A CONACS - Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e demais apoiadores, sem dúvida alguma, fizeram um bom trabalho na tentativa de garantir a aprovação da MP 827/2018, e da Emenda que garante o Reajuste do Piso Nacional dos Agentes Comunitários e de combate às Endemias, contudo, a articulação dos prefeitos e seus partidos estão impondo uma grande barreira, possibilitando até mesmo que ocorra veto ao reajuste.
Mas, decorrido todos esses dias, não há definição alguma por parte do Presidente Temer, mesmo após ele ter sinalizado que haveria essa agenda de aprovação dessa importantíssima pauta.
ADIAMENTO DO REAJUSTE
A Presidência da República somente recebeu o encaminhado relacionado ao reajuste do Piso, no último dia 25/07/2018. A partir dessa data iniciou-se a contagem do prazo legal para sanção, que deve ocorrer até o dia 14/08/2018. Se o Presidente não sancionar o Projeto de Lei de Conversão 18/2018, a aprovação do encaminhamento em questão passa a ser tacitamente.
UMA BATALHA NO ALTO ESCALÃO
O que acreditamos que não ocorrerá! Fiquemos atentos! Detalhe: Está sendo travada uma grande batalha para derrubar o Reajuste do Piso na Sanção da Presidência. O Ministério do Planejamento está tentando barrar esse reajuste!
Na última sexta-feira (27/07) a coordenação da MNAS avaliou a situação e decidiu reagir para buscar garantir o Reajuste do Piso Nacional em questão, conforme ações iniciais:
VÍDEO: Campanha Nacional pela Sanção do Reajuste do Piso dos Agentes de Sade
1º. Encaminhamento de vídeos com a participação da categoria (ACS/ACE) de todos os estados, que devem ser compartilhado pelas Redes Sociais Integradas da Mobilização Nacional. No Facebook contabilizamos mais de 200.000 associados em diversas comunidades, no Twitter atingimos essa mesma marca de seguidores em diversos perfis. No WhatsApp são milhares de associados em todos os grupos estaduaisque administramos, sem contar com as demais redes.
2º. Iremos realizar o #Oculpe da Página Oficial do Presidente Temer. Já realizamos ações semelhantes em outros momentos. Lembre-se que ele estar presidente e que precisamos de sua aprovação, portanto, precisamos manter a postura, não usar "expressões agressivas."
Esse #Oculpe implica em manter comentários diários na página do presidente, até que tenhamos uma definição positiva, sobre a nossa pauta.
3º. Iremos realizar ações presenciais nos municípios, já que é neles que ficam as bases dos prefeitos, deputados e senadores, responsáveis pela pressão contra o Reajuste do Piso. A pressão sobre as lideranças dos partidos também será incluída nessa ação.
Contamos com a participação de todos, quer de cada membro da categoria, quer das instituições que a representa!
Juntos Somos Mais Fortes!
➡Samuel Camêlo - Coordenador Geral da MNAS
➡Francisco Vilela - Coordenador MNAS Sudeste
➡Fabiano da Saúde - Coordenador MNAS Nordeste
Fonte dessa matéria:Jornal dos Agentes de saúde do Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIOS: