sábado, 25 de novembro de 2023

Concurso Nacional Unificado: banca, edital e vagas Confira!

A Ideia é que os candidatos classificados no Concurso Nacional Unificado preencham vagas em diversos órgãos federais, como ministérios e autarquias. Edital do concurso tem previsão de publicação até 20 de dezembro deste ano

O Concurso Nacional Unificado foi instituído pelo governo federal após publicação de um decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva que institui o chamado de “Enem dos concursos”. O decreto foi publicado no Diário Oficial da União no dia 29 de setembro.

O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) definiu a empresa Fundação Cesgranrio como banca organizadora responsável pela aplicação da prova, a ser realizada simultaneamente em 180 cidades do Brasil para seleção de 6.640 novos servidores.

A Fundação Cesgranrio foi a banca organizadora escolhida para promover o Concurso Nacional Unificado. Nesta sexta-feira (dia 24), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou a fundação como a escolhida para a elaboração e a aplicação da prova em 180 cidades do Brasil. A seleção — a ser realizada no ano que vem — pretende oferecer 6.640 vagas em 21 órgãos da administração federal

O que é o Concurso Nacional Unificado?

É uma iniciativa proposta pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos aos outros órgãos do governo federal.

O concurso nacional unificado consiste em um modelo de realização conjunta de concursos públicos para o provimento de cargos públicos efetivos no âmbito dos órgãos e das entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, mediante a aplicação simultânea de provas em todos os Estados e no Distrito Federal.

Esse modelo unificado agiliza a contratação de servidores reconstruindo a capacidade dos órgãos após a perda de 73 mil servidores ao longo dos últimos seis anos.

Como vai funcionar o Concurso Nacional Unificado?

O Concurso Nacional Unificado será organizado a partir da realização de um mesmo certame em aproximadamente 180 cidades ao mesmo tempo. A inspiração para este modelo é o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que já esteve em 1.727 municípios com aproximadamente 5,1 milhões de inscritos.

Pagando uma única taxa de inscrição, os candidatos poderão concorrer a várias vagas disponíveis em órgãos federais, desde que sejam de uma mesma área de atuação.

A proposta é realizar o concurso unificado para preencher 6.640 vagas no serviço público federal (veja a lista abaixo).

O governo também pretende usar a prova para criar uma “transição” para um modelo periódico e unificado, a exemplo da função atual do Enem para acesso a universidades federais.

O Concurso Nacional Unificado prevê o estabelecimento de uma estrutura de governança sob a coordenação do MGI, em parceria com órgãos como o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e a Advocacia-Geral da União (AGU). Além disso, o arranjo prevê a participação de comissões setoriais formadas por representantes de cada órgão ou entidade envolvidos. Contaremos também com a presença da Controladoria Geral da União (CGU) e do Tribunal de Contas da União (TCU) como observadores externos durante todo o processo.

O Ministério da Gestão informou que a adesão ao “Enem dos concursos” será realizada por meio de assinatura de termo entre o órgão ou a entidade interessada e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

“O termo de adesão estabelecerá o plano de trabalho a ser seguido pelas partes; e as obrigações comuns e específicas. A adesão poderá abranger todos os concursos autorizados para o órgão ou a entidade aderente”, acrescentou o Ministério da Gestão.

Ainda de acordo com a pasta, os custos de realização do concurso serão rateados entre os órgãos e as entidades da Administração pública federal direta, autárquica e fundacional aderentes. Os critérios para o rateio serão definidos posteriormente.

Seleção dos municípios

Para a seleção dos 180 municípios, foram consideradas a densidade populacional, o raio de influência microrregional de cidades médias e grandes e as facilidades de acesso entre elas. Assim, foram selecionadas cidades e arranjos populacionais com mais de 100 mil habitantes conforme dados do IBGE.

Para a Região Norte, foram consideradas cidades e arranjos populacionais com mais de 50.000 habitantes. Foram excluídas cidades e arranjos populacionais com mais de 200 mil habitantes, mas muito próximos de outros arranjos mais relevantes regionalmente.

Caso o município selecionado não tenha estrutura suficiente para a realização do concurso, as provas serão aplicadas em cidades próximas.

Cronograma do Concurso Nacional Unificado

A adesão dos órgãos ao Concurso Nacional Unificado é voluntária e, segundo o cronograma do Ministério da Gestão, deverá ser realizada até o dia 29 de setembro. O edital tem previsão de ser publicado até 20 de dezembro. A Fundação Cesgranrio vai ser a banca organizadora.

A prova tem data provável no dia 25 de fevereiro de 2024. Neste dia serão realizadas as provas objetivas com matriz comum a todos os candidatos; provas específicas e dissertativas por área de atuação governamental. Os resultados gerais da primeira fase devem ser divulgados até o final de abril de 2024 e o início dos cursos de formação, entre junho e julho do ano que vem.

Confira o cronograma:

Até 20 de setembro – ato normativo do Ministério da Gestão criando comitê organizador

Até 29 de setembro – adesão dos Ministérios ao Concurso Nacional Unificado

Até 20 de dezembro – publicação do edital do Concurso Nacional Unificado

Data indicativa inicial de 25 de fevereiro – realização da prova em dia único

Edital do Concurso Nacional Unificado

O edital do concurso está previsto para ser divulgado no dia 20 dezembro de 2023.

Ao todo, serão ofertadas 6.640 vagas no serviço público federal.

Instituições Vagas

FUNAI- 502

INCRA- 742

MAPA- 520

MGI e transversais- 1480

MS- 220

MTE- 900

ANTAQ- 30

MDIC- 110

PREVIC- 40

ANEEL- 40

ANS- 35

IBGE- 895

MJSP- 130

MCTI- 296

MINC- 50

AGU- 400

MEC- 70

MDHC- 40

MPI - 30

MPO- 60

INEP- 50

TOTAL- 6.640

Inscrição no Concurso Nacional Unificado

As inscrições no Concurso Nacional Unificado só devem acontecer no fim do mês de dezembro de 2023, quando o edital for publicado. No entanto, ainda não há data confirmada para essa etapa do certame.


Fonte: jornaldaparaiba.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS: