domingo, 31 de dezembro de 2023

Repasse da portaria 2.298 pra seu município aprenda consultar no site do FNS Veja o passo a passo

Olá colegas ACE de todo Brasil! 

Veja abaixo, o passo a passo de como consultar os valores repassados aos municípios, através da portaria 2.298 de 11/12/23. Lembrando que esses valores, estão no ANEXO 3 da portaria já mencionada.

1) Acesse o link: Consulta detalhada - Fundo Nacional de Saúde

2) Selecione os seguintes campos escolhendo:

ANO: 2023

Mês: Dezembro 

Tipo de consulta: Fundo a Fundo

Bloco: Manutenção das ações e serviços públicos de Saúde(Custeio)

Grupo: Vigilância em Saúde

Ação: INCENTIVO FINANCEIRO AOS ESTADOS, DISTRITO FEDERAL E MUNICÍPIOS PARA A VIGILÂNCIA EM SAÚDE

Ação detalhada: INCENTIVO FINANCEIRO AOS ESTADOS, DISTRITO FEDERAL E MUNICÍPIOS PARA A VIGILÂNCIA EM SAÚDE - DESPESAS DIVERSAS

Escolha seu Estado, Município e clique em "Consultar". Utilizaremos como Exemplo a cidade de UBAÍRA-BA conforme a tela abaixo: Clique na imagem caso queira ampliar

TELA 1


Ao clicar em "Consultar" vai aparecer o "Resultado da Consulta". Na tela do "Resultado da consulta" clique em "Ações"(ícone de um olho azul) conforme a tela acima.

TELA 2


Na tela seguinte "DETALHAR AÇÃO" clique novamente em"AÇÕES" para ver os detalhes do valor que aparece na tela.

TELA 3


Nessa tela, é possível ver o valor repassado ao município referente a portaria 2.298 de 11 de Dezembro de 2023, bem como o número da portaria no CANTO DIREITO da tela. O repasse aparece como "ÚNICA", e o valor do repasse é o mesmo que consta no Anexo da portaria citada acima.

CLIQUE AQUI para fazer o DOWNLOAD da portaria 2298 de 11 de Dezembro de 2023, e ver os ANEXOS da mesma com os valores repassados aos municípios de todo Brasil.

sábado, 30 de dezembro de 2023

ATENÇÃO ACE! VEJA O MÉTODO DE CÁLCULO UTILIZADO PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE NO ANEXO/03 DA PORTARIA 2.298 de 11/12/23


Olá colegas ACE de todo Brasil!

Vejam nos cards abaixo, a metodologia de cálculo usado pelo Ministério da Saúde no Anexo 03 da portaria 2.298 de 11 de Dezembro de 2023, que trata do repasse de recursos do Governo Federal via FNS a Estados Distrito Federal e Municípios durante o período de 03 MESES, com base no quantitativo de ACE(Elegíveis e Descobertos)por município.


Regramento para cálculo da AFC e IF:

Conforme disposto no Decreto nº 8.474/2015, os gestores municipais do SUS são responsáveis pelo cadastro no SCNES dos seus respectivos ACE destacando-se que no artigo 420 da Portaria de Consolidação GM/MS nº 6/2017 constam os requisitos, que devem ser observados pelas secretarias de saúde, para recebimento da AFC e do IF:
• quantitativo de ACE efetivamente registrados no CNES com o código CBO 5151-40; 

• ter vínculo direto com o órgão ou a entidade da administração direta, autárquica ou fundacional;

• trabalhar sob o regime de 40 a 44 horas semanais; e
• realizar atividades inerentes às suas atribuições.
Conceitos elaborados:

• Regulares: Número de ACE com cadastro no CNES de acordo com a legislação.

• Parâmetro: Conforme Art. 423, da Portaria de Consolidação nº 6/GM/MS, de 28/09/2017.

• Elegíveis: Número de ACE elegíveis para financiamento federal.
SE: Regulares > Parâmetro ; então: Parâmetro = Elegíveis
SE: Regulares < Parâmetro ; então: Regulares = Elegíveis


Método de cálculo para o Anexo III

• Selecionados municípios que apresentaram no CNES de 08/2023 o quantitativo de ACE regulares acima
do limite do parâmetro.

• Feita a diferença entre a quantidade de regulares e elegíveis para este grupo de municípios.

• Ao resultado desta diferença foi aplicada a seguinte fórmula:
Nº de ACE descobertos X Valor do piso salarial vigente (R$ 2.640,00) X 3 (três meses)


Para fazer o DOWNLOAD desse material em PDF CLIQUE AQUI 

Para fazer o DOWNLOAD da portaria 2.298 de 11/12/23 e seus ANEXOS CLIQUE AQUI 

Gostaria de Agradecer em Especial ao colega: LUÍS PERUZZY AGENTE DE COMBATE ÀS ENDEMIAS DO MUNICÍPIO DE CAMAÇARI BA, PELO MATERIAL DISPONIBILIZADO COMO FONTE DE INFORMAÇÃO PARA PRODUÇÃO DESSA MATÉRIA.


OUTRAS MATÉRIAS DE INTERESSE DA NOSSA CATEGORIA ACESSE MEU BLOG NO LINK ABAIXO:


ATENÇÃO! VEJA INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE REPASSES DO GOVERNO FEDERAL AOS MUNICÍPIOS NO MÊS DE DEZEMBRO PARA OS ACE NA PORTARIA 2.298 de 11/12/23. CONFIRA!

Assista no vídeo abaixo, algumas informações em relação ao repasse dos ACE no mês de dezembro através da portaria 2.298 de 11 de Dezembro de 2023. Essa portaria deixou muitas dúvidas sobre a finalidade dos valores que foram repassados aos municípios. 

As informações contidas nesse vídeo, é apenas uma sugestão lógica que eu MAGRÃO ACE UBAÍRA encontrei para entender esses valores do anexo e sua finalidade, o que não quer dizer que realmente eu esteja certo, é simplesmente uma opinião minha sobre o assunto. 

Caso eu esteja correto, isso quer dizer que nesse ano 2023, o repasse do Incentivo Financeiro Adicional foi repassado pelo governo a TODOS os ACE do município no valor integral em relação ao piso salarial nacional da categoria, ou seja, R$ 2.640,00 por agente. A única dúvida que continua é saber quais são os 03 meses que esse recurso contemplou, uma coisa é certa, Dezembro com certeza está incluso. CONFIRA!

Voz: Magrão ACE Ubaíra(30/12/23).

CLIQUE AQUI para ver a íntegra da Portaria 2.298 de 11 de Dezembro de 2023 e seu Anexo com os valores repassados aos municípios.

OUTRAS MATÉRIAS DE INTERESSE DA NOSSA CATEGORIA ACESSE MEU BLOG NO LINK ABAIXO:

magraoaceubaira.blogspot.com



ATENÇÃO ACE! INCENTIVO ADICIONAL JÁ TÁ NA CONTA. APRENDA LOCALIZAR NO FNS VÍDEO TUTORIAL(30/12/23)

 OLÁ COLEGAS ACE DE TODO BRASIL!

O INCENTIVO ADICIONAL  é um recurso que é repassado pelo Governo Federal aos Estados Distrito Federal e municípios de todo País para pagamento aos ACS E ACE. Esse recurso é uma Parcela Extra Anual além das 12 parcelas que são repassadas mensalmente através do FNS para custeio e pagamento dos salários dos agentes de saúde (ACS e ACE).

O Incentivo Adicional dos ACE em 2023 foi repassado via FNS a todos os municípios do Brasil ontem(29 de dezembro/2023), e já apareceu no site do FNS hoje(30/12/23) conforme mostrado por mim no vídeo Tutorial dessa matéria.

Caso você queira consultar se o incentivo já foi repassado para seu município assista o vídeo abaixo e siga as instruções contidas no mesmo. Nele você encontra o passo a passo de como localizar o incentivo adicional no site do FNS e qual a nomenclatura de identificação do mesmo que é a competência 12/12 para os ACE.

Os Agentes de Combate a Endemias de todo País aguardam ansiosamente por esse incentivo adicional de final de ano, mas infelizmente alguns maus gestores não vem cumprindo o que está determinado por lei federal. 

Muitos Prefeitos na verdade usam de má fé e "Roubam" esse recurso desviando erradamente o mesmo para outras finalidades, ou para cobrir os rombos financeiros das suas péssimas Gestões.

Se você é ACS ou ACE, e não está recebendo o INCENTIVO ADICIONAL em seu município denuncie o mesmo no MP(Ministério Público), ou entre com uma ação judicial seja por conta própria bancando os custos de um advogado, ou via sindicato ao qual você faz parte como filiado, nesse caso o seu sindicato deve constituir um advogado e bancar os custos processuais bem como os honorários advocatícios.

ASSISTA O VÍDEO TUTORIAL ABAIXO E APRENDA LOCALIZAR O INCENTIVO ADICIONAL NO SITE DO FNS DE FORMA FÁCIL. CONFIRA!

ATENÇÃO: Outro detalhe importante é não usar o termo "14° Salário", pois muitos Gestores e seus setores jurídicos tem usado isso como forma de argumento para tentar tirar o direito dos ACS e ACE  receberem o incentivo adicional.

OUTRAS MATÉRIAS DE INTERESSE DA NOSSA CATEGORIA ACESSE MEU BLOG NO LINK ABAIXO:

magraoaceubaira.blogspot.com

sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

FENASCE: NOTÍCIAS DO MINISTÉRIO DA SAÚDE SOBRE O INCENTIVO ADICIONAL DOS AGENTES DE ENDEMIAS

Olá colegas ACE de todo Brasil!

Assista no vídeo abaixo, a fala de Luís Cláudio atual Presidente da FENASCE, onde o mesmo traz as últimas informações do Ministério da Saúde sobre o repasse do Incentivo Financeiro Adicional dos Agentes de Combate a Endemias. CONFIRA!

Vídeo: Luís Cláudio FENASCE

OUTRAS MATÉRIAS DE INTERESSE DA NOSSA CATEGORIA ACESSE MEU BLOG NO LINK ABAIXO:



quinta-feira, 28 de dezembro de 2023

DEPUTADA QUER INSTITUIR POLÍTICA ESTADUAL DE COFINANCIAMENTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE COM GRATIFICAÇÃO PARA OS ACS E ACE DA BAHIA

Deputada Soane Galvão (PSB) Foto: AscomALBA/AgênciaALBA

A deputada Soane Galvão (PSB) apresentou projeto de lei propondo instituir a Política Estadual de Cofinanciamento da Atenção Primária em Saúde do Estado da Bahia (Pecaps), por meio do pagamento da Gratificação Anual de Estímulo aos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias no Estado da Bahia (Gaeacs/BA). De acordo com a proposição, o objetivo é fortalecer e incentivar a atuação dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias.

De acordo com a proposição, a gratificação não integra a remuneração e a base de cálculo da contribuição previdenciária dos servidores alcançadas pela Lei, tendo caráter indenizatório que será pago anualmente em parcela única, na folha normal de salários. A Pecaps será financiada por recursos estaduais destinados ao setor de saúde, observando o disposto na legislação vigente, com a finalidade de aprimorar as ações de promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação no âmbito da Atenção Primária em Saúde.

Ainda de acordo com o PL, a Gratificação Anual de Estímulo aos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias no Estado da Bahia será destinada aos profissionais que estejam devidamente cadastrados e em efetivo exercício de suas funções nos termos da legislação federal vigente. O valor da gratificação será fixado por regulamentação específica, levando em consideração critérios como a cobertura populacional, a efetividade das ações desenvolvidas pelos agentes, e outros fatores relevantes para a promoção da saúde no âmbito estadual.

A matéria prevê também que os recursos destinados à Pecaps serão geridos pela Secretaria de Saúde do Estado, que deverá prestar contas de sua execução de forma transparente e regular. O Art. 7º estabelece que a Pecaps será avaliada periodicamente, visando ajustes e melhorias na sua implementação, conforme a necessidade e as demandas identificadas.

Como explica Soane Galvão, a atenção primária em saúde é a porta de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS), desempenhando um papel fundamental na promoção da saúde e na prevenção de doenças. Ela argumenta que, por reconhecendo a importância dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, é que propõe a instituição da Política Estadual de Cofinanciamento da Atenção Primária em Saúde do Estado da Bahia (Pecaps).

“O presente projeto fundamenta-se na necessidade de fortalecer e estimular a atuação desses profissionais que desempenham um papel estratégico no acompanhamento da saúde da população, atuando diretamente nas comunidades”, explicou Soane Galvão.

Segundo ela, os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias são peças-chave na estrutura da atenção primária, estabelecendo vínculos com as comunidades, o que impacta diretamente na efetividade das ações de saúde. A concessão da gratificação anual representa, de acordo com a parlamentar, um reconhecimento merecido ao agente pela dedicação e pelos esforços diários.

“A gratificação proposta servirá como incentivo adicional para a realização de ações preventivas, identificação precoce de problemas de saúde e promoção de práticas saudáveis. Dessa forma, a Pecaps contribui para a melhoria da qualidade de vida da população. O financiamento adicional destinado aos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias permitirá ampliar a cobertura de atendimento e aprimorar a qualidade dos serviços prestados, impactando positivamente nos indicadores de saúde do Estado da Bahia”, disse.

Por fim, a deputada afirmou que a criação da Pecaps segue as diretrizes nacionais de fortalecimento da atenção primária em saúde, alinhando o Estado da Bahia com as melhores práticas recomendadas para o setor, contribuindo para a construção de um sistema de saúde mais eficiente e integrado. “O projeto estabelece a gestão transparente dos recursos destinados à Pecaps pela Secretaria de Saúde do Estado, assegurando a aplicação adequada dos recursos e a devida prestação de contas à sociedade”, concluiu Soane Galvão.


Fonte: Al.ba.gov.br

CONACS: INCENTIVO ADICIONAL DOS ACE SAIBA QUAL É A PREVISÃO DO REPASSE. CONFIRA!

Olá colegas ACE de todo Brasil!

Assista no vídeo abaixo, a fala da presidente da CONACS Ilda Angélica, trazendo as últimas informações ontem quarta-feira(27/12/23), sobre o atraso no pagamento do Incentivo Financeiro Adicional(IFA) dos ACE. Ilda também traz informações de quando provavelmente acontecerá o repasse do FNS aos fundos municipais de saúde. CONFIRA!

Vídeo: Voz de Ilda Angélica presidente da CONACS(27/12/23). 

OUTRAS MATÉRIAS DE INTERESSE DA NOSSA CATEGORIA ACESSE MEU BLOG NO LINK ABAIXO:



quarta-feira, 27 de dezembro de 2023

PL Institui a Lei da Valorização dos Heróis da Saúde para conceder adicional de insalubridade de 40% aos Agentes de Saúde(ACS/ACE)

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os Agentes de Combate a Endemias (ACE) desempenham um papel crucial no Sistema Único de Saúde (SUS). Sua responsabilidade abrange desde visitas domiciliares até a promoção da educação em saúde, além da execução de ações preventivas e de controle de doenças.

Dificuldades no Exercício da Profissão

Apesar da importância de seu trabalho, esses profissionais enfrentam uma série de desafios, incluindo baixos salários, falta de reconhecimento e condições de trabalho precárias e diante desse cenário os Deputados Dr. Fabio Rueda e Dr. Fernando Máximo apresentaram o projeto de Lei intitulado de Lei da Valorização dos Heróis da Saúde.

Compensação Financeira Justa

O adicional de insalubridade é uma compensação financeira devida a trabalhadores expostos a agentes insalubres. No caso dos ACS e ACE, a exposição a elementos como esgoto, resíduos e animais peçonhentos justifica plenamente essa compensação.

A concessão do adicional em grau máximo é uma forma de reconhecer o risco ao qual esses profissionais se expõem diariamente, compensando adequadamente seus esforços. Vale ressaltar que, durante a pandemia do coronavírus (COVID-19), os Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Combate a Endemias desempenharam papéis vitais, contribuindo significativamente para o enfrentamento da crise e para a proteção da saúde da população.

Reconhecimento aos Heróis da Saúde

Diante do notável esforço desses profissionais na linha de frente durante a pandemia, é mais do que justo valorizar os Heróis da Saúde que trabalham incansavelmente para prevenir surtos epidêmicos, justificam os parlamentares.

Apelo à Aprovação

Diante da evidente pertinência dessa medida, os Deputados pedem a colaboração aos Pares  para sua aprovação do projeto de Lei.

Agentes comunitários de Saúde e Endemias de todo Brasil esperam que não seja apenas mais um projeto de lei de enfeite e que todos os PLs vinculados aos agentes possam ser aprovados sem maiores dificuldades para que os direitos dos agentes possam ser atendidos em todos os municípios do Brasil. Precisamos eliminar as disparidades nos municípios reconhecendo gestores que cumprem a lei e garantem direitos dos agentes e os que não cumprem sejam orientados quanto ao cumprimento.

Conheça o PL na íntegra: ACESSO AQUI


Por: Redação acsace.com.br

Fonte: Portal Câmara dos Deputados

terça-feira, 26 de dezembro de 2023

Prefeitura esclarece Lei que também contempla ACS/ACE com redução de até 50% na carga horária de trabalho para cuidar de cônjuge ou filhos com deficiências

Lei 276/2023 que também contempla agentes comunitários de saúde e de endemias garante redução de até 50% da carga horária de trabalho para servidores cuidarem de cônjuge ou filhos com deficiências

Desde setembro deste ano, servidores públicos municipais que possuem cônjuge, filhos ou dependentes com deficiências físicas ou mentais ou com transtorno do espectro autista, entre outras dificuldades que obstruam sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas, têm o direito à redução de até 50% da carga horária de trabalho para tratamento de saúde ou assistência.

Trata-se da Lei Complementar N° 276, de 19 de setembro de 2023, que altera a Lei Complementar 192, de 30 de março de 2016, que "dispõe sobre o Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Sete Lagoas" e dá outras providências. Havia um dúvida, no entanto, se a lei também contemplaria agentes comunitários de saúde (ACS) e os agentes comunitários de endemias (ACE). O esclarecimento foi feito pelo prefeito Duílio de Castro e pelo vice- prefeito Dr. Euro de Andrade nesta terça-feira, 26 de dezembro.

"São pessoas que muitas vezes precisam cuidar dos seus entes queridos que têm deficiência, mental ou física, os autistas, e todos os servidores estão contemplados na lei 276, ou seja, ela também vale para os agentes comunitários de saúde e de endemias", afirmou o prefeito. "São doenças ou condições de longo prazo e é importante esclarecer que os ACS e os ACSs também estão como servidores", completou Dr. Euro de Andrade. "Aproveitamos para agradecer ao excelente trabalho realizado por todos os ACEs e ACSs, que cuidam da saúde da nossa população na ponta. Que vocês possam prestar um serviço cada vez melhor. E nós seguiremos fazendo nossa parte, que é cuidar de condições para que vocês também possam cuidar dos seus entes queridos", finalizou o prefeito.

Confira a íntegra da lei.

Vídeo/reprodução: sete Lagoas.mg.gov.br

OUTRAS MATÉRIAS DE INTERESSE DA NOSSA CATEGORIA ACESSE MEU BLOG NO LINK ABAIXO:



CONACS: CONQUISTA HISTÓRICA DOS ACS/ACE NO ORÇAMENTO DA UNIÃO PARA 2024: FRUTO DA UNIÃO E PARTICIPAÇÃO NO PPA PARTICIPATIVO

Em uma votação realizada na última sessão do ano, o Congresso Nacional aprovou o Orçamento da União para 2024 (PLN 29/2023) no valor de R$ 5,5 trilhões, delineando receitas e despesas cruciais para o país. Essa aprovação não apenas trouxe à tona debates intensos sobre diversos temas, como o salário-mínimo e ajustes no Fundo Eleitoral e no Novo PAC, mas também destacou a presença significativa dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) na legislação.

A participação ativa da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias (CONACS) foi fundamental para garantir a inclusão dos ACS e ACE no Orçamento 2024. No texto da lei, na página 38 e 39, os Agentes Comunitários de Saúde são reconhecidos como peças-chave na proposta orçamentária para 2024. O Ministério da Saúde definiu áreas prioritárias de atuação, destacando a Atenção Primária, Assistência Hospitalar e Ambulatorial, Suporte Profilático e Terapêutico, e Vigilância Sanitária, Epidemiológica e Ambiental. A Atenção Básica em saúde, especialmente a Estratégia de Saúde da Família, ganha destaque como a principal forma de atuação do Ministério da Saúde, com a previsão de alocar cerca de R$ 35,9 bilhões para o custeio da Atenção Primária, incluindo repasses para pagamento dos Agentes Comunitários de Saúde.

Os Agentes de Combate às Endemias também conquistaram seu espaço no orçamento, com ações de Vigilância em Saúde previstas para receber recursos da ordem de R$ 13,4 bilhões em 2024. Desses, aproximadamente R$ 8,1 bilhões serão destinados à aquisição e distribuição de imunobiológicos e insumos para prevenção e controle de doenças. Além disso, cerca de R$ 4,6 bilhões serão repassados como Incentivo Financeiro aos Estados, Distrito Federal e Municípios para a Vigilância em Saúde, incluindo transferências específicas para pagamento dos Agentes de Combate às Endemias.

É crucial ressaltar que essa significativa conquista é resultado da união e da participação ativa da categoria, com destaque para a participação no PPA Participativo. A CONACS, ao lado da categoria, desempenhou um papel fundamental para assegurar que os ACS e ACE fossem reconhecidos e contemplados de maneira justa no Orçamento da União para 2024. A vitória alcançada reflete o comprometimento e a força da categoria em buscar melhores condições para o exercício de suas atividades em prol da saúde da população brasileira.

A CONACS TRABALHANDO O TEMPO TODO, EM TODO LUGAR.


Atenciosamente, Equipe de Imprensa CONACS.

segunda-feira, 25 de dezembro de 2023

Prefeito paga Incentivo Adicional a Agentes de Saúde mesmo sem ainda ter recebido repasse do Governo Federal para os ACE

 
Foto: Reunião do prefeito Fernando Pellozo com o Vereador Wiliam Coelho, Alessandro Secretário da Fazenda e Lucas.

O Prefeito do município de Senador Canedo/GO Fernando Pellozo, autorizou na última sexta-feira(22/12) o pagamento do incentivo financeiro adicional-(IFA) aos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias do município. 

O detalhe é que o prefeito autorizou o pagamento mesmo sem ter recebido ainda o repasse do Governo Federal referente ao Incentivo Adicional dos Agentes de Endemias. 

Já o repasse do Incentivo Adicional para os ACS, foi repassado aos municípios pelo Governo Federal via FNS no início de Dezembro, mais precisamente dia 11/12/23. No link abaixo, veja a matéria que fiz mostrando como ver o recurso do IFA para os ACS no site do FNS(CLIQUE AQUI)

Segundo informações da presidente da Associação dos ACS e ACE de Senador Canedo Paula Cristina Rodrigues, O pagamento só foi possível, graças as articulações do colega ACS(Wiliam Coelho) junto a Gestão. Wilian na última eleição, ficou como suplente, assumindo legalmente em Novembro/23 o cargo de vereador do município após a cassação de 03 vereadores. 

"A articulação do colega ACS/Vereador Wiliam junto ao gestor municipal, foi essencial para essa vitória dos Agentes de saúde de Senador Canedo. Recebemos o Incentivo Adicional mesmo sem o governo ter repassado ainda para nenhum município do Brasil, o valor do incentivo adicional dos ACE. Que isso sirva de exemplo para outros gestores em todo país". Disse Paula Cristina Rodrigues(Presidente da Associação dos ACS/ACE) do município.

CLIQUE AQUI para fazer o Download do Projeto de Lei aprovado do Incentivo Financeiro Adicional de SENADOR CANEDO.

Veja no vídeo abaixo, o momento exato na reunião, onde o prefeito Fernando Pellozo, anuncia aos que se faziam presentes na mesma, o pagamento do Incentivo Adicional aos ACS/ACE de Senador Canedo, no valor do piso salarial nacional atual da categoria que é R$ 2.640,00 por agente. CONFIRA!

Vídeo: Reunião do prefeito Fernando Pellozo com o Vereador Wiliam Coelho, Alessandro Secretário da Fazenda e Lucas.

O IFA(Incentivo Financeiro Adicional),  é repassado pelo Governo Federal todo final de ano aos municípios de todo Brasil via FNS, mas infelizmente alguns gestores, usam de má fé e não repassam o IFA para os agentes, alegando que esse recurso é para compra de material de campo ou para o pagamento do 13° salário, o que não é verdade! Caso isso esteja acontecendo na sua cidade, Denuncie o seu Gestor no MP do município, no MPE ou no MPF, por improbidade administrativa, pois isso se caracteriza apropriação indébita de dinheiro público. Você também pode fazer uma denuncia diretamente para o ministério da saúde através do link: https://www.gov.br/saude/pt-br/canais-de-atendimento/ouvsus


OUTRAS MATÉRIAS DE INTERESSE DA NOSSA CATEGORIA ACESSE MEU BLOG NO LINK ABAIXO:



Prefeitura antecipa salário de Dezembro e firma acordo com Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias

A Prefeitura de Guanambi creditou, neste sábado (23), os salários do mês de dezembro dos servidores da Prefeitura de Guanambi. O pagamento foi feito excepcionalmente de forma antecipada, para que todos recebam os salários antes das festividades de Natal e Ano Novo.

Na avaliação da gestão municipal, a medida refletirá no aquecimento imediato da economia, com aumento das vendas no comércio e a satisfação do funcionalismo, que cumpre seus compromissos e ainda pode festejar a data com seu dinheiro no bolso.

A antecipação contemplou os servidores efetivos, contratados e comissionados das secretarias de educação, infraestrutura, assistência social, agricultura, saúde (concursados e comissionados), meio ambiente, e todas as demais secretarias da gestão municipal.

“Mesmo enfrentando uma série de adversidades, temos buscado manter os compromissos em dia junto aos servidores”, disse o prefeito Nal Azevedo.

Acordo com ACS e ACE

Ainda na manhã deste sábado, a prefeitura firmou cumpriu um acordo com as categoria dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE). Os trabalhadores vinham lutando para que a PMG cumprisse um direito adquirido, que é o pagamento do abono dos trabalhadores, um salário extra, que em outras gestões, era pago como 13º.

Como parte do compromisso, o abono foi depositado na conta dos profissionais, conforme acordo firmado junto aos salários de dezembro.

O acordo foi firmado entre a categoria e a prefeitura em uma reunião no dia 30 de novembro, no Salão Paroquial, com a presença prefeito Nal Azevedo, do secretário municipal de Saúde Edmilson Júnior, e do subsecretário Manoel Paulo.. 

“Cumprimos o acordo que firmamos com esta categoria que é fundamental para a saúde pública, reconhecemos que o próprio município pagará este 13º e a outra parcela que vem do Governo Federal, é o abono dos trabalhadores, que foi pago na manhã de hoje. Não se faz saúde sem valorização e respeito aos ACS e ACE”, afirmou o prefeito de Guanambi. Segundo o secretário de Saúde Edmilson Júnior: “Foi um diálogo muito salutar, que segue aberto com a categoria”.

Segundo Poliana Xavier, representante da categoria: “Nal foi o primeiro prefeito de Guanambi a proporcionar esta vitória histórica”. Para Valda ACS, representante do FNARAS( Fórum Nacional das representações dos ACS e ACE): “o que foi efetivado, foi o sonho de toda uma categoria, depois de uma grande luta”, finalizou.


Fonte: agenciasertao.com

domingo, 24 de dezembro de 2023

ACS e ACE inclusos no Orçamento da União aprovado pelo Congresso para 2024. Veja!

Orçamento da União para 2024 Aprovado pelo Congresso texto segue para sanção

Em sua última sessão do ano, o Congresso Nacional deu luz verde ao Orçamento da União para 2024 (PLN 29/2023) em uma votação realizada nesta sexta-feira (22). O orçamento, que delineia receitas e despesas totalizando R$ 5,5 trilhões, trouxe à tona debates intensos, especialmente em relação ao salário mínimo, além de consideráveis ajustes no Fundo Eleitoral e no Novo PAC.

ACS e ACE aparecem na lei do Orçamento 2024

Na página 38 e 39 da Lei do orçamento Agentes comunitários de Saúde são citados da seguinte forma: "Na proposta orçamentária para 2024, o Ministério da Saúde estabeleceu algumas áreas de atuação prioritárias, dentre as quais se destacam: Atenção Primária; Assistência Hospitalar e Ambulatorial; Suporte Profilático e Terapêutico; e Vigilância Sanitária, Epidemiológica e Ambiental. A Atenção Básica em saúde refere-se ao cuidado integral dos indivíduos em suas localidades, o que deve impactar positivamente na melhoria das condições de saúde de toda a população. Nesse sentido, a Estratégia de Saúde da Família é a principal forma de atuação do Ministério da Saúde na área. Em 2024, as ações da Atenção Primária contemplarão a manutenção e expansão de equipes multiprofissionais por todo o território nacional com capacidade de prevenção e resolução de problemas e do encaminhamento adequado aos serviços especializados de saúde. O Governo Federal alocará cerca de R$ 35,9 bilhões no custeio da Atenção Primária, com repasses de recursos para Estados, Distrito Federal e Municípios por meio do Piso de Atenção Primária à Saúde, incluindo as transferências para pagamento dos Agentes Comunitários de Saúde."

Já os ACE são citados da segunte forma:  As ações de Vigilância em Saúde, realizadas pelo SUS com finalidade reduzir os riscos à saúde da população e combater as causas dos efeitos negativos gerados, receberão recursos da ordem de R$ 13,4 bilhões em 2024. Destes, aproximadamente R$ 8,1 bilhões serão destinados para aquisição e distribuição de imunobiológicos e insumos para a prevenção e controle de doenças. Cerca de R$ 4,6 bilhões serão repassados como Incentivo Financeiro aos Estados, Distrito Federal e Municípios para a Vigilância em Saúde, incluindo as transferências aos entes federativos para pagamento dos Agentes de Combate às Endemias.

Também aparecem nos seguinte Anexos: (Clique nas Imagens caso queira dar ZOOM)


Valores que se referem a Despesas que podem ser consideradas para aplicação mínima em ações e serviços públicos de saúde por Órgão e Unidade Orçamentária

Agentes comunitários de Saúde:


Agentes de combate às Endemias:


Outros Destaques do Orçamento 2024

Antes de chegar ao plenário, a proposta passou pela Comissão Mista de Orçamento (CMO) na quinta-feira (21). A aprovação veio após adiamentos e negociações, destacando-se o corte de recursos do Novo PAC como ponto sensível nas discussões.

O relator, deputado Luiz Carlos Motta (PL-SP), anunciou uma redução nos recursos do PAC para R$ 6,3 bilhões, contrastando com os R$ 17 bilhões previamente mencionados. O montante destinado ao PAC em 2024 agora é de R$ 54 bilhões, frente aos R$ 61 bilhões propostos originalmente pelo governo.

Reajuste do Salário Mínimo e Impactos

A recomposição do orçamento também reflete na atualização do percentual do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), usado para corrigir o salário mínimo. O novo valor estabelece o salário mínimo em R$ 1.412 em 2024, R$ 92 a mais que o vigente em 2023.

Contudo, essa mudança gera repercussões, pois diversas despesas governamentais, como aposentadorias e benefícios sociais, são vinculadas ao salário mínimo. A variação menor no INPC, 3,85% em comparação aos 4,48% previstos, resulta nesse reajuste mais modesto.

Emendas Parlamentares e Críticas à Distribuição de Recursos

O orçamento recebeu 7.900 emendas parlamentares individuais e de bancadas, totalizando R$ 53 bilhões. Críticas surgiram quanto à distribuição desigual desses recursos entre comissões, destacando-se a Comissão de Educação, que recebeu significativamente menos do que outras, como Desenvolvimento Regional.

O relator, Luiz Carlos Motta, limitou o cancelamento de emendas, direcionando recursos para suplementação de dotações correspondentes, buscando manter a identificação das emendas e de seus autores.

Meta Fiscal e Investimentos

O orçamento 2024 busca cumprir a meta fiscal de déficit zero, com superávit previsto de R$ 3,5 bilhões. Esse valor está dentro do intervalo de tolerância de R$ 28,8 bilhões para mais ou para menos, conforme a nova regra fiscal.

O relator também destinou mais recursos para investimentos federais, elevando o valor de R$ 58,9 bilhões para R$ 73,2 bilhões. Destaca-se o acréscimo de cerca de R$ 800 milhões para a área de segurança pública.

Fundo Eleitoral e Críticas à Proposta

O Fundo Eleitoral, tema controverso, recebeu aprovação de R$ 4,9 bilhões para as eleições municipais de 2024. O montante, oriundo de reservas para emendas de bancadas estaduais, representa uma mudança significativa em relação à proposta inicial do governo.

Apesar da aprovação, houve vozes críticas, como a deputada Adriana Ventura (Novo-SP), que classificou o relatório como reflexo de uma "clara compra de apoio no Congresso". As discrepâncias na distribuição de recursos também foram alvo de contestação.


Por: 
Redação acsace.com.br 
Fonte: Agência Senado



sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

Você conhece o papel fundamental dos agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate às endemias (ACE)?

Talvez você não lembre o nome da profissão deles, mas com certeza já viu - e vê todos os dias - os resultados do trabalho que desempenham.

Vale lembrar que, além deles, todos os profissionais das Equipes Saúde da Família contribuem no desenvolvimento destas ações. O combate à dengue, zika, chikungunya e prevenção de tantas outras doenças e agravos à saúde é planejado e executado em conjunto. Vamos juntos? 

Assista abaixo um vídeo com algumas atribuições dos ACS e ACE. CONFIRA!


Receba bem os ACS e ACE em sua casa!


OUTRAS MATÉRIAS DE INTERESSE DA NOSSA CATEGORIA ACESSE MEU BLOG NO LINK ABAIXO:


Fonte: Ministério da Saúde 


quinta-feira, 21 de dezembro de 2023

Ministério da Saúde incorpora vacina contra a dengue no SUS

Brasil é o primeiro país a incorporar o imunizante no sistema público de saúde. PNI definirá como será a vacinação em públicos e regiões prioritárias diante da limitação de doses oferecidas pelo fabricante

O Ministério da Saúde incorporou, nesta quinta-feira (21), a vacina contra dengue no Sistema Único de Saúde (SUS). O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público universal. A vacina, conhecida como Qdenga, não será utilizada em larga escala em um primeiro momento, já que o laboratório fabricante, Takeda, afirmou que tem uma capacidade restrita de fornecimento de doses. Por isso, a vacinação será focada em público e regiões prioritárias.  A incorporação do imunizante foi analisada de forma célere pela Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no SUS (Conitec) e passou por todas as avaliações da comissão que recomendou a incorporação.

“O Ministério da Saúde avaliou a relação custo-benefício e a questão do acesso, já que em um país como o Brasil é preciso ter uma quantidade de vacinas adequada para o tamanho da nossa população. A partir do parecer favorável da Conitec, seremos o primeiro país a dar o acesso público a essa vacina, como um imunizante do SUS. E, até o início do ano, faremos a definição dos públicos alvo levando em consideração a limitação da empresa Takeda do número de vacinas disponíveis. Faremos priorizações”, explicou a Ministra da Saúde, Nísia Trindade.

Agora, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) trabalhará junto à Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) para definir a melhor estratégia de utilização do quantitativo disponível, com público alvo prioritário e regiões com maior incidência da doença para aplicação das doses. A definição dessas estratégias deve ocorrer nas primeiras semanas de janeiro. Segundo o laboratório, a previsão é que sejam entregues 5.082 milhões de doses em 2024, entre fevereiro e novembro. O esquema vacinal é composto por duas doses.


“Essa incorporação representa o nosso compromisso com a vida, pois nós fomos o primeiro sistema de saúde público do mundo a garantir vacinas disponíveis para a população. A perspectiva é de que o Ministério da Saúde adquira as doses disponíveis, contribuindo com a estratégia geral para o combate à dengue. No processo de incorporação conseguiu-se uma redução de 80% do preço inicialmente apresentado, representando uma economia de mais de R$380 milhões de reais que será direcionada para a saúde da população. O passo seguinte é estimular a capacidade produtiva do país, incentivar os processos de inovação e transferência de tecnologia para ampliar a oferta de produtos para a população”, explicou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (SECTICS), Carlos Gadelha.

“A inclusão da vacina da dengue é uma importante ferramenta no SUS para que a gente possa avançar e para que a dengue seja classificada como mais uma doença imunoprevenivel. O PNI terá agora a missão, em conjunto com a CTAI, de definir esse público prioritário que será vacinado diante da limitação de doses oferecidas pelo laboratório. A vacina é mais uma estratégia entre as várias frentes que estamos adotando para mitigar os efeitos da chegada do verão sobre os casos de dengue no país. Está em funcionamento a Sala Nacional de Arboviroses onde monitoramos a situação do país e trabalhamos em conjunto com estados e municípios para aprimorar estratégias. Esse trabalho em conjunto é fundamental.”, explica a secretária Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel.

A vacina Qdenga é aprovada para a prevenção da dengue em indivíduos na União Europeia (UE)/Espaço Econômico Europeu (EEE) — incluindo todos os Estados-Membros da UE e Irlanda do Norte, bem como países do EEA (Islândia, Liechtenstein, Noruega) e Grã-Bretanha. Nestes países a orientação é vacinar os viajantes para áreas endêmicas. Indonêsia e Tailândia também aprovaram o registro da vacina, assim como a Argentina, que ainda não incorporou o imunizante ao sistema de saúde local.

Processo de incorporação transcorreu com celeridade

O parecer final favorável da Conitec foi dado em reunião na última quarta-feira (20), considerando o cenário epidemiológico e a necessidade de incluir mais uma alternativa para enfrentamento à doença. O imunizante reduz casos e, especialmente, a hospitalização pela doença. A estratégia será somada a outras formas de combate aos subtipos do vírus que circulam no Brasil, principalmente com ações de controle ao vetor Aedes aegypti.

A Comissão considerou estratégico ofertar o imunizante, ainda que haja limitação na capacidade de entrega por parte da fabricante. Considerando a quantidade insuficiente de doses para atender a demanda do país, a estratégia de vacinação será discutida nos Comitês Técnicos Assessores de Imunização e Arboviroses.  Para dar mais celeridade ao processo de incorporação, a consulta pública sobre a tecnologia foi realizada em caráter de urgência, por um período reduzido de 10 dias, e recebeu mais de 2 mil contribuições. Ainda durante as negociações com o fabricante, o Ministério da Saúde conseguiu uma redução de 44% no custo por dose: passando da oferta inicial de R$ 170 para R$ 95.

Além disso, a comissão também recomendou que futuros estudos da empresa Takeda levem em consideração a realidade do Brasil e estejam aliados com as necessidades do PNI. O imunizante Qdenga tem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) com indicação para prevenção de dengue causada por qualquer sorotipo do vírus para pessoas de 4 a 60 anos de idade, independentemente de exposição prévia.


Cenário epidemiológico

A infecção por dengue gera uma doença que pode ser assintomática ou apresentar formas mais graves, evoluindo ocasionalmente ao óbito. A forma viral clássica envolve sinais e sintomas, tais como: fraqueza muscular, sonolência, recusa da alimentação e de líquidos, vômitos, diarreia ou fezes amolecidas.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), até junho de 2023, ocorreram 2.162.214 de casos e 974 mortes por dengue no mundo. Em 2022, foram notificados 2.803.096 casos de dengue na Região das Américas, sendo a maior parte deles no Brasil (2.383.001), que também liderou a ocorrência de formas graves, juntamente com a Colômbia.

“O ano de 2023 foi realmente diferente. Tivemos essas mudanças ocasionadas pelo fenômeno do El Niño. E, depois de muito tempo, encontramos os quatro sorotipos (1, 2, 3 e 4) circulando ao mesmo tempo no Brasil, uma situação bem incomum”, informa a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, quanto à alta na quantidade de registros da doença.

Ante à projeção de aumento de casos no Brasil nos próximos meses, o Ministério da Saúde vai investir R$ 256 milhões no fortalecimento da vigilância das arboviroses. A pasta também inaugurou a Sala Nacional de Arboviroses (SNA), espaço permanente que vai permitir o monitoramento em tempo real dos locais com maior incidência de dengue, chikungunya e Zika para preparar o Brasil em uma eventual alta de casos dessas doenças nos próximos meses.


Nathan Victor
Ministério da Saúde

Categoria
Saúde e Vigilância Sanitária


quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

CONACS: LIVE "O MINISTÉRIO DA SAÚDE QUER OUVIR VOCÊ" (VÍDEO COMPLETO -19/12/23). CONFIRA!

 Olá colegas ACE de todo Brasil!

Veja abaixo, o recado de Ilda Angélica presidente da CONACS e representantes do Ministério da saúde, para todos os Agentes de Combate a Endemias(ACE) do Brasil na Live realizada nessa terça feira(19/12/23). CONFIRA!

Vídeo reprodução: CONACS


OUTRAS MATÉRIAS DE INTERESSE DA NOSSA CATEGORIA ACESSE MEU BLOG NO LINK ABAIXO:





terça-feira, 19 de dezembro de 2023

CONACS: Agentes de Combate às Endemias, o Ministério da Saúde quer ouvir você! Responda a enquete deixe sua opinião.

 

Olá Agente de Combate às Endemias! 

A Secretaria de Vigilância em Saúde Ambiental do Ministério da Saúde está elaborando a Diretriz para a atuação ampliada do Agente de Combate às Endemias, adequadas ao SUS, aos territórios e populações, bem como aos próprios ACEs. Por essa razão, gostaríamos de ouvi-lo.

Ajude-nos a construir essa história respondendo às perguntas abaixo até 22/12/2023. Ressaltamos que todas as informações prestadas aqui serão anônimas e você não será identificado de forma alguma, não se preocupe.

RESPONDA A ENQUETE AGORA! CLIQUE AQUI

Veja abaixo, o recado de Ilda Angélica presidente da CONACS e representantes do Ministério da saúde, para todos os Agentes de Combate a Endemias(ACE) do Brasil na Live realizada nessa terça feira(19/12/23). CONFIRA!

Vídeo reprodução: CONACS

OUTRAS MATÉRIAS DE INTERESSE DA NOSSA CATEGORIA ACESSE MEU BLOG NO LINK ABAIXO: