PESQUISE AQUI LEIS E PORTARIAS DOS ACS E ACE

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

CRESCE NA BAHIA CASOS DE PESSOAS INFECTADAS POR DOENÇA TRANSMITIDA POR GATOS


CRESCE EM SALVADOR,CAMAÇARI,LAURO DE FREITAS E REGIÃO NA BAHIA,O NÚMERO DE CASOS DE PESSOAS INFECTADAS POR UMA DOENÇA TRANSMITIDA POR GATOS QUE SE CHAMA "ESPOROTRICOSE".

VOCÊ SABE O QUE É ESPOROTRICOSE?

A esporotricose é uma doença(micose),causada pelos fungos do gênero Sporothrix spp,que está presente naturalmente no solo de locais como praças públicas,jardins nos espinhos das plantas,em materiais orgânicos em estado de decomposição,(folhas,farpas de madeira,casca de árvore),nas unhas e boca de gatos.Cães também podem ter esporotricose mas é em menor número.

COMO O GATO OU A PESSOA CONTRAI O FUNGO?

EM SERES HUMANOS:


O fungo penetra a pele da pessoa até a parte mais profunda, causando apenas uma lesão ou várias, na maioria das vezes. Geralmente as lesões tem início onde o fungo penetrou na pele. Essas lesões geralmente são caroços, que podem se romper formando feridas de difícil cicatrização caso não sejam tratadas corretamente.Elas geralmente aparecem nas mãos, braços e pernas, na região da cabeça e, mais raramente, no tronco.   

 Nesse caso, considera-se caso suspeito de Esporotricose humana qualquer pessoa que apresente lesão ou múltiplas lesões cutâneas em trajeto de vasos linfáticos, com histórico de contato com gato doente ou manipulação de matéria orgânica antes do aparecimento das lesões.

ATENÇÃO: NÃO OCORRE TRANSMISSÃO ENTRE PESSOAS.


NOS GATOS


Nos gatos a Esporotricose  Apresenta-se como lesões ulceradas na cabeça, patas e cauda, podendo progredir para o restante do corpo e afetar o focinho, orelhas, lábios, mucosa ocular, regiões interdigitais, dentre outras.
Outros sintomas que devem ser observados nos animais são a PERDA DE PESO, APATIA,E SECREÇÃO NASAL,esses sintomas são sinais clínicos da doença.

ATENÇÃO: UM "GATO INFECTADO"PODE TRANSMITIR O FUNGO PARA OUTRO GATO.


COMO PREVENIR A ESPOROTRICOSE?

- CASTRAR E MANTER O GATO DENTRO DE CASA - FAZENDO ISSO VOCÊ EVITA BRIGAS E ACASALAMENTO DO SEU ANIMAL COM OUTROS GATOS.

- SEPARAR (Isolar) OS GATOS DOENTES - ASSIM VOCÊ ESTARÁ EVITANDO A TRANSMISSÃO DA DOENÇA PARA OS GATOS SAUDÁVEIS E AS PESSOAS.


TRATAMENTO DA ESPOROTRICOSE:

O tratamento do fungo só é possível com uso de remédios, o que dificulta o controle em animais de rua. A recomendação dos especialistas é que, quando a população encontrar um bicho ferido, avise à central de zoonoses - não toque no animal. 

A doutora em infectologia e professora da Unime, Nilse Querino, contou que, nos humanos, a medicação costuma ser usada por até quatro semanas depois da cicatrização. Nos animais, há uso de remédios por até 60 dias após a ferida sumir.


O problema é que uma caixa com 30 comprimidos de Itroconazol, um dos remédios usados para o tratamento, pode custar R$ 220 - A doença pode ser tratada com Fluconazol e Terbinafina.


TEM CURA?

Sim, tanto em humanos quanto em animais. A doença pode reaparecer, então, requer acompanhamento de um profissional.


QUE MÉDICO PROCURAR? 

 No caso dos bichos, é só procurar um veterinário. Já os humanos devem ir em busca de um dermatologista, que pode encaminhar o paciente para um infectologista.

Fonte desse texto sobre o tratamento:https://www.correio24horas.com.br


CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES:
- OS ANIMAIS DOENTES "NÃO PODEM E NEM DEVEM SER ABANDONADOS NEM MALTRATADOS".

- EM CASO DE SUSPEITA DA DOENÇA,PROCURE UM MÉDICO VETERINÁRIO E O CENTRO DE CONTROLE DE ZOONOSES DA SUA CIDADE PARA DIAGNÓSTICO E INDICAÇÃO DO TRATAMENTO.

- CASO O ANIMAL VENHA A ÓBITO,O MESMO NÃO PODE SER ENTERRADO,POIS O FUNGO VIVE NO SOLO E PODERÁ SE PROLIFERAR(Espalhar)NAQUELE LOCAL. 
INFORME AO CENTRO DE ZOONOSES DA SUA CIDADE,PARA QUE ELES VENHAM RECOLHER O CADÁVER DO ANIMAL E DAR A DESTINAÇÃO CORRETA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS: