quarta-feira, 12 de abril de 2017

NOTA DE ESCLARECIMENTO : SAIBA QUEM DEVE OU NÃO SER VACINADO CONTRA A FEBRE AMARELA


A Organização Mundial da Saúde recomenda, desde 2013, que uma dose da vacina contra febre amarela seja considerada suficiente para proteção por toda a vida (Nota Informativa 143/2014). Baseado nessa recomendação o Regulamento Sanitário Internacional foi alterado em maio de 2014, entrando em vigor a partir de 11/07/2016, estendendo a validade do certificado internacional de vacinação contra febre amarela dos atuais 10 anos para toda a vida do vacinado.

 No dia 05 de abril de 2017, o Ministério da Saúde (MS) informou, em coletiva de imprensa, que o Brasil passou a adotar o esquema de uma única dose (0,5ml) para a vacina contra febre amarela, a partir dos 09 meses de idade, devendo ser implementada em todo o território nacional a partir do corrente mês (abril/2017).

 Além disso, o MS informou que elaborou um Plano de Contingência para uso da dose fracionada, caso haja uma emergência epidemiológica que justifique sua implementação a fim de garantir a oferta da vacina para grandes contingentes populacionais num prazo curto de tempo. Importante destacar que nesse momento não há necessidade de fracionamento de dose, e essa estratégia só será posta em prática em caso de extrema necessidade.

 Nesse contexto, a Coordenação de Imunizações e Vigilância Epidemiológica de Doenças Imunopreveníveis da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (CIVEDI/DIVEP) recomenda que, a partir da próxima segunda-feira, 10 de abril de 2017, todos os municípios baianos considerem vacinados os indivíduos que comprovarem pelo menos uma dose da vacina febre amarela (após os 09 meses de idade), não sendo mais necessária dose de reforço.

 Ressaltamos que estão mantidas as contra-indicações e precauções para administração da vacina febre amarela. Em breve, após o pronunciamento oficial da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI), estaremos emitindo uma nota técnica estadual com mais detalhamentos sobre o assunto.


Solicitamos que esta informação seja amplamente divulgada para todos os municípios baianos.


Agradecemos a compreensão e colaboração de todos!



Maria Aparecida Araújo Figueiredo (Diretora DIVEP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS:

PESQUISE AQUI LEIS E PORTARIAS DOS ACS E ACE