sexta-feira, 20 de agosto de 2021

Representantes do CONASEMS, Ministério da Saúde e UFRGS se reúnem em oficina sobre o Programa Saúde com Agente

Foto/reprodução: CONASEMS

Representantes do Conasems, Ministério da Saúde e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) se reuniram nesta quarta (18) e quinta (19) em oficina em Brasília onde foi apresentado e discutido o plano de trabalho do Programa Saúde com Agente. A UFRGS foi a universidade selecionada para realizar a parte educacional do Programa, que é uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com o Conasems. Quase 100% dos municípios brasileiros fizeram adesão ao Saúde com Agente.


O programa Saúde com Agente que tem como finalidade melhorar os indicadores de saúde, a qualidade e a resolutividade dos serviços da Atenção Primária aos brasileiros, por meio da qualificação de 286 mil Agentes Comunitários de Saúde e 95 mil Agentes de Combate às Endemias que atuam em todo o território nacional.

Em relação a formação, os cursos serão realizados em formato presencial – durante a jornada de trabalho, mediado por um preceptor – e também na modalidade de ensino à distância (EAD), mediado por um tutor. Os cursos oferecidos na modalidade EAD, ocorrerão por meio de teleaulas, aliadas a atividades presenciais no espaço das unidades de saúde municipais e nos territórios onde os agentes atuam.



O Saúde com Agente ainda prevê a formação de cadastro de preceptores, a seleção de tutores e a abertura das matrículas dos agentes nos cursos. Essas ações serão realizadas por meio de regulamentos próprios, que serão divulgados em breve.

Os municípios que aderiram ao Programa devem preencher um formulário até segunda (23) CLIQUE AQUI


Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS:

PESQUISE AQUI LEIS E PORTARIAS DOS ACS E ACE