Todos os agentes de combate às endemias da rede municipal de Vitória da Conquista-BA, participaram da capacitação “Promoção à saúde e prevenção de acidentes de trabalho”, realizada na manhã desta sexta-feira (2), no auditório Lúcia Maria Dórea(Cemae), e articulada pelo CEREST (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) e pela Diretoria de Vigilância em Saúde.
A atividade faz parte do cronograma anual do Cerest, cumprindo recomendação do Ministério Público do Trabalho, e tem o objetivo de atualizar os trabalhadores municipais, orientando sobre as medidas de proteção preconizadas, devido às especificidades do processo de trabalho para o controle do mosquito Aedes aegypti, além das condutas junto com a comunidade, a fim de evitar os riscos psicossociais e à saúde.
“Temos ampliado nossas atividades de vínculo e proximidade com os demais setores de saúde da rede para efetivar nosso papel primordial de promoção e prevenção à saúde dos trabalhadores do nosso município e da nossa área de abrangência. Nesse sentido, nosso trabalho vem acontecendo de forma dinâmica, circulando na rede, desenvolvendo atividades de educação em saúde e educação permanente, percebendo as necessidades locais a atuando em suas especificidades”, explicou a coordenadora do Cerest, Mariana Guimarães.
De acordo com o coordenador de endemias, Joseilton Lima, esse é um momento importante para reforçar as orientações e relembrar aos agentes a importância da prevenção no do dia-a-dia de trabalho. “O que se passa na capacitação é o que tem que acontecer na prática, que é o agente fazer o uso correto dos seus EPI’s, usar adequadamente a máscara, luvas, e a depender da situação, o óculos para aplicar o larvicida. E isso faz muita diferença na rotina, porque protege o servidor de eventuais adoecimentos e acidentes”, afirmou Joseilton.
Fonte: pmvc.ba.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIOS: