PESQUISE AQUI LEIS E PORTARIAS DOS ACS E ACE

sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

HOMENAGEM AOS GUARDAS DA ANTIGA SUCAM CONHEÇA UM POUCO DA HISTÓRIA DESSES GUERREIROS



Colegas ACS e ACE de todo Brasil! Resolvi fazer uma pequena homenagem aos antigos Guardas da Sucam, que foram na verdade os precursores dos Agentes de Saúde, principalmente dos ACE's e que merecem o nosso respeito e admiração pelo trabalho que os mesmos desempenharam por todo Brasil.

Os Sucaneiros, como também eram conhecidos, foram extintos já há algum tempo atrás, apesar de muitos atualmente ainda continuarem na ativa em muitos municípios do País. Atualmente eles atuam não mais no campo como "Guardas da Sucam", mas em serviços Administrativos, Laboratoriais e como supervisores nos programas da Dengue,Chagas, esquistosomosse, entre  outros.

Se hoje somos ACE's é porque alguém lá atrás começou a contar essa história; por isso não podemos esquecer que eles é que foram os verdadeiros desbravadores da nossa categoria!

ABAIXO VÍDEO COM UMA MÚSICA EM HOMENAGEM AOS CHEFES DOS GUARDAS DA ANTIGA SUCAM/FNS:

vídeo reprodução do you tube


BREVE HISTÓRIA DA SUCAM:

Fotos:Guardas e a logomarca da antiga Sucam

Da Superintendência de Campanhas de Saúde Pública (SUCAM), órgão que resultou da fusão do Departamento Nacional de Endemias Rurais (DENERu), da Campanha de Erradicação da Malária (CEM).Para erradicar a malária, o governo brasileiro criou, em 1965, através de uma lei (4 709, de 6 de setembro de 1965), a Campanha de Erradicação da Malária (CEM). A CEM tinha autonomia administrativa e financeira, quadro de pessoal e orçamento próprios, era organizada dentro dos princípios rígidos da disciplina e hierarquia e tinha capacidade técnica e operacional suficientes para executar, verticalmente, suas ações de cobertura integral das medidas de controle em todas as áreas maláricas do país.

Durante o período de vigência da CEM, de acordo com os dados epidemiológicos registrados, houve um significativo e importante impacto na transmissão da malária, no período de 1967 a 1969 elevou-se o número dos exames realizados (1,7 milhão como média anual) ao mesmo tempo em que houve uma diminuição no número dos exames positivos (74,6 mil, em média, ao ano).

Já na Campanha de Erradicação da Varíola CEV, a Fundação herdou experiência e conhecimento acumulados, ao longo de várias décadas, de atividades de combate às endemias de transmissão vetorial, que transformaram a Sucam no órgão de maior penetração rural no país. Sua estrutura operacional estava presente em todos os Estados brasileiros.


"A Campanha da Erradicação da Varíola (CEV) foi um movimento conduzido pela Organização Mundial de Saúde a partir de 1965, com o objetivo de erradicar a doença no mundo. No Brasil, ela foi coordenada pelo Ministério da Saúde, porém descentralizada em alguns estados, como no Estado de São Paulo".


Fotos reprodução: Guardas da Sucam no serviço de campo Imagens da Internet

Não há localidade no interior do Brasil, por mais remota, que não tenha sido periodicamente visitada por guardas da Sucam. A eficiência e a disciplina desses servidores sempre foram reconhecidas pela população e pelas autoridades locais.


Fotos:Equipamentos usados pela Sucam

Sua estrutura de campo foi também utilizada na execução de outras atividades de saúde pública, fora do âmbito de suas responsabilidades institucionais. Tinha como finalidade o controle ou erradicação das grandes endemias no Brasil, desenvolvendo quatro Programas de Controle de Doenças: Chagas, malária, esquistossomose e febre amarela, bem como cinco Campanhas Contra: a filariose, o tracoma, a peste, o bócio endêmico e as leishmanioses.


Fotos: Meios de transporte usados pelos Guardas da Sucam.

Possuía em todas as unidades federadas diretorias regionais, que tinham em sua estrutura distritos sanitários, totalizando oitenta em todo o país, sendo essas as unidades responsáveis pela operacionalização de atividades de campo.

A Sucam foi legítima herdeira de um dos mais antigos modelos de organização de ações de saúde pública do Brasil, denominado sanitarismo campanhista. Esse modelo teve como premissa a revolução pasteuriana (alusão ao cientista francês Louis Pasteur) e foi implementado pelo médico-sanitarista Oswaldo Cruz, na primeira década do século XX.


Aproveita e INSCREVA-SE em meu canal no YOU TUBE nesse link: youtube.com/c/magraoaceubaira e não se esqueça de ativar o sino de notificações para receber as novidades postadas no canal em PRIMEIRA MÃO!!!

Fontes da matéria:
magraoaceubaira.blogspot.com/ e http://www.funasa.gov.br/sucam
Edição de texto:Maiara B.oliveira Reis



2 comentários:

  1. Parabéns aos idealizadores por este lindo comentário, você está literalmente correto. Mais uma vez parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Meus pais Lindaura e João Ozório foram por muitos anos voluntários da Sucam desde a década de 70 sem
    serem remunerados de nada aqui no povoado de Limoeiro da Batateira sento se Bahia

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS: