terça-feira, 29 de outubro de 2024

TREMEDAL dá salto histórico na luta contra a Chagas com NOVO TESTE RÁPIDO


O projeto Oxente Chagas Bahia foi lançado no dia 22/10. A iniciativa promete transformar o diagnóstico e tratamento da doença no município. A doença de Chagas é causada pelo parasito Trypanosoma cruzi, sendo um grave problema de saúde pública no Brasil, especialmente em regiões mais pobres.

O coração do projeto é o teste rápido TR Chagas Bio-Manguinhos, desenvolvido no Brasil. Em apenas 15 minutos, ele detecta a presença de anticorpos contra o parasita, permitindo um diagnóstico rápido e preciso. Diferente dos métodos tradicionais, que podem levar semanas, o teste rápido possibilita iniciar o tratamento de forma mais eficaz, aumentando as chances de cura e melhorando a qualidade de vida dos pacientes.

Todavia, os pacientes que apresentarem resultado positivo devem coletar sangue para realizar sorologia para doença de Chagas, por dois métodos diferentes, disponibilizados no Sistema Único de Saúde (SUS), que garante o acesso ao diagnóstico. Assim, com a utilização do TR Chagas, estaremos ampliando o acesso dos resultados para um maior número de pessoas, além da redução de custos e insumos para a realização de exames laboratoriais.

Os municípios escolhidos para serem pilotos na execução do projeto serão Tremedal e Novo Horizonte, porque foram os últimos locais na Bahia que apresentaram focos residuais do Triatoma infestans (vetor transmissor da doença de Chagas), após receber a certificação Internacional de Eliminação da Transmissão da Doença de Chagas pela OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde), em 2006. Embora ainda não tenhamos números, já que a notificação dos casos crônicos foi iniciada em 2023, o município de Tremedal é considerado de alto risco para a transmissão da doença, de acordo com o último inquérito realizado pelo Ministério da Saúde.

Para Cristiane Medeiros, Sanitarista do GT Chagas da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP) da Secretaria da Saúde do Estado e membro do projeto, o Oxente Chagas é de grande importância para nossa sociedade. “Através do teste rápido poderemos encontrar pessoas acometidas pela doença em todo o estado, de forma ampliada e resolutiva. Deste modo, essa estratégia possibilitará uma oferta de cuidado, além de melhoria da qualidade de vida dessas pessoas”, afirma Medeiros.

“Esperamos que esse projeto identifique muitos indivíduos que tem a doença de Chagas, mas não conhecem sua condição clínica, para que possamos confirmar o diagnóstico e acompanhar ao longo de três anos. Esse projeto irá beneficiar cerca de 30 mil pessoas ao longo de sua execução”, destaca Fred Santos, coordenador do projeto.

O Oxente Chagas é uma iniciativa desenvolvida pelo Instituto Gonçalo Moniz/Fiocruz Bahia e conta com o apoio do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos – Bio-Manguinhos (Fiocruz RJ), da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB), através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP), do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) e da Diretoria de Assistência Farmacêutica (DASF), das prefeituras dos Municípios de Tremedal e Novo Horizonte, que trabalham em conjunto para garantir o sucesso do projeto.

O sucesso do projeto Oxente Chagas em Tremedal abre portas para a expansão dessa iniciativa para outras regiões do país. A expectativa é que, em breve, o teste rápido esteja disponível em todo o SUS, garantindo o acesso ao diagnóstico e tratamento para todos os brasileiros.

Fonte: Divep


Outras matérias de interesse da nossa categoria acesse meu Blog no link abaixo: 

magraoaceubaira.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS: