segunda-feira, 31 de julho de 2023

Previne Brasil: Município saiu de uma avaliação de 5,91 em 2021, para 9,19 em 2023. Veja como isso aconteceu

 
Foto/divulgação 

Essa nota refere-se ao ISF, um cálculo do desempenho do conjunto de sete indicadores selecionados da área da saúde. Manter uma posição elevada neste Indicador é de extrema importância, pois ele são só é resultado de um grande trabalho realizado pelo setor da saúde em Cotiporã, como também intermedia o repasse de recursos do Governo, fazendo com que a quantidade de aporte financeiro seja maior.

Desse modo, Cotiporã está classificado em 8° lugar dentre as 49 cidades que compõe a 5a Coordenadoria de Saúde e em 79º lugar entre os 497 municípios avaliados do Rio Grande do Sul.

Esse resultado extremamente positivo é fruto do comprometimento, da dedicação e do trabalho dos profissionais de saúde no que se refere à qualidade do serviço administrativo, como monitoramento, lançamento de dados no sistema, levantamentos e outros, além do atendimento à população.

Além disso, a comunidade também merece destaque neste índice, considerando que ao longo dos últimos anos vem entendendo a importância das açõe focadas em prevenção e acompanhamento do estado de saúde.

Em suma, o Programa Previne Brasil visa aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e a equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem.

A expectativa desta Administração Municipal é manter Cotiporã em uma situação positiva em todos os seus âmbitos.


Fonte: Prefeitura de Cotiporã

domingo, 30 de julho de 2023

Julho Amarelo: CTA realiza capacitação de agentes comunitários de saúde

 

Nesta sexta-feira, 28, em alusão ao Dia Mundial das Hepatites Virais, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do SAE/CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), realizou durante todo o dia uma capacitação sobre o tema com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

A capacitação ocorre em dois períodos com duas turmas, uma pela manhã e outra à tarde, para 240 profissionais. Entre os assuntos abordados estão as causas, sintomas e diagnósticos, além do tratamento das hepatites virais tipo A, B e C como também de outras doenças.

Enfermeiro Mateus Lemos, Coordenador Estratégia de Saúde da Família/SMS

“Trouxemos hoje a capacitação para os Agentes Comunitários de Saúde do município de Marabá para que eles entendam o fluxo, como é feito os encaminhamentos necessários, como diagnosticar. Então, a orientação a ser dada para os nossos munícipes, que não basta falar sobre as hepatites virais, sobre vacina, testagem, tudo que envolve as questões das hepatites”, explicou o enfermeiro Mateus Dias Lemos, Coordenador Estratégia de Saúde da Família/SMS.

A Campanha Julho Amarelo 2023 teve como resultado intensificação das ações de educação em saúde, prevenção, diagnóstico e tratamento das hepatites virais, ações estas realizadas durante todo o ano pela SMS através do SAE/CTA de Marabá. A ação teve alcance de mais de 150 pessoas no dia 3 de julho deste ano, na abertura da campanha, com a realização de 850 testes rápidos nos dias 3, 8, 9 e 15 de julho. No total, foram 362 pessoas alcançadas e segue as ações em pontos estratégicos da cidade.

O agente comunitário José Nunes, disse que é importante compreender de que forma se pode detectar a doença, já que se trata de uma doença silenciosa.

José Nunes, agente comunitário

“É preciso compreender essa dinâmica e fazer os exames necessário para diagnosticar a doença, pois quando se tem o diagnóstico cedo o tratamento é mais eficaz”, explicou o Agente Comunitário de Saúde.

Para Katiane Chaves, Coordenadora do CTA, a capacitação é importante, pois se trata do profissional que está mais próximo da população.

Katiane Chaves, Coordenadora do CTA

“Esse evento de hoje é um trabalho de capacitação dos agentes comunitários de saúde, trabalhar para que eles possam ter uma informação mais precisa com relação às hepatites virais, justamente porque esses profissionais são a porta de entrada entre o cidadão e os serviços de saúde”, pontua.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, as hepatites virais B e C afetam 325 milhões de pessoas no mundo, causando 1,4 milhão mortes por ano. É a segunda maior causa de morte entre as doenças infecciosas depois da tuberculose, e 9 vezes mais pessoas são infectadas com hepatite do que com o HIV. A hepatite é evitável, tratável e, no caso da hepatite C, curável. No entanto, mais de 80% das pessoas que vivem com hepatite necessitam de serviços de prevenção, testagem e tratamento.

FOTOS:


Texto: Victor Haôr
Fotos: Secom

Fonte: maraba.pa.gov.br

Saiu resultado oficial do PPA participativo do Governo Federal, proposta da Aposentadoria Especial dos ACS e ACE fica em 1° lugar. Confira!

Olá colegas ACS e ACE de todo Brasil!

Saiu a publicação do PPA participativo do Governo Federal, e a proposta de Aposentadoria Especial para os Agentes de Combate as Endemias(ACE), e Agentes Comunitários de Saúde(ACS), foi a primeira colocada entre as propostas que foram direcionadas ao Ministério da Previdência Social. 

Confira abaixo, o conteúdo com o resultado do PPA PARTICIPATIVO divulgado pelo Governo Federal:


CLIQUE AQUI para ver o Relatório completo do PPA PARTICIPATIVO.

Compartilhe essa postagem, para que a mesma alcance mais colegas ACS/ACE em todo Brasil.


OUTRAS MATÉRIAS DE INTERESSE DA NOSSA CATEGORIA ACESSE MEU BLOG NO LINK ABAIXO:

SAÚDE COM AGENTE: Aberta Inscrições do processo seletivo para PRECEPTOR REGIONAL do curso técnico dos ACS/ACE. (Veja o Edital 10/23)

 

PROGRAMA SAÚDE COM AGENTE

EDITAL Nº 10/2023

DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO

Chamada de inscrições para o processo seletivo simplificado para a função temporária de bolsista, com atuação na equipe multidisciplinar de apoio ao PROGRAMA SAÚDE COM AGENTE.

EDITAL Nº 10/2023/UFRGS – PROGRAMA SAÚDE COM AGENTE - PROCESSO SELETIVO

A FUNDAÇÃO DE APOIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL(FAURGS) torna pública a realização do Processo Seletivo Simplificado para a função temporária de bolsista, com atuação na equipe multidisciplinar de apoio ao PROJETO SAÚDE COM AGENTE. 

O Processo Seletivo reger-se-á pelas instruções contidas neste Edital e sob a responsabilidade da UFRGS e execução orçamentária da FAURGS.

VEJA O EDITAL CLIQUE AQUI 


Compartilhe essa postagem, para que a mesma alcance mais colegas ACS/ACE em todo Brasil.


OUTRAS MATÉRIAS DE INTERESSE DA NOSSA CATEGORIA ACESSE MEU BLOG NO LINK ABAIXO:

sábado, 29 de julho de 2023

Agente de combate a endemias(ACE) é preso por furtar picanha em comércio no Ceará

Foto: Reprodução: Agente de endemias é preso por furtar peças de picanha em supermercado em Juazeiro do Norte. 

Servidor público escondeu o alimento em uma bolsa usada no trabalho. Secretaria da Saúde diz que ele será suspenso do cargo.

Um agente de endemias foi preso após ser flagrado furtando peças de picanha em um supermercado no Bairro Tiradentes, em Juazeiro do Norte, no Cariri cearense. O caso aconteceu na última quarta-feira (19).

Segundo o boletim de ocorrência feto pelos responsáveis pelo estabelecimento, os seguranças desconfiaram da atitude suspeita do homem dentro comércio e viram o momento em que ele colocou as peças de carne em uma bolsa usada no trabalho.

A Secretaria de Saúde Juazeiro do Norte, pasta que mantém o servidor suspeito de furto, afirma que ele será suspenso do cargo.

Momentos após o agente de endemias sair, os funcionários o abordaram, encontraram os produtos furtados e acionaram a polícia. Ainda conforme os funcionários, ao ser questionado sobre o crime, o suspeito confessou que essa não era a primeira vez que fazia o ato e que, inclusive, já teria um comprador para o material.

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social informou que o homem foi conduzido para a Delegacia Regional de Juazeiro do Norte, onde foi autuado em flagrante por furto. O funcionário público foi liberado em uma audiência de custódia, após pagar fiança.


Fonte: https://g1.globo.com/ce


DIPLOMA DO CURSO TÉCNICO ACS/ACE: APRENDA COMO ACESSAR VEJA O PASSO A PASSO

 

Olá colegas ACS e ACE de todo Brasil!

Assista no vídeo abaixo, que foi produzido pelo nosso colega ACS Arôvel, um breve tutorial onde o mesmo ensina o passo a passo, de como acessar o Diploma do curso técnico do programa Saúde com Agente Apartir do dia 05/08/23. Confira!

Vídeo reprodução: Canal Saúde com Agente 

Compartilhe essa postagem, para que a mesma alcance mais colegas ACS/ACE em todo Brasil.


OUTRAS MATÉRIAS DE INTERESSE DA NOSSA CATEGORIA ACESSE MEU BLOG NO LINK ABAIXO:



sexta-feira, 28 de julho de 2023

Nísia Trindade anuncia ampliação dos recursos destinados aos representantes das secretarias municipais e estaduais de saúde

 
Ministério da Saúde também pactuou com Conass e Conasems mais 350 municípios no programa Qualifar-SUS e flexibilização no Programa de Transplantes.

O Ministério da Saúde vai ampliar o valor pago ao Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e ao Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), órgãos vinculados à pasta. O recurso, que vem como mais uma ação de fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), deixa a marca de R$7,2 milhões e passa para R$10 milhões. “Desde 2017 o valor estava sem atualização. Esta é uma maneira de dar maior suporte aos estados e municípios”, avaliou a ministra Nísia Trindade.

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (27) durante a 7ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Tripartite (CIT). Na abertura, a ministra da Saúde destacou o avanço na execução dos diversos programas e iniciativas adotados pela nova gestão do governo federal. “Temos clareza do quanto é importante fortalecer os municípios que foram tão fragilizados nos últimos anos. Também estamos trabalhando para a implementação do piso da enfermagem, finalizando o processo de consulta e no ressarcimento federativo”, disse a ministra.

A representante da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS) no Brasil, Socorro Gross, analisou que as ações “estão contribuindo para a reconstrução do sistema de saúde que a gente precisa, uma construção feita todos os dias e com muito empenho”.

Habilitação de municípios

Com a presença do Conass e Conasems, o Ministério da Saúde pactuou entre os órgãos a habilitação de mais 350 municípios no programa Qualifar-SUS, voltado para a assistência farmacêutica. O titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde, Carlos Gadelha, observou que o programa estava parado desde 2019. “Com investimento, agora, de R$23 milhões, vamos qualificar a assistência farmacêutica em quatro eixos: informação, cuidado, estrutura e educação, com expectativa de destinação principalmente aos municípios de menor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal”, afirmou.

A Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente também apresentou nova ação da pasta, desta vez voltada à publicação de normas técnicas para a padronização das regras de terminologias, registros e disseminação de coberturas vacinais. A padronização, segundo o diretor Eder Gatti, vem para garantir que os dados sejam mais informativos e que auxiliem no avanço das coberturas vacinais.

Incentivo e flexibilização

O Ministério da Saúde também pactuou, com os representantes municipais e estaduais, a proposta de flexibilização dos processos de habilitação de alta complexidade em oncologia e os critérios de incentivo para o Programa de Transplantes. 

Helvécio Magalhães, secretário de Atenção Especializada à Saúde, destacou que o objetivo, no âmbito da oncologia, é garantir a habilitação de serviços em macrorregiões que não atingem, atualmente, os parâmetros da portaria atual. Desta forma, a pasta pretende garantir que os pacientes possam realizar os tratamentos de oncologia mais próximos do local de residência, além de reduzir as filas de espera.

O Programa de Transplantes, em sua reformulação, vai estimular o aumento da capacidade instalada nos municípios. O Ministério da Saúde pretende ampliar o desempenho dos hospitais a partir de indicadores relativos tanto ao volume de procedimentos realizados, como a sobrevida dos pacientes, assegurando a qualidade da assistência prestada.

Na nova proposta, os municípios serão avaliados por pontos e, de acordo com os resultados, poderão receber incremento financeiro de até 80% nos recursos pagos pelo Programa de Transplantes.

Edis Henrique Peres

Ministério da Saúde

quinta-feira, 27 de julho de 2023

ATENÇÃO, GESTOR! Ministério da Saúde vai enviar 150 mil dispositivos móveis para apoiar trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde nos municípios

 

Solicitação deve ser feita até 30 de julho. Aparelhos foram usados nas pesquisas do Censo do IBGE e agora poderão ser usados na atenção primária

Ministério da Saúde vai destinar 150 mil dispositivos móveis de coleta de dados para apoiar o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde no uso do aplicativo e-SUS Território. Até o dia 30 de julho, o gestor deve manifestar interesse no recebimento dos aparelhos, que serão distribuídos em agosto, por meio da Secretaria de Atenção Primária à Saúde.

A quantidade máxima que pode ser solicitada é baseada no número de ACS pagos na última parcela de financiamento. O município pode fazer a solicitação pelo Gerencia APS disponível na plataforma de sistemas da atenção primária, o e-Gestor AB. A adesão é uma manifestação de interesse, o número de dispositivos doados ao município pode não contemplar a quantidade total solicitada.

Os dispositivos móveis de coleta são pequenos aparelhos eletrônicos que processam dados, assim como os computadores. Os dispositivos colocados para doação foram usados pelos recenseadores nas pesquisas do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e agora poderão ser usados na atenção primária por meio da atuação dos ACS

Confira as instruções para solicitar os dispositivos móveis de coleta de dados

O e-SUS Território

O aplicativo e-SUS Território é usado no registro rápido e seguro das visitas domiciliares feitas pelos ACS. O cadastro desses dados permite que profissionais da atenção primária e gestores avaliem e acompanhem a situação do território e as condições de saúde dos cidadãos, facilitando a coleta e busca de informações da comunidade de forma ágil e sem a utilização das tradicionais fichas de papel.

Os dados cadastrados no aplicativo são integrados aos dados do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) da estratégia e-SUS Atenção Primária. Assim, para fazer o uso da ferramenta, é necessário que o município responsável pelo acompanhamento domiciliar tenha uma versão do prontuário instalada e devidamente configurada com as credenciais do agente de saúde em atuação, por meio do Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES). Dessa forma, a sincronização do aplicativo com o PEC será efetuada.


Paula Bittar

Ministério da Saúde

Ministério da Saúde investiga distorções nos dados do SUS em 467 municípios

 
Ministério da Saúde fez pente-fino e enviou informações à CGU e à Polícia Federal; investigação foi ampliada no governo Lula

O Ministério da Saúde analisa dados de produção do SUS potencialmente exagerados ou discrepantes informados nos últimos anos por 467 municípios pelo país, cerca de 8% das 5,5 mil cidades no território brasileiro.

A coluna publica nesta quinta-feira (27/7) uma série de reportagens mostrando como números informados por prefeituras de Alagoas contrastam com a realidade dos sistemas de saúde pública locais. Diversas prefeituras registraram aumentos repentinos na produção.

No Maranhão, foi descoberto um esquema de falsificação de dados das prefeituras para aumentar artificialmente o teto de recursos do Fundo Nacional de Saúde (FNS) que deputados e senadores podiam indicar. Com isso, prefeituras passaram, sob indicação do Congresso, a receber recursos milionários de que não precisavam.

Diante disso, o Ministério da Saúde elaborou uma lista de municípios cujos dados são suspeitos e analisa se a produção relatada ao SUS corresponde à realidade para encaminhar os achados aos órgãos competentes.

O AudSUS, órgão de auditoria interna do SUS, terminou de analisar os dados em prefeituras do Maranhão e pediu a restituição de R$ 53 milhões enviados indevidamente ao sistema de saúde dos municípios. Outras auditorias, em cidades cujo nome o ministério manteve sob sigilo, estão em andamento.

Em nota à coluna, o ministério informou que, “ao detectar números de produção excessivos ou discrepantes, encaminha os achados aos órgãos competentes para ações de auditoria e controle”. “Atualmente, estão sendo analisados dados de produção informados por 467 municípios de todo o país.”

“O Ministério da Saúde vem aprimorando as regras de negócio dos sistemas oficiais de informação, objetivando reduzir os riscos de registros de produção assistencial distorcidos ou irregulares”, acrescentou o órgão. “Foram desenvolvidos mecanismos para controlar a quantidade máxima de procedimentos por paciente, a cada período, e para impedir alterações nos dados. Essas medidas permitem um melhor acompanhamento das informações inseridas nos bancos de dados.”


Fonte: metropoles.com/colunas

quarta-feira, 26 de julho de 2023

Conselho Nacional de Saúde publica resolução com prioridades para o SUS a partir das deliberações da 17ª Conferência Nacional de Saúde

 

Documento compila diretrizes da Conferência para subsidiar os planos de gestão do Governo Federal e garantir implementação do anseio popular no SUS

Conselheiras e conselheiros nacionais de Saúde deliberaram por unanimidade pela aprovação da Resolução 715, que dispõe sobre as orientações estratégicas para o Plano Plurianual (PPA) e para o Plano Nacional de Saúde (PNS) provenientes da 17ª Conferência Nacional de Saúde.  O documento foi apreciado na 344ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde (CNS), nesta quinta (20/07), em Brasília.

Getúlio Vargas Júnior e Mauri Bezerra, coordenadores-adjuntos da Cofin, compuseram a mesa como representantes da Comissão de Orçamento e Financiamento (Cofin/CNS), e explicaram que a resolução foi elaborada a partir das diretrizes da 17ª CNS, compiladas pela Comissão de Relatoria, e depois analisadas e sintetizadas em 59 orientações que compõem o documento. “Nosso papel foi de referendar essas diretrizes elaboradas, contempladas nesse documento que apresentamos aqui”, explicou o conselheiro Mauri.

Priscilla Viegas, Coordenadora Adjunta da Comissão de Relatoria, comentou que a Resolução com as diretrizes, propostas e moções da 17ª CNS será encaminhada para o conjunto de conselheiros e apresentado na próxima Reunião Ordinária do CNS, no mês de agosto. Priscilla ainda destaca que a resolução não substitui o consolidado final. “Esse conjunto de orientações são baseadas nas 245 diretrizes aprovadas na Conferência, com ajustes de redação. É um conjunto de proposições que têm a perspectiva de incidir no PPA e no PNS, trazidos de forma ampla para que tragam as prioridades, sem invisibilizar a diversidade e pluralidade refletidas na Conferência. ”

Valcler Rangel, assessor especial da ministra da Saúde, Nísia Trindade, e conselheiro representante da gestão, destacou que o documento é histórico para o Brasil e para o SUS, e dá condições não só de influenciar no PPA como servir de ferramenta de monitoramento dos resultados da Conferência. “Vemos uma facilidade enorme desse documento incidir sobre os planos”.

Políticas de âmbito geral são destacadas no documento como elementos centrais para o planejamento, para garantia de financiamento adequado nos instrumentos de gestão: Atenção Básica, Saúde do Trabalhador e Trabalhadora, Saúde Mental, carreira única interfederativa, Saúde Digital, educação permanente e popular em saúde, ciência e tecnologia, assistência farmacêutica, ampliação da imunização e o legado da pandemia são pontos que compõem a resolução.

O presidente do CNS, Fernando Pigatto, também destacou o trabalho conjunto para construção desse documento. “A Resolução foi elaborada na Cofin, com todas as representações que a compõem presentes na sua avaliação. Aquilo que foi construído por mais de 2 milhões participantes de Conferências nos territórios se transformou  nesta resolução.”

A conselheira e Coordenadora da Comissão de Relatoria Francisca Valda também reforçou a importância do trabalho conjunto. “Isso é resultado do protagonismo popular da saúde, que está sendo traduzido nesta resolução. Após o trabalho intenso da Comissão de Relatoria, o documento foi lapidado como uma jóia pela Cofin, resultado de um grande trabalho coletivo.”

Confira a resolução na íntegra

Ascom/CNS


Compartilhe essa postagem, para que a mesma alcance mais colegas ACS/ACE em todo Brasil.

OUTRAS MATÉRIAS DE INTERESSE DA NOSSA CATEGORIA ACESSE MEU BLOG NO LINK ABAIXO:

SAÚDE COM AGENTE: ATENÇÃO ESTUDANTES e PRECEPTORES "Estamos quase lá: O que ainda preciso fazer? Veja mais informações

 

Olá estudantes, gestores e preceptores!

Nesta terça-feira, 01 de agosto/23, às 19h, acompanhe ao vivo, no canal do YouTube do Projeto Saúde com Agente, a live Estamos quase lá: O que ainda preciso fazer?

O objetivo da live é abordar assuntos como: diplomação, recuperação e estudantes sem preceptor. 
No dia 01/08/23 CLIQUE AQUI para assistir a Live.

DÚVIDAS

O formulário de dúvidas ficará aberto até o dia da live, acessem o link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSesP2jpd-JLLonR39mlHRXsb5zRahTsyQrWe0Pm9I96dwpA6Q/viewform?pli=1 e enviem suas dúvidas.

Outros links Importantes:

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) CONASEMS https://mais.conasems.app

Tutoriais sobre o AVA CONASEMS

https://mais.conasems.app/tutorial-ava

Site Ministério da Saúde: https://www.gov.br/saude/pt-br

Instagram: https://instagram.com/programasaudecomagente?igshid=MmU2YjMzNjRlOQ==

Facebook: https://m.facebook.com/programasaudecomagente

Catálogo Saúde com Agente: https://www1.ufrgs.br/CatalogoServicos/servicos/perfil?perfil=23


Compartilhe essa postagem, para que a mesma alcance mais colegas ACS/ACE em todo Brasil.

OUTRAS MATÉRIAS DE INTERESSE DA NOSSA CATEGORIA ACESSE MEU BLOG NO LINK ABAIXO:

segunda-feira, 24 de julho de 2023

Municípios terão incentivos financeiros para credenciamento de equipe na Atenção Primária à Saúde

 

Publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 24 de julho, a Portaria 1.003/2023 estabelece o credenciamento de Municípios para receberem incentivos financeiros federais de custeio referentes às equipes no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS). Segundo o Ministério da Saúde, o credenciamento permite aos Municípios receberem transferências mensais de recursos federais de custeio, que serão destinados às equipes que atuam na APS.

Serão contempladas pelo credenciamento as seguintes equipes:

I - Equipe Saúde da Família – eSF;

II - Equipe de Atenção Primária – eAP;

III - Equipe de Saúde Bucal - eSB 40h;

IV - Equipe de Saúde Bucal - eSB carga horária diferenciada;

VI - Equipe de Saúde da Família Ribeirinha - eSFR, mudança de tipo de eSF para eSFR e incorporação de componentes adicionais;

VII - Equipe de Consultório na Rua – eCR;

A transferência dos incentivos financeiros federais para as equipes credenciadas ocorrerá de acordo com as normas estabelecidas nas Portarias de Consolidação GM/MS 2 e 6/2017, e na Portaria de Consolidação SAPS/MS 1/2021.

A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) reforça a importância de os gestores municipais estarem atentos aos prazos e às diretrizes fornecidas pelo Ministério para manterem este credenciamento, assegurando a continuidade dos recursos destinados à Atenção Primária à Saúde em suas regiões.

Confira a lista de Municípios beneficiados. 

Fonte: Da Agência CNM de Notícias


Compartilhe essa postagem, para que a mesma alcance mais colegas ACS/ACE em todo Brasil.

OUTRAS MATÉRIAS DE INTERESSE DA NOSSA CATEGORIA ACESSE MEU BLOG NO LINK ABAIXO:

Publicada hoje(24/07/23) Portaria que estabelece o credenciamento de Municípios para receberem incentivos financeiros federais de custeio referentes às equipes no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS).

 DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO

Publicado em: 24/07/2023 | Edição: 139 | Seção: 1 | Página: 113

Órgão: Ministério da Saúde/Gabinete da Ministra

PORTARIA GM/MS Nº 1.003, DE 21 DE JULHO DE 2023

Credencia Municípios e Distrito Federal a fazerem jus a transferência dos incentivos financeiros federais de custeio referentes às equipes no âmbito da Atenção Primária à Saúde.

A MINISTRA DE ESTADO DA SAÚDE, no uso das atribuições que lhe conferem os incisos I e II do parágrafo único do art. 87 da Constituição Federal, e

Considerando o Anexo XVI e XXII da Portaria de Consolidação GM/MS nº 2, de 28 de setembro de 2017, que consolida as normas sobre as políticas nacionais de saúde do Sistema Único de Saúde;

Considerando a Portaria de Consolidação GM/MS nº 6, de 28 de setembro de 2017, que consolida as normas sobre o financiamento e a transferência dos recursos federais para as ações e os serviços de saúde do Sistema Único de Saúde; e

Considerando a Portaria de Consolidação SAPS/MS nº 1, de 2 de junho de 2021, que consolida as normas sobre Atenção Primária à Saúde, resolve:

Art. 1º Esta Portaria dispõe sobre o credenciamento de municípios a fazerem jus a transferência dos incentivos financeiros federais de custeio referentes às equipes, no âmbito da Atenção Primária à Saúde - APS, com periodicidade da transferência mensal, caso não exista nenhuma irregularidade que motive a suspensão.

Parágrafo único. As transferências dos incentivos de custeio federal referentes às equipes credenciadas ocorrerão de acordo com o estabelecido nas Portaria de Consolidação GM/MS nº 2 e 6, de 28 de setembro de 2017 e na Portaria de Consolidação SAPS/MS nº 1, de 2 de junho de 2021.

Art. 2º Fica credenciado o quantitativo das seguintes equipes da APS por município e Distrito Federal, listados nos Anexos a esta Portaria:

I - Equipe Saúde da Família - eSF, conforme Anexo I;

II - Equipe de Atenção Primária - eAP, conforme Anexo II;

III - Equipe de Saúde Bucal - eSB 40h, conforme Anexo III;

IV - Equipe de Saúde Bucal - eSB carga horária diferenciada, conforme Anexo IV;

VI - Equipe de Saúde da Família Ribeirinha - eSFR, mudança de tipo de eSF para eSFR e incorporação de componentes adicionais, conforme Anexos V, VI, VII, VIII, IX e X; e

VII - Equipe de Consultório na Rua - eCR, conforme Anexo XI.

Parágrafo único. A transferência dos incentivos financeiros das eSFR e dos componentes adicionais previstos no inciso VI deste artigo dependerá do cadastramento dos componentes no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde - SCNES, vinculando-os ao código Identificador Nacional de Equipe - INE da eSFR.

Art. 3º Os recursos orçamentários, objeto desta Portaria, correrão por conta do orçamento do Ministério da Saúde devendo onerar a Funcional Programática 10.301.5019.219A - Piso de Atenção Primária em Saúde, nos seguintes planos orçamentários:

I - PO - 0008 - Incentivo Financeiro da APS - Capitação Ponderada e PO 0009 - Incentivo Financeiro da APS - Desempenho, com previsão de impacto orçamentário para o ano de 2023 no valor de R$ 359.715.892,82 (trezentos e cinquenta e nove milhões, setecentos e quinze mil, oitocentos e noventa e dois reais e oitenta e dois centavos) para as equipes constantes nos Anexos I , II, III e IV a esta Portaria; e

II - PO - 000A - Incentivo para Ações Estratégicas, com previsão de impacto orçamentário para o ano de 2023 no valor de R$ 3.783.130,08 (três milhões, setecentos e oitenta e três mil cento e trinta reais e oito centavos) para as equipes constantes nos Anexos V, VI, VII, VIII, IX, X e XI.

Art. 4º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.


NÍSIA TRINDADE LIMA

CLIQUE AQUI PARA VER OS ANEXOS I ao XI

Agente de saúde não tolera barulho de obra e mata homem com golpes de facão

 

Foto: Reprodução/Facebook 

Após o assassinato, o agente de saúde admitiu o crime em depoimento na delegacia

Facadas tiraram a vida de um homem, de 43 anos de idade, neste domingo (23), na cidade de Itariri, situada no interior de São Paulo. Após tirar satisfação com a vítima sobre o barulho de uma obra no local, um agente comunitário de saúde, de 36, não tolerou a resposta e o esfaqueou com golpes em regiões, como por exemplo, a cabeça. As informações são do portal g1.

Depois de matar Sergio de Jesus, o homicida procurou o pronto-socorro da cidade, conforme registrado no Boletim de Ocorrência (B.O). Como resultado, a Polícia Militar (PM) foi acionada e identificou o homem aguardando uma consulta médica. Os agentes comentaram, ainda conforme a publicação, que o agente estava confuso.

Ao ser questionado, ele mencionou palavras sem sentido. Em determinado momento, o homem admitiu: "Eu joguei o facão no mato". Em seguida à detenção, os policiais se deslocaram até a casa onde a vítima trabalhava e a encontraram morta no quintal.

O detalhe é que a faca estava espetada no chão, em área de mato, perto do local do crime. O criminoso também já respondeu por registros de lesão corporal, injúria e ameaça. 

Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), o Instituto de Criminalística (IC) e o Instituto Médico Legal (IML) estiveram no local para averiguar o corpo da vítima. Por fim, o caso foi registrado como homicídio na Delegacia de Itariri.

Fonte: bnews.com.br


Compartilhe essa postagem, para que a mesma alcance mais colegas ACS/ACE em todo Brasil.


OUTRAS MATÉRIAS DE INTERESSE DA NOSSA CATEGORIA ACESSE MEU BLOG NO LINK ABAIXO:

LEI ESTABELECE CAPACITAÇÃO DE ACS PARA ACOLHER MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA

 Foto: Divulgação/Assessoria do deputado

Somente no ano de 2022, o Amazonas registrou mais de 4 mil casos de violência contra a mulher, segundo dados da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), o que representa aumento de 15,17%, em comparação ao ano de 2021. Um Projeto de Lei (PL) quer contribuir para diminuir esse índice ao estabelecer diretrizes para a capacitação de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) no acolhimento a mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. 

O PL, de autoria do deputado estadual Adjuto Afonso, foi aprovado e seguiu para sanção do governador. 

“É necessário fortalecer as políticas públicas direcionadas à proteção das mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, assim como coibir esse ato. Conseguimos aprovar esse Projeto de Lei que visa a justiça social, ao apoiar programas de capacitação na área de saúde e assistência social”, disse o deputado.

 “Faz-se urgente a ação de capacitar o agente comunitário para a identificação eficaz dos sinais de agressões não declarados pela vítima. Queremos estimular parceria entre a iniciativa privada e o governo do estado, bem como ações conjuntas entre os poderes executivos municipais e estaduais para, de fato, criar condições de potencial mais forte e efetivo do que a fragilidade de ações esparsas”, explicou o deputado.

De acordo com o Artigo 3º do Projeto de Lei, Agente Comunitário de Saúde são considerados profissionais da área, com profissões regulamentadas, para fins do disposto do Artigo 37 da Constituição Federal, conforme Lei nº 11.350/2006 e sua alteração na Lei nº 14.536/2023 e já estão inseridos nas comunidade.

Fonte: portalmarcossantos.com.br


Compartilhe essa postagem, para que a mesma alcance mais colegas ACS/ACE em todo Brasil.


OUTRAS MATÉRIAS DE INTERESSE DA NOSSA CATEGORIA ACESSE MEU BLOG NO LINK ABAIXO:

domingo, 23 de julho de 2023

Imposto de Renda 2023: Receita abre consulta a 3º lote nesta segunda(24/07/23) Veja quem recebe nesse lote

 

A Receita Federal vai abrir a partir das 10h de segunda-feira (24) as consultas ao terceiro lote de restituição do IRPF 2023, ano-base 2022.

Ao todo, o crédito para mais de 5, 6 milhões de contribuintes será realizado na segunda-feira da semana que vem, dia 31 de julho. O valor total será de 7,5 bilhões de reais.

Desse total, 5 bilhões e se referem aos contribuintes com prioridade, incluindo idosos, professores ou pessoas com deficiência. Também receberam prioridade os contribuintes que utilizaram a Declaração Pré-preenchida ou optaram por receber a restituição via PIX.

Entre os contemplados, também estão contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 23 de março. Este terceiro lote também contempla as restituições residuais de exercícios anteriores.

Para saber se o seu nome está nessa restituição basta acessar a página da Receita na internet: www.gov.br/receitafederal. A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para consulta direta sobre liberação das restituições e a situação cadastral.

Se for identificada alguma pendência, o contribuinte pode retificar a declaração para corrigir as informações.

Se, por algum motivo, o crédito não for realizado —por exemplo, se a conta informada estiver desativada —, os valores vão ficar disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Após esse prazo, o contribuinte deverá fazer uma requisição pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal.

Edição: Daniel Ito Isaia/ Líria Jade

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

CLIQUE AQUI E FAÇA A SUA CONSULTA DA RESTITUIÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA 2023.


Compartilhe essa postagem, para que a mesma alcance mais colegas ACS/ACE em todo Brasil.

OUTRAS MATÉRIAS DE INTERESSE DA NOSSA CATEGORIA ACESSE MEU BLOG NO LINK ABAIXO:

Por inconstitucionalidade, Câmara barra nova tentativa do prefeito de renovar contratos temporários dos agentes de saúde

 

(Foto: Pollyanna Martins – 08/03/2022)

Desde o ano passado os agentes de saúde travam uma batalha contra o Executivo para garantir seus direitos; Em agosto a categoria lotou o plenário da Câmara para pedir ajuda aos vereadores 

O prefeito Gleidson Azevedo (Novo) do município de Divinópolis-MG, poderá ser o responsável por uma das maiores crises sanitárias do município provocada por falta de planejamento administrativo. Em 10 dias, vencem os contratos de 111 Agentes Comunitários de Saúde e de Combate à Endemias. A Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA) está impedida de renovar esses vínculos empregatícios, uma vez que os prazos de validade dos contratos já foram prorrogados anteriormente. A Lei Municipal 4.450, que regula as contratações temporárias, só permite a renovação dos contratos por uma única vez, ainda assim em situações específicas.

Sem a renovação dos contratos, a própria Prefeitura já prevê uma crise sanitária em razão da desassistencia que será observada no sistema de saúde do município. Essa situação é decorrente da falta de planejamento do Executivo Municipal, uma vez que havia tempo suficiente para a contratação de novos agentes dentro prazo, feita de maneira legal.

Sem realizar o concurso público e o processo seletivo público para a contratação dos agente respeitando os preceitos constitucionais, o prefeito vem tentando desde o ano passado mudar a Lei dos contratos temporários, utilizando-se de gambiarras que dariam ares de legalidade às suas pretensões. Inexplicavelmente Gleidson Azevedo tentou três vezes passar pela Câmara projetos inconstitucionais para renovação dos contratos dos agentes, embora já na primeira tentativa tenha sido obrigado a recuar diante dos pareceres contrários das Comissões legislativas.

PRIMEIRA TENTATIVA – Em novembro de 2022, o prefeito enviou à Câmara o Projeto de Lei 87/2022, através do qual pretendia acabar com o prazo de validade das contratações temporárias. A proposta mudava a Lei 4.450 para permitir que os contratos administrativos de trabalho fossem renovados indefinidamente. O alvo já era garantir a renovação automática dos contratos dos Agentes de Saúde. A proposta revelou a primeira trapalhada jurídica da Procuradoria do município. O projeto nem chegou a ir a plenário, já que recebeu pareceres contrários de todas as Comissões da Câmara.

SEGUNDA TENTATIVA – Não satisfeito com a fragorosa derrota, em maio desse ano, Gleidson Azevedo tentou a segunda cartada para prorrogar os contratos, ao enviar à Câmara o Projeto de Lei 41/2023, que previa aumentar de seis meses para cinco anos os contratos temporários para atendimento a situações declaradas de calamidade pública e combate a surtos endêmicos; e de um para cinco anos em caso da necessidade de continuidade de serviços considerados essenciais e inadiáveis nas áreas de educação e saúde. O alvo, mais uma vez, era os contratos dos agentes de saúde. A reação contrária de fortes proporções obrigou o prefeito a retirar o projeto antes mesmo dos pareceres da Câmara.

TERCEIRA TENTATIVA – Essa semana o prefeito deu a terceira cartada para tentar a renovação dos contratos dos agentes de saúde. Na segunda-feira (17) foi protocolado na Câmara com pedido de urgência o Projeto de Lei 55/2023, prevendo a prorrogação “por seis meses o prazo de vigência de contratos por tempo determinado, em razão de necessidades na área da saúde, para suprir demandas pertinentes ao cargo de Agente Comunitário de Saúde”.

NOTIFICAÇÃO PRÉVIA – Nesta quarta-feira (19) o prefeito Gleidson Azevedo recebeu notificação prévia da Comissão de Administração da Câmara através do Ofício CM-098/2023. O prefeito foi informado que o Projeto de Lei 55/2023 “evidencia violação direta à vedação de dispositivos da Constituição Federal, que expressamente “vedam a contratação temporária ou terceirizada de Agentes Comunitários de Saúde e de Agentes de Combate à Endemias, com exceção à hipótese de combate de surtos endêmicos”.

O prefeito foi informado, ainda, que há impedimentos legais “para a admissibilidade da tramitação [do Projeto 55/2023] e, por via de consequência, para a aprovação da pretensão manifestada no projeto”.

A notificação prévia dá um puxão de orelhas no prefeito ao lembrar que “a contratação que ora se pretende prorrogar em caráter excepcional, é ilegal em sua origem. O Poder Executivo Municipal se furtou a realizar o competente processo seletivo público [autorizado no artigo 54 da Constituição] para formalização do vínculo dos agentes comunitários, cujos contratos celebrados por prazo determinado mediante processo de contratação simplificado, encontram seu termo ao final do mês de julho de 2023”.

No ofício encaminhado ao prefeito, a Comissão de Administração da Câmara mira a Procuradoria do Município ao afirmar que “cumpre salientar que não se faz visão turva em relação à situação temerária decorrente da rescisão de um considerável número de contratos ao final do mês de julho, contudo a ilegalidade da formalização de contratações temporárias é matéria conhecida, que deveria ser conhecida ou que poderia ser conhecida pelo Poder Executivo Municipal, em comportamento minimamente diligente”.

Leia a íntegra da notificação prévia enviada ao prefeito

Os contratos temporários dos agentes vencem em 10 dias. A partir do dia 31 os 111 agentes sob o regime de contrato temporário estarão legalmente impedidos de trabalhar. Até o fechamento desta reportagem, às 16h34, a Prefeitura não havia apresentado um Plano B para evitar o caos no sistema de saúde.

Reportagem: Jotha Lee

Comunicação Sintram


Compartilhe essa postagem, para que a mesma alcance mais colegas ACS/ACE em todo Brasil.


OUTRAS MATÉRIAS DE INTERESSE DA NOSSA CATEGORIA ACESSE MEU BLOG NO LINK ABAIXO:


Ministério Público recomenda que município reforme Unidades de Saúde da Família e contrate novos Agentes Comunitários de Saúde

 

Foto: Joilson Barreto Andrade

O Ministério Público (MP) estadual recomendou nessa quinta-feira (20), que o município de Amargosa-BA reforme as Unidades de Saúde da Família (USFs) Catiara e Espaço Verde.

Segundo a promotora de Justiça, a USF Catiara “não possui padrões minimamente satisfatórios ao atendimento à saúde da população”. Ela complementou que a unidade fica localizada em um imóvel impróprio para a realização do serviço. Além disso não há acessibilidade em todo o local, já que não existem rampas para acesso a todas as salas e nem banheiros adaptados.

“O local possui salas de recepção de material, lavagem e descontaminação, e sala de esterilização improvisadas, além de uma sala de curativos sem iluminação ou ventilação natural”, destacou a promotora de Justiça Jessica Camille Goulart.

Outro problema relatado pela promotora de Justiça é a falta de agentes comunitários, pois só existem três para cinco áreas de atuação, “de modo que duas áreas estão descobertas. Portanto, as equipes não conseguem prestar o devido serviço à população e não conseguem acompanhar efetivamente os pacientes, prejudicando a busca ativa de pacientes na cidade”.

Ainda conforme as recomendações, o município precisa enviar ao MP um cronograma com as datas fixadas para a reforma das unidades e elaborar um cronograma para a nomeação de mais dois agentes comunitários de saúde para a USF Catiara, comprovando no prazo de 15 dias as providências adotadas.

Fonte: midiabahia.com.br


Compartilhe essa postagem, para que a mesma alcance mais colegas ACS/ACE em todo Brasil.

OUTRAS MATÉRIAS DE INTERESSE DA NOSSA CATEGORIA ACESSE MEU BLOG NO LINK ABAIXO:

sábado, 22 de julho de 2023

SAÚDE COM AGENTE: ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA PRECEPTOR REGIONAL DOS CURSOS TÉCNICOS ACS/ACE. VEJA EDITAL E FAÇA SUA INSCRIÇÃO

 

Olá colegas ACS e ACE de todo Brasil!

Estão abertas as inscrições para atuar como preceptor regional nos cursos técnicos do Saúde com Agente.

As inscrições deverão ser realizadas até às 23h59min (horários de Brasília) de 06/08/2023.

Os interessados nas vagas deverão acessar o link saudecomagente.ufrgs.br/preceptor e preencher o requerimento de inscrição, anexando os documentos comprobatórios.

Para maiores informações acesse o Edital n° 10/2023 na página

https://portalfaurgs.com.br/recursoshumanos/Processo Seleti vo/1/edital102023-projetosaudecomagente

EDITAL:

PROCESSO: EDITAL 10/2023 - PROJETO SAÚDE COM AGENTE - VAGAS PARA PRECEPTOR REGIONAL

Situação: Em Andamento

A FUNDAÇÃO DE APOIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SULFAURGS - torna pública a realização do Processo Seletivo Simplificado para a função temporária de bolsista, com atuação na equipe multidisciplinar de apoio ao PROJETO SAÚDE COM AGENTE. A presente seleção destina-se ao preenchimento de vagas na função de Preceptor Regional.

CLIQUE AQUI Link para inscrição: (20/07/2023 | 06/08/2023)

Conforme Edital

PERGUNTAS E DÚVIDAS SOMENTE PELO EMAIL: preceptor_2023@ufrgs.br


Compartilhe essa postagem, para que a mesma alcance mais colegas ACS/ACE em todo Brasil.

OUTRAS MATÉRIAS DE INTERESSE DA NOSSA CATEGORIA ACESSE MEU BLOG NO LINK ABAIXO:

magraoaceubaira.blogspot.com

sexta-feira, 21 de julho de 2023

Prefeito Decreta "ESTADO DE EMERGÊNCIA POR ARBOVIROSES " em Feira de Santana, ACE tinha feito alerta da situação

Foto: Colbert Martins - Prefeito de Feira de Santana

Olá colegas ACS e ACE de todo Brasil!

Após a presidente da Associação dos Agentes de Endemias de Feira de Santana Isabel Cristina, ter feito um alerta para a população da cidade em relação à dengue, alertando que a situação poderia se tornar uma tragédia, caso o governo não adotasse medidas urgentes e efetivas no combate a doença, o prefeito resolve decretar Estado de Emergência por arboviroses(Dengue, Zika, e Chinkungunya) no município. 

Veja abaixo, o conteúdo na íntegra do Decreto de Estado de Emergência por arboviroses, que foi publicado hoje(21/07/23), no Diário oficial do Município de Feira de Santana-BA:


Assista abaixo, o vídeo com a fala do Prefeito do município de Feira de Santana-BA Colbert Martins, dando explicações sobre a publicação do Decreto de Estado de Emergência por arboviroses autorizado por ele, e que foi publicado hoje(21/07/23) no Diário oficial do município. Confira!

CLIQUE AQUI para assistir o vídeo acima completo

O prefeito disse que, a Prefeitura fará a sua parte com relação a limpeza, mas também é necessário que a população contribua:

"Já ultrapassamos o limite de risco, a reunião de hoje tem como objetivo decretar uma emergência em saúde pública na área das arboviroses, que envolve a dengue, zica e outras doenças, portanto, alertamos a homens e mulheres do município que estamos sim correndo um risco grave. Tivemos quatro mortes em decorrência da dengue, isso significa como um todo, que poderemos ter um agravamento desta situação e por isso estamos publicando um decreto de emergência epidemiológica específica. A maioria dos criadouros estão em volta das residências, por mais que façamos a limpeza, se você em sua casa não fizer a sua parte, não tomar cuidado com sua plantinha, evitar jogar casca de ovo ou tampinhas, onde pode acumular água e os mosquitos se reproduzem sem controle, portanto, vamos fazer o máximo possível para manter a cidade limpa, mas o cidadão tem que fazer a sua parte em sua casa, onde o risco é maior".

Colbert detalhou as ações que estão sendo realizadas e os números da doença até o momento:

"Não vamos repetir 2019, lembrando que em 2020 tivemos uma epidemia de Covid, uma após a outra, sendo ambas vírus. De janeiro a julho deste, ano tivemos 3.009 notificações, 978 casos confirmados, o maior número por bairros ainda é o Tomba, seguido pelo Feira X, o distrito de Humildes, Campo Limpo e o Centro da cidade. Muchila, Gabriela, Pedra do Descanso, Cidade Nova, Queimadinha, vê-se que há uma distribuição em toda a cidade. Com relação ao trabalho dos agentes, foram realizados 761 mil contatos, 3.101 focos coletados, distribuímos mais de 19 mil capas para ajudar a evitar que essa área contaminada. Este é o quadro, estamos neste momento pedindo a você, que nos ajude a enfrentar este momento de grande responsabilidade e mais do que prefeito, como médico, decreto Estado de Emergência por arboviroses no Município de Feira de Santana e declaro estado de alerta epidemiológico máximo tendo como destaque dengue em decorrência do número de aumento de casos, internações e óbitos, enquanto perdurar a situação de emergência e alerta epidemiológico, todos os órgãos da administração direta e indireta do município deverão promover ações que lhe forem necessárias e orientadas pela Secretaria de Saúde para que venhamos a reduzir a quantidade de mosquitos como também as ações que sejam necessárias a proteger a vida. Todos os procedimentos desse decreto terão prioridade máxima no trâmite administrativo processual e isso é direto para a Controladoria Geral do Município e Procuradoria Geral para que não tenhamos nenhum tipo de atraso com relação ao que for necessário do ponto de vista burocrático na compra ou aquisição de insumos. A comunicação vai direto para o governo do estado, governo federal, Tribunal de Contas, para o Poder Legislativo do município, Ministério Público e para o Conselho Municipal de Saúde", concluiu.

Reportagem: Hely Beltrão
Fonte: conectadonews.com.br

Compartilhe essa postagem, para que a mesma alcance mais colegas ACS/ACE em todo Brasil.

OUTRAS MATÉRIAS DE INTERESSE DA NOSSA CATEGORIA ACESSE MEU BLOG NO LINK ABAIXO:



PESQUISE AQUI LEIS E PORTARIAS DOS ACS E ACE