sábado, 30 de novembro de 2024

Decreto nomeia 800 Agentes de Saúde nesta sexta-feira(29/11). Veja!


O decreto foi assinado pelo governador Ibaneis Rocha e permite a contratação de 400 Agentes de Vigilância Ambiental em Saúde (AVAS) e 400 Agentes Comunitários de Saúde (ACS)

O  governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, assinou o decreto que nomeia 800 agentes de saúde com o objetivo de fortalecer a rede pública. Ao todo, 400 Agentes de Vigilância Ambiental em Saúde(AVAS) e 400 Agentes Comunitários de Saúde(ACS) foram contemplados nesta sexta-feira(29/11), durante cerimônia no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

A sanção do Projeto de Lei nº 1405/2024, foi aprovada na Câmara Legislativa no último dia 29 de outubro. A medida veio após mudanças na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), o que possibilitou a realocação de recursos para as contratações. A iniciativa substitui os profissionais temporários, garantindo a continuidade dos serviços de prevenção.

Para o governador Ibaneis Rocha, a nomeação foi realizada com muita alegria e a expectativa é que os agentes contribuam significativamente para saúde do DF. “Essa missão, que é uma missão de pátria, uma missão de cuidar de pessoas. A saúde ainda tem deficiências na nossa cidade, que precisam ser vencidas e vão ser vencidas ao longo do tempo”, afirmou.

O chefe do executivo destacou o sentimento de satisfação por cumprir a decisão. “Estamos felizes por estar fazendo o bem para as famílias. Saio daqui engrandecido também por esse ato. Mas nós vamos trabalhar todos juntos, hoje é dia de festa, eu tenho certeza que vocês vão passar um final de semana com muita alegria. Eu vi a batalha de todos vocês ao longo do ano para que essa nomeação acontecesse. Estou junto com vocês e contem comigo”, enfatizou.

A secretária de saúde, Lucilene Maria Florêncio de Queiroz, disse que a nomeação dos 800 agentes de saúde era um momento muito aguardado pela pasta também. “Estamos felizes de viver esse dia tão aguardado e tenho uma palavra para dizer, sejam bem-vindos a essa casa, onde nós temos um milhão e meio de domicílios que aguardam pelo olhar de vocês, pelo cuidado e pela vigilância”, declarou.

Durante a cerimônia, Yuri Marques, presidente do Sindicato dos Agentes de Vigilância e Agentes Comunitários (Sindvacs), ressaltou a relevância da contratação para os profissionais. “A palavra que fica em meu coração é gratidão. Eles estão sendo abençoados por ter um emprego público, por poder ajudar a família, para melhorar a sua condição. Parabéns pra todos vocês. Sejam bem-vindos e vamos cuidar da nossa população, vamos dar o sangue e vamos pra casa das pessoas para poder levar saúde", afirmou.

A nomeação dos 800 agentes era aguardada ansiosamente pelos profissionais e pela população do Distrito Federal, especialmente, em um momento de alta na transmissão da dengue. Com o reforço e fortalecimento da rede pública de saúde, o governo espera conter o avanço da doença e garantir maior segurança para as famílias do Distrito Federal.


Fonte: correiobraziliense.com.br

sexta-feira, 29 de novembro de 2024

ATENÇÃO! PL que reduz a Jornada de trabalho dos ACS/ACE sofreu movimentação. Confira!


Olá colegas ACS e ACE de todo Brasil!

Obtive hoje(29/11) através do meu e-mail, a informação de que as proposições abaixo sofreram movimentações. Veja! 

 PL-05312/2016 - Altera o art. 9º-A da Lei nº 11.530, de 5 de outubro de 2006, para dispor sobre a redução da jornada de trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde(ACS) e dos Agentes de Combate às Endemias(ACE).

28/11/2024 - Encerrado o prazo de 5 sessões para apresentação de emendas ao substitutivo (de 14/11/2024 a 28/11/2024). Não foram apresentadas emendas ao substitutivo.

PL - 05312/2016 inteiro teor - CLIQUE AQUI 

Outras matérias de interesse da nossa categoria acesse a página inicial do meu Blog no link abaixo:

magraoaceubaira.blogspot.com

FNARAS: Relator do PL do Incentivo Financeiro(IFA) dos ACS /ACE Fala sobre os Bastidores para votação na CCJ. Veja!


Olá colegas ACS e ACE de todo Brasil!

Assista no vídeo abaixo, algumas informações  trazidas pelo Deputado Fernando Rodolfo que é o relator do PL 460/19 do Incentivo Financeiro(IFA) dos Agentes de Saúde(ACS/ACE), onde o mesmo relata como foi os bastidores e as articulações desta semana, e quais os próximos  passos para votação do PL na CCJ. Confira!

Vídeo reprodução: FNARAS

Outras matérias de interesse da nossa categoria acesse a página inicial do meu Blog no link abaixo:

magraoaceubaira.blogspot.com


quinta-feira, 28 de novembro de 2024

TCE notifica prefeituras para impedir demissão de Agentes de saúde(ACS/ACE). Veja!


A medida visa garantir os direitos dos profissionais que já atuam há mais de uma década na área

O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, notificará as 142 prefeituras do estado para que não se altere o quadro de Agentes Comunitários de Saúde(ACS) e Agentes de Combate às Endemias(ACE).

A medida foi anunciada nesta terça-feira (26), em reunião com representantes das categorias que atuam em Várzea Grande, e visa garantir os direitos dos profissionais que há mais de uma década desempenham esse trabalho.

Várzea Grande conta com cerca de 400 profissionais e, destes, 89 correm o risco de perder o emprego devido ao não enquadramento na Emenda Federal de 2006, que trata da efetivação destes trabalhadores que atuavam com contrato temporário até a promulgação da Emenda. Com o encerramento da gestão municipal em dezembro deste ano, a categoria temia ser demitida.

“Fica aqui meu recado não apenas para Várzea Grande, mas para todos os municípios de Mato Grosso, o Tribunal de Contas vai notificar a todos os prefeitos eleitos e os reeleitos, destacando que esses profissionais são insubstituíveis. Nós estamos tratando de transição e estou sugerindo aos prefeitos que não utilizem essas pessoas como massa de manobra, não as demitam para contratar outras sem nenhuma experiência. Ainda essa semana vamos falar com os gestores sobre isso e reforçar com eles sobre o ponto de controle que vai avaliar como os ACS e ACE estão sendo tratados pela gestão a partir das contas de 2025”, declarou o presidente.

Na ocasião, Sérgio Ricardo também salientou que o cumprimento do Marco Regulatório estabelecido pelo TCE-MT será inserido como ponto de controle nas contas anuais de governo do exercício de 2025, podendo ensejar a emissão de parecer contrário à aprovação dos balanços. A norma determina que todos os municípios adotem o mesmo entendimento sobre a regulamentação dos mais de 8 mil agentes comunitários do estado. A unificação engloba vínculo, remuneração e pagamento de insalubridade, extinguindo falhas nas interpretações da Emenda Constitucional 120/2022 e da Lei 11.350/2006, que regulamenta as carreiras e aplicação dos recursos repassados.

"O Tribunal de Contas está trabalhando muito firme nessa questão da garantia dos direitos desses profissionais. Eles têm direito a salário garantido por teto, têm direito à insalubridade e nenhum desses profissionais pode ficar sem receber seus direitos e tudo aquilo que está previsto em lei. Também queremos evitar as demissões daqueles profissionais que atuam há mais de 10 anos junto à população, que costumam ocorrer quando termina uma gestão para começar outra. Vamos garantir que isso não aconteça”, frisou o conselheiro-presidente.

A agente de combate às endemias de Várzea Grande, Rosimeire Fernandes Souza, agradeceu o engajamento do TCE-MT na luta pelos direitos das categorias. “Sempre fomos muito bem recebidos aqui no TCE, por todos os conselheiros. Eu tenho 18 anos de serviços prestados e, desde 2006, a gente vem a essa casa e somos muito bem recebidos. Mais uma vez saímos daqui felizes com o desfecho da nossa conversa com o presidente Sérgio Ricardo. Agora teremos um final de ano mais tranquilo e seguro".

O coordenador técnico da frente parlamentar dos ACS/ACE na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Carlos Eduardo Santos, também participou da reunião e ressaltou a importância da atuação do Tribunal na garantia dos direitos destes profissionais.

“Foi justamente dessa reunião, através de uma ideia do conselheiro Sérgio Ricardo, que surgiu a ideia que agora levaremos para a Assembleia. A intenção é garantir os direitos de todos os agentes de saúde e endemias por meio de lei. Nossa preocupação maior é com aqueles que entraram no setor após a Emenda Constitucional de 2006 e que precisam ter sua efetivação reconhecida. Então, criar essa ideia junto ao Parlamento estadual pode ser a saída para resolver essa situação de uma vez por todas”, concluiu.


Fonte: mtplay.com.br


Outras matérias de interesse da nossa categoria acesse a página inicial do meu Blog no link abaixo:

 magraoaceubaira.blogspot.com

quarta-feira, 27 de novembro de 2024

FNARAS: Aprovado relatório do PL que torna obrigatório o pagamento do piso salarial dos ACS/ACE com punição em caso de Descumprimento


Olá colegas ACS/ACE de todo Brasil!

Mais uma vitória para nossa categoria. Hoje (27/11), foi aprovado na Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados, o relatório do PL 2113/2022  de autoria do Deputado José Neto PT/BA, que torna OBRIGATÓRIO o pagamento do piso salarial dos Agentes de Saúde(ACS/ACE de todo Brasil, e prevê punição para quem descumprir o que determina a Lei.

FNARAS 

"Essa conquista, é fruto da mobilização e do trabalho incansável do FNARAS, que segue firme na luta pela aprovação do IFA e em defesa da PEC 14/21, para garantir nossa Aposentadoria Especial e a criação de um sistema de proteção social digno para todos os Agentes de Saúde do Brasil"

Assista os vídeos abaixo, e Veja alguns momentos importantes dessa conquista:

Vídeo 1:


Vídeo 2:


Vídeo/reprodução: FNARAS 

A luta é o que nos une!

Outras matérias de interesse da nossa categoria acesse meu Blog no link abaixo:

magraoaceubaira.blogspot.com

Haddad vai anunciar isenção de Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil em pronunciamento na TV


Medida foi incluída em pacote fiscal, inicialmente voltado para corte de gastos

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, vai anunciar a isenção de Imposto de Renda (IR) para quem ganha até R$ 5 mil no pronunciamento que fará nesta quarta-feira para explicar o pacote de corte de gastos. Com a notícia, o dólar alcançou os R$ 5,90 na cotação máxima do dia, por volta de 13h50.

Haddad vai anunciar isenção de Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil

A medida é uma promessa de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

 Vista dentro do governo como uma iniciativa de grande alcance popular, a elevação da faixa de isenção do Imposto de Renda pode ser uma forma de atenuar o desgaste que pode ser causado pela trava que será imposta ao reajuste do salário mínimo que entrará no pacote de corte de gastos.

A iniciativa, porém, não está prevista na proposta de Orçamento de 2025, enviada pela Fazenda ao Congresso em agosto. Em setembro, Haddad disse que havia apresentado a Lula estudos sobre os impactos da implantação da medida.

Técnicos da Fazenda resistiam a esse anúncio porque temem que o corte de gastos pode ter seu impacto neutralizado caso seja feito junto com medida que reduza receitas. Haddad vinha dizendo que o pacote seria focado no lado das despesas.

O desenho que vinha sendo feito teria um impacto de cerca de R$ 35 bilhões na receita de impostos. Esse desenho prevê limitar o benefício a quem efetivamente ganha até esse valor por mês, mas haveria uma “rampa” para evitar que trabalhadores que recebem um pouco mais não sejam prejudicados.

Qual é a faixa de isenção do Imposto de Renda?

Foi pensando em evitar um impacto ainda maior na arrecadação que se estuda uma forma de limitar a medida, como mostrou O GLOBO. O recolhimento do Imposto de Renda atualmente é feito por faixas. Hoje, até R$ 2.259,20 do salário de todos não é tributado. Desse valor até R$ 2.826,65, cobra-se 7,5%.

A escadinha segue até que ganhos acima de R$ 4.664,68, que recolhem alíquota de 27,5%. Além disso, há deduções que fazem a alíquota efetivamente cobrada variar.

Essa fórmula de cobrança de imposto impede que simplesmente se aumente a faixa de isenção, pois seria preciso reajustar todas as faixas.

Desconto simplificado automático do Imposto de Renda

Para isentar quem ganha até dois salários mínimos, o governo criou um modelo com desconto simplificado automático para fazer quem recebe até dois salários mínimos (este ano, R$ 2.824), não pague imposto, mas não isente essa parcela do salário de quem ganha mais do que isso.

Esses números, a faixa de isenção e o desconto precisam ser atualizados todos os anos, quando o salário mínimo é reajustado.

Haddad diz que pacote de gastos será anunciado nesta semana — Foto: Cristiano Mariz/Agência O Globo

Quando será o pronunciamento de Haddad?

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, fará o pronunciamento em cadeia de rádio e televisão às 20h30 desta quarta-feira. Segundo ofício de convocação de rede nacional da Secretaria de Comunicação Social (Secom), o pronunciamento terá 7 minutos e 18 segundos de duração.


Fonte: oglobo.globo.com


Outras matérias de interesse da nossa categoria acesse meu Blog no link abaixo:

magraoaceubaira.blogspot.com

ATENÇÃO! PL DO INCENTIVO FINANCEIRO PARA ACS/ACE SOFREU MOVIMENTAÇÃO(27/11/24). CONFIRA!


Olá colegas e ACE de todo Brasil!

Informamos que as proposições abaixo sofreram movimentações. Veja!

O PL-00460/2019 que Altera a Lei No 11.350, de 05 de outubro de 2006, que "Regulamenta o § 5o do art. 198 da Constituição, dispõe sobre o aproveitamento de pessoal amparado pelo parágrafo único do art. 2o da Emenda Constitucional no 51, de 14 de fevereiro de 2006, e dá outras providências", a fim de dispor sobre o incentivo financeiro a agentes comunitários de saúde e agente de combate à endemias, sofreu a seguinte movimentação:

25/11/2024 - Parecer do Relator, Dep. Fernando Rodolfo (PL-PE), pela constitucionalidade, juridicidade e técnica legislativa deste, do Projeto de Lei nº 4.440/2020, apensado, e do Projeto de Lei n° 983/2024, apensado, na forma do Substitutivo da Comissão de Administração e Serviço Público. 

Veja foto abaixo com a movimentação do PL 460/19:

Parecer do Relator - CLIQUE AQUI 

PL 460/19 Inteiro Teor - CLIQUE AQUI 


Outras matérias de interesse da nossa categoria acesse meu Blog no link abaixo:

magraoaceubaira.blogspot.com

terça-feira, 26 de novembro de 2024

CONACS: ÚLTIMAS NOTÍCIAS SOBRE O PL DO INCENTIVO FINANCEIRO ADICIONAL(IFA) DOS ACS/ACE. ASSISTA O VÍDEO!


Olá colegas ACS e ACE de todo Brasil!

Assista o vídeo abaixo, e veja as últimas informações sobre o PL 460/19 que trata do IFA(Incentivo Financeiro Adicional). 

O texto do PL, está sendo melhorado pela CONACS Segundo informações da própria entidade. 

Todo esse trabalho é para que, o PL 460/19 não deixe nenhuma brecha jurídica, evitando assim com que os prefeitos não tenham desculpas para repassar o IFA para os ACE/ACS. 

Veja abaixo, a fala de Ilda Angélica presidente da CONACS. Confira!

Vídeo reprodução: CONACS

Outras matérias de interesse da nossa categoria acesse meu Blog no link abaixo:

Fonte: CONACS 

segunda-feira, 25 de novembro de 2024

Questionado Valtenir pereira responde Agente de Saúde sobre SUBFINANCIAMENTO dos ACE durante evento da CONACS


Olá colegas ACS e ACE de todo Brasil! 

No vídeo abaixo, veja a indagação feita por Luis Peruzzy Agente de Saúde e Presidente da Associação dos Técnicos em Agente de Combate às Endemias de Camaçari-Ba, ao Autor da EC 120/22 Deputado Valtenir pereira, durante a Mobilização da CONACS que aconteceu em Brasília, no Auditório Nereu Ramos/ Câmara dos Deputados. Confira!

Vídeo/reprodução 

A verdade é que estamos chegando ao final de mais um ano, e não se resolve a questão do SUBFINANCIAMENTO dos Agentes de Combate às Endemias do Brasil. 

Agora no mês de dezembro/24 como é de costume, o Governo Federal repassará a todos os municípios do Brasil via FNS( Fundo Nacional de Saúde), o IFA(Incentivo Financeiro Adicional) para os ACS/ACE e o que deveria ser motivo de Alegria para todos os Agentes de Saúde(ACS/ACE), para os ACE se torna um pesadelo, visto que em alguns municípios, os Gestores não repassam o IFA da forma correta.

Muitos Gestores não pagam o IFA, outros fazem um rateio do valor que é repassado pelo Governo Federal entre os ACE do município, o que não está correto! pois fazendo esse procedimento de rateio, cada agente, recebe menos que o valor do piso salarial nacional da categoria que atualmente é de 02 salários mínimos segundo o que determina a EC 120/22

Isso acontece, porque mensalmente o valor repassado pelo governo para pagamento do piso salarial nacional dos ACE, é MENOR que o número de Agentes existente nos municípios de todo país. 

Tudo isso, é culpa da portaria 1./025 que foi publicada em 2015 pelo Ministério da Saúde, e que Definiu o quantitativo máximo de Agentes de Combate às Endemias (ACE) passível de contratação com o auxílio da Assistência Financeira Complementar(AFC) da União, de acordo com os parâmetros e diretrizes estabelecidos no art. 2º do Decreto nº 8.474, de 22 de junho de 2015. Essa portaria CRIMINOSA já deveria ter sido revogada pelo Governo, não sei porque isso ainda não aconteceu, fica aqui o meu questionamento enquanto ACE que sou.

Nós Agentes de Combate às Endemias (ACE), esperamos que as entidades de representação nacional da nossa categoria como a: CONACS, FNARAS, FENASCE entre outras, cobrem com mais urgência do Ministério da Saúde, a solução dessa demanda dos ACE. 

É inadmissível e chega a ser humilhante, a situação que os ACE enfrentam atualmente junto aos gestores municipais, para receber o valor do piso mensalmente e o IFA no final do ano. 

CHEGA DE TANTA HUMILHAÇÃO! OS ACE's DE TODO BRASIL QUEREM UMA SOLUÇÃO.


Outras matérias de interesse da nossa categoria acesse a página inicial do meu Blog no link abaixo:


domingo, 24 de novembro de 2024

Prefeitura e UNICEF capacitam Agentes de Saúde(ACS/ACE) para garantir atendimento inclusivo e humanizado


Aulas abordarão temas essenciais para a realidade local, como saúde indígena, atendimento a grupos específicos no SUS e práticas de proteção à infância

Mais de 300 agentes Comunitários de Saúde(ACS) e de Combate às Endemias(ACE) do município de Boa Vista iniciaram, na segunda-feira, 18/11, a 2ª edição do Ciclo de Formações, parceria entre a prefeitura de Boa Vista e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).  A iniciativa busca preparar os novos profissionais para oferecer um atendimento inclusivo às populações mais vulneráveis, como refugiados, migrantes e indígenas.

As formações seguem até março de 2025 e vão abordar temas essenciais para a realidade local, como saúde indígena, atendimento a grupos específicos no Sistema Único de Saúde(SUS) e práticas de proteção à infância. Os Agentes também terão acesso a conhecimentos sobre água, saneamento e higiene, fundamentais para a melhoria da qualidade de vida da população.

Um dos pontos de destaque da formação é a metodologia ativa empregada, que promove a troca de experiências e o aprendizado conjunto entre os participantes, além de fortalecer a rede municipal de forma mais inclusiva, respeitando as diferenças culturais e atendendo a necessidades de todas as pessoas.

“Os ciclos fortalecem o trabalho dos profissionais, capacitando a todos para atenderem com qualidade uma importante parcela do município, especialmente crianças refugiadas, migrantes e indígenas, que necessitam de um cuidado mais direcionado e humanizado”, disse a chefe em exercício do UNICEF em Roraima, Nayana Goes.

As formações seguem até março de 2025 e espera-se um impacto direto na qualidade dos serviços prestados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Foto: (PMBV/Jonathas Oliveira)

Com a capacitação, é esperado um impacto direto na qualidade dos serviços prestados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no fortalecimento das ações de combate às endemias, conforme pontuou o secretário municipal de Saúde de Boa Vista, Renato Maciel:“As formações refletem o compromisso contínuo da prefeitura de Boa Vista em investir na qualificação de seus profissionais, garantindo que a rede de saúde de Boa Vista continue a atender com qualidade e de forma igual toda a população, especialmente as mais vulneráveis”.

Dayane Machado, ACS: "“É interessante para a gente aperfeiçoar o trabalho dentro da nossa área de abrangência" Foto: (PMBV/Jonathas Oliveira).

Atenção e cuidado ainda mais humanizados

Entre os participantes, todos recém-chegados à rede municipal de saúde, está Dayane Machado, ACS na UBS Maria das Dores Pereira, bairro Equatorial. Ao fim do primeiro dia, ela refletiu sobre a importância do ciclo frente às barreiras encontradas, como o idioma. “É interessante para a gente aperfeiçoar o trabalho dentro da nossa área de abrangência. A comunicação com outras línguas é uma das dificuldades encontradas, mas a gente se entende. Vamos usando palavras-chave para as orientações. Eu acredito que o trabalho é um aprendizado constante”, falou.

“Estou aqui na formação para aprender mais e poder repassar esse conhecimento para as pessoas que eu atendo", disse o ACS Warlly Martins. Foto: (PMBV/Jonathas Oliveira).

O primeiro dia da formação mostrou para Warlly Carlos Martins, ACS na UBS Silvio Leite, que os agentes lidam com problemas semelhantes em suas áreas. Para ele, a formação vai facilitar as abordagens de atendimento junto à população mais vulnerável que vive no município. 

“Estou aqui na formação para aprender mais e poder repassar esse conhecimento para as pessoas que eu atendo. Por exemplo, eu um casal de idosos imigrantes. Um vizinho nos apoia na comunicação com eles para que o tratamento e o atendimento sejam efetivos.”, comentou.


Contatos para a imprensa: Laís Pereira Muniz

Assistente de Comunicação: UNICEF Brasil

Telefone: (95) 99157 0341

E-mail: lapereira@unicef.org


Fonte: UNICEF

quarta-feira, 20 de novembro de 2024

ACESSANDO ATIVIDADE 3 DO MAIS SAÚDE COM AGENTE. Assista o vídeo Tutorial


Olá colegas ACS e ACE estudantes do curso técnico do Mais Saúde com Agente!

Assista no vídeo abaixo, produzido pelo Canal Saúde com Agente Ponto a Ponto, como acessar a Atividade 03 do programa Mais Saúde com Agente, postado no AVA terça feira (19/11) sobre Políticas de Saúde, Política Nacional de Atenção Básica, Política Nacional de Vigilância em Saúde no Brasil e Redes de Atenção. Confira!

Vídeo reprodução: Saúde com Agente Ponto a Ponto 

Outras matérias de interesse da nossa categoria acesse meu Blog no link abaixo:


Mais Saúde com Agente: Prorrogado o prazo do processo seletivo para Preceptor

 Atenção!

Foi prorrogado o prazo para inscrição no processo seletivo para PRECEPTORIA do programa Mais Saúde com Agente. O novo prazo vai até 09 de Dezembro/24.

CLIQUE AQUI para fazer a sua inscrição.


Outras matérias de interesse da nossa categoria acesse meu Blog no link abaixo:

magraoaceubaira.blogspot.com

terça-feira, 19 de novembro de 2024

ATENÇÃO! PL do Incentivo Financeiro para ACS e ACE sofreu movimentação.Veja!


Olá colegas ACS/ACE de todo Brasil!

O PL-00460/2019  que Altera a Lei No 11.350, de 05 de outubro de 2006, que "Regulamenta o § 5o do art. 198 da Constituição, dispõe sobre o aproveitamento de pessoal amparado pelo parágrafo único do art. 2o da Emenda Constitucional no 51, de 14 de fevereiro de 2006, e dá outras providências", a fim de dispor sobre o incentivo financeiro a Agentes Comunitários de Saúde e Agente de Combate às Endemias, sofreu a seguinte movimentação:

18/11/2024 - Encerrado o prazo de 5 sessões para apresentação de emendas ao projeto (de 01/11/2024 a 18/11/2024). Não foram apresentadas emendas.

Veja abaixo a última movimentação do PL 460/19. Mais detalhes CLIQUE AQUI 


Outras matérias de interesse da nossa categoria acesse meu Blog no link abaixo:


quinta-feira, 14 de novembro de 2024

PQA-VS: PUBLICADA PORTARIA COM RESULTADO DA FASE DE AVALIAÇÃO 2023 E VALORES PARA ESTADOS, MUNICÍPIOS E DF.(14/11/24)



Portaria GM/MS Nº 5.490, DE 12 DE NOVEMBRO DE 2024

Diário Oficial da União

Publicado em: 14/11/2024 | Edição: 221 | Seção: 1 | Página: 119

Órgão: Ministério da Saúde/Gabinete da Ministra

Portaria GM/MS Nº 5.490, DE 12 DE NOVEMBRO DE 2024

Divulga o resultado da Fase de Avaliação do Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS) de 2023 e os valores a serem transferidos aos Estados, Distrito Federal e Municípios que aderiram ao Programa.

A MINISTRA DE ESTADO DA SAÚDE, no uso das atribuições que lhe conferem o inciso II do parágrafo único, do art. 87 da Constituição, resolve:

Art. 1º Fica divulgado o resultado da Fase de Avaliação do Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS) de 2023 e os valores a serem transferidos aos Estados, Distrito Federal e Municípios que aderiram ao Programa.

Art. 2º Fica autorizado o repasse dos valores de recursos federais aos Fundos dos Estados, Distrito Federal e Municípios, no Bloco de Manutenção das Ações e Serviços Públicos de Saúde, a serem alocados no Grupo de Vigilância em Saúde, em parcela única, relativo ao incentivo financeiro do Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS), no ano de 2024, totalizando o montante de R$ 191.953.361,67 (cento e noventa e um milhões, novecentos e cinquenta e três mil, trezentos e sessenta e um reais e sessenta e sete centavos.), de acordo com os Anexos I, II e III.

Art. 3º O Distrito Federal foi avaliado conforme o critério estabelecido no inciso V do artigo 478 da Portaria de Consolidação GM/MS nº 6, de 28 de setembro de 2017, e seu resultado está apresentado no Anexo II.

Art. 4º O Fundo Nacional de Saúde adotará as medidas necessárias para as transferências de recursos estabelecidas nesta Portaria aos respectivos Fundos de Saúde, em conformidade com os processos de pagamentos instruídos.

Art. 5º Os créditos orçamentários de que tratam a presente Portaria correrão por conta do orçamento do Ministério da Saúde, devendo onerar o Programa de Trabalho - 10.305.5123.20AL Apoio aos Estados, Distrito Federal e Municípios para a Vigilância em Saúde - Plano Orçamentário 0000.

Parágrafo único. Os recursos relativos ao estabelecimento consignado ao programa de trabalho de que trata o caput tem como finalidade o custeio de quaisquer ações e serviços de vigilância em saúde.

Art. 6º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.


NÍSIA TRINDADE LIMA


ANEXO I

CLIQUE AQUI PARA VER O ANEXO I COM A LISTA DE MUNICÍPIOS E OS VALORES QUE SERÃO TRANSFERIDOS AOS ESTADOS, DF E MUNICÍPIOS QUE ADERIRAM AO PROGRAMA.

quarta-feira, 13 de novembro de 2024

Fim da Escala 6x1: o que muda caso a PEC seja aprovada? Entenda!


Proposta ainda precisa de mais assinaturas para começar a tramitar; entenda quais mudanças devem impactar os trabalhadores

A proposta de emenda à Constituição(PEC) que busca o fim da escala de trabalho 6X1 se tornou um dos assuntos mais comentados nos últimos dias, principalmente nas redes sociais. A PEC é encabeçada pela Deputada Federal Erika Hilton (PSOL), mas o texto ainda precisa de mais assinaturas para começar a tramitar no Congresso.

A Constituição Federal, em seu artigo 7º, prevê que a duração do trabalho não pode ser superior a 8 horas diárias e 44 horas semanais. A CLT também prevê tal jornada em seu artigo 58, de 8 horas diárias.

"Com base nisso, as empresas vêm adotando a escala de 6 dias trabalhados e 1 de folga, podendo variar as jornadas como, por exemplo: de segunda a sexta os funcionários trabalham 8 horas diárias e, aos sábados, trabalham mais 4 horas. Ou ainda, de segunda a sábado em jornada de 7h20min diários. Em ambos os casos, é respeitado o limite previsto na Constituição Federal de 44 horas semanais", diz o advogado Ruy Barbosa Junior, chefe da área de Direito do Trabalho do escritório Vernalha Pereira.

Os funcionários que extrapolarem esses limites de tempo de trabalho previstos pela lei devem ser compensados com o pagamento de horas extras.

Esse modelo é muito comum em áreas que exigem que os funcionários trabalhem aos finais de semana, como o comércio em geral, supermercados, farmácias, restaurantes, entre outras atividades que demandem a necessidade de atendimento ao público aos sábados e domingos.

"Modelo atual de trabalho no Brasil enriquece o empregador e sucateia o trabalhador" Erika Hilton(foto)

A ideia da PEC é diminuir o tempo que se passa trabalhando semanalmente. "A proposta tem como objetivo inicial reduzir o limite de horas semanais de 44 para 36, sem alterar a jornada de 8 horas diárias", explica Barbosa Junior.

"Caso a proposta seja aprovada, as empresas deverão se adaptar e adotar uma escala diferente. Por exemplo, propor aos empregados a jornada de 7h20 apenas de segunda a sexta-feira, ou dias com 6 horas de trabalho. Ou ainda permitir uma escala com apenas 4 dias de trabalho semanais, o que não é possível na escala 6×1", completa.

Para os trabalhadores, os benefícios envolvem mais flexibilidade e um maior equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, gerando um bem-estar mental e físico.

Em contrapartida, empresários podem ter novos desafios. No entanto, também serão beneficiados, conforme o advogado. "Para as empresas, a aprovação da PEC gera o desafio de repensar as escalas e horários propostos, bem como a necessidade de aumentar o quadro de empregados. Contudo, com escalas menores e mais flexíveis, as empresas podem notar uma maior produtividade, redução da rotatividade e consequente incremento de receitas."

"É uma tendência no mundo inteiro', diz Alckmin sobre fim da escala 6x1"

Congresso dividido

A proposta, desenvolvida pelo movimento Vida Além do Trabalho (VAT) e apresentada à deputada Hilton em maio deste ano, também contou com a solicitação de uma audiência pública na Câmara para dar início ao debate sobre a construção da PEC. A audiência foi aprovada no dia 28 do mesmo mês, mas a discussão formal ainda não aconteceu.

Para seguir no processo legislativo e chegar ao Congresso, a PEC necessita do apoio de pelo menos um terço dos deputados (171 assinaturas) ou um terço dos senadores (27 assinaturas). Até às 17h30 desta terça-feira, 12, Erika obteve o apoio de 134 deputados na Câmara.

O apoio popular vem se mostrando expressivo. Uma petição online já conta com 1,3 milhão de assinaturas em apoio à proposta, e nas redes sociais o tema figura entre os mais discutidos no X (antigo Twitter), onde internautas têm promovido a campanha e incentivado os parlamentares a aderirem à causa.

Mas, o candidato à presidência da Câmara dos Deputados, o deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB), relatou preocupação com a proposta. "Me preocupa muito, por exemplo, essa PEC agora recentemente apresentada, essa 6 por 1, onde se criou um verdadeiro movimento nas redes sociais a favor da PEC, que é um tema que nós temos e nós vamos discutir, mas não ouvindo apenas um lado. Nós temos de ouvir, também, quem emprega", declarou ele. 

Para Nikolas Ferreira (PL-MG), a medida é "populista" e o texto foi "terrivelmente elaborado". "Muito cuidado com essas medidas populistas, porque, daqui a pouco, você está fazendo escala 0x0, trabalhando 0 dias e ganhando também 0 reais", disse em vídeo publicado nas redes sociais.

O deputado Gilson Marques, do Novo, afirmou em redes sociais que a PEC restringe o livre comércio, diminui a produtividade e prejudica os pequenos negócios.

Vale lembrar que tentativas semelhantes de reduzir a carga horária de trabalho já foram engavetadas pelo Congresso em outras ocasiões. As propostas eram menos incisivas que a de Hilton, entre elas a PEC do deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG) parada na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara desde 2019. O texto propõe uma transição de dez anos para a redução da jornada para 36 horas.

Foto reprodução: Vereador eleito no Rio com proposta contra escala 6x1 celebra repercussão: "Sonhei com esse dia". disse.

Como funciona em outros países? 

O Brasil é um dos países do G20 em que mais se trabalha semanalmente, de acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho(OIT). A jornada de trabalho média no País é de 39 horas semanais, a 11º maior carga entre as maiores economias do mundo.

O país do G20 com a menor jornada é o Canadá, com média de 32,1 horas semanais trabalhadas. Na sequência, aparecem Austrália (32,3 horas) e Alemanha(34,2 horas). Os países do grupo econômico global com maior jornada são Índia (46,7 horas) e China (46,1 horas). A Arábia Saudita, que também faz parte do grupo, não informa a jornada média dos trabalhadores.

Por: Marcela Ferreira

Foto dessa matéria: Imagem ilustrativa/Freepik


Fonte: terra.com.br

terça-feira, 12 de novembro de 2024

ACS/ACE estudantes do Curso Técnico Aprenda Entrar em contato com seu TUTOR e resolver suas Pendências. Assista o Vídeo!


Olá colegas ACS/ACE estudantes do Curso Técnico do Mais Saúde com Agente!

Veja No vídeo abaixo, produzido pelo Canal Saúde com Agente Ponto a Ponto, o passo a passo para conseguir se comunicar com o seu tutor do Curso Técnico do programa Mais Saúde Com Agente. 

Veja essas dicas importantes, e compartilhe para que outros colegas fiquem informados sobre esse assunto.

Assista abaixo o vídeo tutorial:

Vídeo reprodução: Saúde com Agente Ponto a Ponto 

Outras matérias de interesse da nossa categoria acesse meu Blog no link abaixo:

magraoaceubaira.blogspot.com

Fonte: Canal Saúde com Agente Ponto a Ponto

Mais Saúde com Agente: Acessando Atividade 02 sobre Ética Profissional e Relações Interpessoais


Olá colegas ACS/ACE de todo Brasil!

No vídeo abaixo, você irá conhecer a atividade 2 sobre Ética Profissional e Relações Interpessoais, que foi postado hoje(12/11), no AVA CONASEMS do Curso Técnico do programa Mais Saúde com Agente. 

Aprenda alguns conceitos, e como responder o fórum. Além disso, você terá dicas importantes sobre o portal. Confira!

Vídeo reprodução: Saúde com Agente Ponto a Ponto 

Outras matérias de interesse da nossa categoria acesse meu Blog no link abaixo:

Nova versão do e-SUS APS e aumento do custeio das ESF/ 2025 são anunciados na 10ª Reunião da Comissão Intergestores Tripartite. Confira!

Olá colegas ACS/ACE e profissionais da saúde!

Assista no vídeo abaixo, as novidades que foram abordadas na 10ª Reunião da Comissão Intergestores Tripartite sobre alguns assuntos relacionados a Saúde como: 

• Aumento no custeio das Equipes de Saúde da família para 2025; 

• Nova versão do e-SUS APS entre outros assuntos. Confira!

Vídeo reprodução: CONASEMS 

Fonte: CONASEMS 

Outras matérias de interesse da nossa categoria acesse meu Blog no link abaixo:


domingo, 10 de novembro de 2024

Mais Saúde com Agente: Consulta de Turma,Tutor, Preceptor e Cronograma das matérias até o Final de 2024. Veja!

Se você ainda não sabe qual é a sua turma, seu tutor, e preceptor do Mais Saúde com Agente não se preocupe!

A UFRGS, disponibilizou o link para consulta dessas informações individualmente.

Veja abaixo, como realizar a consulta de maneira simples e rápida. 

Como Consultar Sua Turma, Tutor e Preceptor

Para verificar sua turma e tutor, siga os passos abaixo:

ACESSE AQUI o LINK que foi disponibilizado pela UFRGS e faça o passo a passo a seguir:

• Digite o seu CPF no campo solicitado.

• Marque a caixa “Não sou um robô” para realizar a validação.

• Clique em "Consultar".

ATENÇÃO:

As informações sobre Turma e Tutor também estão disponíveis dentro do AVA.

Sobre o Preceptor

O processo seletivo para Preceptores ainda está em andamento. Portanto, somente após a conclusão desse processo, o nome do seu preceptor será disponibilizado na consulta. Fique atento às atualizações e ao cronograma da UFRGS para saber quando essas informações estarão totalmente disponíveis.

Cronograma e Próxima Disciplina: 

A próxima disciplina do seu curso será sobre "Ética Profissional e Relações Interpessoais", marcada para o dia 12 de novembro de 2024. É importante que todos os alunos estejam preparados para a aula, então, se ainda não completou as disciplinas anteriores, é recomendável que faça isso o mais rápido possível para evitar o acúmulo de matérias.

Cronograma de Disciplinas até o Fim de 2024

Abaixo, veja o cronograma completo de disciplinas até o final de 2024. Programe-se para não perder nenhuma data e garantir que está em dia com o conteúdo:

Não deixe para a última hora! Está em dia com as disciplinas, facilitará seu aprendizado e evitará sobrecarga de atividades. Boa sorte e bons estudos!


Fonte: acsace.com.br

Técnico de Enfermagem é morto com flechada por Agente de Saúde na Terra Yanomami. Veja!


 O Técnico de enfermagem indígena Vilson da Silva Souza, 27, foi morto neste sábado(09/11) após ser atingido por uma flechada dada por um e Agente de saúde dentro da Terra Yanonami, em Roraima. O crime ocorreu na aldeia Maraxiú. 

Os dois atuavam na Unidade Básica de Saúde Indígena da comunidade.

O corpo do Técnico de enfermagem foi levado de avião da Sesai(Secretaria de Saúde Indígena), ligada ao Ministério da Saúde, para o IML(Instituto Médico Legal) de Boa Vista, onde foi necropsiado. Vilson era indígena, mas do povo macuxi, e atuava na TI Yanomami.

Segundo Joana Gouveia, presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Privados de Serviços de Saúde de Roraima, o agente acusado de matar o colega não foi preso e está na comunidade. Ele era contratado de uma empresa terceirizada do DSEI(Distrito Sanitário Especial Indígena).

"Não foi feita nenhuma ação para prender ainda. Nós estamos indignados e pedindo justiça. Vamos fazer uma paralisação para que o assassino seja preso e para pedir segurança às equipes que trabalham nessa área", diz.

Joana afirma que ainda não há informações sobre o que poderia ter motivado o crime e relata que houve uma reunião pela manhã para tratar de assuntos internos. "Sabemos que logo após ele foi na maloca, que é próxima, pegou o arco, chamou pelo nome de Vilson e foi logo flechando", disse.

"Ele fez isso premeditado porque ele cortou o fio de comunicação da internet, a equipe ficou sem comunicação nenhuma. Os vizinhos arrumaram para poder pedir socorro, mas isso demorou mais de uma hora", relata.

A Sesai afirma que um boletim de ocorrência será registrado na Polícia Civil de Roraima e "todas as medidas cabíveis serão tomadas após a investigação." 

Responsável pelo DSEI, o Ministério da Saúde afirma, em nota, que determinou a demissão imediata do Agente de Saúde acusado do crime —que não teve o nome revelado.

"Além disso, a Sesai recomendou a retirada da equipe que atuava no território, movimento que é acompanhado pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). Uma equipe de profissionais do DSEI Yanomami presta apoio à família da vítima.Ministério da Saúde

O DSEI (Distrito Sanitário Especial Indígena) Yanomami postou o caso no Instagram e afirma que Vilson era conhecido pela "dedicação, profissionalismo e cordialidade.'

Também em Nota Pública , o presidente da Urihi Associação Yanomami e do Conselho Distrital de Saúde Indigena, Junior Hekurari Yanomami, lamentou o crime e se solidarizou.

"O acontecimento nos lembra da complexidade e das dificuldades enfrentadas diariamente por aqueles que atuam em regiões remotas, promovendo saúde e cuidado a comunidades. Neste momento, solidarizamo-nos com a família, amigos e colegas de trabalho de Vilson", diz.

Ele afirmou que Vilson tinha "compromisso e dedicação" com o DSEI e que "não mediu esforços para levar assistência àqueles que mais precisam, superando desafios para cumprir sua missão com excelência."

"Estamos acompanhando de perto o caso junto às autoridades competentes e reiteramos nosso compromisso de colaborar com todos os esforços para que o responsável pelo ato seja investigado e responsabilizado conforme previsto pela lei. Acreditamos que a justiça deve ser feita. "

Júnior Yanomami


Fonte: noticias.uol.com.br

sábado, 9 de novembro de 2024

SINDICATO EMITE NOTA DE REPÚDIO CONTRA PREFEITO DERROTADO NAS ELEIÇÕES NÃO PAGAR SALÁRIO DOS ACS/ACE QUE NÃO VOTARAM NELE


Olá colegas ACS e ACE de todo Brasil!

Veja abaixo, a Nota de Repúdio emitida pelo Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e de Agentes de Combate às Endemias(Sindsaerc) de Catolé do Rocha e Região-PB, contra o prefeito do município de Riacho dos Cavalos -PB neste sábado(09/11/24). Leia a nota de Repúdio e entenda o caso:

NOTA DE REPÚDIO SINDSAERC (09/11):

"O Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e de Agentes de Combate às Endemias-Sindsaerc de Catolé do Rocha e Região-PB vem a público expressar seu mais veemente repúdio diante do lamentável fato ocorrido na sexta-feira, dia 8 de novembro de 2024 no munícipio de Riacho dos Cavalos−PB.

A prefeitura Municipal de Riacho dos Cavalos-PB realizou o pagamento no dia 8 de novembro de 2024 a categoria agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias aos que votaram no e atual prefeito, que concorreu à reeleição como candidato, mas perdeu, por perseguição política NÃO FEZ O PAGAMENTO AOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAUDE E AGENTES DE COMBATE ÀS ENDEMIAS QUE NÃO VOTARAM NO ATUAL PREFEITO DE RIACHO DOS CAVALOS-PB, NO PLEITO DE 2024.

Um abuso de poder por parte da atual gestão municipal de Riacho dos Cavalos que configura violação dos direitos. Vivemos em um país democrático onde cada um é livre para escolher seus representantes para governar, que é eleito pelo povo através do voto secreto e direto, exercendo o poder político em nome dos cidadãos. Esse sistema é conhecido como democracia representativa.

Diante disso o sindicato dos Agentes comunitários de saúde e de Agentes de Combate às Endemias de Catolé do Rocha e região-PB irá tomar as providencias cabíveis junto as autoridades competentes, não toleramos atitudes quem vem sendo praticando contra a categoria, os ACS e ACE, que  é principal canal com a comunidade fazem um trabalho de prevenção em saúde, vigilância em saúde a população riachense". SINDSAERC.


Fonte: Sindsaerc 

sexta-feira, 8 de novembro de 2024

Financiamento para equipes de Saúde da Família é aumentado em 20%. Entenda!

Nova metodologia tem o objetivo de promover a equidade na distribuição dos recursos federais e redimensionar o número de pessoas atendidas pelas equipes

O financiamento federal para as equipes de Saúde da Família (eSF) da Atenção Primária à Saúde(APS) de todo país apresentam um aumento médio de 20% ao mês, em decorrência da metodologia instituída pela Portaria GM/MS nº 3.493, de 10 de abril de 2024. Segundo a Coordenação-Geral de Programação de Financiamento da APS, da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps), todos os 26 estados e o Distrito Federal tiveram aumento no valor da parcela mensal das equipes eSF, desde maio deste ano, quando entrou em vigor a nova normativa. 

Os repasses mensais para as eSF passaram de R$ 1,1 bilhão, valores de abril, para R$ 1,3 bilhão, em maio, somando um incremento de R$ 226 milhões mensais de recursos novos e remanejados para o custeio das eSF. Os valores são transferidos automaticamente via fundo nacional de saúde para os fundos municipais. 

Com esta metodologia, o Ministério da Saúde visa promover a equidade na distribuição dos recursos federais, fortalecer a Estratégia Saúde da Família, induzir equidade na alocação de recursos federais, redimensionar o número de pessoas atendidas pelas equipes com os parâmetros de 2 mil a 3 mil pessoas por equipe, além de induzir boas práticas de cuidado e criação de novas eSF pelo país. 

Componentes do financiamento 

A nova metodologia de financiamento da APS do Ministério da Saúde destinado às eSF apresenta três componentes: fixo, vínculo e acompanhamento territorial e de qualidade. Os repasses fixos possuem valores de R$ 18 mil, R$ 16 mil, R$ 14 mil e R$ 12 mil, conforme a classificação municipal no Índice de Equidade e Dimensionamento (IED), que divide os municípios em quatro estratos, conforme descrito na Nota Técnica 122, de 2024

Também foram criados outros dois novos componentes, com valores variáveis: de Vínculo e Acompanhamento Territorial: e o de Qualidade, que variam de acordo com a classificação da equipe, com repasse entre R$ 8 mil (ótimo), R$ 6 mil (bom), R$ 4 mil (suficiente) e de R$ 2 mil (classificação regular). Para estes dois componentes variáveis, a pasta previu um período de transição, com 12 parcelas, até abril de 2025, onde todos os municípios recebem conforme a classificação “bom”, com repasse de R$ 6 mil para ambos os componentes.

Mais detalhes na Portaria 3.493, de abril de 2024

Novas solicitações de cofinanciamento de novas equipes 

O gestor municipal de saúde pode solicitar o financiamento federal para implantação de novas equipes da Saúde da Família por meio da plataforma Gerencia APS

Para novas equipes, o ministério irá transferir, em parcela única, o incentivo de implantação no valor de R$ 30 mil. 

Após a solicitação, o Ministério da Saúde informa ao gestor municipal (por meio de portarias) a necessidade de homologar o processo de validação e reconhecimento das equipes, a ser feito na plataforma “Gerencia APS”. 


Categoria: Saúde e Vigilância Sanitária

Foto: Jerônimo Gonzalez/MS

Fonte: Ministério da Saúde


Outras matérias de interesse da nossa categoria acesse meu Blog no link abaixo:

magraoaceubaira.blogspot.com

Ibaneis autoriza a contratação de 800 Agentes de Saúde(ACS/ACE) para reforçar o combate à dengue.Veja!

Olá colegas ACS e ACE de todo Brasil 

O governador Ibaneis Rocha, autorizou nesta sexta-feira(08/11), a contratação de 400 agentes de Vigilância Ambiental em Saúde (Avas) e 400 agentes Comunitários de Saúde (ACS). 

Esses 800 agentes terão papel fundamental na prevenção e combate à dengue e outras arboviroses.

Durante o evento no Palácio do Buriti, o governador exaltou os profissionais, que, assim como os mais de mil policiais civis e penais nomeados no início desta semana, também cuidam da população. Ele agradeceu o empenho do governo e da Câmara Legislativa(CLDF) na viabilização dessa contratação.


Fonte: acordadf