sexta-feira, 21 de julho de 2023

Prefeito Decreta "ESTADO DE EMERGÊNCIA POR ARBOVIROSES " em Feira de Santana, ACE tinha feito alerta da situação

Foto: Colbert Martins - Prefeito de Feira de Santana

Olá colegas ACS e ACE de todo Brasil!

Após a presidente da Associação dos Agentes de Endemias de Feira de Santana Isabel Cristina, ter feito um alerta para a população da cidade em relação à dengue, alertando que a situação poderia se tornar uma tragédia, caso o governo não adotasse medidas urgentes e efetivas no combate a doença, o prefeito resolve decretar Estado de Emergência por arboviroses(Dengue, Zika, e Chinkungunya) no município. 

Veja abaixo, o conteúdo na íntegra do Decreto de Estado de Emergência por arboviroses, que foi publicado hoje(21/07/23), no Diário oficial do Município de Feira de Santana-BA:


Assista abaixo, o vídeo com a fala do Prefeito do município de Feira de Santana-BA Colbert Martins, dando explicações sobre a publicação do Decreto de Estado de Emergência por arboviroses autorizado por ele, e que foi publicado hoje(21/07/23) no Diário oficial do município. Confira!

CLIQUE AQUI para assistir o vídeo acima completo

O prefeito disse que, a Prefeitura fará a sua parte com relação a limpeza, mas também é necessário que a população contribua:

"Já ultrapassamos o limite de risco, a reunião de hoje tem como objetivo decretar uma emergência em saúde pública na área das arboviroses, que envolve a dengue, zica e outras doenças, portanto, alertamos a homens e mulheres do município que estamos sim correndo um risco grave. Tivemos quatro mortes em decorrência da dengue, isso significa como um todo, que poderemos ter um agravamento desta situação e por isso estamos publicando um decreto de emergência epidemiológica específica. A maioria dos criadouros estão em volta das residências, por mais que façamos a limpeza, se você em sua casa não fizer a sua parte, não tomar cuidado com sua plantinha, evitar jogar casca de ovo ou tampinhas, onde pode acumular água e os mosquitos se reproduzem sem controle, portanto, vamos fazer o máximo possível para manter a cidade limpa, mas o cidadão tem que fazer a sua parte em sua casa, onde o risco é maior".

Colbert detalhou as ações que estão sendo realizadas e os números da doença até o momento:

"Não vamos repetir 2019, lembrando que em 2020 tivemos uma epidemia de Covid, uma após a outra, sendo ambas vírus. De janeiro a julho deste, ano tivemos 3.009 notificações, 978 casos confirmados, o maior número por bairros ainda é o Tomba, seguido pelo Feira X, o distrito de Humildes, Campo Limpo e o Centro da cidade. Muchila, Gabriela, Pedra do Descanso, Cidade Nova, Queimadinha, vê-se que há uma distribuição em toda a cidade. Com relação ao trabalho dos agentes, foram realizados 761 mil contatos, 3.101 focos coletados, distribuímos mais de 19 mil capas para ajudar a evitar que essa área contaminada. Este é o quadro, estamos neste momento pedindo a você, que nos ajude a enfrentar este momento de grande responsabilidade e mais do que prefeito, como médico, decreto Estado de Emergência por arboviroses no Município de Feira de Santana e declaro estado de alerta epidemiológico máximo tendo como destaque dengue em decorrência do número de aumento de casos, internações e óbitos, enquanto perdurar a situação de emergência e alerta epidemiológico, todos os órgãos da administração direta e indireta do município deverão promover ações que lhe forem necessárias e orientadas pela Secretaria de Saúde para que venhamos a reduzir a quantidade de mosquitos como também as ações que sejam necessárias a proteger a vida. Todos os procedimentos desse decreto terão prioridade máxima no trâmite administrativo processual e isso é direto para a Controladoria Geral do Município e Procuradoria Geral para que não tenhamos nenhum tipo de atraso com relação ao que for necessário do ponto de vista burocrático na compra ou aquisição de insumos. A comunicação vai direto para o governo do estado, governo federal, Tribunal de Contas, para o Poder Legislativo do município, Ministério Público e para o Conselho Municipal de Saúde", concluiu.

Reportagem: Hely Beltrão
Fonte: conectadonews.com.br

Compartilhe essa postagem, para que a mesma alcance mais colegas ACS/ACE em todo Brasil.

OUTRAS MATÉRIAS DE INTERESSE DA NOSSA CATEGORIA ACESSE MEU BLOG NO LINK ABAIXO:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS: