PESQUISE AQUI LEIS E PORTARIAS DOS ACS E ACE

quinta-feira, 12 de agosto de 2021

CONACS: FAZ UM RESUMO DA MOBILIZAÇÃO EM BRASÍLIA NESTA QUARTA-FEIRA(11/08/21)

Foto: CONACS mobilização em Brasília 11/08/21

OLÁ COLEGAS ACS E ACE DE TODO BRASIL!

Mais de 7 mil ACS/ACE participaram nesta quarta-feira, dia 11/08 do último dia da 30° Plenária Nacional da CONACS em Brasília, de ato público na Câmara dos Deputados e no Ministério da Saúde para aprovar a PEC 22. Ao final do ato, a CONACS conseguiu pautar reunião com o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga e com o presidente da Câmara, Arthur Lira, o compromisso de pautar a PEC 22/11 para votação.

A diretoria da CONACS participou de reunião pública com a Frente Parlamentar em Defesa dos Agentes de Saúde, em que se destacou os avanços da pauta no Congresso Nacional. Ainda no período da manhã a diretoria da CONACS conseguiu reunião com o presidente da Câmara, Arthur Lira, que se comprometeu em colocar em votação assim que for confirmada a legalidade do apensamento da PEC 14 com a PEC 22.

À tarde, a categoria caminhou em direção ao Ministério da Saúde. Ao pedido de "recebe, Queiroga!", a diretoria da CONACS foi atendida pelo Chefe-de-Gabinete do ministro, que agendou reunião com a confederação para o dia 24 de agosto.

A próxima plenária da CONACS irá acontecer em 2022, no Rio de Janeiro. A plenária representa também o fortalecimento do SUS. ACS e ACE são trabalhadores da saúde exclusivos do SUS, que se reflete na atenção básica direta à população. Em tempos de pandemia, os agentes de saúde tem salvado vidas ao manter sob controle a circulação de várias doenças infecciosas como a cólera, dengue e sarampo. A PEC-22 trata sobre o reajuste do piso nacional da categoria apartir de 2022, enquanto que a PEC-14 concede aposentadoria especial aos agentes de saúde ACS/ACE.

Fonte:facebook.com/CONACSOFICIAL/

Um comentário:

  1. Parabéns a todos envolvidos nessa luta em especial a conacs e todos representantes de entidades que estiveram presentes em Brasília 👏👏👏

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS: