segunda-feira, 2 de janeiro de 2023

Direto na conta: FNS poderá repassar recursos Federais direto para a conta dos ACS/ACE, via PIX.

 

Recursos Federais já podem ser repassados direto para os destinatários, via PIX.  —  Foto/Reprodução.

Um dos temais mais recorrente entre os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias do Brasil, quase que diariamente, agora já pode ser considerado uma possibilidade real. O pagamento direto na conta, começa a sair do campo das ideias para se tornar uma realidade. Entenda a questão!

O desejo dos agentes comunitários  e de combate às endemias de receber direto em suas contas, os recursos repassados pelo FNS - Fundo Nacional de Saúde esbarrava em uma série de dificuldade. Uma delas é a questão do vínculo, já que as duas categorias não são servidoras do Governo Federal, mas, das prefeituras e, no caso do Ceará, há o vínculo estadual. Outros fatores também estabeleciam o impedimento burocrático, contudo, a partir desse ano temos novidades que muda toda a realidade.

O que até ontem poderia ser um impedimento, passou a ser algo real com as novas regras estabelecidas pelo PIX. 

O Banco Central do Brasil considerou ampliar o regulamento em relação ao recebimento de benefícios. A partir de agora, os usuários poderão receber salários, aposentadorias e pensões pagas pelo Governo Federal por meio do PIX. Essa medida já é comum em empresas privadas e foi agora muito comemorada pelos funcionários públicos.
 
A mudança no regramento que envolve o repasse de recursos, vem após o Brasil bater mais um recorde, com mais de 99 milhões de transações via PIX em um dia. 

Com as novidades, o Governo Federal incorpora uma nova dinâmica em relação aos pagamentos realizados pela União. 
As novas regras para o PIX, implementadas no último final de ano pelo Banco Central, começam a valer a partir de hoje (02 de janeiro) e trazem mais praticidade e segurança para quem utiliza o sistema de pagamentos instantâneos.

Em face das mudanças, já é possível que seja implementado a norma que autorize o Fundo Nacional de Saúde a repassar os recursos destinados aos agentes de saúde (ACS e ACE) diretamente às suas contas. 

Incentivo Financeiro Adicional

Também já é possível que os recursos destinados à Gratificação de Fim de Ano seja enviada diretamente aos agentes, sem tem que passar pelos cofres das prefeituras. Isso acabaria de uma vez por todas com uma série de problemas relacionados ao pagamento do Incentivo. O grande detalhe é que, tanto os pagamentos dos salários quanto o do Incentivo, precisa ser normatizado, ou seja, é necessário que seja criada uma norma que autorize os repasses pelo FNS. Verdade seja dita: o que antes era apenas um sonho, sem maiores detalhes quanto a possibilidade, hoje já conhecemos o caminho possível. Agora, basta as lideranças se articulares e buscar implementar os referidos repasses, via PIX, conforme sugestão encaminhada por Samuel Camêlo (editor e coordenador do JASB), nesta matéria.

É importante que todos tenham consciência de que é possível sim, recebermos os repasses do Governo Federal direto na conta. Contudo, é fundamental que a categoria lute por esse objetivo para que isso ocorra o mais breve possível.

Novos limites para o PIX

As novas regras do PIX incluem a mudança de limite de transferência. Hoje, há uma obrigatoriedade de valor máximo que o usuário pode transacionar. Esse valor varia de acordo com o banco e cada tipo de conta.

A partir desse mês, você poderá utilizar todo o limite que tem em uma única transação. A nova norma também retira limites de transação para usuários finais que sejam empresas, ficando a critério de cada banco a definição desses valores.

Apesar de o limite por transação ser eliminado, a limitação de transferências por turno permanece. A mudança feita pelo Banco Central foi quanto ao valor. A partir de agora, cada usuário físico pode transferir até R$ 3 mil no período diurno e R$ 1 mil no período noturno.

“Essa medida tem como objetivo adequar os limites usualmente disponibilizados nos caixas eletrônicos para saques tradicionais. Assim, com o Pix Saque, os usuários terão acesso ao serviço com condições similares às do saque tradicional”, justificou o BC.

Pagamento de benefícios

Entre as novas regras do PIX, o Banco Central também considerou ampliar o regulamento em relação ao recebimento de benefícios.

A exceção são os ajustes nas disposições relacionadas à disponibilização da funcionalidade de gestão dos limites para os clientes por meio do aplicativo ou do canal digital do banco, que valem a partir de 3 de julho de 2023.

Envie informações de sua categoria, em sua cidade à redação do JASB por e-mail: agentesdesaude(sem spam) @gmail.com ou por meio dos formulários de conato da página.


Fonte:www.jasb.com.br

23 comentários:

  1. Respostas
    1. Uma vez que os agentes têm seu vínculo devidamente regular o que nos dá direito ao novo piso não justifica ficarmos reféns destes gestores sangue suga até hoje não recebi um tostão sou de abre campo mg

      Excluir
  2. Também ouvimos falar que um político está pretendendo aprovar uma lei beneficiando os agentes para não declarar nem pagar o imposto de renda e também para nos aposentarmos ganhando o salário da ativa, Deus nos ajude.

    ResponderExcluir
  3. Eu queria saber como o dinheiro que quem da união e para mim sou ace e na minha cidade tem 16 só que vem dinheiro só para 9 o resto e pago pela município . E como eu vou saber se e pra mim ou outra pessoa. Onde eu assessor para descobrir isso. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É só olhar se vc está dentro do CNES do site do governo federal.

      Excluir
    2. Em igual Bahia 30 anos de trabalho nuca recebemos o síentivos até agora o prefeito Ronaldo Moutinho nnáoopagou o piso salaria l várias

      Excluir
  4. Há oito anos que não vemos a cor do incentivo. A prefeitura recebe mas não nos repassa.

    ResponderExcluir
  5. Aqui em Feira de Santana, temos anos que não vemos a cor do dinheiro apesar da prefeitura receber.
    Sou ACS desde 1992.

    ResponderExcluir
  6. Acho em todos municípios nós não ver a cor

    ResponderExcluir
  7. Nos deveria ser funcionário do estado não de município nosjemto

    ResponderExcluir
  8. Prefeitura de Lajedinho Bahia, nunca repassou o insentvo alegando que esse dinheiro era para compra de material mochila caderno etc. E nem o insalubridade q é lei nunca recebemos aqui.

    ResponderExcluir
  9. Idalice ACS desde 1998,sou Camaçari Bahia, só uma vez na gestão de Caetano, depois, que vieram outros gestores,nunca mais vimos cor deste recursos

    ResponderExcluir
  10. Aqui em São Luís Maranhão o prefeito embolsa todo o dinheiro do incentivo , nunca recebemos 😔

    ResponderExcluir
  11. O governo repassa apenas o piso. Como fica a insalubridade e tempo de serviço?

    ResponderExcluir
  12. Wendel angelim icó ce2 de janeiro de 2023 às 21:50

    Isso não vai rolar pelo menos aqui em meu município com os ACE, o governo federal só repassa pra 18 agentes e nós temos 40 e ainda são insuficiente, como seria feito esse repasse então? Pra uns e outros não ?

    ResponderExcluir
  13. Sou ACS Ji Paraná Ro. Nunca recebemos o incentivo financeiro adicional, nem outros incentivos, apen.rrecebemo

    ResponderExcluir
  14. Sou ACS de ji Paraná Ro somente o piso e 20 porcento de insalubridade

    ResponderExcluir
  15. Nós ACSs precisa desse benefício do Governo federal através do Pix com urgência

    ResponderExcluir
  16. Sou ACS de ji Paraná Ro nunca recebemos nenhum incentivo, muita corrupção. Através o depósito direto pelo governo federal isso é ótimo teria que aprovace essa ideia o mais rápido possível

    ResponderExcluir
  17. Sou de São Gonçalo séria ótimo receber direto assim os gestores não pegaria nosso dinheiro tudo dá problema até agora não recebemos nosso incentivo vai ficar para o prefeito

    ResponderExcluir
  18. Sou ACS, da Cidade de Osvaldo Cruz Sp, olhamos na transparência que ali vem todo o dinheiro repassado para Prefeitura, o dh veio mas o repasse não, falam que é para compras de materiais necessários para o trabalho do dia a dia, aí que vem o problema não recebo nem uma borracha para trabalhar, se quero trabalhar organizar meu serviço tenho que tirar do meu próprio bolso, recebemos todos pacientes na porta com todos os tipos de doenças tanto doença não transmissíveis como as transmissíveis e não temos direito a insalubridade, estranho tudo né, vamos lutar pelo pix direto em nossas contas.

    ResponderExcluir
  19. ⁷Eu trabalho de ACS contratada pela prefeitura tenho cnis na secretaria de saúde 'e recebo como agente administrativo 'pois sou contratada como agente administrativo ! O que devo fazer para receber como agente de saúde! Já que faço essa função de ACS?

    ResponderExcluir
  20. Aqui Londrina -Pr... Nunca recebemos o incentivo...e ainda o prefeito não enviou os documentos necessários para recebermos os dois salários mínimos...

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS: