As epidemias de dengue estão cada vez mais frequentes no Brasil e o número de casos graves tem aumentado. Em 2023, a doença provocou mais de mil mortes no país. Investigações sugerem que os casos graves e as hospitalizações podem ter relação com o manejo clínico inadequado ou com o não reconhecimento dos sinais de alarme e de sua gravidade. Para atualizar os profissionais de saúde no manejo das doenças causadas pelo Aedes aegypti (dengue, zika e chikungunya) o Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde, lança o curso “Arboviroses”.
Composto por três vídeos de aproximadamente 40 minutos, o curso mostra como fazer o diagnóstico e o manejo correto das três doenças a fim de evitar casos graves. Os conteúdos são baseados em protocolos atuais do Ministério da Saúde, que poderão ser acessados pelo link do QR Code que aparece na tela ao final de cada aula.
A iniciativa conta com a participação do professor Carlos Brito, da Universidade Federal de Pernambuco, e das infectologistas Thaysa Drummond e Melissa Barreto Falcão.
“Arboviroses” é um curso gratuito, totalmente virtual e já está disponível em maisconasems.org.br, o portal educacional do Conselho.
Ficou interessado? Conheça o curso clicando no link abaixo:
Curso de Capacitação em Arboviroses
Fonte: CONASEMS
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIOS: