Olá colegas ACS/ACE de todo Brasil!
A CONACS esteve em Brasília esta semana, e foi representada pelo 1° Vice-Presidente João Bosco Eleutério, onde o mesmo participou da 94ª Reunião Ordinária da Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS, com vários assuntos a serem debatidos sobre o Sistema Único de Saúde, mais especificamente sobre os trabalhadores e trabalhadoras que compõem o SUS.
Na oportunidade, o vice-presidente levantou a problemática da Portaria MS 6.907 de abril de 2025, levando os pontos negativos da mesma para o processo de trabalho, e dos prejuízos a direitos já adquiridos pela classe trabalhadora, em especial os ACS e ACE. Deixando claro que a CONACS vai fazer o enfrentamento, solicitando do Ministério da Saúde um ajuste à portaria, ou até mesmo uma nota técnica para garantir direitos já conquistados pelo conjunto dos profissionais de saúde - ACS e ACE licença-maternidade de seis meses, desvio de função por problemas de adoecimento no processo de trabalho, mandato classista, entre outras grandes conquistas que, com muita luta das duas categorias, foram alcançadas!
Tivemos uma fala do secretário adjunto da SGTES, Timóteo, bem como uma importante fala da diretora da SAPS do Ministério da Saúde, doutora Maria de Lourdes.
A portaria versa sobre a produção das ações e serviços de saúde dos profissionais da Atenção Primária à Saúde! Assista os vídeos abaixo:
Vídeo 1:
Fonte: CONACS
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIOS: