Se funcionar, a polilaminina vai devolver movimentos aos pacientes. A proposta brasileira de cura é a polilaminina, substância regeneradora feita a partir da proteína laminina, obtida de placenta. (Foto: Getty Images)
O Brasil ganha destaque, em 2026, como participante de um esforço global que já dura décadas – a busca da cura para lesões da medula espinhal (LME), causadoras de condições como paraplegia e tetraplegia.
Há diferentes tentativas em andamento no mundo para encontrar uma solução, incluindo uso de exoesqueletos, estimulação direta do cérebro e células-tronco (confira o quadro abaixo).
A proposta nacional, que entrou na fase 1 de testes clínicos em janeiro, é a polilaminina, substância regeneradora feita a partir da proteína laminina, obtida de placentas. Trata-se de um caminho original para enfrentar o problema, que aflige mais de 15 milhões de pessoas no mundo.
“A polilaminina advém de um processo de produção padronizado que garante escala, enquanto as outras abordagens devem ser ajustadas para cada paciente, o que restringe o acesso”, diz Rogério Almeida, vice-presidente de PD&I do laboratório farmacêutico Cristália.
A potencial terapia nasceu de 25 anos de pesquisa da bioquímica Tatiana Coelho de Sampaio, chefe do Laboratório de Biologia da Matriz Extracelular do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ, que tem desde 2021 contrato de parceria com a Cristália.
No vídeo abaixo Tatiana fala sobre a falta de investimento na pesquisa durante o Governo de Michel Temer e o prejuízo para o Brasil com esses cortes de gastos. Veja!
Nos testes atuais, a substância está sendo injetada na medula, mas o tratamento final pode vir de outra forma. A fase 1 de testes dura pelo menos seis meses, e as fases 2 e 3 podem levar anos. Mas a história da polilaminina oferece ao ecossistema de inovação brasileiro um bom exemplo de empreendedorismo na academia e de como o trabalho conjunto entre empresa e universidade pode render medicamentos revolucionários.
Assista no vídeo abaixo, o relato de melhora feito pelo paciente mais jovem do país após usar a polilaminina:
Fonte: epocanegocios.globo.com


Como faz para conseguir esse tratamento. Para uma pessoa que sofreu acidente porque teve comportamento na medular
ResponderExcluir