O programa Família Mais Saudável prevê ampliar a atuação das equipes de Atenção Primária à Saúde em Belém.
Previsto para o dia 24 deste mês, o lançamento do programa Família Mais Saudável, da Prefeitura de Belém, poderá ter a presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade; e do secretário nacional de Atenção Primária à Saúde, Nésio Fernandes.
O convite foi protocolado pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, que cumpre agenda pública em Brasília e esteve nesta terça-feira, 16, em visita ao Ministério da Saúde.
O prefeito de Belém estendeu o convite também para o lançamento da primeira etapa do programa Saúde Digital, ainda sem data definida. Ambos os programas integram o pacote de ações estratégicas de saúde da Prefeitura, com foco na realização da Conferência da ONU sobre Mudanças do Clima (COP-30) em Belém.
O programa Família Mais Saudável prevê ampliar a atuação das equipes de Atenção Primária à Saúde em Belém. “São mudanças significativas que vão triplicar o número de equipes do programa Saúde da Família, de modo que estamos reconstruindo o programa Família Saudável agora com o nome Família Mais Saudável”, explica o prefeito Edmilson Rodrigues.
Avanços e ampliação
Com o lançamento do programa Família Mais Saudável a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Belém (Sesma), vai reforçar a atenção primária em saúde na cidade com 348 equipes compostas por médicos do Programa Mais Médicos, Agentes Comunitários em Saúde (ACSs), enfermeiros e técnicos de enfermagem.
A ampliação e qualificação da Atenção Primária em Saúde em Belém é um marco importante para o avanço da saúde pública. Com a contratação de 213 médicos do Programa Mais Médicos e mais 1.120 Agentes Comunitários em Saúde (ACSs), Belém salta de 124 equipes da Estratégia Saúde da Família para 348, saindo de uma cobertura de 28%, que ficou estagnada por anos, para aproximadamente 85%, o que representa mais de 1 milhão de pessoas que serão assistidas pelas ESFs e terão garantido o direito de acesso ao Sistema Único de Saúde.
Saúde Digital
Já aprovado pelo Ministério da Saúde para execução em Belém, o programa Saúde Digital consiste em um aplicativo para teleaconselhamento e teleatendimento com banco de dados. Na primeira etapa do programa serão disponibilizados atendimentos voltados à atenção primária com consultas de pediatria, ginecologia e clínica geral. A projeção é atender 660 mil pessoas nos seis primeiros meses e, em um ano, cerca de 1 milhão e 100 mil pessoas.
Texto: Fabricio Lopes
OUTRAS MATÉRIAS DE INTERESSE DA NOSSA CATEGORIA ACESSE MEU BLOG NO LINK ABAIXO:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIOS: