Olá colegas ACS/ACE de todo Brasil!
Veja abaixo, os detalhes da Proposta do Projeto de Lei nº 2.113/2022, que retorna à Agenda da Câmara dos Deputados com Previsão de Discussão e Votação na Comissão de Saúde para o Dia 30/10.
Detalhes da proposta
O Projeto de Lei 2113/22 estabelece a obrigatoriedade de que governadores e prefeitos garantam o pagamento do piso salarial para os agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias, fixado em não menos de dois salários míninos. De acordo com o texto em tramitação na Câmara dos Deputados, o não cumprimento dessa determinação configura crime de improbidade administrativa.
Prazo para Aposentadorias e Concursos
Além do piso salarial, a proposta determina que os pedidos de aposentadoria dos agentes devem ser analisados em até 60 dias. Após a concessão da aposentadoria, os gestores públicos têm um prazo de 180 dias para realizar um concurso público, visando o preenchimento das vagas e a nomeação dos aprovados.
Objetivos da Lei
“O objetivo é ampliar o acesso da comunidade aos serviços de informação, de saúde, de promoção social e de proteção da cidadania”, afirma o autor do projeto, o deputado Zé Neto (PT-BA). Ele destaca que a proposta visa evitar a sobrecarga dos agentes comunitários ativos, que muitas vezes enfrentam atrasos injustificados na contratação de novos profissionais.
Agenda Câmara
A proposta aparece listada para discussão e votação na agenda Câmara conforme mostrado abaixo e no link seguinte:
• Agenda da Comissão de Saúde 30/10
• Confira o Projeto de Lei na ÍNTEGRA AQUI
Fonte: acsace.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIOS: