terça-feira, 25 de abril de 2023

INDIGNAÇÃO: ALUNOS DO CURSO TÉCNICO SERÃO DESLIGADOS POR FALTA DE INDICAÇÃO DE PRECEPTORES PELOS MUNICÍPIOS

Olá colegas ACS e ACE de todo Brasil!

Segundo informações passada na Live do CONASEMS nessa terça-feira(25/04/23), Foi ENCERRADO o prazo para INDICAÇÃO DE PRECEPTORES pelos MUNICÍPIOS.

Segunda- feira(24/05/2023), foi o último dia para indicação de preceptores pela gestão municipal. 

Os estudantes de municipios SEM INDICAÇÃO DE PRECEPTOR até 24/05/2023 serão desligados do curso.

• Para obter Informações sobre municipios sem preceptor acesse o link abaixo:

www.saudecomagente.ufrgs.br/saude/municipios-sem-preceptor/

A informação de desligamento de ACS e ACE do curso técnico, por falta de indicação de PRECEPTOR por parte do município, causou grande indignação dentro da categoria. 

Veja abaixo por exemplo o relato do colega ACS Anderson Ribeiro do município de Fortaleza:

"BALDE DE ÁGUA FRIA PARA ACS E ACES"

Alunos(as) do Curso Técnico Saúde Com Agente, tiveram na noite desta terça-feira 25/04, uma notícia frustrante, desagradável e desmotivante na Live do CONASEMS. "Os estudantes de municípios SEM INDICAÇÃO DE PRECEPTOR até 24/05/2023 serão desligados." Os alunos ACS/ACES matriculados no Curso Técnico, recebem essa péssima notícia como um balde de água fria. O CONASEMS, o Ministério da Saúde, A UFRS jogam a responsabilidade, e penalizam aos profissionais ACS e ACES alunos(as) matriculados(as) no Curso Técnico Saúde Com Agente, quando na verdade a responsabilidade que enviar preceptor(a) é da coordenação do Curso e uma contrapartida do município que fez a adesão. Essa responsabilidade não pode ser debitada na conta do aluno(a) matriculado(a). O(a) aluno(a) que ficar prejudicado(a) por falta de preceptor(a) e não receber seu devido Certificado, quem vai perder é a população, as comunidades quem mais precisam de atendimento qualificado pelos profissionais de saúde ACS e ACES. Fica a nossa indignação e repúdio com a Coordenação do Curso Técnico Saúde Com Agente UFRS, CONASEMS, Ministério da Saúde e Secretarias Municipais de Saúde".(Anderson Ribeiro ACS de Fortaleza, aluno do Curso Técnico Saúde Com Agente/25/04/23)

2 comentários:

  1. Indignada por e com vcs...gestão municipal não sabe que toda verba da saúde que recebem depende do trabalho dos agentes com os cadastros? Só...sem mais comentários

    ResponderExcluir
  2. Postagem acima: ACS Cida Lobato - Betim MG

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS: