domingo, 13 de outubro de 2024

Prefeitura homenageia Agentes de Saúde(ACS/ACE) e apresenta novo sistema de informação para a categoria

No dia 04 de outubro, é celebrado o Dia Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE). Em homenagem a esses profissionais que são o elo mais próximo entre os serviços de saúde e a população, a Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde(SMS), promoveu um café da manhã comemorativo para os agentes. 

Na ocasião, foi apresentado o novo sistema adquirido pela SMS, Pec-ACS, que visa qualificar a coleta de dados da Atenção Básica à Saúde no município.

O evento foi inaugurado com uma mesa de abertura iniciada pela fala da secretária municipal de Saúde, Fernanda Santana, que aproveitou o espaço para agradecer aos ACS e ACE pelo trabalho conduzido na linha de frente, indo às casas das pessoas e construindo uma relação de confiança e proximidade com a população. 

“Os agentes são os olhos e ouvidos da comunidade, traduzindo suas necessidades e demandas para as equipes de saúde, assistência e educação. Confio plenamente nos nossos profissionais que, apesar dos desafios e dores que encontramos ao longo dos oito anos, seguem firmes, com serenidade, sabedoria e, acima de tudo, um compromisso inabalável com a população”, destacou a secretária.

A coordenadora da Estratégia Saúde na Família, Alícia Lisboa, afirmou que não haveria Atenção à Saúde Primária sem os Agentes Comunitários de Saúde:

“Os ACS são o elo vital entre a comunidade e o sistema de saúde. Eles fazem a ligação entre o território e a Unidade Básica de Saúde, observando a realidade de cada local, acompanhando as condições epidemiológicas e as particularidades de cada família. Eles desempenham um papel fundamental ao olhar de perto para a saúde da população, trazendo informações essenciais para a equipe de saúde. É através desse trabalho que podemos promover um acompanhamento adequado e, cada vez mais, reconhecer a importância dessa função”, ressaltou a coordenadora.

Daniella Fraga, coordenadora da Vigilância Ambiental, também homenageou os Agentes de Combate às Endemias, parabenizando-os pelo trabalho incansável e dedicação. “O que eles fazem é essencial para a saúde coletiva e merece reconhecimento. Que continuem firmes em sua missão, sempre buscando capacitação e apoiando a comunidade”, enfatizou.

Feliz pelo reconhecimento, o ACE Vanderlei Reis relembrou que um dos maiores ganhos para a classe nos últimos anos foi o plano de carreira para os agentes do município: “As melhorias implementadas para os agentes trouxeram benefícios significativos para nós profissionais, especialmente os agentes comunitários e de endemias. No caso do plano de carreira, ele proporcionou mais estabilidade e valorização do nosso trabalho”.

Maria Ilda Santos, Agente Comunitária de Saúde, ficou emocionada com a homenagem recebida em seu dia, um momento especial por juntar os profissionais de várias regiões em uma celebração, o que deu um novo ânimo para executar seu trabalho.

“Eu sou agente comunitária de saúde desde 1998 e sempre gostei muito do que faço. Além disso, estou sempre buscando me aperfeiçoar. Ser homenageada é um reconhecimento importante para todos nós profissionais que atuamos diretamente com a população, trazendo mais saúde e cuidado para a comunidade”, pontuou.

Após o dispositivo de abertura, todos os ACS e ACE, assim como gestores da saúde, se confraternizaram durante o café da manhã, seguido da palestra de apresentação sobre o novo sistema de cadastro Pec-ACS.

Novo Sistema

A aquisição do sistema Pec-ACS, usado para substituir o sistema do Governo Federal e-SUS Território, foi realizada com o objetivo de qualificar e aperfeiçoar o cadastro e acompanhamento de dados dos usuários da rede de saúde municipal. Com o antigo sistema, os dados não apresentavam uma completa integração com o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), o que causava falhas no cruzamento de informações e atrapalhava o levantamento de índices de saúde do município. 

De acordo com Maria Fernanda Camarço, diretora de Planejamento do SUS São Cristóvão, apesar de a equipe realizar o cadastro da população, das famílias e dos domicílios, essas informações muitas vezes não apareciam no PEC ou surgiam de forma duplicada. Diante dessa realidade e após monitorar o funcionamento do sistema e os equipamentos, como os tablets utilizados, a equipe começou, portanto, a estudar alternativas para melhorar a integração com o PEC e otimizar o monitoramento. 

“A solução encontrada foi a adoção do Pec-ACS, um sistema projetado para qualificar os cadastros e registros das visitas realizadas pelos agentes comunitários de saúde. Esse sistema será capaz de se comunicar diretamente com o e-SUS, proporcionando maior confiabilidade nas informações e evitando problemas que prejudicavam os indicadores fornecidos ao Ministério da Saúde”, explicou a diretora.

Um dos desafios anteriores era que, mesmo com todo o trabalho sendo feito corretamente pelas equipes e agentes, os problemas de comunicação entre os sistemas acabavam gerando notas ruins nos indicadores, o que não refletia a realidade. A adoção do novo sistema visa resolver essa fragilidade, qualificando o processo de trabalho e permitindo uma integração eficiente dos dados.

O novo sistema também apresentará painéis de monitoramento e permitirá um acompanhamento mais preciso, além de oferecer capacitações e orientações tanto para os agentes quanto para a equipe administrativa. Outra novidade é que, com a implementação desse sistema, também será possível incluir as informações dos Agentes de Combate às Endemias, que atualmente preenchem fichas manuais e não têm acesso ao PEC.

Maria Fernanda ainda informou que, a partir da semana seguinte, será feita a construção do cronograma de capacitações. A ideia é formar pequenos grupos de vinte profissionais para que todos possam acompanhar as informações com o tablet em mãos, reduzindo as dificuldades ao longo do processo. 

“Esse acompanhamento contínuo será fundamental para garantir que, no final do mês, o novo sistema já esteja funcionando plenamente. Até a conclusão das capacitações, o sistema territorial continuará em uso, mas, após isso, haverá a migração definitiva para o novo sistema, garantindo maior eficiência no processo de trabalho”, completou.


Publicado por: Érica Xavier

Fotos: Dani Santos

Fonte: saocristovao.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS:

PESQUISE AQUI LEIS E PORTARIAS DOS ACS E ACE