terça-feira, 7 de janeiro de 2020

AUMENTAM OS CASOS DE PICADA DE ESCORPIÕES EM TODO PAÍS E MORADORA DE AMARGOSA-BA É MAIS UMA VÍTIMA FATAL


Vídeo reprodução:Exibido no JH (Rede Globo de televisão) em 06/01/2020


O QUE FAZER EM CASO DE PICADA DE ESCORPIÃO?

Em caso de uma picada, deve-se procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próxima o mais rápido possível, principalmente em caso de crianças, para que os danos causados pelo envenenamento sejam minimizados pelo tratamento. O soro antipeçonhento é disponibilizado apenas na Rede SUS.

A picada de um escorpião causa dor imediata, podendo irradiar para o membro e ser acompanhada de adormecimento, vermelhidão e suor. Podem surgir suor excessivo, agitação, tremores, náuseas, vômitos, salivação excessiva, dentre outros sintomas mais graves. 

Se possível, levar o animal ou uma foto para identificação da espécie, permitindo assim uma avaliação mais eficaz sobre a gravidade do acidente.

É importante lembrar que não é em todo caso de acidente que o soro será indicado, e apenas o profissional de saúde poderá fazer essa avaliação. O antiveneno é indicado em casos moderados ou graves. Limpar o local da picada com água e sabão pode ser uma medida auxiliar, desde que não atrase a ida ao serviço de saúde.

No Brasil, a espécie de escorpião que causa mais acidentes, Tityus serrulatus, tem se expandido para um número maior de cidades, onde até então não era encontrada. Esta espécie possui facilidade para se reproduzir e colonizar novos ambientes.


Os acidentes escorpiônicos ocorrem em todo o Brasil. Desde 2009, o Ministério da Saúde realiza capacitações de identificação, manejo e controle de escorpiões nos estados brasileiros, em cooperação com as secretarias estaduais de saúde. O objetivo é que cada estado multiplique as informações recebidas a todas as suas regionais de saúde e municípios.




MORADORA DE AMARGOSA-BA MORRE VÍTIMA DE PICADA DE ESCORPIÃO.

Uma moradora de Amargosa, cidade a cerca de 240 km de Salvador, morreu após ser picada por um escorpião, na casa onde morava. De acordo com a vigilância sanitária do município, a mulher procurou o hospital na sexta-feira (3), por volta das 21h, e morreu às 6h40 de sábado (4).

Informações preliminares apontam que a mulher tinha 72 anos. A vigilância não tem detalhes se a vítima procurou o hospital logo que foi picada ou horas após o incidente.

A mulher ficou internada de sexta para sábado no Hospital Municipal de Amargosa, recebeu as ampolas do soro antivenenos, mas não resistiu.

Fonte:g1.globo.com/ba/bahia/noticia




Aproveita e INSCREVA-SE  no meu canal no YOU TUBE no link: youtube.com/c/magraoaceubaira  . 
Deixa seu Like e não se esqueça de ativar o sino de notificações para receber as novidades postadas no canal em PRIMEIRA MÃO!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS:

PESQUISE AQUI LEIS E PORTARIAS DOS ACS E ACE