Existem experiências inovadoras, exitosas ou bem-sucedidas na Atenção Primária à Saúde (APS) do seu município, região ou estado? Esta é a oportunidade de participar de intercâmbios e trocas vivas com outras experiências que também estão transformando a APS em todo o Brasil.
A Rede Colaborativa de Inovações em Atenção Primária à Saúde – ColaboraAPS abre sua chamada pública para seleção de experiências inovadoras na organização, no funcionamento e na gestão da APS, conduzidas no âmbito do SUS em nível municipal, regional ou estadual.
Sobre a Rede ColaboraAPS
A Rede ColaboraAPS é um dispositivo de cooperação técnica de caráter horizontal, criado pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), em parceria com a Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (SAPS/MS). Seu propósito central é reforçar, aprimorar e fomentar experiências inovadoras relacionadas a aspectos estratégicos da APS, por meio do desenvolvimento de processos como o intercâmbio sistemático (in loco) entre experiências e a aprendizagem colaborativa (entre pares), fortalecendo conexões, reconhecendo esforços e contribuindo para o fortalecimento da APS.
Além do intercâmbio, a Rede atua na identificação, sistematização e apoio à qualificação de experiências inovadoras, ampliando sua visibilidade e potencial de multiplicação em diferentes contextos.
Para Eduardo Melo, vice-diretor da Escola de Governo em Saúde (VDEGS/ENSP/Fiocruz), “a Rede representa não apenas uma oportunidade de dar visibilidade e reconhecimento às importantes experiências produzidas na APS brasileira — mesmo diante de inúmeros desafios e dificuldades —, mas também um potente espaço de aprendizagem colaborativa, contribuindo para fortalecer a APS e o SUS”. Ele destaca que um dos pontos mais valiosos da iniciativa serão os intercâmbios e as visitas in loco entre as experiências selecionadas.
Por que participar?
As experiências selecionadas irão integrar um ciclo de colaboração que incluem:
• Intercâmbios entre experiências com visitas in loco
• Atividades formativas e espaços de aprendizagem entre pares
• Contato com experiências nacionais e internacionais
• Reconhecimento institucional formal do caráter inovador pela ENSP/Fiocruz
• Apoio técnico e custeio de deslocamento e hospedagem para participação nas atividades presenciais
• Sistematização das experiências para fortalecer sua continuidade e visibilidade.
Quem pode participar?
Serão valorizadas experiências que:
• Estejam relacionadas à organização, funcionamento ou gestão da APS, em nível municipal, regional ou estadual, no SUS
• Estejam implementadas há pelo menos seis meses
• Apresentem caráter inovador, com estratégias ou formas de organização que contribuam para qualificar a APS
• Abordem aspetos estratégicos da APS e se integrem de forma sistêmica na Rede de Atenção à Saúde, com potencial de replicação em outros contextos
Sobre a chamada
As inscrições estão abertas até 8 de julho de 2025, por meio de formulário eletrônico. Serão selecionadas até 30 experiências, que participarão de um ciclo de colaboração com duração prevista de 6 a 12 meses. Dúvidas e informações: colabora.aps@fiocruz.br
Fonte: fiocruz.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIOS: