segunda-feira, 30 de setembro de 2024

ATENÇÃO ACS/ACE! Aviso importante aos Estudantes do Curso Técnico do Programa Mais Saúde com Agente

Atenção, estudantes do Programa Mais Saúde Com Agente!

No dia 2 de outubro, às 19h, representantes da UFRGS, do Ministério da Saúde e do Conasems, realizarão uma live de apresentação geral do programa. Essa é uma ótima oportunidade para você conhecer melhor o curso e tirar todas as suas dúvidas!

Compartilhe essa postagem e acompanhe a Live no canal do YouTube do programa Mais Saúde com Agente(CLIQUE AQUI). 

Não esqueça!

Outras matérias de interesse da nossa categoria acesse meu Blog no link abaixo:

magraoaceubaira.blogspot.com

sábado, 28 de setembro de 2024

Ministra da Saúde fala do PLANO DE AÇÃO contra Dengue utilizando novas Técnicas


 Olá colegas ACS e ACE de todo Brasil! 

Assista no vídeo abaixo, a fala da Ministra da Saúde Nísia Trindade sobre o Plano de Ação no combate a Dengue com o uso de novas técnicas. Confira!

Vídeo reprodução: canalgov

Outras matérias de interesse da nossa categoria acesse meu Blog no link abaixo:


Programa Mais Saúde com Agente - Confira o resultado FINAL para Tutor e Supervisor de Tutoria


 Olá colegas ACS e ACE de todo Brasil!

Vejam nos links abaixo, o resultado FINAL para Tutor e Supervisor de Tutoria do Curso Técnico do PROGRAMA MAIS SAÚDE COM AGENTE. Confira!

• Confira o Resultado Final para Tutor CLIQUE AQUI

• Para Supervisor de Tutoria CLIQUE AQUI

• Comunicado quanto à Classificação e Convocação dos Candidatos Selecionados CLIQUE AQUI


Outras matérias de interesse da nossa categoria acesse meu Blog no link abaixo:

magraoaceubaira.blogspot.com


Fonte: acsace.com.br

quinta-feira, 26 de setembro de 2024

UNASUS: INSCRIÇÕES ABERTAS CURSO VIGILÂNCIA MALACOLÓGICA Controle da ESQUISTOSSOMOSE. Para: ACS/ACE, Profissionais da Saúde, Equipes SF e de Atenção Especializada. Inscreva-se já!

 ATENÇÃO:

Estão abertas as inscrições para o Curso: Vigilância Malacológica para o Controle da Esquistossomose. (Instituto Aggeu Magalhães)

Público-alvo:

Profissionais da área da saúde (incluindo profissionais de vigilância, agentes comunitários de saúde, agentes de endemias, equipes de saúde da família e de atenção especializada) que atuem direta ou indiretamente no programa de controle da esquistossomose, estudantes e demais interessados no tema

Formato: Ensino a Distância

Nível: Educação Profissional e Tecnológica

Modalidade: Qualificação Profissional

Descrição do Curso [47034]:

O curso aborda questões relacionadas a identificação dos moluscos vetores da esquistossomose e sua importância epidemiológica dentro do território nacional, incluindo as principais características biológicas de cada espécie, bem como os mecanismos de sobrevivência dos caramujos, contemplando as atividades de vigilância malacológica para o controle da transmissão da doença.

Carga Horária: 30

Vagas: 50.000

Matrícula: 23/09/2024 - 24/02/2025 CLIQUE AQUI 

Realização: 23/09/2024 - 24/03/2025

Descrição da Oferta [420069]:

Primeira oferta do curso.

Programas de governo: UNA-SUS


Fonte: unasus.gov.br

CONACS CONVOCAÇÃO: 2° GRANDE MOBILIZAÇÃO EM BRASÍLIA EM PROL DA PAUTA DA CATEGORIA E HOMENAGEM AO DIA NACIONAL DOS ACS/ACE . CONFIRA!

Olá colegas ACS e ACE de todo Brasil!

Veja abaixo, a convocação feita pela CONACS a todos os Agentes de Saúde, para participarem da segunda Mobilização que acontecerá em Brasília nos dias 12,13 e 14 de Novembro/24, em prol da pauta de interesse da categoria que está em tramitação, e também participar do ato solene em homenagem ao DIA NACIONAL DOS AGENTES DE SAÚDE(ACS/ACE)

Veja abaixo a convocação da CONACS:

Foto reprodução: CONACS

Outras matérias de interesse da nossa categoria acesse meu Blog no link abaixo:


quarta-feira, 25 de setembro de 2024

Projeto de Lei que autoriza Prefeitura repassar Incentivo Financeiro Adicional(IFA) dos ACS/ACE é aprovado na 1ª votação em FSA

Agentes Comunitários de Saúde(ACS) e de Combate às Endemias(ACE) que atuam em Feira de Santana-BA, poderão passar a receber anualmente, um abono salarial como valorização, estímulo e aperfeiçoamento das funções exercidas. 

A proposta consta no Projeto de Lei nº 61/2024, aprovado em primeira votação nesta terça-feira(24/09) pela Câmara. Na prática, o dispositivo legal autoriza o Poder Executivo Municipal a repassar aos trabalhadores, em forma de abono salarial, os valores do Incentivo Financeiro Adicional(IFA) que é destinado aos Agentes de Saúde(ACS/ACE) pelo Governo Federal, aos municípios de todo Brasil sempre no último trimestre do ano. De acordo com a proposta, o valor que é proveniente do Ministério da Saúde, será pago às categorias sempre no mês de dezembro de cada ano.

Para tal ação, o gestor público está sendo autorizado a realizar os procedimentos relativos à concessão do IFA, assim que comprovada a liberação dos recursos financeiros. Segundo o projeto, a obrigação da Prefeitura, em efetuar o pagamento, persiste até quando durar o repasse da União. Findando os créditos do Incentivo Financeiro, também se encerrará a responsabilidade do Município quanto ao repasse do benefício.

Mesmo tendo já se passado 10 anos da instituição do IFA para ACS/ACE, diz a justificativa do projeto, que Feira de Santana está entre os municípios que ainda não realizam o repasse anual. Conforme justificativa da matéria, “está na contramão das ações nacionais de reconhecimento e valorização dos agentes, uma vez que não resta dúvida sobre a legalidade da questão”.

Destinado especificamente a despesas com o pagamento do benefício, o atendimento de requisitos como possuir “dotação orçamentária” e “autorização legislativa”, já permitiria à gestão municipal pagar o abono. O projeto ainda será discutido e votado no plenário da Casa da Cidadania em segundo turno.


 Fonte: feiradesantana.ba.leg.br

Lista Completa pela "LETRA INICIAL DO NOME DO ALUNO" Aprovado no resultado final do Processo Seletivo do Curso Técnico(ACS/ACE)


Olá colegas ACS e ACE de todo Brasil!

A UFRGS publicou ontem(24/09) a lista com o resultado final das inscrições dos Cursos Técnicos do programa Mais Saúde com Agente.

Para facilitar o acesso, sem ter que baixar o PDF com as 3.167 páginas, facilitamos o acesso pela primeira letra do nome do aluno(a). Bastando apenas clicar abaixo, sobre a LETRA INICIAL DO NOME DO ALUNO para conferir a lista com os nomes.

Veja abaixo, a LISTA COMPLETA DOS APROVADOS no Programa Mais  Saúde com Agente pela LETRA INICIAL DO NOME DO ALUNOBasta clicar sobre a letra:

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


Fonte: JASB


Outras matérias de interesse da nossa categoria acesse meu Blog no link abaixo:

magraoaceubaira.blogspot.com



terça-feira, 24 de setembro de 2024

Mais Saúde com Agente: Divulgado Resultado Final do Processo Seletivo do Curso Técnico(ACS/ACE). Veja a Lista!

Olá colegas ACS e ACE de todo Brasil!

Foi divulgado hoje(24/09), o resultado final do Processo Seletivo do Curso Técnico para Agentes de Saúde(ACS e ACE) do programa Mais Saúde com Agente. Veja no link abaixo o resultado. Confira! 

RESULTADO FINAL CLIQUE AQUI 

RESULTADO DOS RECURSOS CLIQUE AQUI 

Outras matérias de interesse da nossa categoria acesse meu Blog no link abaixo:

magraoaceubaira.blogspot.com


segunda-feira, 23 de setembro de 2024

Agente Comunitária de Saúde Receberá Adicional de Insalubridade Sem Necessidade de Perícia

Decisão do TST Reconhece Direitos da Categoria(23/09/2024)

 A Subseção I Especializada em Dissídios Individuais(SDI-1) do Tribunal Superior do Trabalho(TST), decidiu que as agentes comunitárias de saúde têm direito ao adicional de insalubridade a partir de 3/10/2016, independentemente de laudo pericial. Essa decisão foi apoiada por todos os 14 membros da SDI-1 e representa uma evolução importante na jurisprudência do TST, conforme destacou o presidente do tribunal, ministro Lelio Bentes Correa.

Contexto da Decisão

(Exposição a Doenças Infectocontagiosas)

A agente comunitária de saúde, contratada em 09/02/2015, entrou com uma ação em setembro de 2017, solicitando o adicional devido à exposição a vírus e bactérias durante suas visitas diárias a diversas famílias. O juízo da Vara do Trabalho de Três Passos(RS) inicialmente não aceitou um laudo pericial de outra ação que negava a insalubridade.

A Condenação do Município

O município foi condenado a pagar o adicional de insalubridade em grau médio, calculado sobre o salário mínimo até 3/10/2016, e sobre o salário-base a partir dessa data. A Lei 13.342/2016 foi crucial, reconhecendo o direito das agentes a esse adicional quando expostas a condições insalubres de forma habitual.

Importância da Lei 13.342/2016

(Reconhecimento Legal)

O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) manteve a condenação, afirmando que os agentes comunitários de saúde lidam frequentemente com pessoas potencialmente portadoras de doenças como catapora, sarampo, HIV, gripe H1N1 e hanseníase. A decisão reafirma a importância da legislação que garante direitos trabalhistas para essa categoria.

Argumentos do Município

Em recurso ao TST, o município argumentou que a exposição da agente durante visitas domiciliares não se equipara à de profissionais de saúde em hospitais. Contudo, o relator, ministro Breno Medeiros, afirmou que a Lei 13.342/2016 assegura o direito ao adicional, considerando a natureza da atividade da agente.

Conclusão da Decisão

(Implicações para a Categoria)

A decisão do TST representa um marco na proteção dos direitos dos agentes comunitários de saúde, reconhecendo a insalubridade de suas atividades sem a necessidade de laudo pericial. Além disso, a Emenda Constitucional 120/2022 também garante o direito à aposentadoria especial para essa categoria.

Para Medeiros, a exposição aos riscos é intrínseca à natureza da atividade desenvolvida por essa categoria, e não há necessidade de comprovação da insalubridade por laudo pericial.

Veja no link abaixo o processo na íntegra:

Processo: RR-20631-53.2017.5.04.0641


Por: acsace.com.br 

Fonte: Secretaria de Comunicação Social TST

Receita Federal abriu hoje(23/09) Consulta ao 5° lote de restituição do Imposto de Renda 2024. Veja!


O lote é formado por 511.025 restituições que serão destinadas aos contribuintes, entre prioritários e não prioritários. O valor total do crédito é de R$ 1.032.907.305,12.

A partir das 10 horas de hoje(23/09), o 5° lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2024, estará disponível para consulta. Esse lote contempla também restituições residuais de exercícios anteriores.

O crédito bancário das 511.025 restituições será realizado ao longo do dia 30 de setembro, no valor total de R$ 1.032.907.305,12. Desse total, R$ 435.272.217,34 referem-se ao quantitativo de restituições de contribuintes que possuem prioridade legal. Sendo 11.188 restituições para idosos acima de 80 anos, 75.686 restituições para contribuintes entre 60 e 79 anos, 6.731 restituições para contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave, 23.180 restituições para contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério. Além disso, 201.381 restituições serão destinadas a contribuintes que não possuem prioridade legal, mas que receberam prioridade por terem utilizado a Declaração Pré-preenchida ou optado por receber a restituição via PIX. Foram contempladas ainda 106.289 restituições destinadas a contribuintes não prioritários. Por fim, foram incluídas no lote 86.570 restituições de contribuintes priorizados em razão do estado de calamidade decretado no Rio Grande do Sul (RS).

Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet (www.gov.br/receitafederal), clicar em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, em "Consultar a Restituição". A página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC. Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar a declaração, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas.

A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que possibilita consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

A Receita Federal do Brasil(RFB) assume o compromisso de realizar pagamento de restituições apenas em conta bancária de titularidade do contribuinte. Dessa forma, as rotinas de segurança impedem o pagamento caso ocorra erro nos dados bancários informados ou algum problema na conta destino.

Para não haver prejuízo ao contribuinte, a RFB oferece o serviço de reagendamento disponibilizado pelo agente financeiro Banco do Brasil(BB) pelo prazo de até 1 (um) ano da primeira tentativa de crédito. Assim, o contribuinte poderá corrigir os dados bancários para uma conta de sua titularidade. Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB, acessando o endereço: https://www.bb.com.br/irpf, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos). Ao utilizar esse serviço o contribuinte deve informar o valor da restituição e o número do recibo da declaração. Após isso, deve-se aguardar nova tentativa de crédito.

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de 1 (um) ano, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".


Categoria: Finanças, Impostos e Gestão Pública

Fonte: gov.br/receitafederal

domingo, 22 de setembro de 2024

Imposto de Renda 2024: Mais de 600 mil declarações estão na malha fina; Saiba como sair

O contribuinte pode corrigir a declaração ou comprovar as informações declaradas por meio do Meu Imposto de Renda

Mais de 600 mil declarações do IR 2024 caíram na malha fina. O número representa 2,5% do total de declarações com direito a restituição (27,1 milhões). Ao todo, foram entregues pelos contribuintes 45,2 milhões de declarações neste ano. Mas o contribuinte pode corrigir a declaração ou comprovar as informações declaradas por meio do site da Receita Federal.

O cálculo foi feito com base nos números das restituições liberadas pela Receita Federal nos cinco lotes, já que 60% do total de declarações entregues têm imposto a restituir. O índice de documentos retidos pode ser o menor da série histórica.

Nesta segunda-feira(23/09), a partir das 10h, será aberta a consulta ao quinto e último lote de restituição. Com esse lote, a Receita conclui o pagamento das restituições que não apresentaram inconsistência.

As documentações com inconsistências têm diminuído ao longo dos anos, segundo a Receita. No ano passado, foram retidas em malha 1,3 milhão de restituições com alguma pendência. A estimativa da Receita era que neste ano menos de 2% das declarações enviadas ficassem retidas.

Como sair da malha

Para corrigir a declaração ou comprovar as informações declaradas, o contribuinte pode consultar a situação pelo site ou pelo aplicativo “Meu Imposto de Renda”, disponível na internet ou para dispositivos móveis (celulares e tablets). No mesmo sistema, pode consultar as pendências e verificar o motivo. Basta acessar e clicar no serviço “Pendências de malha”.

Quando o contribuinte envia a Declaração de Imposto de Renda, ela é analisada pelos sistemas da Receita Federal. São verificadas as informações e comparadas às fornecidas por outras entidades, que também entregam declarações à Receita, como empresas, instituições financeiras, planos de saúde e outros.

Se for encontrada alguma diferença entre as informações declaradas pelo contribuinte e as informações apresentadas pelas outras entidades, a declaração será separada para uma análise mais profunda. É o que se chama de malha fiscal, ou “malha fina” como é popularmente conhecida.

Principais erros

A documentação enviada pelo contribuinte passa por análise dos sistemas da Receita Federal, onde as informações da pessoa física são cruzadas com as informações de outras entidades, como empresas, instituições financeiras e planos de saúde. Caso uma inconsistência seja encontrada, a declaração é separada para uma análise mais profunda, popularmente conhecida como “malha fina”.

Entre os principais erros cometidos, estão:

Omissão de rendimentos: quando a pessoa não informa os rendimentos recebidos ou informa em valor inferior. Muitas vezes, isso acontece com os rendimentos recebidos eventualmente, por um trabalho temporário ou um serviço prestado ocasionalmente;

• Omissão de rendimentos dos dependentes: ao incluir um dependente na declaração, todos os rendimentos recebidos por ele também devem ser incluídos. Muitas vezes, filhos com menos de 18 anos de idade fazem trabalhos temporários e recebem remuneração. Toda remuneração recebida pelo dependente deve ser declarada;

• Despesas médicas não confirmadas: quando o valor declarado como despesa médica não foi confirmado pelo profissional, clínica ou hospital;

• Despesas médicas não dedutíveis: algumas despesas, por mais necessárias que sejam, não possuem previsão legal para dedução: massagista, nutricionista, enfermagem, compra de óculos, cadeira de rodas, medicamentos, vacinas, testes de farmácia. A exceção é quando essas despesas integram a conta emitida pelo estabelecimento hospitalar.


Fonte: noticias.r7.com

sábado, 21 de setembro de 2024

Imposto de Renda 2024: 5º lote de restituição; Veja quando a Receita abre a consulta e como fazer

A Receita Federal abre na próxima segunda-feira(23/09), às 10h, a consulta ao 5º lote de restituições do Imposto de Renda 2024.

Ao todo, mais de 511.025 milhões de contribuintes serão contemplados, no valor total de R$ 1,03 bilhão. O lote também inclui restituições residuais de exercícios anteriores. Os pagamentos serão feitos a partir de 30 de setembro. (veja abaixo como fazer a consulta)

Segundo a Receita Federal, 86.570 contribuintes domiciliados no Rio Grande do Sul (RS) foram priorizados e receberão suas restituições neste lote, devido ao estado de calamidade decretado no estado.

Do total, R$ 435, 2 milhões referem-se ao quantitativo de contribuintes que têm prioridade no recebimento. Veja abaixo.

- 11.188 idosos acima de 80 anos

- 75.686 contribuintes entre 60 e 79 anos

- 6.731 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave

- 23.180 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério

- 201.381 contribuintes que receberam prioridade por utilizarem a declaração pré-preenchida ou optarem por receber a restituição via PIX;

- Outros 106.289 contribuintes que recebem a restituição neste lote não são prioritários.

Veja o calendário da restituição do IR 2024

Os pagamentos das restituições do IR 2024 serão feitos em cinco lotes, segundo informações da Receita.

Veja as datas dos pagamentos:

1º lote: 31 de maio - (pago)

2º lote: 28 de junho - (pago)

3º lote: 31 de julho - (pago)

4º lote: 30 de agosto - (pago)

5º lote: 30 de setembro

Como fazer a consulta?

Assim que a consulta estiver disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal na internet e clicar na opção "Meu Imposto de Renda". Em seguida, basta clicar em "Consultar a Restituição".

A página oferece orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC. Caso identifique alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificá-la, corrigindo as informações.

A Receita Federal disponibiliza, também, aplicativo para tablets e smartphones que permite consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

Quem recebe a restituição do Imposto de Renda no lote residual?

Recebem a restituição do Imposto de Renda no lote residual os contribuintes que caíram na malha fina, mas regularizaram pendências com o Fisco.

Pagamento dos lotes residuais quando será? Veja abaixo a previsão:

1º Lote residual: 30 de outubro de 2024;

2º Lote residual: 29 de novembro de 2024;

3º Lote residual: 31 de dezembro de 2024;

4º Lote residual: 31 de janeiro de 2025;

5º Lote residual: 28 de fevereiro de 2025.

Malha fina

Ao realizar a consulta, o contribuinte também poderá saber se há alguma pendência em sua declaração que impeça o pagamento da restituição, ou seja, se ele caiu na chamada "malha fina".

Para saber se está na malha fina, os contribuintes também podem acessar o "extrato" do Imposto de Renda no site da Receita Federal no chamado e-CAC (Centro Virtual de Atendimento).

Ao fazer o login, selecione a opção “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)”. Na aba “Processamento”, escolha o item “Pendências de Malha”. Lá, você poderá verificar se sua declaração está na malha fina e verificar qual o motivo pelo qual ela foi retida.

Para acessar o extrato do IR, é necessário utilizar o código de acesso gerado na própria página da Receita Federal ou certificado digital emitido por autoridade habilitada.

As restituições de declarações que apresentam inconsistência (em situação de malha) são liberadas apenas depois de corrigidas pelo cidadão, ou após o contribuinte apresentar comprovação de que sua declaração está correta.

Quem é obrigado a declarar o Imposto de Renda em 2024

• quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 30.639,90 em 2023. O valor é um pouco maior do que o da declaração do IR do ano passado (R$ 28.559,70) por conta da ampliação da faixa de isenção desde maio do ano passado;

• contribuintes que receberam rendimentos isentos, não-tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma tenha sido superior a R$ 200 mil no ano passado;

• quem obteve, em qualquer mês de 2023, ganho de capital na alienação de bens ou direitos, sujeito à incidência do imposto, ou realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas cuja soma foi superior a R$ 40 mil, ou com apuração de ganhos líquidos sujeitas à incidência do imposto;

• quem teve isenção de imposto sobre o ganho de capital na venda de imóveis residenciais, seguido de aquisição de outro imóvel residencial no prazo de 180 dias;

• quem teve, em 2023, receita bruta em valor superior a R$ 153.199,50 em atividade rural (contra R$ R$ 142.798,50 em 2022);

• quem tinha, até 31 de dezembro de 2023, a posse ou a propriedade de bens ou direitos, inclusive terra nua, de valor total superior a R$ 800 mil (contra R$ 300 mil em 2022);

• quem passou para a condição de residente no Brasil em qualquer mês e se encontrava nessa condição até 31 de dezembro de 2023;

• quem optou por declarar os bens, direitos e obrigações detidos pela entidade controlada, direta ou indireta, no exterior como se fossem detidos diretamente pela pessoa física;

• Possui trust no exterior;

• Deseja atualizar bens no exterior.


Fonte: g1.globo.com/economia

sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Projeto de Lei Amplia Atuação de Agentes Comunitários de Saúde em Campanhas de Prevenção ao Uso de Drogas


 O líder do PSB na Câmara, Gervásio Maia, apresentou o Projeto de Lei nº 3612/24 que amplia a atuação de agentes comunitários de saúde e de combate às endemias nas campanhas de prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas nas comunidades em que trabalham.

A proposta amplia as mobilizações sociais de Educação Popular em Saúde, previstas na legislação que trata das duas categorias (Lei nº 11.350, de 5 de outubro de 2006). Os agentes comunitários passam a ter uma atribuição formal para a promoção de campanhas de prevenção das substâncias previstas no projeto, em complemento às atividades já estabelecidas na lei.

“A educação popular em saúde é uma ferramenta essencial, pois promove o diálogo com base na realidade e nas aspirações da comunidade. Queremos valorizar os saberes locais e ampliar a capacidade de reflexão sobre os problemas de saúde pública, especialmente no combate às drogas”, afirmou Gervásio.

Foto: Deputado Gervásio/portaldacapital.com

De acordo com Gervásio, o projeto tem o objetivo de potencializar a eficácia das intervenções dos agentes comunitários no âmbito dessa política. “Aproveita-se da proximidade e confiança entre agentes comunitários e a comunidade para obter maior engajamento na prevenção ao uso de drogas”, disse.

A legislação em vigor reconhece a importância desses profissionais na implementação e aperfeiçoamento das políticas de drogas. O agente comunitário realiza visitas domiciliares regulares e periódicas para acolhimento e acompanhamento de pessoas com dependência química.

O socialista destacou, ainda, que estes profissionais já recebem capacitação para atuar no acolhimento e acompanhamento de usuários de álcool, tabaco e outras drogas. “Ampliar suas atribuições para incluir a prevenção primária pode ser considerada uma extensão natural de suas competências, aproveitando seu conhecimento e habilidades para uma abordagem preventiva, associada à perspectiva do acolhimento social dos usuários”, reforçou.

Confira o Projeto de Lei nº 3612/24 na Íntegra CLIQUE AQUI


Fonte: portaldacapital.com



quinta-feira, 19 de setembro de 2024

DENUNCIA: Agente de Saúde sem condições de trabalhar por motivos de saúde tem perícia negada no INSS. Absurdo!

Olá colegas ACS e ACE de todo Brasil!

O vídeo abaixo, serve de alerta pra nossa categoria e mostra uma triste realidade em nosso País, onde o trabalhador pra conseguir os seus direitos tem que passar por sérias humilhações.

Assista no vídeo, o relato de uma colega que trabalha como Agente de Saúde há 22 anos, e que por problemas de saúde e falta de condições de trabalhar como agente, procurou seus direitos e teve sua perícia NEGADA pelo INSS. Confira!

Vídeo reprodução: Internet 

Outras matérias de interesse da nossa categoria acesse meu Blog no link abaixo:


FNARAS E SINDAGENTE/AM: 2° SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE A PEC 14 (Aposentadoria Especial e Desprecarização dos ACS/ACE. Veja como participar!

Olá colegas ACS e ACE de todo Brasil!

O SINDAGENTE do Amazonas juntamente com o FNARAS, Tem a honra de convidar toda categoria, para participar do 2° SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE APOSENTADORIA ESPECIAL E DESPRECARIZAÇÃO DOS ACS ACE, que acontecerá em MANAUS no auditório Belarmino Lins na ALE-AM(Assembleia Legislativa do Amazonas) no dia 29 de Outubro/24, das 8h30 às 15h. 

TEMAS DO SEMINÁRIO:

PEC 14 (APOSENTADORIA ESPECIAL COM INTEGRALIDADE E PARIDADE DOS ACS E ACE) E OS LIMITES CONSTITUCIONAIS DA EC 103/19 e da EC 120/22;

• DESPRECARIZAÇÃO DO VÍNCULO EMPREGATÍCIO DOS ACE E ACS;

• INCENTIVO FINANCEIRO ADICIONAL(IFA)

PALESTRANTES:

O 2° SEMINÁRIO NACIONAL, contará com a participação de: 

- MARIVALDA PEREIRA - popularmente conhecida dentro da nossa categoria como VALDA ACS, presidente do FNARAS;

- Dra. ELANE ALVES - Assessora jurídica do FNARAS 

INSCRIÇÕES:

As inscrições são gratuitas! e podem ser feitas CLICANDO AQUI.

Lembrando que ao fazer a inscrição, você terá direito ao material do evento + 01 lanche.

SORTEIO IMPERDÍVEL!

Adquira sua camisa por apenas R$ 35,00 (CLIQUE AQUI) e concorra a vários prêmios. Veja os prêmios na imagem abaixo:

Imagem meramente ilustrativa 

Importante: O pagamento das camisas é feito via PIX para esse CNPJ: 15662524000115 Após a realização do pagamento, você deve enviar o comprovante para a Diretoria do SINDAGENTE /AM via WhatsApp no número: (92) 98624-2063 - (ALDAIR).

ACS /ACE INSCREVA- SE LOGO, GARANTA SUA VAGA! PARTICIPE DESSE EVENTO ESCLARECEDOR E IMPORTANTÍSSIMO PARA A NOSSA CATEGORIA.

Faça o Download do Material de divulgação do 2° SEMINÁRIO NACIONAL em PDF CLIQUE AQUI 


Fonte: SINDAGENTE/AM

quarta-feira, 18 de setembro de 2024

Governo Federal Lança Novo Plano de Ação para Combater Dengue e Arboviroses no Brasil

Documento está baseado nas evidências científicas mais atualizadas, novas tecnologias e representa um pacto nacional para o enfrentamento das doenças, com atenção às regiões de maior vulnerabilidade social

Para diminuir os números de casos e óbitos por dengue, chikungunya, Zika e oropouche no próximo período sazonal no Brasil, o Governo Federal lançou, nesta quarta-feira(18/09), o plano de ação para redução dos impactos das arboviroses. O documento foi construído com a participação de pesquisadores, gestores e técnicos dos estados e municípios, além de profissionais de saúde que atuam na ponta, em contato direto com as comunidades e que conhecem de perto os desafios em cada região do país, com atenção às regiões de maior vulnerabilidade social. O anúncio aconteceu no Palácio do Planalto com a participação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e da ministra da Saúde, Nísia Trindade 

O plano está baseado nas evidências científicas mais atualizadas, novas tecnologias e representa um pacto nacional para o enfrentamento a essas doenças. O objetivo é apresentar ações que serão coordenadas pelo Ministério da Saúde em estreita parceria com estados e municípios e colaboração de instituições públicas e privadas, bem como de organizações sociais. 

Desde 2023, o Ministério da Saúde está em constante acompanhamento do cenário epidemiológico das arboviroses, preparando estados e municípios para atuar nos diferentes cenários que se apresentaram, emitindo alertas sobre a possibilidade de alta no número de casos e liberando recursos para ações de prevenção e controle. Para 2024, o investimento é de cerca de R$ 1,5 bilhão.

Nesse cenário, o programa de redução dos impactos das arboviroses trabalha em seis eixos de atuação com foco para implementação no segundo semestre do ano - quando todas as condições climáticas são favoráveis ao aumento de casos. São eles: 

Prevenção;

• Vigilância;

• Controle vetorial;

• Organização da rede assistencial e manejo clínico;

• Preparação e resposta às emergências;

• Comunicação e participação comunitária. 

Durante o período intersazonal, ou seja, no intervalo entre os picos de casos, serão intensificadas as ações preventivas, com retirada de criadouros do ambiente e a implementação das novas tecnologias de controle vetorial. Também será feita uma força-tarefa de sensibilização da rede de vigilância para a investigação oportuna de casos, coleta de amostras para diagnóstico laboratorial e identificação de sorotipos circulantes. 

Está prevista, ainda, a organização de fluxos da rede assistencial, revisão dos planos de contingência locais, capacitação dos profissionais de saúde para manejo clínico, gestão dos estoques de inseticidas, insumos para diagnóstico laboratorial e assistência ao doente. 

Para o período sazonal, caso ocorra nova alta sensível de casos, estão previstas medidas estabelecidas no plano de contingência, focadas sobretudo no fortalecimento da rede assistencial para redução das hospitalizações e óbitos evitáveis. São prioritárias as ações relacionadas ao manejo clínico adequado, seguro e executado em tempo oportuno, além da organização dos serviços. Nesse período, as ações de vigilância devem priorizar a coletiva de amostras para exames específicos com foco em casos graves e investigação oportuna de óbitos. 

No evento de anúncio, no Planalto, o presidente Lula conclamou a população a fazer sua parte no enfrentamento às arboviroses. “Cuidar dos focos de mosquito é um compromisso assumido por toda a sociedade brasileira. Se cada um cumprir com a sua função e eliminar qualquer possibilidade de criar larvas do mosquito, a gente vai ter muito mais condições de combater as arboviroses”, ressaltou. “Com essa antecipação, queremos ter o verão com o menor casos de dengue na história desse país”, disse o presidente. 

Vídeo reprodução: gov.br

Nísia Trindade, por sua vez, reforçou a importância de um trabalho conjunto com os entes federativos e a preparação das unidades de saúde para enfrentar a dengue e as demais arboviroses. “Tudo que temos feito no Ministério da Saúde é um trabalho conjunto com estados e municípios. Nosso objetivo específico é preparar a população para esse enfrentamento e preparar as redes de atenção à saúde. Não evitaremos a existência da doença, mas está no nosso plano de eliminação”, afirmou.

“Vale lembrar que a dengue também está relacionada com as condições de saneamento, envolvendo limpeza urbana, condições de moradia, por isso não é apenas uma ação de saúde”, acrescentou a ministra.

Atuação nas periferias e regiões de maior vulnerabilidade social

O Ministério da Saúde vai expandir o uso de Estações Disseminadoras de Larvicida para controle do Aedes aegypti, transmissor da dengue, nas periferias brasileiras. A estratégia, desenvolvida e coordenada por pesquisadores da Fiocruz Amazônia, foi testada e aprovada com resultados comprovados em 14 cidades brasileiras, de diferentes regiões, nas quais foi aplicada entre 2017 e 2020.

A armadilha atrai as fêmeas do mosquito que, ao pousarem no recipiente para colocar seus ovos, são impregnadas com o larvicida. Quando visitam os criadouros, os contaminam com o inseticida. O resultado final é a redução no desenvolvimento de larvas. A lista preliminar tem 17 municípios de todas as regiões do país. 

Acompanhamento constante desde 2023

O Ministério da Saúde está em constante alerta quanto ao cenário epidemiológico dessas doenças no país, mantendo de forma ininterrupta o monitoramento da dengue e das outras arboviroses no Brasil. 

A atual gestão expandiu o método Wolbachia, uma bactéria presente em cerca de 60% dos insetos. No entanto, não é encontrada naturalmente no Aedes aegypti. Quando presente neste mosquito, a bactéria impede que os vírus da dengue, Zika, Chikungunya e febre amarela se desenvolvam dentro dele, contribuindo para redução das doenças. O método funciona assim: mosquitos Aedes aegypti com Wolbachia são liberados para que se reproduzam com os Aedes aegypti locais estabelecendo, aos poucos, uma nova população dos mosquitos, todos com Wolbachia. 

A pasta fez o repasse de R$ 30 milhões para ampliar a tecnologia em seis municípios: Natal (RN), Uberlândia (MG), Presidente Prudente (SP), Londrina (PR), Foz do Iguaçu (PR) e Joinville (SC), além das cidades já incluídas na fase de pesquisa. 

O Centro de Operações de Emergência (COE) para dengue e outras arboviroses, que funcionou entre fevereiro e julho, também foi uma das estratégias para oferecer resposta coordenada e eficiente às situações epidemiológicas relacionadas a essas doenças. Atualmente, a vigilância é de responsabilidade da Sala Nacional de Arboviroses

A vacinação contra a dengue segue sendo uma importante estratégia, com público e locais restritos devido ao quantitativo limitado de doses fornecidas pelo laboratório. Nesse sentido, o mais importante é intensificar e unir esforços de toda a sociedade e poder público para redução dos focos do mosquito e preparação dos serviços de saúde.

Confira a apresentação do plano de ação(CLIQUE AQUI)


Categoria: Saúde e Vigilância Sanitária

Fotos: Matheus Damascena/MS

Fonte: Ministério da Saúde

ACS/ACE Vejam um Modelo de Regulamentação Municipal de Jornada de Trabalho com 6 Horas EXTERNAS e 2 horas INTERNAS

Enquanto o Projeto de Lei da Jornada de 30 horas para Agentes de Saúde(ACS/ACE) ainda está em tramitação na Câmara dos deputados, algumas prefeituras tem regulamentado a jornada diária para 6 horas "externas" e 2 horas "internas" de modo a minimizar os efeitos prejudiciais da exposição diária dos agentes às condições climáticas mais adversas possíveis e outros efeitos que impactam diretamente na saúde de quem promove saúde. 

Por esse motivo, trouxemos uma lei municipal  e um Decreto que Estabelecem as Normas e Procedimentos Necessários Ao Cumprimento da Lei Municipal de N° 7.102 de 31 de Agosto de 2023 do município de Campo Grande.

Lembrando que essa Lei, pode ser utilizada como modelo para regulamentação da jornada de trabalho no seu município. Confira abaixo:

Lei Municipal N. 7.102/2023 de Campo Grande-MS: 

O Art. 2° da Lei Municipal N. 7.102/2023 estabelece que: A presente Lei será regulamentada no que couber. Confira o Decreto que estabeleceu a regulamentação:

Decreto 15.691 de 2 de Outubro de 2023 de Campo Grande - MS:

Estabelece normas e procedimentos necessários ao cumprimento da Lei Municipal n. 7.102, de 31 de agosto de 2023, que “Dispõe sobre a regulamentação da jornada de trabalho para os cargos de Agente de Combate às Endemias(ACE) e Agente Comunitário de Saúde(ACS) e dá outras providências”


Fonte: acsace.com.br

terça-feira, 17 de setembro de 2024

Publicada Resolução que define critérios e fluxo para o repasse do Incentivo Estadual destinado a Agentes de Saúde (MS). Veja!

A SES(Secretaria de Estado de Saúde) estabeleceu, por meio da Resolução n° 268, os critérios e o fluxo para o repasse do incentivo estadual destinado aos Agentes de Combate a Endemias, Agentes de Saúde Indígena, Agentes de Saúde Pública, Agentes de Vigilância Epidemiológica e Guardas de Endemias, conforme publicação do Diário Oficial desta segunda-feira (16/09).

A medida visa fortalecer e valorizar o trabalho desses profissionais essenciais no combate a doenças e promoção da saúde pública. Conforme o documento, o incentivo será composto por duas partes. Parte Fixa equivalente a 15% do salário mínimo e parte variável, baseada no cumprimento de metas e indicadores estabelecidas.

No primeiro período, que vai de julho a dezembro de 2024, o incentivo terá um teto de até 55% do salário-mínimo. De janeiro a dezembro de 2025, o benefício poderá alcançar até 70%, e a partir de janeiro de 2026, o valor poderá chegar a 85% do salário-mínimo, até atingir a meta estabelecida pela nova legislação.

Para garantir a eficiência na apuração e repasse dos incentivos, foram definidos os sistemas e-Agentes e e-Visita Endemias. Os agentes terão a responsabilidade de preencher os relatórios e lançar os dados nas plataformas. Os gestores imediatos serão os responsáveis por validar as informações lançadas e acompanhar quaisquer intercorrências.

Já os gestores municipais realizarão a aprovação das informações e garantirão o pagamento do incentivo. Os gestores estaduais ficarão responsáveis por processar os dados produzidos e monitorar o cumprimento das ações de saúde.

O pagamento do incentivo estadual será realizado pelos municípios a partir de repasses financeiros do Fundo Especial de Saúde. Para servidores estaduais, o pagamento será efetuado através da folha de pagamento estadual.

Os municípios têm até 31 de dezembro de 2024 para se adequarem ao uso dos novos sistemas. A SES realizará monitoramentos periódicos para garantir que as produções estejam de acordo com as diretrizes estabelecidas.

A nova Resolução pretende fortalecer o sistema de saúde pública, garantindo que os agentes que atuam diretamente no campo tenham suas atividades devidamente reconhecidas e remuneradas conforme o desempenho. Com a implementação dessas novas regras e sistemas, o Governo do Estado busca melhorar a eficiência dos serviços de saúde e assegurar que as metas de combate a endemias e outras doenças sejam atingidas de forma mais eficaz.


Fonte: dourados news.com.br

segunda-feira, 16 de setembro de 2024

ATENÇÃO! Enquete no Instagram é crime e pode render multa de R$ 100 mil. Veja!

Olá colegas ACS e ACE de todo Brasil!

Tendo em vista, que vários colegas estão concorrendo a cargos de prefeito(a), vice-prefeito(a) e vereador(a) nas eleições 2024, resolvi postar essa matéria como alerta, para que os mesmos não cometam o erro, de publicar e promover enquetes eleitorais no Instagram. As Enquetes eleitorais estão proibidas desde 1 de janeiro de 2024.

Não tem sido difícil perceber eleitores realizando enquetes no Instagram. Essa prática é proibida, e a multa por violação pode ultrapassar os R$ 100 mil.

A realização de enquetes eleitorais está proibida desde o dia 1º de janeiro deste ano, assim como a divulgação de pesquisas sem registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A violação dessas regras pode resultar em multas que variam de R$ 53 mil a R$ 106 mil.

Nesse contexto, a Lei nº 9.504/97 sanciona as condutas de divulgação de pesquisas não registradas (art. 33, § 3º) e de divulgação de pesquisas fraudulentas (art. 33, § 4º), além de proibir a realização de enquetes relacionadas ao período eleitoral (art. 33, § 5º).

Em relação às enquetes ou sondagens eleitorais, o TSE, por meio da Resolução nº 23.600/2019, detalha as regras, conceitua o que é enquete, estabelece o período em que tal proibição vigora e aponta as medidas cabíveis contra quem viola a norma.

Segundo o Ministério Público Eleitoral (MPE), essas sondagens representam uma grave violação das regras eleitorais, pois podem influenciar indevidamente a opinião pública e distorcer a percepção sobre as candidaturas. De acordo com o artigo 33, parágrafo 5º, da Lei nº 9.504/1997, que regula a divulgação de pesquisas eleitorais, é proibida a realização de enquetes relacionadas ao processo eleitoral durante o período de campanha.


Fonte: midiabahia.com.br


Outras matérias de interesse da nossa categoria acesse meu Blog no link abaixo:

magraoaceubaira.blogspot.com

Mais CONASEMS informa: Nossos cursos são gratuitos, virtuais e dão certificado, inscreva-se já!

Aprimore sua prática profissional com o “Repositório do Curso de Fortalecimento das Ações de Imunização em Territórios Municipais - ImunizaSUS”

Reveja conteúdos que fortalecem as políticas de vacinação e capacitam profissionais de saúde dos serviços básicos, especialmente os que atuam nas salas de vacina. São 35 aulas e 4 oficinas, totalizando 180 horas de carga horária. 

INSCREVA-SE AQUI


Fonte: CONASEMS 


Outras matérias de interesse da nossa categoria acesse meu Blog no link abaixo:

magraoaceubaira.blogspot.com

domingo, 15 de setembro de 2024

Veja qual Estado tem a melhor Atenção Primária do Nordeste e segunda do Brasil

Maceió(AL) foi considerada destaque, duas vezes, pela qualidade do desempenho na Atenção Primária. A saúde municipal recebeu o reconhecimento do programa Previne Brasil, do Ministério da Saúde, que mede a qualidade da Atenção Primária em todo o território nacional.

A capital alagoana alcançou, por duas vezes, em 2023, o índice de melhor nota das capitais do Nordeste. O reconhecimento oficial do Governo Federal foi fruto da efetivação de ações como a informatização das Unidades Básicas de Saúde.

A medida propicia a inserção de instrumentos tecnológicos e a criação de um painel de monitoramento que estimularam a observação atenta dos componentes do financiamento da Atenção Primária, elaboradas pelas equipes de saúde.

Entre os indicadores que tiveram destaque no resultado final de 2023 estão o aumento do atendimento odontológico oferecido às gestantes, crescimento das coberturas vacinais, aumento do acompanhamento de pacientes hipertensos nos postos de saúde, evitando que eles evoluam para quadros mais graves, ampliação da realização de testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites e o aumento da realização de citologias e da coleta de hemoglobina glicada, o que permite o monitoramento da glicose em pacientes diabéticos.

A vacinação com o imunizante Pentavalente e contra a Poliomielite registra 85% de cobertura em Maceió. O resultado positivo marca o primeiro quadrimestre de 2024.

O indicador se apresenta em uma curva crescente ao longo deste e de outros períodos. A meta alcançada sinaliza o esforço das áreas técnicas e das equipes gestoras para melhorar o desempenho da Atenção Primária.

Além disso, programas como o Corujão da Saúde, Saúde da Gente e Brota na Grota, que ultrapassaram um milhão de atendimentos, são responsáveis pela melhoria da saúde dos maceioenses e pelo reconhecimento do Ministério da Saúde.

“Os resultados só foram possíveis, graças ao empenho dos profissionais de saúde e do trabalho da Prefeitura de Maceió, para alcançar indicadores positivos de saúde, o que reflete na qualidade da assistência oferecida à população”, afirma o secretário de Saúde de Maceió, Claydson Moura.


Fonte: diariodopoder.com.br

sábado, 14 de setembro de 2024

Agentes de Saúde de Salvador apontam descumprimento de direitos da categoria por parte da prefeitura

Durante encontro com o candidato à prefeitura de Salvador pelo MDB, Geraldo Júnior, na manhã deste sábado(14/08), Agentes de Saúde da capital baiana apontaram descumprimento de direitos da categoria por parte da gestão municipal. Conforme os profissionais, o piso salarial não foi atendido e o auxílio-periferia teria sido suspenso.

“Quem aqui trabalha sentado no ar condicionado, dentro de uma sala, quem não está na rua, no fronte de batalha, indo de casa em casa, levando prevenção e promoção de saúde todos os dias? Quem aqui não está? Estamos todos sempre atuando na prevenção e promoção de saúde e não nos é permitida essa gratificação”, questionou Marcela Lopes, presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias da Bahia.

Lopes disse ainda que aproximadamente 87,5% das gratificações foram cortadas pela Prefeitura Municipal.  “Ao contrário de tudo que já foi veiculado sobre nós, a gestão atual vinculou que nós não poderíamos ter benefícios enquanto categoria por sermos de nível fundamental. E hoje eu quero dizer a toda a categoria dos agentes de combate às endemias e dos agentes comunitários de saúde que nós somos, sim, fundamentais para a cidade, somos essenciais para a saúde”, defendeu.

Na oportunidade, Geraldo criticou a postura de Bruno Reis em tentar impedir a divulgação da real situação dos profissionais da saúde do município. “Quem está mentindo, nós ou ele?”, questionou o emedebista. “Nós temos o presidente Lula ao nosso lado, que já nos garantiu isso. Nos garantiu o reforço na saúde da nossa capital”, assegurou.

O BNews procurou a Prefeitura de Salvador para comentar o caso, mas ainda não obteve resposta.

Divulgação: Adriel Francisco

Fonte/Redação: bnews.com.br


Outras matérias de interesse da nossa categoria acesse meu Blog no link abaixo:

magraoaceubaira.blogspot.com

sexta-feira, 13 de setembro de 2024

Agente de Saúde é assassinada a tiros; Marido e filho dela são os principais suspeitos

Olá colegas ACS e ACE de todo Brasil!

A Agente de Saúde Elisandra Fátima Dias de  42 anos, foi assassinada a tiros. O marido e o próprio filho dela são os principais suspeitos de terem cometido o feminicídio. 

Veja mais detalhes sobre esse crime bárbaro, assistindo abaixo, o vídeo com a reportagem sobre o assunto, exibido no programa Balanço Geral da RICTV. Confira!

Vídeo reprodução: RICTV

Outras matérias de interesse da nossa categoria acesse meu blog no link abaixo:

Ministério da Saúde Divulga Lista de Municípios que obtiveram "AUMENTO" no número de ACE's Financiados. Veja a lista!

O Ministério da Saúde, através da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente e do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador, anunciou a lista dos municípios que podem "CONTRATAR" Agentes de Combate às Endemias(ACE) com a ajuda da Assistência Financeira Complementar da União. Esta medida segue a pactuação realizada na 6ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), ocorrida em 27 de junho de 2024.

Divulgação da Lista de Municípios

Veja no link abaixo, Quantitativo máximo de Agentes de Combate às Endemias (ACE) passível de contratação com o auxílio da assistência financeira complementar da União, considerando a pactuação na 6ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) realizada em 27 de junho de 2024. Nessa reunião foi anunciado a minuta da portaria, com o acréscimo dos recursos com suporte financeiro da União.

Todo o Critério utilizado, está explicado  com Detalhes na Minuta da Portaria que o Ministério da Saúde publicou, sobre a Alteração do Quantitativo de ACE por município.

Verifique se Seu Município Está na lista CLICANDO AQUI e Confirme no Site do FNS o Recebimento dos Valores na Parcela 09/12

Outras matérias de interesse da nossa categoria acesse meu Blog no link abaixo:

magraoaceubaira.blogspot.com


Fonte: acsace.com.br

FNARAS: Dra. Elane Alves explica o parecer da Relatora do PL do Incentivo Financeiro Adicional IFA. Confira!

Olá colegas ACS e ACE de todo Brasil!

Assista no vídeo abaixo, as explicações da Assessora jurídica do FNARAS Dra. Elane Alves, em relação ao parecer da Relatora do PL 460/2019 Deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), que trata do Incentivo Financeiro Adicional(IFA) dos Agentes de Saúde(ACS/ACE) de todo Brasil. Veja!

Vídeo reprodução: FNARAS 

OUTRAS MATÉRIAS DE INTERESSE DA NOSSA CATEGORIA ACESSE MEU BLOG NO LINK ABAIXO:


PESQUISE AQUI LEIS E PORTARIAS DOS ACS E ACE