terça-feira, 15 de outubro de 2019

EX PRESIDENTE DA CONASEMS CRITICA DIREITOS DOS ACS E ACE

fonte do vídeo:canal do you tube do colega Ivando Antunes

O Seminário sobre o Novo Financiamento na Atenção Primária a Saúde, foi promovido pelo Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (Cosems-BA) que visou orientar sobre a reforma do atual mecanismo de transferências federais tem o objetivo de estimular o aumento da cobertura (cadastro) da APS, principalmente entre as populações vulneráveis, ressaltar resultados em saúde da população (desempenho da APS), incentivar avanços na capacidade instalada, organização dos serviços de APS e ações de promoção e prevenção, enfrentar a dificuldade de fixação de profissionais e estar em conformidade com a Lei Complementar nº 141/2012.

E neste seminário, o Ex Presidente do CONASEMS, Mauro Junqueira, fez um comentário no mínimo infeliz.  Segundo o vídeo abaixo, Mauro Junqueira pergunta onde estão os Agentes Comunitários e critica o fato da categoria sempre ir a Brasília buscar segundo ele, "reajuste de salário".

No vídeo o Ex-Presidente também faz uma crítica aos diversos direitos conquistados pela categoria, como o incentivo adicional, adicional de insalubridade, Piso Salarial e a capacidade de alterar a Constituição Federal duas vezes. O mesmo disse que o fato dos ACS e ACE ter o direito é pelo fato da categoria estar constantemente em Brasília. Veja o vídeo abaixo:

A AASA/BA, estava sendo representada no evento pela diretora Eliana Souza, que revoltada, comentou a situação, porém não foi dado a oportunidade da mesma falar no microfone, pois segundo o CONASEMS, o microfone estava aberto apenas para os gestores. Mas por incrível que pareça somente ela foi vetada de falar.

A Diretora da AASA/BA, Eliana Souza, comentou nas redes sociais a sua indignação:
"O Sr. Mauro Junqueira, ex-presidente da CONASEMS insinuou hoje no seminário aqui em Salvador que a culpa da desgraça toda na Saúde, são dos agentes de saúde; simplesmente porque os Agentes de saúde só fica na rua pedindo aumento salarial. Sugiro que o sr. tire seus lindos sapatos de luxo e calce as botas dos agentes de saúde e venha para o campo trabalhar como essa CATEGORIA tão sofrida e massacrada por ACM Neto. Só assim vai poder verificar como são sacrificados esses trabalhadores desrespeitados por toda gestão municipal.
Os PAs não tem um mínimo de infraestrutura  como: banheiro, dificultando que as mulheres troquem seus absorventes higiênicos quando estão menstruadas, o que é o mínimo de dignidade que uma trabalhadora merece ter ou deveria ter. A culpa do SUS está nas condições  que ESTÃO, são de vocês gestores! Você sabia que os Agentes de saúde de Salvador recebem os salários base abaixo do mínimo nacional? Pois é exatamente isso! Menos de R$ 888,00 e você pode muito bem obrigar ACM Neto, o prefeito de Salvador pagar o piso nacional dos Agentes? É muito fácil chegar num seminário e jogar a culpa de vocês gestores, em QUEM REALMENTE TRABALHA! SÃO ESSA CATEGORIA QUE CARREGA O SUS NAS COSTAS, EMPURRANDO COM A BARRIGA e é por isso que o SUS ainda existem! Os ACEs e ACSs improvisa o tempo todo para que os atendimentos à população mais carentes, não fique tão afetada e ainda assim, e vocês que passam o tempo todo nas suas zonas de conforto, ainda tem a audácia de culpar QUEM REALMENTE TRABALHA em prol das pessoas mais carentes desse país.!"
A AASA/BA, reforça o apoio da sua Diretora e quem é ACS e ACE, sabe muito bem as dificuldades. Se vamos a Brasília buscar direitos é porque nos municípios não os encontramos. Mesmo com toda a proteção social que conseguimos nas lutas no Congresso e nem assim os municípios não a cumprem.

Parabéns a nossa Diretoria Eliana Souza, que mesmo sendo podada, mostrou a força dos ACS e ACE!

Fonte dessa matéria:http://www.aasabahia.com

SE INSCREVA NO MEU CANAL NO YOU TUBE:
"MAGRÃO ACE UBAÍRA"ATIVE O SINO DE NOTIFICAÇÕES PARA RECEBER AS NOVIDADES POSTADAS NO CANAL EM PRIMEIRA MÃO!

4 comentários:

  1. Nem todos os agentes comunitário de saúde estão em Brasília reivindicando os direitos. Mas os que foram estão em seus direitos. Porque os agentes comunitário de saúde e de endemias conseguiram o Piso Salarial? Porqu lutam por suas causas.As outras categorias! Lutem ! Vai atrás. Tudo oque esse cara aí está falando é muito sem fundamentação. Use sua verdade pra você! Jamais , jamais em nenhuma parte do mundo um trabalhador vai se capacitar pra exercer várias profissões sem ter uma remuneração compatível ao exercício do trabalho.Quem bateu palmas pra esse sem noção, vem aqui trabalhar um mês comigo 40hs. Vem ? Vem aqui saber porque os agentes comunitário de saúde devem receber insalubridade vem? Esse daí, trabalha no ar condicionado e fica fazendo seminário pra desclassificar oque ele nunca vai saber.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente é isso que temos que ouvir. É fácil falar quando se fica dentro de quatro paredes esperando números e quando nós fazemos parte dos números nas estátiscas de pessoas trabalhando doentes..para falar verdade é preciso ouvir verdade, reivindicar direitos não é crime que eu saiba, pois uma categoria desvalorizada que faz frente a saúde por alguém que está em uma zona de conforto é muitíssimo interessante Senhor!

    ResponderExcluir
  3. Te convido a fazer visita comigo!!!para ver se temos ou não direto a insalubridade...o ACS cuida da família por inteiro,não somente em números como o senhor quer...E digo mais além de fazer visitas,fazemos outras funções por falta de funcionários

    ResponderExcluir
  4. Muita inveja desse coitado tem da nossa categoria

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS:

PESQUISE AQUI LEIS E PORTARIAS DOS ACS E ACE