos de agente deverão ser indígenas e residir na comunidade; ter pelo menos 18 anos de idade; falar a língua materna e conhecer os costumes e os sistemas tradicionais da comunidade onde atuam; ter concluído curso de qualificação definido pelo Ministério da Saúde; ter concluído ou estar cursando o ensino fundamental; e não ter outro vínculo empregatício.
Articulador
Joenia Wapichana destaca que, além de executar ações de prevenção de doenças e promoção de saúde como os agentes comunitários de saúde, os agentes indígenas atuam como articuladores entre a comunidade e os integrantes não indígenas das equipes de saúde.
“Atualmente o Sistema de Saúde Indígena conta com o trabalho de cerca de sete mil indígenas qualificados como AIS e Aisan, que atuam junto a uma população de 770 mil indígenas em todo o País”, observa ainda a parlamentar.
Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Direitos Humanos e Minorias; de Seguridade Social e Família; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Cláudia Lemos
Fonte: Agência Câmara de notícias
CONACS e as novidades sobre o curso técnico dos ACS/ACE (17/04/21)
Piso Nacional: Entidades de vários estados se mobilizam para evitar "o cancelamento dos pagamentos."
Fnaras realizou reunião com filiados a fim de elaborar uma estratégia de ação para defesa do Piso Salarial. — Foto/Reprodução.
O Supremo Tribunal Federal irá decidir se o piso salarial nacional para agentes comunitários da saúde e de endemias é aplicável aos servidores dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, independentemente do regime jurídico a que estiverem vinculados.
A controvérsia é objeto do Recurso Extraordinário 1.279.765, que teve repercussão geral reconhecida (Tema 1.132) pelo Plenário Virtual. A decisão servirá de parâmetro para a resolução de processos semelhantes que tramitam no Judiciário.
Membros do Fnaras - Fórum Nacional das Representações dos ACS e ACE se reuniram com os advogados de suas entidades filiadas a fim de elaborar uma estratégia de ação para defesa do Piso Salarial, no recurso de repercussão geral que está tramitando no STF - Supremo Tribuna Federal.
Segundo informações da Dr. Elane Alves, assessora jurídica do fórum, haverá uma ação coordenada entre todas as entidades para ser colocado no processo o maior número de argumentos favoráveis a categoria. A jurista agradeceu a colaboração e a participação fundamental do Dr. Yuri Oliveira Arleo, advogado dos ACS e ACE de Salvador, "que se soma a essa iniciativa tão relevante para toda a categoria," disse Elane.
As estratégias acordadas entre os Jurídicos das entidades integrantes do Fórum, serão pautadas na Live da próxima segunda-feira dia 19/04.
As lideranças envolvidas nessa agenda consideraram que a situação é muito preocupante e que requer a união de todos para que os interesses de todo os ACS/ACE sejam contemplados nos resultados a serem alcançados.
Fonte: CN - Conexão Notícia e JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
sexta-feira, 16 de abril de 2021
FNARAS: TUDO A GANHAR OU TUDO A PERDER COM O STF
A LUTA É QUE NOS UNE!
quarta-feira, 14 de abril de 2021
CONACS: ACS /ACE VEJAM INFORMAÇÕES DIRETO DE BRASÍLIA HOJE (14/04/21)
OLÁ COLEGAS ACS E ACE DE TODO BRASIL!
Diretores da CONACS estão em Brasília articulando junto aos Deputados a aprovação da PEC 22, a questão da insalubridade entre outros assuntos.
Uma agenda de reuniões está sendo realizada nessa semana. Infelizmente hoje por conta do óbito de um parlamentar, as atividades no congresso foram suspensas.
Mas a CONACS segue firme aqui em Brasília lutando para garantir direitos aos ACS/ACE de todo Brasil e para que a categoria possa avançar ainda mais. Assista no vídeo abaixo a explicação de Ilda Angélica presidente da CONACS.
FNARAS: Dra. Elane fala sobre a votação do requerimento 098/21hoje(14/04/21)
terça-feira, 13 de abril de 2021
FNARAS em Brasília hoje(13/04/21) na pauta: Piso Salarial e Desprecarização do vínculo empregatício dos ACS /ACE
Foto: FNARAS em Brasília hoje:(13/04/21)
segunda-feira, 12 de abril de 2021
Presidente da FENASCE participa de movimento dos ACS/ACE em Belford Roxo-RJ hoje (12/04/21)
Assessor Jurídico da CONACS fala sobre Aposentadoria especial dos ACS e ACE
Olá colegas ACS e ACE de todo Brasil
A CONACS REALIZOU NO DIA 07/04/21 A SUA LIVE ONDE O TEMA ABORDADO FOI A APOSENTADORIA ESPECIAL DOS ACS E ACE. SE VOCÊ POR ALGUM MOTIVO NÃO ASSISTIU A LIVE, TE CONVIDO A ASSISTIR A MESMA AGORA E COMPARTILHAR O VÍDEO ABAIXO PARA MAIS COLEGAS QUE TAMBÉM NÃO ASSISTIRAM.
Assistam no vídeo abaixo a fala do Assessor Jurídico da CONACS Dr. Marcelo Rodrigues onde o mesmo fala sobre a aposentadoria especial dos ACS/ACE.
domingo, 11 de abril de 2021
PEC 22: sindicato dos agentes de saúde solicita audiência com Arthur Lira
sábado, 10 de abril de 2021
Publicada nova portaria com alterações sobre o Curso Técnico dos ACS /ACE
Após o município ter feito a adesão o mesmo receberá do Ministério da Saúde a contrapartida que inclui, entre outras coisas, o kit de uso individual do ACS/ACE e os materiais a título de ferramentas pedagógicas aos Agentes de Saúde matriculados, na forma prevista em edital, para execução do conjunto de atividades propostas nos cursos.
A portaria também institui os seguintes incentivos financeiros de custeio para apoio às ações no âmbito do Programa Saúde com Agente, que serão transferidos na modalidade fundo a fundo, pelo Fundo Nacional de Saúde, aos entes federativos aderentes.
O auxilio no custeio virá de acordo com a quantidade de ACS/ACE que estão vinculados ao município e que estiverem cadastrados no CNES e para o instrutor que irá ministrar as aulas.
Será limitado ao número de 25 alunos e 1 instrutor por sala em aulas presencias. Se o município tiver mais de 25 ACS/ACE cadastrados no CNES terá que dividir a turma e as aulas presencias de acordo com alguns critérios, como por exemplo: Estabelecer a quantidade de 25 ACS/ACE por sala + instrutor, além de definir os turnos, horários, dias e local certo para a realização do curso.
A portaria também prevê recursos para custeio de material didático para alunos e instrutores. O período do curso será de 8 meses, em ciclo único, abrangendo o biênio 2021-2022.
Por isso, ACS/ACE de todo Brasil fiquem atentos, fiscalizem e cobrem dos seus Secretários Municipais de Saúde a adesão de sua cidade ao curso técnico. Cabe também aos sindicatos que representam a categoria nos municípios enviarem requerimentos pedindo a adesão das secretarias de saúde.
ACS /ACE cobrem do seu sindicato ou Associacão para que os mesmos tomem iniciativa e façam com que o curso técnico chegue ao seu município.
Fonte do texto: Sindsaerc editado por Magrão Ace Ubaíra
VEJA ABAIXO A PORTARIA NA ÍNTEGRA:
DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO
Publicado em: 08/04/2021 | Edição: 65 | Seção: 1 | Página: 110
Órgão: Ministério da Saúde/Gabinete do Ministro
PORTARIA GM/MS Nº 569, DE 29 DE MARÇO DE 2021
ALTERA A PORTARIA GM/MS Nº 3.241, DE 7 DE DEZEMBRO DE 2020, QUE INSTITUI O PROGRAMA SAÚDE COM AGENTE, DESTINADO À FORMAÇÃO TÉCNICA DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E DOS AGENTES DE COMBATE ÀS ENDEMIAS
O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso das atribuições que lhe conferem os incisos I e II do parágrafo único do art. 87 da Constituição Federal, resolve:
Art. 1º A Portaria GM/MS nº 3.241, de 7 de dezembro de 2020, passa a vigorar com as seguintes alterações:
"Art. 6º ................................................
............................................................
III - indicar ao Ministério da Saúde profissionais de nível superior de Enfermagem e profissionais da estrutura da Vigilância Epidemiológica e Ambiental e de Atenção Primária que atuam no SUS para exercerem atividades de preceptoria no âmbito do Programa;
.............................................................
IX - garantir e disponibilizar, a título de contrapartida, kit de uso individual do ACS e do ACE e recursos materiais a título de ferramentas pedagógicas aos Agentes de Saúde matriculados, na forma prevista em edital, para execução do conjunto de atividades propostas nos cursos." (NR)
"Art. 11. Ficam instituídos os seguintes incentivos financeiros de custeio para apoio às ações no âmbito do Programa Saúde com Agente, que serão transferidos na modalidade fundo a fundo, pelo Fundo Nacional de Saúde, aos entes federativos aderentes:
I - incentivo financeiro, para auxílio no custeio da preceptoria; e
II - incentivo financeiro de adesão por aluno matriculado, vinculado ao ente aderente.
Parágrafo único. Os incentivos financeiros dispostos nos incisos I e II do caput serão disponibilizados pelo Bloco de Manutenção das Ações e Serviços Públicos de Saúde, conforme art. 3º da Portaria GM/MS nº 6/2017." (NR)
"Art. 12. ............................................
I - o número total de ACS e ACE inscritos nos cursos de formação técnica no âmbito do Programa, vinculados ao ente federativo aderente, será dividido por 25 (vinte e cinco), de forma a obedecer a proporção de 1 (um ) preceptor para até 25 (vinte e cinco) alunos;
.........................................................
III - o número inteiro obtido com base no disposto nos incisos I e II será multiplicado por R$ 1.000 (um mil reais), o produto será multiplicado pelo período de 8 (oito) meses, correspondente ao período de preceptoria, e o resultado dessa multiplicação corresponderá ao valor do incentivo financeiro devido ao ente federativo aderente.
Parágrafo único. O incentivo de que trata o caput deverá ser utilizado para o custeio da preceptoria." (NR)
"Art. 13. O incentivo financeiro de que trata o inciso II do art. 11 será repassado em parcela única, de forma proporcional ao número de agentes matriculados vinculados aos entes federativos aderentes.
§ 1º Para fins de cálculo do incentivo de que trata o caput, serão observados os limites orçamentários destinados a esse fim e será considerado o número de agentes matriculados até a data limite prevista em edital.
§ 2º O incentivo financeiro de que trata o caput deverá ser utilizado na finalidade pedagógica do programa, em despesas relacionadas, entre outras, às seguintes ações:
I - aquisição de dispositivos e ferramentas que facilitem o processo de ensino e aprendizagem;
II - uso e manutenção de bens e serviços necessários ao funcionamento do ensino;
III - aquisição de material didático, material de escritório (tais como papel, lápis, borracha, caderno, canetas, grampos, colas, fitas adesivas, cartolinas, água, produtos de higiene e limpeza etc.), entre outros; e
IV - outras ações que, comprovadamente, estejam relacionadas às finalidades pedagógicas do programa." (NR)
Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 3º Fica revogado o art. 16 da Portaria GM/MS nº 3.241, de 7 de dezembro de 2020, publicada no Diário Oficial da União nº 235, de 9 de dezembro de 2020, Seção 1, página 290
MARCELO ANTÔNIO CARTAXO QUEIROGA LOPES
sexta-feira, 9 de abril de 2021
FNARAS COLOCA A DESPRECARIZAÇÃO EM PAUTA NA CÂMARA DE DEPUTADOS
FNARAS dá mais um passo importante nas suas estratégias rumo à Desprecarização do vínculo empregatício e aos desmandos dos gestores municipais que não cumprem as leis federais conquistadas pela categoria nos últimos 15 anos!
Por iniciativa do FNARAS o ex ministro da Saúde e atual Dep. Federal Alexandre Padilha, requereu a realização de Audiência Pública pela Comissão Externa do COVID 19.
O requerimento 48/2021 foi aprovado hoje o final da tarde pelo plenário virtual da Comissão e contou com a articulação de vários parlamentares, inclusive do presidente da CSSF.
A audiência Pública deverá contar com a presença das representações do FNARAS, CONACS, FENASCE e também do MNF e do Movimento das trabalhadoras ACS e ACE sem medo de violência!
Confira abaixo na íntegra o teor do requerimento do Dep Padilha e a finalidade dessa Audiência Pública!
Fonte:Facebook FNARAS