quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

ACE'S PARTICIPAM DE REUNIÃO EM UBAÍRA-BA PARA IMPLEMENTAÇÃO DO PQA-VS NO MUNICÍPIO


Fotos:Séc.de Saúde Letícia Leal, Arnaldo presidente do SINDVALE e os ACE's: Rodrigo e Magrão.

FOI REALIZADA HOJE (31.01.2019) NA SEDE DA SECRETARIA DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE UBAÍRA-BA,A PRIMEIRA REUNIÃO ENTRE OS AGENTES DE COMBATE A ENDEMIAS,O SINDVALE(Sindicato), E A SECRETÁRIA DE SAÚDE DO MUNICÍPIO: LETÍCIA LEAL BARRETO,QUE TEVE COMO OBJETIVO PRINCIPAL A CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE LEI PARA CRIAR E IMPLEMENTAR O PQA-VS (Programa de Qualificação das Ações de vigilância em Saúde) NO MUNICÍPIO.

O PQA-VS É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA OS ACE(Agente de Combate a Endemias),POIS ALÉM DE VALORIZAR ESSES PROFISSIONAIS DA SAÚDE,TAMBÉM SERVE DE PARÂMETRO PARA SE AVALIAR, OS RESULTADOS DOS TRABALHOS REALIZADOS, POR TODA EQUIPE DA SAÚDE, QUE FAZ PARTE DO BLOCO DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE NO MUNICÍPIO.

TODA EQUIPE DE ENDEMIAS DO MUNICÍPIO DE UBAÍRA-BA,AGRADECE A ATENÇÃO, E BOA VONTADE DA SECRETÁRIA DE SAÚDE LETÍCIA LEAL, QUE NOS RECEBEU E ABRAÇOU A NOSSA CAUSA, SE COMPROMETENDO INCLUSIVE, EM IMPLANTAR O PQA-VS NO MUNICÍPIO O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL. TAMBÉM GOSTARIA DE AGRADECER AO SINDVALE-BA NA PESSOA DE SEU ATUAL PRESIDENTE:ARNALDO SANTOS DA SILVA PELA SUA ATUAÇÃO E COMPROMETIMENTO FRENTE A ESSE SINDICATO NA BUSCA DE DIREITOS PARA A NOSSA CATEGORIA.

sábado, 26 de janeiro de 2019

REAJUSTE SALARIAL DOS AGENTES DE SAÚDE VÁRIAS CIDADES CONFIRMAM PAGAMENTO COM NOVO VALOR JÁ EM JANEIRO/2019


ATENÇÃO COLEGAS ACS E ACE DE TODO BRASIL: PREFEITOS DE VÁRIAS CIDADES, EM TODAS AS REGIÕES DO BRASIL, JÁ CONFIRMARAM O PAGAMENTO DO SALÁRIO REFERENTE AO MÊS DE JANEIRO/2019 DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE(ACS) E DOS AGENTES DE COMBATE À ENDEMIAS (ACE), COM O NOVO VALOR DO PISO SALARIAL NACIONAL DA CATEGORIA, QUE É DE R$ 1.250,00(Mil Duzentos e Cinquenta Reais). INCLUSIVE ALGUNS MUNICÍPIOS JÁ EFETUARAM O PAGAMENTO AOS AGENTES DE SAÚDE INDEPENDENTE DO REPASSE DO GOVERNO FEDERAL REFERENTE À COMPETÊNCIA 01/19, QUE AINDA NÃO ACONTECEU POR PARTE DO GOVERNO FEDERAL PARA AS PREFEITURAS.

ISSO NA VERDADE SÓ PROVA QUE ENQUANTO ALGUNS PREFEITOS TEM OS AGENTES DE SAÚDE COMO PARCEIROS DA SUA ADMINISTRAÇÃO, PROCURANDO SEMPRE CUMPRIR AS LEIS QUE FAVORECEM ESSES PROFISSIONAIS DA SAÚDE, OUTROS GESTORES SE POSICIONAM DE FORMA OPOSTA E SE TORNAM VERDADEIROS INIMIGOS DOS ACS's E ACE's EM TODO BRASIL. ESSA ATITUDE TANTO DIFICULTA COMO PROTELA, NA MAIORIA DAS VEZES, OS PAGAMENTOS E RETIRA DIREITOS DOS AGENTES DETERMINADOS POR LEIS FEDERAIS; DIREITOS ESSES, ALIÁS, CONQUISTADOS COM MUITAS LUTAS POR TODA A CATEGORIA. 

COLEGAS, VAMOS FICAR DE OLHO NESTES GESTORES QUE NÃO TEM COMPROMISSO E NEM RESPEITO PELA NOSSA CATEGORIA! 
DENUNCIE-OS NOS ORGÃOS COMPETENTES A QUALQUER INDÍCIO DE:

- ABUSO DE PODER;IRREGULARIDADES E DESVIOS DE RECURSOS FEDERAIS DESTINADOS AOS ACS E ACE; OU A QUALQUER OUTRO TIPO DE ARBITRARIEDADE NESTE SENTIDO.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

VACINAR É IMPORTANTE SIM DIGA NÃO AO FAKE NEWS SOBRE A S VACINAS


SE VOCÊ ACHA QUE VACINAR NÃO É IMPORTANTE,OU QUE A VACINA TRAZ ALGUM RISCO PARA SUA SAÚDE,DESAFIO VOCÊ A TER ESSA MESMA OPINIÃO APÓS ASSISTIR ESSE VÍDEO.

VACINAR É IMPORTANTE SIM, DIGA NÃO AO FAKE NEWS SOBRE A S VACINAS,COMPARTILHE ESSE VÍDEO COM SEUS AMIGOS E AJUDE A MUDAR A OPINIÃO DE ALGUÉM SOBRE ESSE ASSUNTO!


quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

ATENÇÃO ACS E ACE VEJAM A NOTA DA EQUIPE FINANCEIRA DA DAB-MINISTÉRIO DA SAÚDE E A DATA DO REPASSE COM O NOVO VALOR DO PISO


Prezados colegas ACS'S e ACE'S de todo o Brasil,saiu a Nota da Equipe de Financiamento(COGPAB) DAB(Departamento da Atenção Básica) Secretaria de Atenção a Saúde do Ministério da Saúde,que garante aos GESTORES o REPASSE da competência financeira de JANEIRO/2019  Recurso esse que será liberado aos Fundos Municipais de Saúde no início de FEVEREIRO/2019 já com o NOVO VALOR DO PISO SALARIAL NACIONAL DOS ACS E ACE. Com PUBLICAÇÃO dessa NOTA, os PREFEITOS JÁ PODEM CUMPRIR A LEI FEDERAL 13.708 DE 14 DE AGOSTO DE 2018 E EFETUAR O PAGAMENTO DO NOVO VALOR DO PISO AOS AGENTES DE SAÚDE.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

"MESMO O REPASSE ACONTECENDO SOMENTE NO INICIO DE FEVEREIRO/2019, OS PREFEITOS TERÃO A GARANTIA DO RECEBIMENTO DO VALOR DO REPASSE, COM O EFEITO RETROATIVO A JANEIRO/2019". PORTANTO NÃO EXISTEM DESCULPAS PARA QUE ELES NÃO CUMPRAM O QUE DETERMINA A LEI FEDERAL 13.708/2018.

VEJAM ABAIXO A NOTA DA DAB MINISTÉRIO DA SAÚDE:

Conforme a Lei n° 13.708, de 14 de agosto de 2018 http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2018/Lei/L13708.htm#art1, que altera a Lei nº 11.350, de 5 de outubro de 2006, para modificar normas que regulam o exercício profissional dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias, instituindo o piso salarial profissional nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) fixando para 2019 em R$ 1.250,00 (mil e duzentos e cinquenta reais) mensais para a jornada de 40 (quarenta) horas semanais; o repasse da competência financeira JAN de 2019 (que será liberado aos Fundos Municipais de Saúde no início de Fevereiro) já contará com o novo valor do incentivo.


Estamos à disposição.


Atenciosamente,

Equipe de Financiamento - COGPAB

DEPARTAMENTO DA ATENÇÃO BÁSICA

Secretaria de Atenção à Saúde

Ministério da Saúde

Esplanada dos Ministérios, Bloco G.

CEP: 70058900. Brasília-DF.

(61)3315-9077 / 5907 / 9009

terça-feira, 22 de janeiro de 2019

MINISTRO DA SAÚDE FAZ NOVA VISITA SURPRESA EM HOSPITAL DE RORAIMA


 Inspeção foi na última quinta-feira (17). Em vídeo divulgado pelo presidente Bolsonaro, Luiz Henrique Mandetta aparece no corredor do maior hospital de Roraima: 'típico hospital que a gente vai ter que trabalhar muito para reverter'.
Por Valéria Oliveira, G1 RR

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, fez uma visita surpresa no Hospital Geral de Roraima e observou muitos pacientes em macas, esperando exames e profissionais em condições não corretas de trabalho. Um vídeo da inspeção foi divulgado nesta terça-feira (22) no Twitter pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL).

No corredor e ao lado da equipe de plantão, Mandetta afirma que no HGR, maior hospital público do estado, a gestão clínica é insuficiente e que a população não tem o atendimento à altura do que merece.

"Um hospital com muita dificuldade, gestão clínica insuficiente, muita gente na maca, muita gente esperando exame, índice de mortalidade alta. Esse é o típico hospital que a gente vai ter que trabalhar muito para reverter", disse ele no vídeo postado pelo presidente.

Vídeo editado por MAGRÃO ACE UBAÍRA

 A visita suspresa foi na última quinta-feira (17). Mandetta estava no estado com uma comitiva de ministros que vieram ao estado acompanhar a situação de refugiados venezuelanos. À noite, quando acabou a agenda programada, ele foi ao HGR.

Na imagem também aparece o secretário estadual de Saúde, Ailton Wanderley. A assessoria do ministro informou que a ideia dele é fazer visitas surpresas em hospitais de todo o país. A mesma ação foi feita no Rio de Janeiro no último dia 12.

"Fica aqui o meu respeito ao corpo clínico que está trabalhando em condições não corretas de trabalho e também aqui o meu respeito a população que não está tendo atendimento na altura do que ela merecia. Vamos trabalhar para ver se melhora essa realidade", pontua Mandetta no vídeo.

Sem leitos suficientes de internação, o HGR é alvo constante de denúncias de superlotação, falta de medicamentos, suspensão de cirurgias, e até acúmulo de sujeira.

No post, Bolsonaro disse ainda que ministros e outros representantes do governo estão percorrendo o país para mapear e sanar problemas de responsabilidade da administração pública.


FONTE DESSA MATÉRIA EXCETO O VÍDEO:https://g1.globo.com

domingo, 20 de janeiro de 2019

ESCORPIÕES AUMENTAM OS CASOS DE PESSOAS PICADAS POR ELES EM TODO BRASIL!


EM TODO O BRASIL TEM AUMENTADO O NÚMERO DE RELATOS DE PESSOAS PICADAS POR ESCORPIÕES,ESSE VÍDEO VAI AJUDAR VOCÊ A CONHECER UM POUCO MAIS SOBRE ESSE PERIGO.
APÓS A PESSOA SER PICADA POR UM ESCORPIÃO, EXISTEM ALGUNS PROCEDIMENTOS A SEREM TOMADOS, E CASO OS MESMOS NÃO SEJAM REALIZADOS COM RAPIDEZ,INFELIZMENTE A PICADA DE ESCORPIÃO PODE SER MORTAL. 

VEJA NO VÍDEO ABAIXO ALGUMAS DICAS E CUIDADOS SOBRE ESSE PERIGO QUE PODE ESTÁ AI AGORA EM SUA CASA SM VOCÊ SABER. 



OBSERVAÇÃO :APÓS VOCÊ ASSISTIR FAÇA O MAIS IMPORTANTE,COMPARTILHE ESSE VÍDEO PARA OUTRAS PESSOAS, E ASSIM VOCÊ ESTARÁ QUEM SABE AJUDANDO A SALVAR A VIDA DE ALGUÉM,FAÇA A SUA PARTE!

quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

CONACS ESCLARECE DÚVIDAS SOBRE A PORTARIA N°30 QUE TRATA DO REAJUSTE DOS ACE'S


APÓS A PUBLICAÇÃO DA PORTARIA N° 30 DE 10/01/19  PUBLICADA NO DOU(Diário Oficial da União)DO DIA 16/01/19, MUITAS DÚVIDAS E POLÊMICAS SURGIRAM DENTRO DA CATEGORIA (ACE E ACS).
PARA AJUDAR A ESCLARECER ESSAS DÚVIDAS ASSISTA O VÍDEO ABAIXO,ONDE A PRESIDENTE DA CONACS ILDA ANGÉLICA,EXPLICA ALGUNS PONTOS DA PORTARIA N°30 E AJUDA A RESPONDER E ESCLARECER ALGUNS QUESTIONAMENTOS.

ASSISTA O VÍDEO ABAIXO:


Fonte do vídeo:TV+SAÚDE

quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

PUBLIICADA PORTARIA N° 30 QUE AUTORIZA O REPASSE DOS VALORES PARA O CUSTEIO DO PFVS E CUMPRIMENTO DO PISO SALARIAL NACIONAL DOS ACE


Publicado em: 16/01/2019 | Edição: 11 | Seção: 1 | Página: 57
Órgão: Ministério da Saúde/Gabinete do Ministro

PORTARIA Nº 30, DE 10 DE JANEIRO DE 2019
Autoriza o repasse dos valores de recursos financeiros do Bloco de Custeio das
Ações e Serviços Públicos de Saúde a serem alocados no Grupo de Vigilância em
Saúde, relativos ao Piso Fixo de Vigilância em Saúde (PFVS); à Assistência
Financeira Complementar (AFC) da União para cumprimento do piso salarial
profissional nacional dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) e ao Incentivo
Financeiro para fortalecimento de políticas afetas à atuação dos ACE (IF).
O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso das atribuições que lhe conferem os incisos I e II do parágrafo único, do art. 87 da
Constituição, e
Considerando a Lei nº 11.350, de 5 de outubro de 2006, que regulamenta o § 5º do art. 198 da Constituição, dispõe sobre o
aproveitamento de pessoal amparado pelo parágrafo único do art. 2º da Emenda Constitucional nº 51, de 14 de fevereiro de 2006, e dá
outras providências;
Considerando a Lei nº 12.994, de 17 de junho de 2014, que altera a Lei nº 11.350, de 5 de outubro de 2006, para instituir piso
salarial profissional nacional e diretrizes para o plano de carreira dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às
Endemias;
Considerando a Lei nº 13.708, de 14 de agosto de 2018, que altera a Lei nº 11.350, de 5 de outubro de 2006, para modificar
normas que regulam o exercício profissional dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias.
Considerando o Decreto nº 1.232, de 30 de agosto de 1994, que dispõe sobre as condições e a forma de repasse, regular e
automático, de recursos do Fundo Nacional de Saúde para os Fundos de Saúde Estaduais, Municipais e do Distrito Federal, e dá outras
providências;
Considerando o Decreto nº 8.474, de 22 de junho de 2015, que regulamenta o disposto no § 1º do art. 9º-C e no § 1º do art. 9º-
D da Lei nº 11.350, de 5 de outubro de 2006, para dispor sobre as atividades de Agente Comunitário de Saúde e de Agente de Combate
às Endemias;
Considerando os arts. 1º a 16 do Anexo III da Portaria de Consolidação nº 4/GM/MS, de 28 de setembro de 2017,
consolidação das normas sobre os sistemas e os subsistemas do SUS;
Considerando a Portaria de Consolidação nº 6/GM/MS, de 28 de setembro de 2017, que consolida as normas sobre o
financiamento e a transferência dos recursos federais para as ações e os serviços de saúde do Sistema Único de Saúde;
Considerando a Portaria nº 2.510/GM/MS, de 28 de setembro de 2017, que atualiza os valores do Piso Fixo de Vigilância em
Saúde do Componente de Vigilância em Saúde do Bloco de Vigilância em Saúde, com base na estimativa populacional do IBGE para
2017, definindo doravante os valores do Piso Fixo de Vigilância em Saúde das 27 (vinte e sete) Unidades Federadas; e
Considerando o Relatório do cadastro dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) no Sistema Cadastro Nacional de
Estabelecimento de Saúde (SCNES) referente ao mês de novembro de 2018, resolve:
Art. 1º Autoriza o repasse dos valores de recursos financeiros do Bloco de Custeio das Ações e Serviços Públicos de Saúde a
serem alocados no Grupo de Vigilância em Saúde, relativos ao Piso Fixo de Vigilância em Saúde (PFVS); à Assistência Financeira
Complementar (AFC) da União para cumprimento do piso salarial profissional nacional dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) e ao
Incentivo Financeiro para fortalecimento de políticas afetas à atuação dos ACE (IF).
Art. 2º Os valores a serem transferidos para os Fundos de Saúde dos Estados, Distrito Federal e dos Municípios constantes
desta Portaria totalizam o montante de R$ 142.546.418,06 (cento e quarenta e dois milhões quinhentos e quarenta e seis mil
quatrocentos e dezoito reais e seis centavos) conforme Anexos I a XXVII.
Art. 3º O Fundo Nacional de Saúde adotará as medidas necessárias para as transferências de recursos estabelecidas nesta
Portaria aos respectivos Fundos de Saúde, em conformidade com os processos de pagamentos instruídos.
Art. 4º Os créditos orçamentários de que tratam a presente Portaria correrão por conta do orçamento do Ministério da Saúde,
devendo onerar o Programa de Trabalho - 10.305.2015.20AL Incentivo Financeiro aos Estados, Distrito Federal e Municípios para a
Vigilância em Saúde - Plano Orçamentário 0000, e o Programa de Trabalho - 10.305.2015.20AL-0001 Incentivo Financeiro aos Estados,
Distrito Federal e Municípios para a Vigilância em Saúde - Plano Orçamentário 0001 - Assistência Financeira Complementar aos Estados,
Distrito Federal e Municípios para Agentes de Combate às Endemias.
Parágrafo único. Os recursos relativos ao estabelecimento consignado ao programa de trabalho de que trata o caput tem
como finalidade o custeio de quaisquer ações e serviços de vigilância em saúde.
Art. 5º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação, com efeitos financeiros a partir de 1º de janeiro de 2019.
LUIZ HENRIQUE MANDETTA

Veja os valores dos recursos para seu município nos ANEXOS DESSA PORTARIA CLICANDO AQUI

terça-feira, 15 de janeiro de 2019

CONACS DÁ ORIENTAÇÕES SOBRE O PAGAMENTO DO REAJUSTE DO PISO SALARIAL DOS ACS E ACE EM 01/2019

Colegas ACS e ACE de todo Brasil,vejam no vídeo abaixo algumas orientações  da presidente da CONACS Ilda Angélica Coreia, sobre o pagamento do piso salarial da nossa categoria (ACS e ACE),e como você deve agir junto ao Gestor do seu município, para que o mesmo cumpra a lei que determina o reajuste do piso que é a lei 13.708/18.

Assista o vídeo:


segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Ministro da Saúde fará visitas Surpresas em hospitais de todo país

O Ministro da saúde diz que visitas surpresas a hospitais em todo país com a finalidade de vê a real situação dessas unidades serão frequentes durante sua gestão frente ao Ministério da saúde.

Veja no vídeo acima a fala de Luís Henrique Mandetta.

Fonte do video dessa matéria:tv sou + saúde

Resultado de exame em mulher com suspeita de peste bubônica aponta presença de bactéria, diz secretaria

Paciente foi internada em leito de isolamento para evitar disseminação. Exame será reavaliado pela Fiocruz e poderá definir diagnóstico da mulher.

A Secretaria municipal de Saúde de São Gonçalo diz que diagnosticou a presença da bactéria Yersinia pestis em uma paciente de 57 anos internada no Hospital Luiz Palmier. Com a suspeita de ser um caso de peste bubônica, foi iniciado um tratamento com antibióticos e a paciente foi internada em leito de isolamento para evitar disseminação.

De acordo com a prefeitura, a mulher deu entrada no Pronto Socorro Central no último dia 22 de dezembro. Ela apresentava insuficiência cardíaca e foi encaminhada para internação no Hospital Luiz Palmier.

Na unidade hospitalar, foi realizado o procedimento padrão de coleta de amostras oral, nasal e anal. Por estar com uma ferida na perna, também foi solicitada amostra da pele que diagnosticou a presença da bactéria. Uma coleta de hemocultura também foi feita e encaminhada para Fiocruz, mas o resultado ainda não foi divulgado.

A Prefeitura informou ainda que uma equipe do controle de zoonoses da Vigilância Ambiental foi até a residência da paciente para realizar uma inspeção de pragas e roedores. No entanto, não foi encontrado vestígio na residência.

"O procedimento foi feito corretamente. O tratamento é feito com antibiótico e o paciente tem que ficar em isolamento. A presença por si só da bactéria não é um exemplo de peste bubônica, mas não pode deixar a bactéria se desenvolver", afirmou o presidente do Cremerj, médio Sylvio Provenzano.

'Doença grave, mas tratamento simples', diz especialista
O G1 entrou em contato com um especialista no assunto para saber detalhes da doença considerada incomum atualmente. O presidente do Cremerj, Sylvio Provenzano, afirmou que a contaminação é feita através de animais.

“Peste bubônica é uma doença causada por uma bactéria, conhecida como Yersinea pestis. Ela é transmitida pela picada da pulga. A pulga infecta roedores, que nos transmite a doença. Peste bubônica causa um aumento dos gânglios linfáticos, geralmente na região do pescoço. Eles aumentam de tamanho e dão pus. Quando colhemos esse material, podemos diagnosticar a doença”, disse.

Provenzano afirmou ainda que o tratamento é simples, mas é necessário que o diagnóstico seja feito rapidamente.

“É uma doença que tem tratamento. Na minha opinião, é mais fácil tratar esse tipo de doença do que uma dengue hemorrágica. Essa peste, tem tratamento específico. É necessário fazer o isolamento e tratar com antibióticos. Mas se o diagnóstico não for feito, o risco é alto de morrer. É uma doença grave”, destacou o médico.
Ele deu mais detalhes sobre o problema: “O último caso descrito aqui no Brasil foi em 2005, os focos da doença no Brasil são em dois lugares: Ceará e Teresópolis. Este é um tipo de doença com notificação compulsória, se for confirmado, todas as secretarias e o Ministério da Saúde são notificados. Isso é necessário para que medidas sejam adotadas para que o número de caso seja controlado”, completou.

Por Matheus Rodrigues, G1 Rio
13/01/2019 08h55  Atualizado há 16 horas


Fonte:g1.globo.com

sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

ILDA ANGÉLICA PRESIDENTE DA CONACS ESCLARECE DÚVIDAS SOBRE A PORTARIA Nº18 PUBLICADA EM 10/01/2019

APÓS A PUBLICAÇÃO DA PORTARIA Nº18 NO ÚLTIMO DIA 10/01/19,ALGUMAS DÚVIDAS E QUESTIONAMENTOS SURGIRAM DENTRO DE TODA A CATEGORIA DE AGENTES DE SAÚDE (ACS E ACE) DO BRASIL.PERGUNTAS ESSAS COMO : 

- ESSA PORTARIA VAI RETIRAR OS ACS E ACE DAS EQUIPES MÍNIMAS DA ATENÇÃO BÁSICA?
- PORQUE A PORTARIA NÃO CITA OS ACS E ACE NA RELAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE APRESENTADOS PELA PORTARIA?
- ESSA PORTARIA SERIA A TÃO TEMIDA PNAB DISFARÇADA COM OUTRO NOME?

ENFIM... OS QUESTIONAMENTOS EM TODO BRASIL SÃO MUITOS!
PARA ESCLARECER TODAS ESSAS DÚVIDAS,A PRESIDENTE DA CONACS ILDA ANGÉLICA CORREIA,DIVULGOU UM AÚDIO NAS REDES SOCIAIS, ONDE ELA TENTA TRANQUILIZAR OS AGENTES DE SAÚDE.E RESPONDER AOS QUESTIONAMENTOS FEITOS PELOS MESMOS EM TODO PAÍS. 

VEJA NO VÍDEO ABAIXO O AÚDIO COM A FALA DA PRESIDENTE DA CONACS ILDA ANGÉLICA CORREIA:



FONTE DO VÍDEO USADO NESSA MATÉRIA:TV SOU + SAÚDE

quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

PUBLICADA HOJE PORTARIA N°18 DE 07/01/19 QUE ESTABELECE REGRAS PARA CADASTRAMENTO DAS EQUIPES DA ATENÇÃO BÁSICA NO CNES



Foi publicada hoje 10/01/19 pela SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE (MINISTÉRIO DA SAÚDE), a portaria Nº 18 de 07/01/19 que Estabelece regras para o cadastramento das equipes da Atenção Básica no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), conforme diretrizes da Política Nacional de Atenção Básica.

VEJA A PORTARIA COMPLETA CLICANDO AQUI

terça-feira, 8 de janeiro de 2019

APOSENTADORIA ESPECIAL VEJA ALGUNS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS E COMO TER DIREITO AO BENEFÍCIO


ATENÇÃO COLEGAS ACS E ACE DE TODO BRASIL, PRINCIPALMENTE AQUELES QUE ESTÃO PRETENDENDO REQUERER FUTURAMENTE A"APOSENTADORIA ESPECIAL"PELO TEMPO DE SERVIÇO,QUE É COM CERTEZA UM DOS ASSUNTOS MAIS COMPLEXOS E POUCO ESCLARECIDO DENTRO DA NOSSA CATEGORIA DE AGENTES DE SAÚDE, E POR ESSE MOTIVO DEIXA MUITAS DÚVIDAS E PERGUNTAS TAIS COMO:
QUEM TEM DIREITO? O QUE PRECISO FAZER? COM QUANTOS ANOS DE TRABALHO EM CONDIÇÕES INSALUBRES TENHO DIREITO A APOSENTADORIA ESPECIAL? QUAL A DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA DAR ENTRADA NA APOSENTADORIA ESPECIAL? O QUE É O PPP E LTCAT? ENFIM...VÁRIOS SÃO OS QUESTIONAMENTOS SOBRE O ASSUNTO. POR ESTA RAZÃO, SELECIONEI 2 VÍDEOS QUE ASSISTI,GOSTEI, E ACHEI INTERESSANTE POSTAR AQUI NO BLOG,E ASSIM QUEM SABE, AJUDAR ALGUM COLEGA QUE ESTEJA PRECISANDO DE INFORMAÇÕES SOBRE O ASSUNTO,PRINCIPALMENTE EM RELAÇÃO AO "PPP" E O "LTCAT".

  OS VÍDEOS SÃO ESCLARECEDORES ALÉM DE SEREM BEM CURTOS.

1ºVIDEO -TEMA : " O QUE É O PPP"?



2º VÍDEO - TEMA: " O QUE É LTCAT"?



FONTE DOS VÍDEOS EXIBIDOS NESSA MATÉRIA : BRAGHINI TORRE ADVOGADOS(You tube)

sábado, 5 de janeiro de 2019

NOVO MINISTRO DA SAÚDE DEFENDE A CRIAÇÃO DE UM TERCEIRO TURNO DE ATENDIMENTO NAS UNIDADES DE SAÚDE




O NOVO MINISTRO DA SAÚDE, LUIZ HENRIQUE MANDETTA, DEFENDEU A IMPLANTAÇÃO DO FUNCIONAMENTO DE UM TERCEIRO TURNO NAS UNIDADES DE ATENDIMENTO DO PROGRAMA DA ATENÇÃO BÁSICA. ESSAS UNIDADES ATUARIAM EM HORÁRIOS ESTENDIDOS, PRINCIPALMENTE NO TURNO NOTURNO, FACILITANDO ASSIM O ATENDIMENTO PARA AS PESSOAS QUE TRABALHAM DURANTE O DIA. ESSA MEDIDA POSSIBILITA QUE AS MESMAS SE CONSULTEM OU LEVEM SEUS DEPENDENTES NOS HORÁRIOS ALTERNATIVOS DE FUNCIONAMENTO DAS UNIDADES DE SAÚDE.


ATUALMENTE, O HORÁRIO DE ATENDIMENTO NAS UNIDADES VAI DAS 07:00h às 11:00h (manhã) e das 13:00h às 17:00h (tarde). O PRINCIPAL OBJETIVO DA CRIAÇÃO DE UM TERCEIRO TURNO, SEGUNDO MANDETTA, É A REESTRUTURAÇÃO DA ATENÇÃO BÁSICA EM TODO PAÍS.

SEGUNDO O NOVO MINISTRO, ESSE ASSUNTO DA IMPLANTAÇÃO DE UM TERCEIRO TURNO ESTÁ SENDO ANALISADO E SERÁ IMPLANTADO SOMENTE APÓS VERIFICADAS TODAS AS DIFERENÇAS E REALIDADES DE CADA REGIÃO DO PAÍS. MANDETTA AFIRMOU: " SÃO DIFERENTES "BRASIS"; NÃO ADIANTA A MESMA RECEITA DE BOLO PARA O PAÍS INTEIRO". CADA REGIÃO TEM A SUA PECULIARIDADE".



VAMOS AGUARDAR OS PRÓXIMOS EPISÓDIOS PARA VER NO QUE VAI DAR!

quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

MINISTRO DA SAÚDE PEDE APOIO AOS AGENTES DE SAÚDE ACS E ACE DO BRASIL


EM SEU 1º PRONUNCIAMENTO COMO MINISTRO DA SAÚDE DO GOVERNO BOLSONARO,LUÍS HENRIQUE MANDETTA,PEDIU O APOIO DE TODOS OS AGENTES DE SAÚDE ACS E ACE DO BRASIL E TAMBÉM FALOU DA IMPORTÂNCIA DE SE TER UM UM SISTEMA DE SAÚDE(SUS) TOTALMENTE INFORMATIZADO,E MAIS EFICIENTE.

ASSISTA O VÍDEO ABAIXO E VEJA UM PEQUENO TRECHO DA FALA DO NOVO MINISTRO DA SAÚDE:




PESQUISE AQUI LEIS E PORTARIAS DOS ACS E ACE