quinta-feira, 29 de novembro de 2018

ATENÇÃO ACS's E ACE's À CONVOCATÓRIA DA CONACS PARA DEZEMBRO /2018


ATENÇÃO PARA CONVOCATÓRIA GERAL CONACS

CONVOCAÇÃO GERAL 07/2018

A CONACS – Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate as Endemias, por intermédio de sua Diretora Presidente no uso de suas prerrogativas estatutárias, e em conformidade com as deliberações Estatutárias da entidade, vem por meio deste CONVOCAR todos os diretores a estarem presentes em Brasília no Congresso Nacional nos dias: 11,12,13 e 14 de dezembro de 2018 para participarem das seguintes atividades:

Articulação junto ao Congresso Nacional para a emenda ao orçamento que garantirá do reajuste do PISO SALARIA NACIONAL lei 13.708/18;
Acompanhar votação da LOA;
Posse da CONACS no Conselho Nacional de Saúde;
Reunião com o Futuro Ministro da Saúde Deputado Luiz Henrique Mandetta;

Os diretores que por ventura estejam impedidos de atenderem a convocatória faz se necessário justificativa prévia de pelo menos três dias uteis com apresentação de documento hábil que justifique a intempestividade da justificativa sob pena de conduta questionável pelo código de Ética e Disciplina.

A CONACS solicita que todos os diretores se apresentem com camisetas de identificação da CONACS.

A presença e a participação de todos os convocados é fundamental para o fortalecimento da nossa luta e do controle social.

Sem mais para o momento e certa de contar com a presença e participação de todos, envio votos de Amizade e apreço, e nos colocamos a disposição para maiores informações pelo e-mail: conacs2011@hotmail.com

Maracanaú 23 de novembro de 2018

                     A União faz a força!

Ilda Angélica dos Santos Correia - Presidente

Para baixar a Convocatória, acesse nosso site: http://conacs.org.br/ ou CLIQUE AQUI E FAÇA O DOWNLOAD DA CONVOCAÇÃO

fonte dessa matéria:CONACS

domingo, 25 de novembro de 2018

GOVERNO DO CEARÁ LIBERA 10 MILHÕES PARA MUNICÍPIOS QUE CUMPRIRAM META NO COMBATE AO AEDES AEGYPTI


O Governo do Ceará liberou o montante de R$ 10 milhões referente ao incentivo instituído em 12 de junho de 2017, na mobilização Todos contra o Mosquito, para investimento em ações de combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. Os 100 municípios contemplados cumpriram as metas e alcançaram parâmetros satisfatórios nos critérios de avaliação estabelecidos no Termo de Compromisso assinado pelo governador Camilo Santana e pelo secretário da Saúde, Henrique Javi, no ano passado.

O rateio do incentivo financeiro contemplou os municípios cearenses que cumpriram seis critérios de execução das ações previstas para o período de julho a dezembro de 2017. Entre esses critérios estão a instituição do comitê municipal intersetorial de combate ao mosquito, monitoramento dos indicadores de qualidade da vigilância das arboviroses, cobertura mínima da visita domiciliar de 80% dos imóveis do município e apresentação do Plano Municipal de Ação de Vigilância e Controle das Arboviroses para 2018. Em junho deste ano, após avaliação dos desempenhos municipais no controle das arboviroses, a Secretaria da Saúde do Ceará divulgou os 100 municípios que agora participam do rateio do incentivo, cabendo R$ 100 mil a cada um.

“O importante é que os municípios poderão contar com o valor, que é bem expressivo e significativo, e com certeza incrementará as ações de vigilância em saúde relacionadas às arboviroses”, avalia o secretário Henrique Javi sobre a liberação do incentivo. “O momento é oportuno, pois estamos iniciando o período de maior intensificação das atividades de controle e vigilância das arboviroses”, acrescenta.

O resultado da mobilização é visto nos índices de arboviroses do Ceará até a Semana Epidemiológica 45 de 2018 (de 1º de janeiro até 10 de novembro). Houve uma redução de 98,8% do número de casos confirmados de chikungunya na comparação com igual período de 2017. Até a semana epidemiológica 45 de 2017 (de 1º de janeiro até 11 de novembro), o estado confirmou 104.880 casos da doença. Já em 2018, foram 1.295. Em relação à dengue, a queda foi de 25.013 para 3.183. Já os casos confirmados de zika, foram reduzidos de 577 para 37 (93,6%).

Resultados alcançados:
“Para o nosso município é mais que um incentivo”, comemora a secretária de Saúde de Banabuiú, Rianna Nobre. Ela lembra que no início da mobilização Todos contra o Mosquito o município apresentava Índice de Infestação Predial (IPP) pelo Aedes aegypti de mais de 3%, classificado como nível de alerta para risco de epidemia por arboviroses, medido pelo Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa). “No quinto ciclo do levantamento estávamos com menos de 1% e fechamos o ano em 0,4%”, conta a secretária sobre a conquista do nível classificado como satisfatório do IPP. Para alcançar o índice, o município instituiu as brigadas de combate ao mosquito e intensificou as ações de prevenção, com grande apoio e mobilização da população, segundo Rianna.

Também contemplado com o incentivo, Aracati deu continuidade em 2018 às ações do comitê iniciadas no município no ano passado com a mobilização Todos contra o Mosquito. “O que se busca é o resultado e nós conseguimos esse resultado”, diz a secretária municipal de Saúde, Sayonara Moura de Oliveira Cidade. Ela avalia como muito boa a adesão da comunidade às ações propostas pelo comitê municipal. “Estamos intensificando essas ações para que a gente não seja pego de surpresa no início da quadra chuvosa, no início do ano”, comenta. Sayonara diz que o incentivo liberado pelo Governo do Ceará será importante para dar suporte a essas ações, como a aquisição de insumos necessários ao trabalho dos agentes de controle de endemias. “Todos os municípios precisam desses recursos”, reconhece. “E foi muito bom trabalhar dessa forma”, finaliza a secretária.

FONTE:https://www.ceara.gov.br

sábado, 24 de novembro de 2018

PRESO O ESTUPRADOR DA AGENTE DE COMBATE A ENDEMIAS DE CAMPO MOURÃO


FOI PRESO NESSA QUINTA FEIRA (22/11/18),EM UMA AÇÃO CONJUNTA DA PM (Polícia Militar) POLÍCIA CIVIL, O RAPAZ DE 19 ANOS ACUSADO DE ESTUPRAR A AGENTE DE COMBATE A ENDEMIAS, ENQUANTO A MESMA TRABALHAVA EM UMA RESIDÊNCIA NA CIDADE DE CAMPO MOURÃO(CENTRO OESTE).
A VÍTIMA DE 24 ANOS FOI ESTUPRADA, ENQUANTO REALIZAVA UMA INSPEÇÃO DE ROTINA EM UMA RESIDÊNCIA,NA AV. PARANÁ ,NO JARDIM NOSSA SENHORA APARECIDA.O RAPAZ TAMBÉM É ACUSADO DE TER COMETIDO OUTRO ESTUPRO NO MÊS DE ABRIL/18 NA AVENIDA TADEU NUNES NA MESMA CIDADE,NO MOMENTO EM QUE A VITIMA ANDAVA DE BICICLETA,QUANDO FOI ABORDADA E LEVADA POR ELE PARA UM MATAGAL,ONDE MANTEVE RELAÇÕES SEXUAIS COM ELA.

SEGUNDO INFORMAÇÕES DO DELEGADO GUSTAVO PINHO ALVES CHEFE DA 16° SUBDIVISÃO POLICIAL(SDP) DE CAMPO MOURÃO,A AGENTE DE ENDEMIAS LOGO APÓS TER ENTRADO NA RESIDÊNCIA PRA FAZER VISTORIA NO IMÓVEL,FOI ATACADA E ARRASTADA PELO PESCOÇO PARA DENTRO DE UM QUARTO PELO RAPAZ (MORADOR), QUE A FORÇOU TER RELAÇÕES SEXUAIS COM ELA,USANDO DE VIOLÊNCIA E AMEAÇAS DE MORTE, CASO A MESMA CONTASSE O OCORRIDO PARA ALGUÉM.LOGO EM EGUIDA ELE MANTEVE RELAÇÕES SEXUAIS COM A AGENTE DE ENDEMIAS.
O ESTUPRO FOI CONFIRMADO COM EXAMES DO IML(instituto Médico Legal).

NO MOMENTO DO ESTUPRO O RAPAZ SE ENCONTRAVA SOZINHO NA RESIDÊNCIA,E APÓS O ATO SEXUAL,AINDA FICOU OLHANDO A AGENTE SAIR PELO PORTÃO DA CASA PRA VÊ SE A ELA IRIA CONTINUAR SEU TRABALHO NORMALMENTE EM OUTROS IMÓVEIS DA RUA.
O ACUSADO NEGOU O CRIME,MAS A POLICIA ENCONTROU NELE VÁRIOS ARRANHÕES NO PESCOÇO,COM CERTEZA FEITOS PELA VÍTIMA TENTANDO SE DEFENDER DO ESTUPRO.

FONTE DE INFORMAÇÕES DESSA MATÉRIA:TRIBUNA DO INTERIOR


AGENTE DE COMBATE A ENDEMIAS É ESTUPRADA ENQUANTO TRABALHAVA


Uma agente de endemias da Secretaria Municipal de Saúde foi estuprada durante o trabalho de campo na tarde de quinta-feira (22) em Campo Mourão (Centro-Oeste). 
Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura do município, ao vistoriar o quintal de uma residência na Avenida Paraná, Jardim Nossa Senhora Aparecida, a servidora foi agarrada pelo pescoço e levada à força pelo morador para dentro da casa, onde teria ocorrido a violência sexual. 

De acordo com relato da servidora ao setor de Recursos Humanos da Secretaria de Saúde, após conseguir escapar, a vítima comunicou o marido. Junto com o esposo, foi até a delegacia, onde registrou a ocorrência, e o autor do crime foi preso ainda na tarde de ontem. O acusado, de 19 anos, foi reconhecido por outra vítima de estupro praticado em abril.


O diretor da Secretaria Municipal de Saúde, Sérgio Henrique dos Santos, disse que o município está tomando todas as medidas necessárias de apoio à servidora, incluindo assistência psicológica e jurídica. A agente também fez os exames necessários e recebeu medicamentos. 

Em entrevista à imprensa nesta sexta-feira (23), o delegado chefe da 16ª (SDP) Subdivisão Policial, Gustavo Pinho, informou que o rapaz é perigoso e espera que permaneça preso.

Fonte dessa matéria: Redação Bonde com assessoria



terça-feira, 20 de novembro de 2018

BOLSONARO ANUNCIA DEPUTADO MANDETTA (DEM) COMO FUTURO MINISTRO DA SAÚDE


O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) anunciou nesta terça-feira (20) o nome do deputado Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS) como ministro da Saúde em seu governo.
O anúncio foi feito pelo Twitter após encontro de Bolsonaro com representantes das Santas Casas e deputados da Frente Parlamentar da Saúde.
Mandetta será o terceiro ministro do DEM no governo Bolsonaro. Além dele, já foram anunciados Onyx Lorenzoni (DEM-RS) para a Casa Civil e Tereza Cristina (DEM-MS) para a Agricultura.
Médico e ex-secretário de Saúde de Campo Grande, Mandetta está no segundo mandato de deputado federal e não disputou as eleições deste ano.
O nome do futuro ministro já vinha sendo especulado para assumir a Saúde há algumas semanas. O próprio presidente eleito chegou a declarar, no último dia 13, que Mandetta era um dos seus interlocutores para a área e que ele poderia ser o seu ministro da Saúde.

Alvo de inquérito

Mandetta é investigado por suposta fraude em licitação, tráfico de influência e caixa 2 no contrato para implementar um sistema de informatização na saúde em Campo Grande, no período no qual foi secretário.
O futuro ministro teve os bens bloqueados em uma ação civil pública relativa ao caso. Aos jornais "O Globo" e "Folha de S.Paulo", ele negou qualquer irregularidade na aquisição e instalação do sistema de Gerenciamento de Informações Integradas da Saúde (Gisa) e disse que explicou o caso a Bolsonaro.
O Gisa custou quase R$ 10 milhões entre recursos federais e municipais. Uma auditoria da Controladoria-Geral da União (CGU) apontou um prejuízo de cerca de R$ 6 milhões em pagamentos indevidos por serviços não executados.

Mais Médicos

O futuro ministro compartilha com Bolsonaro críticas em relação ao programa Mais Médicos, criado em 2013 durante o governo de Dilma Rousseff.
Cuba anunciou a saída do programa na semana passada e, segundo Bolsonaro, o governo do país caribenho não concordou com as condições estabelecidas para a continuidade dos profissionais no Mais Médicos.
Em 2013, durante as discussões para aprovação no Congresso Nacional da medida provisória que criou o programa, Mandetta afirmou que os médicos cubanos eram “lançados como balança comercial” por seu país.
Ele ainda criticou o convênio do governo brasileiro com a Organização Pan-americana da Saúde (Opas), que intermediou a contratação dos cubanos, cuja maior parte dos salários fica com o governo de Havana.
“Será que a OPAS se presta à terceirizada da atividade fim, a gato, a navio negreiro no século XXI, simplesmente por causa dos 10% que ela embolsará pela parceria com o governo brasileiro?”, questionou o deputado na ocasião.
Bolsonaro tem repetido que as condições de trabalho dos cubanos no Mais Médico são comparáveis à “escravidão” e criticado o fato dos estrangeiros não ficarem com o salário integral recebido no Brasil.

Mandetta também já abordou em discurso na Câmara outro criticado atualmente por Bolsonaro: a possibilidade de trabalho no Mais Médicos sem revalidar o diploma obtido no exterior. O presidente eleito disse que é "injusto" e "desumano" destinar aos mais pobres atendimento médico "sem qualquer garantia" de qualidade.
“O governo entregará o bisturi para operar a sua mãe, o seu filho, a uma pessoa que não comprovará o seu conhecimento na área de medicina. E cria dois tipos de brasileiros, porque esses médicos a quem ele dará o bisturi não podem trabalhar no Sírio-Libanês, não podem trabalhar no Copa-D'Or. Eles podem trabalhar no Acre, no Amazonas, na periferia, no Nordeste, no Maranhão”, declarou Mandetta em 2013.
O futuro ministro ainda defendeu a “responsabilidade solidária” dos prefeitos que aderiram ao programa no caso de erros cometidos pelos profissionais que não revalidaram o diploma.
“Quando algum médico desse programa cometer um erro grave que leve alguém à morte, muito provavelmente o país de origem o chamará de volta, e nós ficaremos igual àquele caso do avião da GOL que caiu: os pilotos foram para os Estados Unidos, e ninguém foi responsabilizado”, afirmou.

Perfil

Mandetta nasceu em Campo Grande, município que se tornou a capital do Mato Grosso do Sul, estado criado em 1977. Caçula em uma família com cinco filhos, o futuro ministro seguiu a profissão do pai, o médico Hélio Mandetta.
Conforme o site do deputado, ele estudou no Colégio Dom Bosco, em Campo Grande, onde integrou a equipe de natação da escola. Aos 15 anos, fez intercâmbio nos Estados Unidos.
De volta ao Brasil, Mandetta cursou medicina na Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro. Concluiu o curso em 1989 e, junto com a mulher Terezinha, retornou ao Mato Grosso do Sul.
Mandetta fez residência em ortopedia na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e ainda cursou uma especialização em ortopedia em Atlanta (EUA).

O site do futuro ministro ainda registra que ele trabalhou como médico em hospitais militares e na Santa Casa de Campo Grande.
Em seu estado, Mandetta foi dirigente de plano de saúde e secretário municipal. Ele presidiu a Unimed de Campo Grande entre 2001 e 2004 e, ao encerrar sua gestão, assumiu a secretaria de Saúde de Campo Grande.
O futuro ministro comandou a secretaria de 2005 a 2010, durante a gestão do então prefeito Nelsinho Traud. Mandetta era filiado ao MDB e migrou para o DEM para concorrer a deputado federal em 2010. Foi eleito com 78,7 mil votos e reeleito, quatro anos depois, com 57,3 mil votos.
Neste ano, Mandetta decidiu não disputar um terceiro mandato de deputado federal.
Sem concorrer a cargo eleitivo, Mandetta apoiou Bolsonaro durante a eleição presidencial. Após a vitória do candidato do PSL, publicou vídeo no Facebook no qual disse que foi um “alívio” saber que o eleitor “optou pela renovação” e declarou ter a certeza de que Bolsonaro fará um governo “democrático”, com o “poder técnico prevalecendo sobre o poder político”.

Ministros anunciados

Veja abaixo os ministros já anunciados por Bolsonaro:
Fonte dessa matéria: g1.globo.com

quinta-feira, 15 de novembro de 2018

MINISTÉRIO DA SAÚDE SE POSICIONA SOBRE O PROGRAMA MAIS MÉDICOS


O Ministério da Saúde recebeu nesta manhã (14) o comunicado da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), no qual o governo cubano informa que encerrou sua parceira no programa Mais Médicos.  Diante do fato, o governo federal está adotando todas as medidas para garantir a assistência dos brasileiros atendidos pelas equipes da Saúde da Família que contam com profissionais de Cuba.

A iniciativa imediata será a convocação nos próximos dias de um edital para médicos que queiram ocupar as vagas que serão deixadas pelos profissionais cubanos. Será respeitada a convocação prioritária dos candidatos brasileiros formados no Brasil seguida de brasileiros formados no exterior.

Desde 2016, o Ministério da Saúde vem trabalhando na diminuição de médicos cubanos no programa. Até aquela data, cerca de 11.400 profissionais de Cuba trabalhavam no Mais Médicos. Neste momento, 8.332 das 18.240 vagas do programa estão ocupadas por eles.

Distribuição dos médicos cubanos por estados

Outras medidas para ampliar a participação de brasileiros vinham sendo estudadas pelo Ministério da Saúde, como a negociação com os alunos formados através do FIES (Programa de Financiamento Estudantil). Essas ações poderão ser adotadas, conforme necessidade e entendimentos com a equipe de transição do novo governo.

O Ministério da Saúde reafirma e tranquiliza a população que adotará todas as medidas para que profissionais brasileiros estejam atendendo no programa de forma imediata.

Atendimento à imprensa

(61) 3315-3580 / 2351

Fonte dessa matéria: portalms.saude.gov.br

terça-feira, 13 de novembro de 2018

CONACS É RECEBIDA POR MANDETTA APÓS PARTICIPAR DA ELEIÇÃO DO CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE


CONACS participa da eleição do conselho nacional de saúde no seguimento trabalhadores em saúde e  disputa com 46 entidades que conseguiram se credenciar apresentando legalidade para a representatividade de acordo com o edital de convocação e regimento interno das eleições.
Vale salientar que a CONACS preencheu todos os requisitos exigidos no processo de eleição e entre as 46 entidades que disputavam 12 vagas de titularidade e 24 de suplência fomos eleitos para ocupar uma suplência. Já é uma vitória uma vez que a disputa foi acirrada inclusive com entidades e instituições que já ocupam assentos neste colegiado há varios anos.
Depois fomos recebidos pelo futuro ministro da saúde grande parceiro nosso deputado federal Mandetta que reafirmou o compromisso com nossas categorias e que em se concretizando sua indicação para o ministério ele trabalhará sempre em parceria com a CONACS.




FONTE:facebook da Presidente da CONACS ILDA ANGÉLICA

quarta-feira, 7 de novembro de 2018

AGENTES DE SAÚDE DEPUTADO E JURÍDICO DA CONACS EXPLICAM O PAGAMENTO DO REAJUSTE DO PISO EM 2019


O DEPUTADO FEDERAL JORGE SOLLA E A ADVOGADA DA CONACS DRa ELANE,EXPLICAM NO VÍDEO ABAIXO DETALHES DO QUE FOI, E DO QUE PRECISA SER FEITO PARA QUE O REAJUSTE DO PISO SALARIAL SEJA PAGO A PARTIR DE 2019.

ASSISTA O VÍDEO TIRE SUAS DÚVIDAS E COMPARTILHE COM SEUS COLEGAS!



INSCREVA´SE EM NOSSO CANAL NO YOU TUBE ATIVE O "SINO" DE NOTIFICAÇOES PRA RECEBER NOVIDADES POSTADAS NO CANAL: MAGRÃO ACE UBAÍRA.

segunda-feira, 5 de novembro de 2018

DIRETOR EXECUTIVO DO FNS APRESENTA NOVO CRONOGRAMA DE PAGAMENTO DE DESPESAS OBRIGATÓRIAS NA 8° REUNIÃO ORDINÁRIA DA CIT


O diretor executivo do Fundo Nacional de Saúde (FNS), Antonio Carlos Rosa de Oliveira Junior, participou na manhã de quarta-feira (31/10), na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), em Brasília, da 8a Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Tripartite (CIT).

A CIT é uma instância de articulação e pactuação na esfera federal que atua na direção nacional do SUS. É composta por gestores do SUS das três esferas de governo - União, estados, DF e municípios. Tem composição paritária formada por 21 membros, sendo sete indicados pelo Ministério da Saúde (MS), sete pelo Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass) e sete pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Nesse espaço, as decisões são tomadas por consenso e não por votação.

Cronograma de pagamentos das Despesas Obrigatórias

Um dos itens da pauta da reunião foi a divulgação do cronograma de pagamentos das transferências regulares e automáticas, fundo a fundo, isto é, das despesas obrigatórias, conforme estabelecidas pelo Anexo VII do Decreto nº 8.456/2015, efetuadas pelo Fundo Nacional de Saúde. A apresentação do cronograma foi feita por Antonio Carlos Junior.

Clique aqui para fazer o DOWNLOAD do CRONOGRAMA DE PAGAMENTOS DAS DESPESAS OBRIGATÓRIAS


De acordo com o diretor executivo do FNS, os prazo fixados como limite de transferências dos recursos para a execução das Ações e Serviços Públicos de Saúde (ASPS) por parte dos entes federados foram amplamente discutidos no âmbito do Ministério da Saúde e pactuados com as secretarias finalísticas responsáveis pelas ações orçamentárias e pelo envio dos processos de pagamentos ao FNS. As secretarias finalísticas também ajustaram o prazo para tornar possível o envio dos respectivos processos em um tempo adequado para viabilizar a conformidade processual, visando o cumprimento das datas fixadas como limite para a transferência.

"Em relação ao último cronograma de pagamento pactuado em 2014, houve ganhos expressivos em antecipações de datas, como por exemplo as ações 20AC (Incentivo Financeiro às Ações de Vigilância e Prevenção e Controle das DSTs/AIDS e Hepatites Virais)  e 20AE (Promoção da Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos na Atenção Básica em Saúde). O recebimento dos recursos dessas ações foi reduzido em 25 dias em relação ao cronograma anterior. Da mesma forma, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)  teve o pagamento antecipado em 20 dias. Por sua vez, a ação 20AD - Piso de Atenção Básica Variável (PAB Variável) teve o recebimento dos recursos antecipado em 15 dias", explicou Antonio Carlos Junior.


Elizena Rossy

domingo, 4 de novembro de 2018

AGENTE DE SAÚDE DO RECÔNCAVO BAIANO MOSTRA SEU TALENTO COMO ARTISTA PLÁSTICO

Caros colegas ACS E ACE de todo Brasil: Gostaria de compartilhar com vocês um pouco do trabalho realizado por um amigo ACS aqui da Bahia,  que nas horas vagas atua como Desenhista e Artista Plástico há mais de 20 anos. Estou falando de LUÍS SENA, "O ACS PINTOR DA BAHIA." A partir de agora passaremos a conhecê-lo um pouco mais.

Foto :LUÍS SENA em processo de criação.

 O Agente Comunitário de Saúde Luís Sena tem 40 anos de idade,é natural da cidade de São Félix-Ba, localizada no Recôncavo Baiano. Há 18 anos ele atua como ACS na comunidade da vila da Prata na cidade de Muritiba-Ba, que também faz parte da região do Recôncavo.


Quando não está atuando como Agente Comunitário de Saúde, Luís Sena se transforma em um talentoso Artista Plástico. Ele já expôs o seu trabalho em eventos importantes, tais como: Grande Bienal do Recôncavo, Exposição no Museu de Artes da UNEB, Festa de Nossa Senhora da Boa Morte em Cachoeira-Ba e muitas outras exposições de artes realizada na região.



Além de ilustrador de quadros, Luís Sena dá aulas de pintura em tela e de desenho para principiantes; também faz pinturas em bolos, confecciona maquetes, realiza trabalhos em feiras de artes, promove eventos e oficinas de rtes na cidade de Muritiba e em vários cólegios da região.
 Realizando todas essas atividades como artista ele consegue, além de fazer o que gosta, também complementar o seu orçamento. 



PARABÉNS MEU AMIGO E COLEGA DE PROFISSÃO LUÍS SENA PELO SEU BELISSIMO TRABALHO! TENHA CERTEZA QUE TODOS NÓS AGENTES DE SAÚDE,TEMOS MUITO ORGULHO DE VOCÊ, SEJA ATUANDO NAS LUTAS DOS ACS's E ACE's DO BRASIL OU COMO O GRANDE ARTISTA QUE VOCÊ É!


VEJA ABAIXO ALGUNS TRABALHOS REALIZADOS PELO"ACS PINTOR LUÍS SENA":



fonte de informações dessa matéria para o BLOG MAGRÃO ACE UBAÍRA: (ACS LUÍS SENA).

GOIÁS REGISTRA AUMENTO NOS CASOS DE DENGUE EM 2018


Em Goiás, até o momento, já foram registrados 64.903 casos de dengue. Além disso, 60 pessoas morreram por causa da doença. Saiba mais detalhes clique aqui

fonte dessa matéria: recordtv.r7.com

PESQUISE AQUI LEIS E PORTARIAS DOS ACS E ACE