PESQUISE AQUI LEIS E PORTARIAS DOS ACS E ACE

terça-feira, 16 de julho de 2024

Justiça determina reintegração dos Agentes de Saúde(ACS/ACE) afastados pelo prefeito


Em resposta à solicitação do Sindicato Metropolitano dos Agentes de Saúde e de Endemias (Simcace), a Justiça determinou hoje (15) que os 79 agentes de saúde dispensados pelo prefeito de São Lourenço da Mata, Vinicius Labanca (PSB), retornem ao trabalho. Quem assina a decisão é a juíza Marinês Marques Viana, da 1ª Vara Cível da cidade. A magistrada determinou ainda que o retorno dos servidores ocorra em até 48 horas.

Com um efetivo insuficiente para atender todo o município, São Lourenço da Mata acumula reclamações por parte da população, que recebe desses profissionais as orientações sobre medicamentos, tratamentos e demais cuidados com a saúde, mas vinha se queixando da falta das visitas. Situação que piorou a partir do último dia 2.

É que ao invés de ampliar o número de agentes, a prefeitura reduziu o efetivo por meio de ofício. No documento, foi solicitada a dispensa dos 79 agentes, entre ACS e ACE. Nesta segunda-feira (15), no entanto, a justiça acatou o clamor da categoria em caráter liminar.

Pré-candidato à Prefeitura de São Lourenço pelo União Brasil, Milton Micuiba comentou a vitória da classe. "Venho falar aos agentes comunitários de saúde e de endemias que foram demitidos em um ato de maior irresponsabilidade de uma gestão que eu já pude ver na vida. A medida da gestão do município demonstra falta de conhecimento jurídico, falta coordenação, planejamento e assessoria jurídica. Total desconhecimento do que fazer com a caneta de um prefeito", destacou. 

Micuiba lembra que foi promessa de campanha de Vinícius Labanca a efetivação dos agentes comunitários. "Eu não consigo conceber um prefeito demitir quase 80 pessoas com tamanha irresponsabilidade, por meio de ofício. Espero que esses agentes - muitos são pais de famílias, muitos endividados, que estão nos empregos a 15, 20 anos e até 30 anos - reconheçam desta vez a mentira que foi contada em 2020", ressaltou. 

"Eu sei que, além do desconhecimento, existe a má-fé, a perseguição e o descompromisso. Existe um desconhecimento da situação socioeconômica de São Lourenço da Mata. Parabenizo o sindicato da categoria, que não fraquejou em momento algum, garantindo a reintegração dos servidores, e à Justiça", destacou o pré-candidato.


Fonte: cbnrecife.com

15 comentários:

  1. Ele pegou a doença dos malvadeza

    ResponderExcluir
  2. Tenada não Deus está no controle de tudo

    ResponderExcluir
  3. Além de empossa os reservas deixou muitos que foram cargos imediatos sem receber a posse até os próprio que já trabalhavam como ACS contratado e passaram no concursos .

    ResponderExcluir
  4. Um dia a justiça vai em cima MP cade voces

    ResponderExcluir
  5. MP olha essas situacao

    ResponderExcluir
  6. Ele Ta fazendo pior do que os Malvadeza.se na igual a seu pai

    ResponderExcluir
  7. Seria bom que ele honrasse o nome do pai deles

    ResponderExcluir
  8. Essas autuação serve p vê que m é essas suas famílias que vivem no poder de são lourenco da mata

    ResponderExcluir
  9. Imprudente deixa o.povo passar necessidade

    ResponderExcluir
  10. Prefeito e a assessoria deles não serve .

    ResponderExcluir
  11. Sem contar que existem vários aprovados do concurso público que estão esquecidos, aprovados dentro das vagas, nomeados e não deram o direito da posse, e as pessoas estão desesperados sem saber a quem recorrer e até adoecendo estão, muitos estão a base de medicamentos

    ResponderExcluir
  12. MP porfavo olha os desmandos deste Prefeito mentiroso covarde

    ResponderExcluir
  13. Vai rindo o Malvadeza sô fazia o que queria e saiu. Logo

    ResponderExcluir
  14. São lourenco e assim sô desmandos minha gente até quando esse povo prepara até os filhós p ficarem no lugares torando onda com os pobres

    ResponderExcluir
  15. Bora bata alguem que não seja daquimuda fica essas suas famílias torando a maior onda até quando

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS: