Foto: Prefeita de Lago da Pedra - Maura Jorge
É verdade companheiros e companheiras agentes de saúde de todo Brasil, A prefeita Maura Jorge do Município de Lago da Pedra - MA, Em plena Pandemia no Brasil, retira o Adicional de Insalubridade dos Agentes Comunitários de Saúde.
O Blog do MAZINHO recebeu a triste notícia que a senhora prefeita municipal Maura Jorge tirou as gratificações deixada pela ex gestão para os 148 ACS (Agentes Comunitários de Saúde), a gratificação de insalubridade no valor 10% e mais 10% de gratificação do COVID-19, totalizando 20% do salário dos agentes.
Foto: Vereador Henrique Paraibano
Nesta sexta feira 28 de maio durante a seção da Câmara Municipal, o vereador Henrique Paraibano (DEM) apresentou um requerimento na Câmara Municipal de Lago da Pedra na qual solicitando esclarecimentos da Prefeitura Municipal sobre a retirada do adicional de insalubridade que deveriam ser pagos aos agentes comunitários de saúde. Sendo que esse adicional já é reconhecido pela Lei Federal nº 13.342/16, sancionada pelo Presidente da República, Michel Temer, que assegura aos profissionais o pagamento do adicional de insalubridade, calculado sobre o salário base. Além disso o vereador também questionou mais uma gratificação retirada desses profissionais da saúde, cerca de 10% deixada pelo ex gestor.
Em seu discurso, o parlamentar enfatizou a importância do pagamento do adicional e a valorização dos profissionais da Saúde. “O que queremos é o reconhecimento deste direito aos profissionais que estão submetidos diariamente a situações insalubres. Por isso sugerimos a Prefeita que avalie através do trabalho o grau de contaminação em que estão expostos estes profissionais, para efetivação do pagamento do adicional ”, disse Henrique Paraibano.
Por fim, o vereador destacou que o trabalho do vereador, entre outras funções, é fiscalizar. Pois ele frisou que " O cidadão lagopedrense pode ter certeza que nesta casa de leis o nosso objetivo é lutar pelos seus direitos, assim como no caso destes trabalhadores. Lago da Pedra é nossa cidade querida, e vamos sempre lutar pelo que é certo."
Também o vereador Vandeilson dos três Lago se pronunciou a favor da classe dos Agentes Comunitários de Saúde. O mesmo relatou que como não bastasse além de serem retiradas suas gratificações não estão recebendo as máscaras, EPI's e nem álcool em gel nas unidades básica de saúde na qual eles estão vinculados, e que a atual gestão forneceu apenas uma máscara de TNT e outra de tecido para trabalharem, sendo que esses profissionais são os primeiros a terem contato com os infectados de COVID-19". O vereador também enfatizou que "isso é uma falta de vergonha da parte da prefeita".
Foto: Vereador Tiago Sá
Já o vereador Tiago Sá (líder do governo) saiu em defesa da gestora a senhora prefeita Maura Jorge, o mesmo alegou que a administração vem fazendo de tudo para solucionar os problemas deixado pela ex gestão e que tá apenas com 5 meses de administração, a justificativa do vereador pela tirada das gratificações foi apenas atacar a administração passada, o mesmo frisou que iria encaminhar o requerimento feito pelo vereador Henrique Paraibano, chegar até a secretaria de Saúde Almeralice Mendes e assim tentar buscar solucionar o problema junto a prefeita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIOS: