quarta-feira, 31 de maio de 2023

Projeto Saúde com Agente - Faça sua pergunta e tire suas dúvidas sobre o curso. Veja o vídeo da Live de hoje (31/05/2023)

 

Olá colegas ACS e ACE de todo Brasil!

Se você está com alguma dúvida sobre o curso  técnico do programa Saúde com Agente, faça a sua pergunta e tire suas dúvidas!


As perguntas serão verificadas pela equipe e respondidas ao longo da live e/ou posteriormente.

Inscreva-se e acompanhe o canal do Projeto Saúde com Agente no YouTube e acompanhe as próximas lives e vídeos com informações sobre os cursos técnicos do Saúde com Agente.

ABAIXO O LINK para fazer sua pergunta:

CLIQUE AQUI para fazer sua pergunta

Link do Canal Projeto Saúde com Agente: youtube.com/c/ProjetoSaúdeComAgente

Link da Live de(31/05/2023):

youtube.com/live


Outras matérias de interesse da nossa categoria acesse meu blog no link abaixo:

magraoaceubaira.blogspot.com

segunda-feira, 29 de maio de 2023

Declaração do IR: Receita Federal alerta sobre novo golpe por email. Veja!

 

A poucos dias do prazo de entrega para a declaração do Imposto de Renda, a Receita Federal alerta sobre um novo golpe via e-mail praticado por criminosos. Segundo nota divulgada no site oficial, os golpistas se apropriam indevidamente do nome da instituição na tentativa de dar credibilidade

O que aconteceu:

De acordo com a Receita, os criminosos se aproveitam da proximidade da data limite da contribuição para notificar as vítimas sobre eventuais erros em suas declarações e que, devido a isso, é necessário corrigi-los até 31 de maio.


Em seguida, é disponibilizado um link às vítimas, que os redireciona a um suposto arquivo pdf onde são sugeridas informações detalhadas sobre o procedimento de reparação dos erros.

Com o objetivo de dar credibilidade à prática, os criminosos utilizam-se de artifícios como a siga IRPF e adotam expressões comuns utilizadas pelo setor de comunicação do órgão como "contribuintes" ou termos relacionados.

No comunicado, a Receita Federal reforça que essas práticas criminosas têm se tornado cada vez mais sofisticadas e ressalta a necessidade de atenção às tentativas de golpe: "Por meio dessas mensagens falsas, quadrilhas especializadas em crimes pela internet podem obter informações fiscais, cadastrais e financeiras dos contribuintes, ou instalar programas nos computadores que captam e enviam informações pessoais.

Por fim, a instituição reitera não praticar qualquer tipo de comunicação por e-mail ou via mensagens de texto solicitando a correção de erros em declarações por meio de links ou procedimentos semelhantes.


Fonte: economiauol.com.br/noticias


Outras matérias de interesse da nossa categoria acesse meu blog no link abaixo:

magraoaceubaira.blogspot.com

domingo, 28 de maio de 2023

Ministério da saúde: Novo larvicida de combate ao Aedes aegypti começa a ser usado em vários municípios do Brasil


Olá colegas ACS e ACE de todo Brasil!

O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, realizou no mês de fevereiro/23, um treinamento virtual para capacitar tecnicamente profissionais de saúde, coordenadores, técnicos e colaboradores estaduais sobre a utilização correta do larvicida Bacillus Thuringienses Israelensis (BTi), para controle dos vetores Aedes aegypti e Aedes Albopictus.

Durante o encontro, a coordenadora de Vigilância em Arboviroses, Livia Vinhal, destacou que a rotatividade de inseticidas é uma medida recomendada para reduzir a pressão seletiva em populações de mosquitos vetores resistentes aos inseticidas utilizados no controle do Aedes.

Segundo ela, o uso de larvicidas deve ficar restrito a depósitos de água que não possam ser removidos do ambiente, conforme recomendação das Diretrizes Nacionais.

Livia também destacou a importância do trabalho conjunto entre União, estados, municípios e sociedade para atingir resultados positivos.

Larvicida

O larvicida, comprado recentemente pelo Ministério da Saúde, já está disponível para distribuição às Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde como medida de prevenção e controle do Aedes, visando a diminuição da circulação de arbovírus em áreas urbanas do país. Todas as atividades de controle com uso de inseticidas devem estar integradas ao controle mecânico e demais estratégias, que otimizem a efetividade das ações sobre as populações de mosquitos.

É fundamental que a utilização dos inseticidas seja feita de forma racional, seguindo as diretrizes nacionais, notas técnicas e demais normativas do Ministério da Saúde. Além disso, a pasta reforça a importância de monitorar as populações de insetos para definir ações, bem como as visitas domiciliares, como instrumentos fundamentais de comunicação e educação em saúde.

Controle

O controle vetorial de larvas de Aedes é uma estratégia indicada para depósitos de água de uso humano ou por animais domésticos que não possam ser removidos.

O ingrediente ativo BTI é composto por Bacillus Thuringiensis, com sorotipo israelense, e Cepa AM65-52, que quando aplicado na água, é filtrado e ingerido pelas larvas de mosquito. O inseticida interage com a parede intestinal das larvas e as rompe rapidamente. É esperada a morte dos insetos em até 24 horas após a aplicação do produto.

Ressalta-se que o Bti é um inseticida biológico altamente seletivo para uso contra larvas de mosquitos e é considerado seguro para humanos e animais domésticos. Este inseticida possui aprovação da ANVISA para o uso em Saúde Pública e é recomendado pelo Programa de Pré-qualificação em Controle de Vetores da Organização Mundial da Saúde (OMS).


Ministério da Saúde

Categoria

Saúde e Vigilância Sanitária


Outras matérias de interesse da nossa categoria acesse meu blog no link abaixo:

magraoaceubaira.blogspot.com

Comissão aprova equiparação salarial entre Agentes de Vigilância Sanitária, Comunitários de Saúde e de Combate a Endemias

 Foto: Deputado Marx Beltrão, relator do projeto de lei. Por Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Proposta fixa o piso salarial dessas três categorias em 2 salários mínimos.

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou proposta que equipara, para fins legais e de remuneração, as atividades desempenhadas por agentes de vigilância sanitária, agentes comunitários de saúde (ACSs) e agentes de combate às endemias (ACEs).

De autoria do deputado Wilson Santiago (Republicanos-PB), o Projeto de Lei 1126/21 altera a Lei 11.350/06, que atualmente regulamenta apenas o trabalho de ACSs e de ACEs. Com isso, o piso dessas categorias passa a ser fixado em dois salários mínimos (R$ 2.640).

Favorável ao texto, o relator, deputado Marx Beltrão (PP-AL), optou por apresentar substitutivo, com objetivo de melhor definir as atribuições do agente de vigilância sanitária.

“Assim, deixamos claro que esses agentes mantêm suas atribuições no sistema de vigilância em saúde, mas sempre no campo da vigilância sanitária”, frisou o parlamentar.

O texto aprovado define vigilância sanitária como o conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.

Ainda pelo texto, a atividade abrange o controle de bens de consumo relacionados à saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo; e o controle da prestação de serviços em saúde.

Tramitação:

O projeto será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.


Reportagem – Emanuelle Brasil
Edição – Roberto Seabra
Fonte: Agência Câmara de Notícias

sexta-feira, 26 de maio de 2023

PREVINE BRASIL: VEJA O RESULTADO DO Q1/ 2023 E A COLOCAÇÃO DO SEU MUNICÍPIO NO RANKING DO SEU ESTADO

 

Olá colegas ACS e ACE de todo Brasil!

Foi divulgado o resultado do Q1/2023 do programa PREVINE BRASIL. Clicando no link abaixo, é possível saber em qual colocação está o seu município no ranking do seu estado. 

Para isso, basta selecionar o seu estado no campo indicado, e em seguida clique em procurar, pronto! Você verá a relação com todos os municípios do seu estado, e em qual colocação no ranking do seu estado o mesmo se encontra. Observação: Só aparecem 10 municípios por página, para ver a página seguinte clique na "SETA PARA DIRETA" e pra voltar para página anterior na "SETA PARA ESQUERDA"

Clique aqui e veja o resultado do seu município

Mais informações Acesse: sisab.saude.gov.br.


Outras matérias de interesse da nossa categoria acesse meu blog no link abaixo:

magraoaceubaira.blogspot.com

quinta-feira, 25 de maio de 2023

Conasems publica Nota Informativa sobre implantação, custeio e desempenho de equipes multiprofissionais na APS


O Conasems publicou Nota Informativa nesta quarta-feira (24) sobre a Portaria GM/MS nº 635, de 22 de maio de 2023, que Institui, define e cria incentivo financeiro federal de implantação, custeio e desempenho para as modalidades de equipes Multiprofissionais na APS. 

Clique aqui e leia a Nota Informativa do Conasems na íntegra.

Para além do reforço das diretrizes da PNAB, a Portaria explicita o desenvolvimento da integralidade das ações de atendimento individual, em grupo e domiciliar; as atividades coletivas; o apoio matricial; as discussões de casos; o atendimento compartilhado entre profissionais e equipes; a oferta de ações de saúde à distância; a construção conjunta de projetos terapêuticos e intervenções no território; e as práticas intersetoriais, buscando desmistificar falsos antagonismos entre as ações a serem realizadas por tais equipes.

Conforme disposto na referida portaria existem três modalidades de equipes eMulti, que se diferenciam de acordo com a composição de carga horária e vinculação com números de equipes, sendo elas:

- equipe Multiprofissional Ampliada (300 horas semanais e 10 a 12 equipes vinculadas);

- equipe Multiprofissional Complementar (200 horas semanais e 5 a 9 equipes vinculadas);

- equipe Multiprofissional Estratégica (100 horas semanais e 1 a 4 equipes vinculadas).

Outro ponto de destaque é a possibilidade do município compor com mais de uma modalidade, observadas as singularidades do território e mediante análise do Ministério da Saúde.

A Portaria traz a possibilidade de processo de trabalho colaborativo com as equipes vinculadas, a integração e troca de informações de maneira virtual, com indicação de diretrizes e regras mínimas para tal. Ademais, traz a possibilidade de pleito, facultativo, de valor especifico para custear tais atendimentos e ações

remotas mediadas por Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC.

Clique aqui e leia a Nota Informativa do Conasems na íntegra.


Fonte: portal.conasems.org.br

Conass Informa: Publicada as Portarias GM n. 624, 625, 626, 627, 628 e 629 que autorizam o Município ou DF receber recursos referentes ao incremento temporário ao custeio dos serviços de Atenção Primária à Saúde

Veja abaixo, as portarias que foram publicadas autorizando os municípios ou DF a receberem recursos referentes ao incremento temporário ao custeio dos serviços de Atenção Primária à Saúde. 

CLIQUE NO LINK de cada portaria para ver o conteúdo das mesmas:

PORTARIA Nº 624, DE 19 DE MAIO DE 2023

Autoriza o Município ou Distrito Federal a receber recursos referentes ao incremento temporário ao custeio dos serviços de Atenção Primária à Saúde

PORTARIA Nº 625, DE 19 DE MAIO DE 2023

Autoriza o Município ou Distrito Federal a receber recursos referentes ao incremento temporário ao custeio dos serviços de Atenção Primária à Saúde

PORTARIA Nº 626, DE 19 DE MAIO DE 2023

Autoriza o Município ou Distrito Federal a receber recursos referentes ao incremento temporário ao custeio dos serviços de Atenção Primária à Saúde

PORTARIA Nº 627, DE 19 DE MAIO DE 2023

Autoriza o Município ou Distrito Federal a receber recursos referentes ao incremento temporário ao custeio dos serviços de Atenção Primária à Saúde

PORTARIA Nº 628, DE 19 DE MAIO DE 2023

Autoriza o Município ou Distrito Federal a receber recursos referentes ao incremento temporário ao custeio dos serviços de Atenção Primária à Saúde

PORTARIA Nº 629, DE 19 DE MAIO DE 2023

Autoriza o Município ou Distrito Federal a receber recursos referentes ao incremento temporário ao custeio dos serviços de Atenção Primária à Saúde


Fonte: conass.org.br

quarta-feira, 24 de maio de 2023

Receita abre hoje(24/05) consulta ao 1º lote de restituição do IR 2023. Faça agora sua consulta!

A Receita Federal anunciou que será aberta na quarta-feira (24), a partir das 10 horas, a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2023. O pagamento será feito no dia 31 de maio, no mesmo dia do prazo final para o envio da declaração do IR 2023

Como será o primeiro lote de restituição

Serão contemplados 4.129.925 contribuintes no primeiro lote. "O valor a ser pago é o maior da história da Receita Federal, totalizando um crédito de R$ 7,5 bilhões", informou a Receita. Lote contempla também restituições residuais de anos anteriores.

Lote inclui contribuintes que utilizaram pré-preenchida ou optaram por receber via PIX. São 246.013 idosos acima de 80 anos, 2.464.031 contribuintes entre 60 e 79 anos, 163.859 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave, 1.052.002 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério e, por fim, 204.020 que não possuem prioridade legal, mas que receberam prioridade por terem utilizado a Declaração Pré-preenchida ou optado pela restituição via PIX.

Consulta pode ser feita pela página da Receita. Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a partir do dia 24 a página da Receita na internet (www.gov.br/receitafederal), clicar em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, em "Consultar a Restituição".

CLIQUE AQUI PARA FAZER SUA CONSULTA AGORA NO SITE DA RECEITA FEDERAL

Pagamento da restituição é realizado na conta bancária informada no momento da declaração. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado, o contribuinte poderá reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB, acessando o endereço: https://www.bb.com.br/irpf, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

A expectativa do governo é receber entre 38,5 milhões e 39,5 milhões de declarações em 2023. No ano passado, foram entregues 36,3 milhões. Até às 14h desta segunda-feira (22), 27,6 milhões de declarações tinham sido recebidas pela Receita.

Confira datas de pagamento da restituição do Imposto de Renda 2023:

1º lote: 31 de maio

2º lote: 30 de junho

3º lote: 31 de julho

4º lote: 31 de agosto

5º lote: 29 de setembro


Fonte: economia.uol.com.br

Curso Saúde com Agente: Prazo final para Indicação de preceptores termina hoje(24/05). Veja o modelo de ofício para solicitar

 

É importante que os gestores realizem as indicações conforme as instruções indicadas abaixo para que não haja prejuízos na execução das atividades dos cursos por parte dos estudantes:

As indicações de preceptores devem ser enviadas pelo gestor municipal, observando o modelo de ofício indicado abaixo, até 24/05/2023, para o e-mail indicacaopreceptor_psa@ufrgs.br .

Os indicados deverão acessar o sistema para inserção de documentos após o recebimento de e-mail confirmando a indicação.

Modelo de ofício para indicação de preceptores pelos gestores – clique aqui

Atenção Gestores:

O ofício com as indicações deve estar devidamente identificado com nome completo do gestor que está realizando a indicação, além do, número do documento de identificação, cargo/função e/ou carimbo

A assinatura do documento deve ser realizada, preferencialmente, de forma eletrônica, utilizando a plataforma Gov.Br (https://www.gov.br/governodigital/pt-br/assinatura-eletronica).

O ofício deve ser enviado, preferencialmente, no formato PDF, anexados com o seguinte assunto “Indicação Preceptor – Município/Estado”

Dúvidas sobre o processo de indicação devem ser encaminhadas para: indicacaopreceptor_psa@ufrgs.br


Fonte: portal.conasems.org.br

segunda-feira, 22 de maio de 2023

Primeiro lote da restituição do imposto de renda tem consulta liberada

Primeiro lote da restituição do imposto de renda tem consulta liberada
Marcello Casal JrAgência Brasil

Na próxima quarta-feira (24), às 10h, o portal estará com as informações disponíveis para população

A consulta ao primeiro lote de restituição do imposto de renda 2023 vai estar disponível a partir de quarta-feira(24/05/23), às 10h.  

O crédito bancário para mais de 4 milhões de contribuintes vai ser realizado no dia 31 de maio. Os valores somam cerca de R$ 7,5 bilhões, o maior já pago pela Receita Federal em um lote de restituição do imposto de renda. A quantia vai ser destinada aos grupos prioritários.  

Foto/reprodução 

Para a consulta, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal, clicar na aba "Meu Imposto de Renda" e depois em "Consultar a Restituição" ou baixar o aplicativo "Meu Imposto de Renda" no celular ou tablet.


CURSO SAÚDE COM AGENTE: SUGESTÃO DE COMO FAZER A ATIVIDADE PRESENCIAL E O FÓRUM DA DISCIPLINA 25. VEJA!

 

Olá colegas ACS e ACE de todo Brasil!

Estamos chegando na reta final do curso técnico Saúde com Agente, e nessa etapa toda ajuda é bem vinda. Por esse motivo, resolvi postar aqui no blog, esse vídeo tutorial que foi produzido pelo nosso colega ACS Arôvel, onde o mesmo dá dicas importantes para ajudar você responder a atividade presencial, e o fórum da disciplina 25. 

Assista os vídeos abaixo e compartilhe para que mais colegas sejam alcançados com essas dicas.

Vídeo 1: sugestões para responder a atividade presencial da disciplina 25

Vídeo/reprodução: Canal Saúde com Agente 


Vídeo 2: Sugestões para responder
o Fórum da disciplina 25

Vídeo/reprodução: Canal Saúde com Agente 

Outras matérias de interesse da nossa categoria acesse meu blog no link abaixo:




domingo, 21 de maio de 2023

ACS E ACE DO MUNICÍPIO DO SALVADOR PASSARÃO A RECEBER O ADICIONAL POR TEMPO DE SERVIÇO.

Olá colegas ACS e ACE de todo Brasil!

Os ACS e ACE do Municipio do Salvador passarão a receber o Adicional por Tempo de serviço no percentual de 18%. 

Com objetivo de esclarecer os diversos  questionamentos dos ACS e ACE em relação ao pagamento do adicional por Tempo de serviço, o SINDACS BAHIA, por iniciativa própria, encaminhou o oficio nº 77/2023 cobrando do Municipio de Salvador a atualização do percentual de 15% para 18% através do processo administrativo a 71996/2023 retroagindo seus efeitos financeiros ao mes de maio do ano de 2023.

A iniciativa foi uma forma de sinalizar à Gestão Municipal sobre o fiel cumprimento do direito da categoria disposto no Art. 93 da lei 01/91 Em reposta a GECAP GERENCIA CENTRAL DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS/SEMGE informou que em atenção ao oficio SINDACS n° 77/2023 que para a folha de Competencia MAID/23 o percentual a ser aplicado para o ADICIONAL POR TEMPO DE SERVIÇO é de 18%.

Outras matérias de interesse da nossa categoria acesse meu blog no link abaixo: 

magraoaceubaira.blogspot.com


Fonte: sindacsba.org.br

sábado, 20 de maio de 2023

FNARAS: Vídeo Live de hoje(20/05/23) com respostas sobre aposentadoria especial dos ACS /ACE e a diferença da PEC 14/21 X PLP 86/22


 Olá colegas ACS e ACE de todo Brasil!

Veja abaixo, o vídeo completo da Live realizada pelo FNARAS hoje(20/05/23), onde Dra. Elane Alves respondeu a questionamentos que estão sendo feitos pela categoria, sobre a Aposentadoria Especial e Desprecarização dos ACS e ACE de todo Brasil, e também mostrou a diferença entre a PEC 14/21 e o PLP 86/22.

Assista o vídeo, e compartilhe essa postagem para que a mesma alcance mais colegas com essas informações.

Vídeo/reprodução: FNARAS/Facebook 

Outras matérias de interesse da nossa categoria acesse meu blog no link abaixo:



Previne Brasil: Publicada portaria que dispõe sobre indicadores do pagamento por desempenho 1° e 2° quadrimestres 2023

 

O Ministério da Saúde publicou a portaria N°610 de 17 de maio de 2023  que altera a Portaria GM/MS nº 3.222, de 10 de dezembro de 2019, para dispor sobre os indicadores do pagamento por desempenho no primeiro e segundo quadrimestres do ano de 2023, com isso os indicadores do pagamento por desempenho previsto na Seção III do Título II da Portaria de Consolidação GM/MS nº 6, de 28 de setembro de 2017, institui os indicadores de monitoramento e custeio para os anos de 2020, 2021, 2022, primeiro e segundo quadrimestres do ano de 2023 e estabelece as ações prioritárias para definição dos indicadores do pagamento por desempenho. 

O conjunto de indicadores do pagamento por desempenho a ser observado na atuação das equipes de Saúde da Família (eSF) e equipes de Atenção Primária (eAP), para o ano de 2020, 2021, 2022 e primeiro e segundo quadrimestres do ano de 2023, abrange as ações estratégicas de Saúde da Mulher, Saúde Bucal, Pré-Natal, Saúde da Criança e Doenças Crônicas (Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus). 

Os indicadores e regras para o financiamento do pagamento por desempenho no terceiro quadrimestre do ano de 2023 serão previstos em portaria específica da Ministra de Estado da Saúde após pactuação na Comissão Intergestores Tripartite – CIT. 

Ficam convalidados os repasses do pagamento por desempenho realizados no primeiro quadrimestre do ano de 2023 que tenham sido feitos de acordo com o disposto nesta Portaria. É importante que os sindicatos e associações fiquem atentos e cobrem a implantação de uma lei municipal do Previne Brasil com base em suas portarias vigente, infelizmente muitos gestores municipais em conjunto com seus secretários de saúde esperam mudanças radicais no Previne Brasil consequentemente não querem implementar leis do Previne Brasil. 

Fonte: Sindsaerc 

VEJA ABAIXO O CONTEÚDO DA PORTARIA 610 DE 17/05/23 NA ÍNTEGRA.


DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO

Publicado em: 18/05/2023 | Edição: 94 | Seção: 1 | Página: 96

Órgão: Ministério da Saúde/Gabinete da Ministra

PORTARIA GM/MS Nº 610, DE 17 DE MAIO DE 2023

Altera a Portaria GM/MS nº 3.222, de 10 de dezembro de 2019, para dispor sobre os indicadores do pagamento por desempenho no primeiro e segundo quadrimestres do ano de 2023.

A MINISTRA DE ESTADO DA SAÚDE, no uso das atribuições que lhe conferem os incisos I e II do parágrafo único do art. 87 da Constituição, resolve:

Art. 1º Alterar a Portaria GM/MS nº 3.222, de 10 de dezembro de 2019, que passa a vigorar com as seguintes alterações:

"Art. 1º Esta Portaria dispõe sobre os indicadores do pagamento por desempenho previsto na Seção III do Título II da Portaria de Consolidação GM/MS nº 6, de 28 de setembro de 2017, institui os indicadores de monitoramento e custeio para os anos de 2020, 2021, 2022, primeiro e segundo quadrimestres do ano de 2023 e estabelece as ações prioritárias para definição dos indicadores do pagamento por desempenho. " (NR)

"Art. 6º O conjunto de indicadores do pagamento por desempenho a ser observado na atuação das equipes de Saúde da Família (eSF) e equipes de Atenção Primária (eAP), para o ano de 2020, 2021, 2022 e primeiro e segundo quadrimestres do ano de 2023, abrange as ações estratégicas de Saúde da Mulher, Saúde Bucal, Pré-Natal, Saúde da Criança e Doenças Crônicas (Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus).

...............................................................................................................................

§ 2º São indicadores do pagamento por desempenho para o ano de 2022 e para o primeiro e segundo quadrimestres do ano de 2023:

....................................................................................................................." (NR)

"Art. 6º-A O financiamento dos indicadores estabelecidos no § 2º do art. 6º para o ano de 2022 e para o primeiro e segundo quadrimestres do ano de 2023 observará as seguintes regras:

................................................................................................................................

II - no segundo e terceiro quadrimestres do ano de 2022 e no primeiro e segundo quadrimestres do ano 2023 será considerado:

........................................................................................................................"(NR)

Art. 2º Os indicadores e regras para o financiamento do pagamento por desempenho no terceiro quadrimestre do ano de 2023 serão previstos em portaria específica da Ministra de Estado da Saúde após pactuação na Comissão Intergestores Tripartite - CIT.

Art. 3º Ficam convalidados os repasses do pagamento por desempenho realizados no primeiro quadrimestre do ano de 2023 que tenham sido feitos de acordo com o disposto nesta Portaria.

Art. 4º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.


NÍSIA TRINDADE LIMA

sexta-feira, 19 de maio de 2023

FNARAS: Dra. Elane Alves explica a importância da PEC 14/21 para os ACS e ACE

 Olá colegas ACS e ACE de todo Brasil!

A Luta pela aprovação da PEC 14/21continua, e o FNARAS sabe que ainda existem algumas questões que deixam dúvidas entre nossa categoria. Por isso, a Assessora Jurídica da entidade Dra. Elane Alves, preparou um vídeo destacando os principais pontos relacionados ao texto da PEC 14.

Você está com dúvida? Assista agora mesmo o vídeo abaixo e entenda de vez a importância da aprovação da PEC 14 para os ACS e ACE de todo o Brasil. 

Vídeo/reprodução: FNARAS 

Outras matérias de interesse da nossa categoria acesse meu blog no link abaixo:

magraoaceubaira.blogspot.com

quinta-feira, 18 de maio de 2023

Agentes Comunitários de Saúde relatam está passando dificuldades após serem exonerados pelo Prefeito

 

Olá colegas ACS e ACE de todo Brasil!

Os Agentes Comunitários de Saúde do município de Cajazeiras-PB, foram exonerados do cargo e relataram está passando por dificuldades, durante uma entrevista que os mesmos concederam a TV Diário do sertão. 

Assista o vídeo abaixo, e veja a entrevista completa dos Agentes com mais detalhes sobre o assunto:

Vídeo/reprodução Tv Diário do sertão 

Outras matérias de interesse da nossa categoria acesse meu blog no link abaixo:

magraoaceubaira.blogspot.com

quarta-feira, 17 de maio de 2023

AGENTES DE ENDEMIAS SOFREM COM DESCUMPRIMENTO JUDICIAL POR PARTE DA PREFEITURA. VEJA!

 

Foto: Vereador Jhonatan Monteiro/PSOL na sessão nesta terça feira (16/05/2023) em Feira de Santana-Ba.

Olá colegas ACS e ACE de todo Brasil!

Os Agentes de Combate a Endemias(ACE) de Feira de Santana- Ba, continuam sofrendo as consequências em virtude do descumprimento de uma decisão judicial por parte do prefeito Colbert Martins Filho.

Segundo informações dos colegas de FSA, Descumprimento de decisão judicial é uma situação de praxe para o prefeito Colbert Martins Filho.

Neste caso, quem tem sofrido são as/os Agentes de Endemias(ACE) que esperam o pagamento de uma gratificação por parte da prefeitura, e que a mesma realize também o devido enquadramento desses profissionais da saúde. Mas, infelizmente, o governo municipal tem realizado manobras para ludibriar o judiciário e desrespeitar, mais uma vez, toda a população feirense. 

Assista no vídeo abaixo, mais detalhes da situação difícil que os ACE de FSA vem sofrendo. Veja a fala do vereador Jhonatas Monteiro/PSOL durante a sessão que aconteceu nessa terça-feira (16/05/2023). Confira!

Outras matérias de interesse da nossa categoria acesse meu blog no link abaixo: 

magraoaceubaira.blogspot.com


Fonte: Vereador Jhonatas Monteiro (Instagram) 

terça-feira, 16 de maio de 2023

RESULTADO: sorteio de ACS/ACE para o XXXVII Congresso Conasems! Veja a lista com os sorteados.

 
Foto/reprodução: CONASEMS 

Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias matriculados nos cursos técnicos do programa Saúde com Agente, temos o resultado do sorteio de pacotes completos para a 37ª edição do nosso Congresso Conasems!

Confira a lista abaixo ou baixe aqui o arquivo completo.

Todas as vencedoras e todos os vencedores do sorteio serão contactadas/os por nossa equipe para dar início aos trâmites de cadastro, emissão de passagens e hospedagem.

Lembramos que o Conasems pagará passagens aéreas, hospedagem, alimentação e traslado. Fiquem atentas e atentos às instruções enviadas por e-mail: será preciso realizar prestação de contas.

Para sorteadas/os, o primeiro passo é fazer sua inscrição no congresso aqui: para essas pessoas, não haverá qualquer cobrança de taxa no ato da inscrição.

Quem concorreu?

Todas as alunas e todos os alunos matriculadas/os nos cursos técnicos do programa Saúde com Agente com média igual ou superior a 60 nas disciplinas de 1 a 21 (contabilizadas até 23h59 do dia 14/05) concorreram automaticamente ao sorteio.

As inscrições para o trigésimo sétimo congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde estão abertas. Neste ano, o evento acontece em Goiânia-GO entre os dias 16 e 19 de julho no Centro de Convenções Goiânia, e terá com como tema O SUS que Falta no Brasil.

Confira abaixo a lista completa dos ACS/ACE sorteados:






FNARAS desmente Fake NEWS que prefeito de Minas espalhou nas redes sociais. Veja!

 

Olá colegas ACS e ACE de todo Brasil!

O FNARAS desmentiu a Fake News postada pelo prefeito de Três Corações-MG, a respeito da inconstitucionalidade da EC 51/06. 

A assessoria jurídica e legislativa do FNARAS, seguiu o conselho do prefeito e desmentiu o argumento usado por ele, derrubando assim a sua própria Fake News. 

Dra Elane Alves ainda mandou um recado para o prefeito com a seguinte dica: "prefeito vai estudar e cumprir a sua obrigação de respeitar as leis dos agentes comunitários de saúde!".(Elane Alves Assessora jurídica do FNARAS).

Assista abaixo o vídeo publicado no Facebook do FNARAS nesta terça -feira(16/05/23).


Segundo o FNARAS, essa Fake News sobre inconstitucionalidade da EC 51/06 espalhada pelo prefeito nas redes sociais, é para ele se esquivar de cumprir a Lei e efetivar 94 ACS aprovados em processo seletivo público realizado em seu município.


Outras matérias de interesse da nossa categoria acesse meu blog no link abaixo:



Consulta ao primeiro lote de restituição do IR 2023 vai ser liberada dia 24; veja como saber se vai receber

 

Receita Federal ainda não divulgou quantos vão receber no primeiro lote que vai ser pago em 31 de maio, mesmo dia que encerra o prazo para o contribuinte enviar a declaração deste ano

A Receita Federal deve liberar a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2023 em 24 de maio (quarta-feira), a partir das 10h, uma semana antes de fazer o depósito como sempre ocorre. O fisco ainda não informou quantos vão receber o pagamento que vai ser feito em 31 de maio, mesmo dia que encerra o prazo para o contribuinte entregar a declaração deste ano.

Bom lembrar que neste primeiro lote vão receber primeiro os contribuintes com prioridade legal: contribuintes idosos com idade igual ou superior a 80 anos, idosos acima de 60, contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e pessoas cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Depois das prioridades legais, as restituições vão ser pagas de acordo com a forma escolhida. Quem fez a declaração pré-preenchida e pediu a restituição via Pix- desde que o mesmo seja o CPF - até 10 de maio também vai ter prioridade. Por fim, a ordem de restituição seguirá a data de envio da declaração. Quem entregou antes, recebe antes (confira abaixo o calendário completo de restituição do IR 2023).

Para quem já entregou, é importante ficar de olho no lote da restituição, mas não apenas para se programar para quando a grana cair. A consulta do Imposto de Renda é uma forma de acompanhar a situação da declaração para saber se há pendências ou se você caiu na malha fina. Assim também se evitam sustos ou o clássico hábito de gastar o dinheiro que ainda nem caiu na conta.

Para não correr esse risco, acompanhe a seção especial Imposto de Renda 2023 que o Valor Investe criou e atualiza com frequência com tudo que você precisa saber para preparar a declaração.

Como consultar a restituição do Imposto de Renda?

Para consultar quando vai receber a restituição do imposto de renda, vá ao site Meu Imposto de Renda e, na lista de serviços, clique em "Consultar a Restituição". Para a consulta simples, basta acessar este link (clique aqui para consultar sua restituição) e informar o CPF, ano da declaração (2022) e a data de nascimento.

Contribuinte pode consultar se vai receber a restituição no primeiro lote no site da Receita Federal — Foto: Reprodução / Receita Federal

Se quiser informações mais detalhadas, basta ir ao portal e-Cac. Lá será possível saber o status da sua declaração e ainda descobrir se ficou alguma pendência ou divergência e se sua declaração está na 'malha fina'. No e-Cac ainda é possível fazer a retificação de eventuais erros encontrados em sua declaração. Para acessar é preciso CPF, código de acesso (que você mesmo tem de gerar) e senha.

O que acontece com quem perde o prazo para entregar a declaração?


Quem não fizer a declaração dentro do prazo pode receber multa mínima de R$ 165,74, variando de 1% a 20% do imposto devido por cada mês de atraso.

Mas declarar imposto de renda não é difícil. Confira tudo que você precisar saber sobre a Declaração de Imposto de Renda deste ano aqui.

Por exemplo: para quem solicitar a restituição via Pix - desde que seja o número do CPF - ou fizer a declaração pré-preenchida entra na lista de prioridade para a devolução do dinheiro.

Calendário de restituição do Imposto de Renda 2023

1º lote da restituição - consulta em 24 de maio e pagamento dia 31

2º lote - 30 de junho

3º lote - 31 de julho

4º lote - 31 de agosto

5º lote - 29 de setembro


Fonte: valorinveste.globo.com

Após aprovação de fundo, STF libera pagamento do piso salarial da enfermagem. Veja decisão

 

Segundo decisão do ministro Luís Roberto Barroso, estados e municípios devem pagar nos limites dos valores repassados pela União; já a iniciativa privada deve observar regra, mas poderá negociar com sindicatos.

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), restabeleceu o piso salarial nacional de enfermeiro, técnico de enfermagem, auxiliar de enfermagem e parteira, mas ressaltou que os valores devem ser pagos por estados, municípios e autarquias somente nos limites dos recursos repassados pela União. Já no caso dos profissionais da iniciativa privada, o ministro previu a possibilidade de negociação coletiva.

Para o setor público, o início dos pagamentos deve observar a Portaria 597 do Ministério da Saúde. Já no setor privado, os valores devem ser pagos pelos dias trabalhados a partir do 1º de julho de 2023.

A decisão, que vai a referendo no Plenário Virtual na sessão que se inicia em 19 de maio, foi tomada no âmbito da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7222, proposta pela Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos e Serviços (CNSaúde). O ministro revogou parcialmente a liminar que suspendia o piso, mas o trecho da Lei 14.434/2022 que impedia negociação coletiva em qualquer situação segue suspenso.

Fonte de custeio

A lei que prevê o piso estava suspensa por decisão do Plenário, que referendou a liminar concedida pelo relator sob argumento de ausência de indicação da fonte de custeio e dos impactos da alteração legislativa sobre a situação financeira de estados e municípios, além de riscos para empregabilidade e para a qualidade dos serviços de saúde.

Após o referendo pelo Plenário, o Congresso Nacional aprovou a Emenda Constitucional 127/2022, prevendo competir à União prestar assistência financeira aos entes subnacionais para o cumprimento dos pisos salariais. Posteriormente, foi editada a Lei 14.518/2023, que abre crédito especial ao Orçamento da União, no valor de R$ 7,3 bilhões, para atendimento a essa programação específica.

Para o ministro, foi possível liberar o pagamento do piso em razão desse aporte. “Verifica-se que a medida cautelar deferida nestes autos cumpriu parte do seu propósito, já que mobilizou os Poderes Executivo e Legislativo a destinarem os recursos necessários para custeio do piso salarial pelos entes subnacionais e entidades filantrópicas”, afirmou. “Nesse cenário, a situação aqui analisada torna-se mais próxima à de outros pisos salariais nacionais aplicáveis a servidores públicos que tiveram a sua constitucionalidade reconhecida pelo STF.”

Ressalvas

Barroso observou, contudo, que o valor de R$ 7,3 bilhões reservado pela União não parece ser capaz de custear a integralidade dos recursos necessários para implementação do piso salarial. Informações constantes dos autos dão conta de que o impacto financeiro da implementação, no primeiro ano, seria de R$ 10,5 bilhões somente para os municípios.

De acordo com o ministro, a lei federal não pode impor piso salarial a estados e municípios sem aportar integralmente os recursos necessários para cobrir a diferença remuneratória, sob pena de comprometer sua autonomia financeira, violando o princípio federativo, que é cláusula pétrea da Constituição.

Assim, em relação aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios, bem como às entidades privadas que atendam, no mínimo, 60% de seus pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o relator fixou que a obrigatoriedade do piso só existe no limite dos recursos recebidos da União, não impedindo que entes que tiverem essa possibilidade arquem com a implementação.

Outro aspecto levantado pelo ministro Barroso é que, a seu ver, o financiamento federal não atenua o impacto sofrido pelo setor privado. “Subsistem os riscos dos efeitos nocivos mencionados na medida cautelar: a probabilidade de demissões em massa de profissionais da enfermagem, notadamente no setor privado, e o prejuízo à manutenção da oferta de leitos e demais serviços hospitalares.”


No entanto, o ministro considerou que não beneficiar os profissionais das empresas privadas geraria questionamentos quanto ao princípio da igualdade. Dessa forma, ressalvou da decisão a possibilidade de negociações coletivas, além de dar prazo maior para produção de efeitos da decisão, a partir de 1º de julho de 2023.

A liminar foi revogada parcialmente porque a lei que instituiu o piso impossibilitava acordos coletivos para pagamento abaixo do piso, o que foi mantido no caso da iniciativa privada.

Leia a íntegra da decisão.


SP/CF/GMRB

Processo relacionado: ADI 7222


Fonte: portal.stf.jus.br/noticias

segunda-feira, 15 de maio de 2023

Associação dos ACS e ACE de Petrolina emite Nota de Repúdio contra vereador que desfez da categoria

Olá colegas ACS e ACE de todo Brasil!

A AACEP (Associação Dos Agentes Comunitários de Endemias de Petrolina), vem respeitosamente por meio desta nota, REPUDIAR a infeliz tergiversação do vereador Ronaldo Silva, que em uma seção plenária desfez do trabalho realizado pelos Agentes de Saúde(ACS e ACE) do município de Petrolina-PE.

Veja abaixo, o conteúdo na íntegra da nota emitida pela AACEP nessa segunda-feira(15/05/2023). 


Outras matérias de interesse da nossa categoria acesse meu blog no link abaixo:

Ministério da Saúde publica painel integrado de vigilância com indicadores epidemiológicos

 

Ferramenta permite realização de análises dos indicadores por ano, capitais, região, sexo, faixa etária e escolaridade.

O Ministério da Saúde disponibilizou um Painel analítico com dados da série histórica do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), de 2006 a 2021. A plataforma IVIS proporciona a realização de análises dos indicadores monitorados pelo inquérito por meio da desagregação por ano, por capitais, região, sexo, faixa etária e escolaridade. 

Na ferramenta, os interessados podem realizar consultas sobre dados de nascimentos e óbitos em todo território nacional, verificar o panorama da situação epidemiológica de agravos em saúde na sua cidade e conferir os indicadores monitorados pelo sistema Vigitel. 

O painel também oferece acesso à nova versão do Sistema de Informação de Agravos de Notificação, informações sobre a Covid-19 e acesso ao repositório de materiais produzidos pela Unidade Técnica de Vigilância em Anomalias Congênitas do Ministério da Saúde. A gestão do sistema acontece no Departamento de Análise Epidemiológica e Vigilância de Doenças não Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente. 


Fonte: Ascom/MS

domingo, 14 de maio de 2023

Vereador esculhamba agentes de saúde durante Sessão Ordinária. Veja esse Absurdo.

Olá colegas ACS e ACE de todo Brasil!

Durante uma Sessão Ordinária, realizada na câmara de vereadores de Petrolina-PE nesta quinta-feira(11/05/23), O vereador Ronaldo Silva(PSDB), proferiu ofensas e fez declarações infelizes em relação aos agentes de saúde do município. 


Melhor do que falar é assistir! Veja no vídeo abaixo, o absurdo que esse vereador falou sobre os nossos colegas de Petrolina, uma vergonha! Confira!

Vídeo/reprodução

Outras matérias de interesse da nossa categoria acesse meu blog no link abaixo:


sábado, 13 de maio de 2023

Agora é lei: Lula sanciona piso salarial da enfermagem com crédito de R$ 7 bilhões. Veja mais detalhes

 

Nova lei já está valendo e autoriza o repasse de recursos do Fundo Nacional de Saúde para estados e municípios

O piso salarial da enfermagem foi aprovado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicado nesta sexta-feira (12) no Diário Oficial da União, na data em que se comemora o Dia Internacional da Enfermagem. Com a publicação, a Lei 14.581/2023 já está valendo.

A lei garante R$ 7 bilhões e 300 milhões para o pagamento do piso nacional. O projeto de lei foi aprovado no final de abril, durante a sessão conjunta do Congresso Nacional e autoriza o repasse de recursos do Fundo Nacional de Saúde para estados e municípios como forma de garantir o pagamento.

Piso salarial

A lei que estabeleceu o piso foi sancionada em 5 de agosto do ano passado. Na época, a medida foi suspensa pelo Supremo Tribunal Federal (STF) até que fossem feitos cálculos sobre o financiamento da medida.

Com o novo piso, a previsão é que enfermeiros recebam pelo menos R$ 4.750 por mês; técnicos de enfermagem, R$ 3.325; e auxiliares de enfermagem e parteiras, R$ 2.375.

Segundo o Conselho Federal de Enfermagem, no país, existem atualmente 2 milhões e 800 mil profissionais do setor, entre enfermeiros, auxiliares de enfermagem e técnicos de enfermagem. Já parteiras, são cerca de 60 mil. Elas ajudam em 450 mil partos por ano, sendo 20% na área rural, percentual chega ao dobro no Norte e Nordeste.


Com informações da Agência Brasil

sexta-feira, 12 de maio de 2023

SAÚDE COM AGENTE: UFRGS emite Nota de Regularização de Matrícula Provisória. Veja a nota

 

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no uso de suas atribuições, torna pública, nos termos do Edital do Processo Seletivo para Ingresso nos Cursos Técnicos do Programa Saúde com Agente – Retificação do Edital de nº 1/2022, de 25/04/2022, a orientação de regularização da documentação de ingresso dos estudantes com matrícula provisória com pendências de um ou mais dos documentos abaixo relacionados:

Certificado de conclusão do Ensino Médio

Histórico escolar completo do Ensino Médio

Comprovante matrícula 3º ano do Ensino Médio ou EJA Ensino Médio

Documento de Identificação Atualizado

Aos estudantes com pendências de documentos da inscrição vinculados como matrícula provisória caberá a apresentação dos documentos relacionados neste informe. Estes estudantes deverão acessar as listas abaixo e observar a descrição dos documentos pendentes. Atenção, pode haver mais de uma linha/documento do(a) estudante!

Todos os documentos devem ser apresentados segundo o estipulado no Edital do Processo Seletivo para Ingresso nos Cursos Técnicos do Programa Saúde com Agente disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/edital-n-1-de-4-de-marco-de-2022-384048969

Ao estudante com pendência de documentação escolar que, na ocasião da inscrição, sinalizou estar matriculado no último ano ou na Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Médio, é facultado a comprovação, em um único anexo, do certificado de conclusão do Ensino Médio ou EJA e histórico escolar. A comprovação de conclusão do Ensino Médio é requisito obrigatório para a certificação dos estudantes que alcançarem aprovação em todas as disciplinas do seu curso.

As informações prestadas no formulário e os documentos anexados no serviço serão de inteira responsabilidade do estudante.

A documentação deverá ser anexada na forma de arquivo digitalizado, exclusivamente em pdf, de boa qualidade (sem cortes, rasuras ou emendas) e com todas as informações legíveis com tamanho máximo de 1MB cada.

Documentos com frente e verso devem ser anexados em arquivo único.

O período de realização da entrega da documentação será de 08/05/2023 a 30/05/2023.

A entrega de documentação será realizada via catálogo de serviços do projeto. O estudante deverá selecionar o serviço segundo o tipo de documento a ser regularizado:

Troca de escolaridade para entrega de documentação de escolaridade (Certificado de conclusão do Ensino Médio, Histórico escolar completo do Ensino Médio, Comprovante matrícula 3º ano do Ensino Médio ou EJA Ensino Médio).

Para entrega da documentação de escolaridade acesse:

https://www1.ufrgs.br/CatalogoServicos/servicos/servico?servico=3164

Identificação para entrega de documento de identidade atualizado, acesse:

https://www1.ufrgs.br/CatalogoServicos/servicos/servico?servico=3049

Após o envio da documentação, o estudante deverá aguardar a análise pela equipe responsável, o parecer será homologado ou não homologado a cada documento pendente entregue. O estudante deverá também acompanhar a situação no portal do aluno UFRGS (vide imagens abaixo), e ficar atento ao seu endereço de e-mail de inscrição e/ou portal do aluno para onde poderão ser enviadas orientações ou solicitações complementares. Além disso, o estudante deverá continuar acompanhando as atividades acadêmicas de seu curso.

A não homologação dos documentos permite a reapresentação e nova avaliação do documento até o dia 30/05/2023.

A lista de estudantes com documentação não homologada ou não apresentada será publicada até o dia 05/06/2023. Orientações a estes estudantes serão divulgadas posteriormente..

A regularização e efetivação da matrícula ocorrerá somente após a entrega e homologação de todos os documentos relacionados para o estudante conforme a lista publicada. Após a conclusão da análise, será realizada a matrícula definitiva dos candidatos que forem homologados.

Consulte abaixo a relação de estudantes com documentação a ser regularizada:

Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde (ACS): CLIQUE AQUI

Curso Técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias (ACE): CLIQUE AQUI.


Para acompanhar a situação acesse o mesmo link de solicitações e acesse Acompanhamento


Para visualizar o parecer clique na lupa que aparece ao final da linha da solicitação:



Fonte: saudecomagente.ufrgs.br

PESQUISE AQUI LEIS E PORTARIAS DOS ACS E ACE