A iniciativa busca garantir a qualidade do registro de dados em saúde, bem como o melhor uso da ferramenta no apoio ao cuidado e na gestão do território, por meio de capacitação periódica dos profissionais que utilizam os sistemas do e-SUS APS. Devido às evoluções do sistema com funcionalidades introduzidas a cada nova versão, organizar processos formativos de maneira ampla para os profissionais de saúde era um desafio para o governo federal. Com Educa e-SUS APS, as informações são atualizadas rapidamente e o acesso é amplo.
A tecnologia digital é um recurso estratégico para levar serviços de saúde mais próximos do cidadão, além de promover a integralidade do cuidado e ampliar o acesso à assistência de qualidade. “A plataforma vem para preparar as pessoas para fazer o bom uso da tecnologia digital aplicada à saúde. Ter o software, prontuário e conectividade é importante, mas investir nas pessoas também é. Como instituição formadora de profissionais de saúde sabemos que existe uma distância entre os currículos o que o mercado demanda. Viemos ocupar esse espaço formativo, oferecendo um ambiente de ensino a distância inovador, interativo, com diversos recursos e com foco na formação do adulto. Sabemos que a educação permanente precisa de estímulos, de realidade, de discussão de casos e o Educa e-SUS APS traz tudo isso”, conta Zilma Reis, docente da faculdade de Medicina da UFMG.
Os cursos foram desenvolvidos para serem autoinstrucionais, como possibilidades de realização no seu trabalho, atraindo o cursante com várias inovações nas ferramentas pedagógicas, tais como, diferentes recursos, como podcasts; vídeos; infográficos e jogos com ajuda do amigo virtual dos cursos. O conteúdo é voltado para seis trilhas formativas: profissionais de saúde, profissionais de saúde bucal, profissionais de Tecnologia da Informação (TI), agentes de saúde, técnicos da atenção primária e gestores.
O primeiro curso estará disponível em outubro, conforme calendário abaixo. Escolha seu perfil, o curso e marque na agenda. “O Educa e-SUS APS nasce da ideia de termos formação mais qualificada para os profissionais, não só para apoia-los no uso do sistema mas também para que eles auxiliem na implementação do e-SUS nos municípios. A plataforma traz recursos diferenciados, como o agente Edu, que utiliza inteligência artificial para conseguir encontrar o conteúdo que o profissional precisa saber. Estamos lançando hoje a plataforma, mas já pensando em como aprimorar essa ferramenta de maneira contínua”, explica Rodrigo Gaete, coordenador-geral de projetos da Saps.
Por ora, o profissional interessado pode entrar no site e deixar cadastrado o e-mail para ser informado quando o curso estará disponível para inscrição. Acesse a plataforma Educa e-SUS APS pelo site: https://educaesusaps.medicina.ufmg.br/
Paula Bittar
Fonte: Ministério da Saúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIOS: