PESQUISE AQUI LEIS E PORTARIAS DOS ACS E ACE

terça-feira, 22 de outubro de 2019

CARTA REDIGIDA POR AGENTE DE SAÚDE PEDE AOS SENADORES APOSENTADORIA ESPECIAL PARA A CATEGORIA


A AGENTE DE SAÚDE CLAÚDIA REGINA  ACE DO MUNICÍPIO DE XIQUE-XIQUE-BA, ESCREVEU E ENVIOU UMA CARTA AOS SENADORES PEDINDO A ELES INCLUSÃO DA APOSENTADORIA ESPECIAL DA CATEGORIA NA REFORMA DA PREVIDÊNCIA.

FICA DESDE JÁ AUTORIZADO A TODOS OS COLEGAS(ACS E ACE) DE TODO BRASIL O COMPARTILHAMENTO  DA CARTA ABAIXO NAS SUAS REDES SOCIAIS, OU ENVIO AOS SENADORES DE SUAS RESPECTIVAS REGIÕES.

Veja abaixo a carta lida ontem ( 21/10/19) na CDH (Comissão dos Direitos Humanos) no Senado:

Carta aos senadores

Nobres senhores e senhoras desta Casa legislativa, responsáveis por analisar e aprovar as propostas que determinam os caminhos pelos quais devem trilhar esta nação, tenham um olham mais humano, mais justo em relação aos direitos daqueles que regam esse solo com o mesmo amor e com a mesma dedicação de um filho que não foge à luta.
É preciso garantir aos trabalhadores direitos essenciais, principalmente, aqueles referentes às nossas aposentadorias, como a aposentadoria especial, por exemplo. 

Cada profissão tem uma função elementar para mover as engrenagens da economia e proporcionar o desenvolvimento desse país, assim como o profissional que a executa. 
Muitos desses trabalhadores estão expostos a agentes nocivos à saúde acima dos limites de tolerâncias que em decorrência das atividades exercidas podem oferecer riscos em longo ou em curto prazo. Um exemplo disso, são atividades desenvolvidas pelos agentes de saúde (agentes de combate às endemias e agentes comunitários de saúde) nas funções que lhes são peculiares, seja nas atividades de combate aos vetores transmissores de doenças, seja nas atividades de prevenção e promoção da saúde. 

A aposentadoria especial é um benefício que se traduz como um efetivo respeito à dignidade humana daqueles que durante anos no desempenho das suas atribuições foram expostos às condições que causaram prejuízos à sua saúde, correndo riscos diários no exercício de suas atividades. Não reconhecer tal benefício é fechar os olhos para a pessoa do trabalhador e, mais ainda é ignorar o valor da saúde. 

Nessa espécie de aposentadoria o profissional deixa o ambiente em que se tinha contato com agentes nocivos antes que os danos a sua saúde sejam irreparáveis, preservando-lhe assim o bem-estar e a qualidade de vida.
Se me permitem a audácia, diria ainda que retirar desses profissionais o direito à aposentadoria especial é acabar com uma medida de proteção dos riscos concernentes as atividades laborativas para quem as marcas do tempo exibirão as cicatrizes físicas e psíquicas do exercício de atividades desgastantes. 

Não permitam que o ambiente de trabalho se transforme num cenário de desigualdade e de prejuízos à saúde do trabalhador. Assim, ao traçar as linhas para concessão desse benefício não excluam os agentes de saúde (ACE e ACS).

Espera-se que o senado se sensibilize quanto aos trabalhadores cujas atribuições são insalubres, todos necessitam ser amparados, se há a necessidade de tal reforma previdenciária que ela seja coerente, que seja justa. Portanto, uma sociedade fraterna e justa só será possível numa pátria onde reina a justiça social, numa nação onde os filhos mais humildes poderão alcançar a velhice com qualidade de vida, sem que sejam obrigados a mendigar direitos essenciais como direito à saúde e a um salário digno.


Claudia Regina Souza (ACE de Xique-xique-Ba)




Reprodução da carta autorizada pela ACE Claudia Regina Souza (AceXique-xique -Ba) a este Blog e a todos colegas Acs e Ace do Brasil.

4 comentários:

  1. Parabéns!
    ESSA iniciativa propõe nossas necessidades, pq muitos ACS e ACE estão doentes com apenas alguns anos prestando serviço, que para muitos não dão importância e a valorização o que fazemos.
    Sou ACS ha vinte anos ,já fui afastada duas vezes do trabalho por Síndrome de Bornout(estresse grave por excesso de trabalho )segundo o psiquiatra nós, não deveríamos passar mais de vinte anos exercendo trabalho na comunidade, pois nos prejudica a saúde física, emocional e mental ,podendo nos colocar numa situação irreversível.
    Espero que sua carta seja atendida ,pq com a precariedade do SUS nas cidades que trabalhamos, quem recebe todas queixas e humilhação somos nos agentes, que batemos diariamente nas casas das famílias que sofrem descaso em relação a saúde do nosso Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Claudia grande e de muita relevancia sua carta que enfase as duas categorias que merece respeito e dignidade pois trabalhamos com a saude das pessoas precisamos que sejamos respeitados para a nossa saude n seja destruida com varios fatores de risco a saude muito boa essa carta aos Senadores e Senadoras desse pais

    ResponderExcluir
  3. muito bem, precisamos de está inclusos porque nossa categoria trabalha no sol e na chiva!

    ResponderExcluir
  4. Parabens pela iniciativa;eu sou ACS à 17 anos;falta 1 ano e 1 mes para fechar os 30 anos que nescessito para me aposentar,já estou com 62 anos,não consegui me aposentar,mesmo com 20% de insalubridade,mesmo com advogado!Tomara que essa lei seja aprovada!

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS: