PESQUISE AQUI LEIS E PORTARIAS DOS ACS E ACE

segunda-feira, 17 de julho de 2023

Ministério da Saúde vai abrir nova turma para formação de 180 mil agentes comunitários e Agentes de Combate a endemias

 
Foto: Julia Prado/MS

Mais de 200 mil profissionais já foram qualificados pelo Programa Saúde com Agente. Com a segunda turma, toda a categoria passará a ser contemplada

O Ministério da Saúde vai abrir novas vagas para a qualificação de mais 180 mil Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE). Esta será a segunda turma do Programa Saúde com Agente, que promove a formação técnica permanente desses profissionais que atuam em todo o país. A primeira turma, que está em fase final, com diplomação prevista para setembro, contou com a participação de quase 200 mil profissionais. Este é o maior programa brasileiro de formação técnica na área de saúde. Com a ação, toda a categoria atuante no SUS será contemplada.

O anúncio foi feito nesta segunda-feira (17), pela ministra Nísia Trindade, durante o XXXVII Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde, em Goiânia (GO). Ao todo, o programa conta com investimento de mais de R$388 milhões. O Saúde com Agente tem formação semi presencial, carga horária de mais de 1,2 mil horas e duração mínima de dez meses.

A iniciativa tem como resultado melhores indicadores de saúde e resolutividade dos serviços de atenção primária, além de reforçar um olhar apurado dos agentes sobre as informações coletadas nos territórios e a melhor orientação a ser prestada aos usuários. Dividido em 26 disciplinas e 40 tele aulas gravadas, o curso também conta com quatro mil páginas de conteúdo técnico elaborado para as aulas interativas. A iniciativa nasceu com o objetivo de fortalecer a política de atenção primária, resultado de uma parceria entre o Ministério da Saúde e o Conasems.

Reconhecimento profissional

Para além da qualificação profissional, o programa atende a uma antiga demanda da categoria com o reconhecimento e valorização do trabalho realizado pelos agentes. Ainda em janeiro, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou o Projeto de Lei nº1.802, que fortalece a atenção básica à saúde, estabelecendo direitos e valorizando a importância dos profissionais que atuam na ponta, próximos à realidade da população. A medida ajusta a legislação e define que agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate às endemias (ACE) são profissionais de saúde.

Na prática, como profissionais de saúde, os agentes passam a ter o direito de acumulação de cargos públicos, assegurado pelo art. 37 da Constituição Federal apenas para os profissionais da Educação e da Saúde. Cada agente hoje em atividade no país tem seu salário pago, integralmente, com recursos transferidos pelo Governo Federal – em 2022, foram empenhados R$ 7,8 bilhões. Para 2023, está prevista a destinação de R$ 9,9 bilhões (o que representa um aumento de 27%) para o fortalecimento do trabalho de atenção básica à saúde.


Assessoria de Imprensa

Ministério da Saúde

Categoria

Saúde e Vigilância Sanitária


Compartilhe essa postagem, para que a mesma alcance mais colegas ACS/ACE em todo Brasil.

OUTRAS MATÉRIAS DE INTERESSE DA NOSSA CATEGORIA ACESSE MEU BLOG NO LINK ABAIXO:

54 comentários:

  1. Obrigada Deus pela grandiosa oportunidade de faser esse Curso e Tb toda equipe envolvida

    ResponderExcluir
  2. Eu quero muito esse curso

    ResponderExcluir
  3. Tenho interesse pq da primeira não deu pra fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu quero fazer já tô com tudo pronto

      Excluir
    2. Muito grata a deus por esta oportunidade uma ótima formação pra atender minhas famílias com mas conhecimento e com qualidade nas visitas

      Excluir
    3. Eu quero fazer.Eu vou fazer

      Excluir
  4. Curso técnico essencial para o profissionalismo do agente. 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Eu fiz este curso graças Deus, estou muito feliz.,foi bom demais ,já estou com saudades parabéns para nova turma,.

      Excluir
    2. Eu quero muito fazer com fé em Deus

      Excluir
    3. Bom dia atodos estou muito feliz por ter encontrado uma oportunidade de buscar mais informações pra mim poder ajudar atodos da minha querida comunidade quilombo de Santa Filomena Santa Helena Maranhão

      Excluir
  6. Deus é maravilhoso ,obrigada Deus porctudo

    ResponderExcluir
  7. Excelente oportunidades vamos lá

    ResponderExcluir
  8. Estava esperando por essa oportunidade

    ResponderExcluir
  9. Glória Deus por TD só gratidão a Deus

    ResponderExcluir
  10. Eu quero muito, não consegui no último , já tem data?

    ResponderExcluir
  11. Estou dentro nesta 2*Turma, deste Curso Profissionalisante em Nome do SENHOR JESUS.AMÉM

    ResponderExcluir
  12. Gostaria que esse curso chegasse em Guarulhos/SP seria muito importante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E para todos querida,procure se informar.

      Excluir
  13. Quero mim qualificar sim,hj mim sinto constrangido,pois sou o único de minha equipe que não fui contemplado😭

    ResponderExcluir
  14. Eu tbm quero muito fazer esse curso. Apesar de ter feito a inscrição á época, fui a única da minha Unidade de Saúde que não fui chamada. 😢

    ResponderExcluir
  15. Muito importante é vê a documentação que foi pedida para a 1° turma , e já ir organizando esses documentos pra quando for solicitado pela organização do curso está tudo em dias e não ficar como documentos pendentes.
    Por isso muitos agentes ficaram sem ser chamados na 1° turma do curso.

    ResponderExcluir
  16. Alguém sabe me informar quando vai começar o curso ? E por onde se inscrever

    ResponderExcluir
  17. Alguém poderia por gentileza se tiver qual é a documentação exigida para o curso?

    ResponderExcluir
  18. Eu não terminei o segundo grau ainda gostaria de saber se posso fazer o curso também

    ResponderExcluir
  19. Pretendo fazer este curso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como faço pra me inscrever? Sou agente comunitário de saúde

      Excluir
  20. Tbm quero fazer, a primeira turma não tava com cabeça pra fazer, tinha acabado de perder meu filho, agora estou bem graças ao trabalho ,pois ocupa minha cabeça

    ResponderExcluir
  21. Só tenho a agradecer a Deus por ter feito esse curso nos ajudou muito amei muito produtivo

    ResponderExcluir
  22. Esse curso é excelente eu me sinto bem mais preparada para atuar no território depois de ter feito ele, só tenho a agradecer a todos os envolvidos , obrigada.

    ResponderExcluir
  23. Ninguém explica como fazer inscrição

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que tem que esperar sair o edital e junto com ele um link de inscrição.

      Excluir
  24. Boa noite, finalizei recentemente o curso, a aprendizagem foi muito boa e gratificante.

    ResponderExcluir
  25. Acabei de fazer o curso recentemente e foi uma experiência muito legal,foi muito aproveitado e aprendi muitas coisas importantes pra exercer meu trabalho parabéns a toda essa equipe maravilhosa e obrigada a todos.

    ResponderExcluir
  26. Gente o curso é muito bom façam que não fez.

    ResponderExcluir
  27. Qero muito fzr esse curso

    ResponderExcluir
  28. Como faço pra me inscrever ou conseguir o material pra estudar ?alguém me ajuda prfvr

    ResponderExcluir
  29. Unidos venceremos. A união faz a força e com fé em Deus a vitória está garantida

    ResponderExcluir
  30. Eu quero muito fazer esto curso!
    Com fé em Deus dessa vez eu vou conseguir

    ResponderExcluir
  31. Esse curso é muito bom para trazer mais conhecimento e reconhecimento profissional, só falta exigir das prefeituras repassar os materiais do curso que por exemplo salvador Ba até hoje o curso acabou e não foi entregue o material. Para melhor qualificação e atendimento para população que mais precisa.

    ResponderExcluir
  32. Gostaria de deixar claro para os nossos colegas acs e ace que ainda não participaram do nosso curso por favor não perca a nova oportunidade emuito proveitoso você ficará mais qualificado prá levar melhores condições de saúde pra nossas famílias

    ResponderExcluir
  33. Muitos que estava no curso foram dispensado por pendências de documentos, e aí faz tudo de novo

    ResponderExcluir
  34. Eu quero fazer porque o meu celular deu um probleminha e não deu para mim fazer .

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS: