terça-feira, 2 de setembro de 2025

CNM: Municípios devem ficar atentos a novas regras para o financiamento da APS e possível bloqueio de recursos de Equipes e ACS. Veja!


Novas regras para o financiamento federal da Atenção Primária à Saúde (APS) distribuído no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) foram publicadas pelo Ministério da Saúde. Os Municípios devem ficar atentos, pois a Portaria 7.799/2025, já em vigor, impacta diretamente a gestão dos recursos e o custeio de equipes especializadas, como as de Consultório na Rua e as equipes de Atenção Primária Prisional, equipes que atuam em contextos de alta vulnerabilidade social.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) explica que a Portaria estabelece uma nova metodologia para o cofinanciamento federal do Piso da APS. Isso significa, na prática, que a forma de cálculo e repasse dos recursos federais para a APS passa a ter novos critérios. Além disso, a publicação traz novidades sobre o incentivo financeiro de custeio para duas importantes modalidades de equipes:

Equipes de Consultório na Rua (eCR): o novo texto estabelece o repasse de recursos para o custeio dessas equipes.

Equipes de Atenção Primária Prisional (eAPP): o texto detalha a metodologia de custeio para essas equipes.

Outro ponto importante é que a Portaria especifica as hipóteses de suspensão proporcional e total dos recursos financeiros de eSF. eAP e ACS. De acordo com a publicação, a qualidade do serviço e os eixos temáticos da Portaria e os eixos temáticos do componente de qualidade para as Equipes de Saúde da Família Ribeirinha (eSFR) passam a ser avaliados. 

A CNM alerta que, apesar dos efeitos financeiros serem a partir de janeiro de 2026, é importante os Municípios monitorarem os dados de produção para que não ocorra prejuízo financeiro por glosa de produção.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail: saude@cnm.org.br


Fonte: Agência CNM de Notícias

PEC 14: Audiência Pública do Paraná. Veja! (Vídeo 01/09)



Aconteceu nesta segunda-feira(01/09)na ALEP(Assembleia Legislativa do Paraná), o Seminário Regional e Audiência Pública da PEC 14/21 que trata da Aposentadoria Especial dos Agentes de Saúde (ACS/ACE) de todo Brasil. 

Trata-se de uma audiência pública, proposta pelo Dep Federal Luciano Ducci, membro da Comissão Especial na Câmara dos Deputados. O evento contou com a participação de representantes de 48 municípios do Estado do Paraná, além de representantes da Bahia, Amazonas, Piauí, Goiás, Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina. Segundo o SINDACS-PR: "Foi uma demonstração clara da força, da organização do SINDACS que comandou a organização do evento e a recepção das caravanas que lotaram todos os espaços da ALEP".

As Entidades de representação da categoria dos Agentes de Saúde(ACS/ACE) a nível nacional como: FNARAS e FENASCE, também se fizeram presentes no evento. 

Dra. Elane Alves Assessora jurídica do FNARAS, e Parlamentares presentes, deixaram claro a importância da aprovação da PEC 14/21 para os ACS e ACE do Brasil. 

Assista o vídeo da Audiência Pública(01/09/25) do Paraná CLICANDO AQUI

FOTOS:


Outras matérias de interesse da nossa categoria acesse a página inicial do meu Blog no link abaixo: magraoaceubaira.blogspot.com

Fonte dessa matéria: SINDACS-PR.

Texto editado por Magrão ACE Ubaíra.

segunda-feira, 1 de setembro de 2025

LIVE CONACS: Atualizações sobre os Projetos de Regulamentação da Aposentadoria Especial dos ACS/ACE. Confira o vídeo completo!


Olá colegas ACS e ACE de todo Brasil!

Se você por algum motivo perdeu a Live realizada pela CONACS nesta segunda-feira(01/09), não se preocupe!

Assista no vídeo abaixo, a Live na íntegra, e veja as informações trazidas pela presidente da CONACS Ilda Angélica e Giovanni Freire, onde os mesmos mostram como estão os andamentos dos Projetos de Lei para Regulamentação da Aposentadoria Especial dos Agentes de Saúde (ACS/ACE) de todo país. Confira!

Vídeo reprodução: CONACS 

Outras matérias de interesse da nossa categoria acesse a página inicial do meu Blog no link abaixo: magraoaceubaira.blogspot.com

Fonte de informações dessa matéria: CONACS

PESQUISE AQUI LEIS E PORTARIAS DOS ACS E ACE