PESQUISE AQUI LEIS E PORTARIAS DOS ACS E ACE

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

14° SALÁRIO, E PMAQ O ACE TAMBÉM TEM DIREITO






 O CADASTRAMENTO DOS ACE E ACS NO CNES NO MOMENTO DEVE SER A PRIORIDADE QUE TEM DE  SER REIVINDICADA POR TODOS ACE E ACS JUNTOS AOS SEUS GESTORES E SECRETARIOS DE SAÚDE QUE AINDA NÃO ESTÃO CADASTRANDO NO CNES ESTES PROFISSIONAIS.
SEGUNDO INFORMAÇÕES ATÉ O MOMENTO SOMENTE 5℅ DOS ACE ESTÃO CADASTRADOS EM TODO BRASIL,O QUE SIGNIFICA UM SÉRIO RISCO PARA AQUELES QUE AINDA NÃO ESTÃO NA VERDADE A MAIORIA, POIS SEM ESSE CADASTRO NO CNES PERDE-SE DIREITOS COMO:

1- PISO SALARIAL NACIONAL-
O GOVERNO QUER SABER QUANTOS ACE EXISTEM REALMENTE NO PAÍS ASSIM COMO JÁ ACONTECE COM OS ACS, ISSO SÓ É POSSÍVEL GRAÇAS AO CADASTRAMENTO NO CNES.

2- INCENTIVO ADICIONAL ( 14° SALÁRIO) -
 PARA RECEBER ESSE INCENTIVO O AGENTE DE SAÚDE TEM DE ESTAR DEVIDAMENTE CADASTRADO NO CNES.
ALÉM DE QUE É INDISPENSÁVEL QUE O ACE SEJA INCORPORADO NAS EQUIPES DE SAÚDE DA FAMILIA,PORÉM PARA ISSO ELE TEM DE ESTÁ DEVIDAMENTE CADSTRADO NO CNES;
OBS: UMA EQUIPE DE SF PODE TER MAIS DE UM ACE INCORPORADO NA EQUIPE, O QUE NÃO PODE É O MESMO ACE FAZER PARTE DE DUAS EQUIPES DE SF AO MESMO TEMPO.
OUTRA COISA QUE QUERO ALERTAR OS COLEGAS, É QUE  DE ACORDO COM O  art.8 DA PORTARIA 1.007 DE 04/05/2010 ,SE HOUVER AUSÊNCIA DE ACE INCORPORADO NAS EQUIPES DE SF(saúde da familia),E O MINISTÉRIO DA SAÚDE POR MEIO DE MONITORAMENTO, DENÚNCIAS, OU SUPERVISÃO DO PRÓPRIO MINISTÉRIO  OU DA SEC. ESTADUAL DE SAÚDE CONFIRMAR A AUSÊNCIA DO ACE NAS EQUIPES DE SF POR PERÍODO SUPERIOR A 90 DIAS NOS ÚLTIMOS 12 MESES, O MINISTÉRIO DA SAÚDE SUSPENDERÁ O REPASSE FINANCEIRO REFERENTE A PORTARIA ACIMA CITADA.MAIS INFORMAÇÕES ACESSE O LINK ABAIXO FAÇA O DOWNLOAD E CONHEÇA A PORTARIA:
http://portal.anvisa.gov.br/wps/wcm/connect/a2db850047457e2789f5dd3fbc4c6735/Portaria+no+1007+de+12+de+maio+2010++Regulamenta+a+incorporacao+do+Agente+de+Combate+as+Endemias++ACE.pdf?MOD=AJPERES

3- PMAQ-
 UMA VEZ O ACE CADSTRADO NO CNES,INCORPORADO NAS EQUIPES DE SF, COM CARGA HORARIA DE 40 HORAS,ELE PASSA A TER DIREITO TAMBÉM AO PMAQ ,COISA QUE NÃO ACONTECE HOJE NA MAIORIA DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS,ATUALMENTE SÓ OS ACS RECEBEM O PMAQ JUNTO COM OS OUTROS PROFISSIONAIS QUE COMPÕEM AS EQUIPES DE SF.
POR ISSO É IMPORTANTÍSSIMO QUE TODOS QUE AINDA NÃO ESTÃO CADASTRADOS SE CADASTREM.
SE QUISER VÊ SE JÁ ESTA CADASTRADO VEJA A POSTAGEM ANTERIOR A ESSA QUE FIZ SOBRE O CADASTRAMENTO NO CNES,É SO CLICKAR NO TEXTO(link) DA POSTAGEM E CONFERIR!

18 comentários:

  1. Amigo no caso todo agente de endemias, teria direito ao decimo quarto e ao recurso que é repassado ao PMAQ. Em meu município são quatro agentes, somente quem ganha são os agentes de saúde que dependendo do mês ganham até o dobro do nosso salário.

    Maurício.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos Ace tem direito sim a esse recurso q chamamos de incentivo ou 14° salário td ano.
      E vem TB uma verba como se fosse o pmaq dos Ace sim vou postar algo sobre esse assunto aguarde.
      Wlw!

      Excluir
  2. olá, no meu município a própria secretaria esta exigindo que repassamos o cartao do e-sus, para podermos ter direito ao PMAQ, no meu caso so eu nao tenho registro no computador da minha base, para que possa registrar e o municipio nao dá nem um parecer a respeito...

    ResponderExcluir
  3. olá, no meu município a própria secretaria esta exigindo que repassamos o cartao do e-sus, para podermos ter direito ao PMAQ, no meu caso so eu nao tenho registro no computador da minha base, para que possa registrar e o municipio nao dá nem um parecer a respeito...

    ResponderExcluir
  4. Porque os agentes de endemias que já estao cadastrados no cnes e vinculados a Estratégia saúde da familia não recebem PMAQ? Pois os gestores alegam que não fazemos parte da equipe da ESF e não somos da atenção básica, o nosso Recurso vêm através do bloco de vigilância em saúde. Portanto não temos direito. Gostaria de ter algo mais fundamentado para realizarmos a cobrança. Raimundo barros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLHA COLEGA NO CASO DOS ACE É O PQA-VS QUE É COMO SE FOSSE IGUAL AO PMAQ DOS ACS.

      Excluir
  5. Aqui somos cadastradoseres no Cnes, porém não fazemos parte da Estratégia da Família,
    Sou ace

    ResponderExcluir
  6. no caso do ace que é contratado pelo município ele tem direito ao pmaq ??

    ResponderExcluir
  7. Ola sou agente comunitário e sou contratada eu tenho direito porque na minha cidade nem decimo temos direito e recebemos menos q os outros,Sou de são luis do Quitunde alagoas

    ResponderExcluir
  8. aqui em Miranda ms eles inventam mil e uma desculpa pra não pagar pmaq o dinheiro eles dividem entre eles. só fica com a panelinha.

    ResponderExcluir
  9. Sou guarda municipal a 9 anos em um posto de saúde da família eu tenho direito a receber pemaq?

    ResponderExcluir
  10. Anthenogenes Hermogenes
    Sou guarda municipal trabalho no posto de saúde da família a 9 anos eu tenho direito de receber o pmaq ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CREIO QUE NÃO, POIS O PMAQ É SÓ PARA AS EQUIPES DE SAÚDE DA FAMÍLIA, NO SEU CASO VC PERTENCE A OUTRA CATEGORIA QUE NÃO É VINCULADA À SAÚDE, VC APENAS ESTA EXERCENDO AS ATRIBUIÇÕES DE SUA PROFISSÃO DE GUARDA MUNICIPAL JUNTO AO PSF.

      Excluir
  11. Oi se o agente estiver de atestado de cancer 2 anos ele tem direito ao Pmac?

    ResponderExcluir
  12. aqui no meu municipio de Passos mg nao recebemos 14 salario ,o que podemos fazer porque a verba é passada para o municipio,mas não repassada para os acs

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS: