terça-feira, 23 de janeiro de 2024

Agentes de Endemias e força tarefa municipal retiram 30 toneladas de lixo em uma residência podendo chegar até a 70

Agentes de Combate a Endemias(ACE) do município de Araçatuba- SP, juntamente com uma força tarefa municipal, retiraram mais de 30 toneladas de lixo de uma residência com um terreno baldio que ficam localizados na rua Amadeu Vuolo, bairro Verde Parque. A ação teve início nesta segunda-feira(22/01/24) e ainda não terminou, o que indica que a quantidade de material retirado da residência, pode ser muito maior do que o indicado no título dessa matéria, podendo chegar a 70 toneladas durante o trabalho que continua hoje terça-feira(23/01/24. 

A ação foi determinada por ordem judicial, Após inúmeras reclamações da vizinhança, inclusive de pessoas que trabalham numa creche nos fundos da  casa.

Os agentes contaram com apoio da Guarda Civil Municipal, PM(Polícia Militar), e do Conselho Tutelar que verificou as condições das 03 crianças que residiam naquele local em meio a tanto lixo juntamente com mais 06 adultos. 

A quantidade de lixo que foi retirada da residência era tão grande, que funcionários da Prefeitura tiveram que quebrar o muro da casa, e utilizar duas retroescavadeiras para retirar a montanha de resíduos da frente do imóvel para que os agentes pudessem entrar. Foi necessária a interdição do acesso à rua, para que pudesse se fazer o manejo do material que foi retirado de dentro da casa e de um terreno baldio ao lado da mesma. 

Os moradores são catadores de recicláveis, e acumularam todo tipo de material durante anos. Entre os materiais encontrados estavam: restos de alimentos, garrafas PET, latinhas de alumínio, roupas e sapatos velhos e até um animal morto. Todo material recolhido será levado para destinação correta em um aterro sanitário. 

No local também foram encontrados ratos e escorpiões. Assista o vídeo abaixo, e veja a força tarefa e os Agentes de Endemias fazendo a retirada do lixo na residência:

Vídeo/reprodução: Hojemais - Araçatuba 

Antes da entrada dos agentes, os moradores tiveram um prazo para retirar os materiais que são comercializados por eles, só depois dessa etapa é que foi feita a retirada do lixo da residência.

CONFUSÃO E VIOLÊNCIA

Um integrante da Guarda Municipal, foi agredido pelos moradores da casa com um soco. Integrantes do SAMU que foram acionados para atender a dona da casa que passou mal durante a ação, foram recebidos com pedras jogadas pelos moradores da residência. O casal foi levado para o plantão policial, onde foi registrado um B.O(Boletim de Ocorrência).

ACOLHIMENTO 

Segundo informações, a Prefeitura de Araçatuba vai se  empenhar para  resgatar a dignidade e proporcionar um presente e um futuro melhores para esses moradores. O atendimento especializado envolve um casal de idade avançada e dois jovens, com 16 e 18 anos.

O Conselho Tutelar faz parte da rede composta por diversos setores da administração municipal designada para oferecer assistência social e encaminhamento para cuidados com a saúde física e psicológica.

A participação do conselho é necessária porque, de acordo com o que foi informado, foi constatado que pelo menos três crianças frequentavam essa residência. “Ações específicas estão sendo implementadas para assegurar o bem-estar dessas crianças e garantir que recebam o suporte necessário”, informa a nota.(Fonte: hoje mais.com.br/araçatuba).


OUTRAS MATÉRIAS DE INTERESSE DA NOSSA CATEGORIA ACESSE MEU BLOG NO LINK ABAIXO:

magraoaceubaira.blogspot.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS:

PESQUISE AQUI LEIS E PORTARIAS DOS ACS E ACE