sábado, 16 de agosto de 2025

Prefeitura deixa Agente de Saúde sem salário há 5 meses e ela recorre a Vaquinha solidária para sobreviver. Entenda o caso!


Agente Comunitária de saúde(ACS) de Iracema-RR, aguarda há 5 meses afastamento médico devido a dívida da Prefeitura com INSS. 

Sindicato denuncia morosidade da Prefeitura e dívida com INSS que impedem benefício; servidora recorre a vaquinha online para sobreviver.

cinco meses, a Agente Comunitária de Saúde(ACS) Antonia Cristina, do município de Iracema-RR, aguarda o afastamento médico para tratar problemas de saúde, incluindo síndrome do túnel do carpo e o uso de uma prótese no joelho. No entanto, a demora da Prefeitura em emitir sua junta médica e uma dívida municipal com o INSS têm impedido o recebimento do benefício, deixando-a sem salário e em situação de vulnerabilidade.

O Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias de Roraima (Sindacse) denunciou o caso ao Panorâmica News, afirmando que a servidora apresentou atestados e laudos médicos, mas a gestão municipal não priorizou a análise do pedido, remetendo a decisão ao INSS. Como o município possui débitos com a Previdência Social, o processo está paralisado, impossibilitando o pagamento do auxílio-doença.

Servidora recorre a vaquinha solidária para sobreviver

Sem salário desde o início do afastamento necessário, Antonia Cristina precisou criar uma vaquinha online para custear tratamentos e despesas básicas. O Sindacse divulgou sua chave PIX (95 98413-7467) para doações, enquanto cobra da Prefeitura o pagamento dos **salários retroativos** — prometido, mas não cumprido até agora.

De acordo com o Sindacse, a atual gestão municipal tem sido “perseguidora e irredutível” em negociações trabalhistas. Desde 2011, o sindicato enfrenta disputas judiciais por melhores condições de trabalho em Iracema, mas relata que nunca houve tanta resistência como agora.

A entidade já levou o caso à Câmara de Vereadores e tentou diálogo direto com a prefeita, sem sucesso. Enquanto isso, o quadro clínico de Antonia piora, já que ela não consegue se tratar adequadamente.

A Prefeitura de Iracema foi procurada para se manifestar sobre o caso, mas não deu nenhum retorno.


Fonte: Panoerâmica News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS:

PESQUISE AQUI LEIS E PORTARIAS DOS ACS E ACE