segunda-feira, 24 de março de 2025

Deputado defende PEC 14(Aposentadoria Especial) e ampliação dos direitos dos ACS/ACE. Veja!


Olá colegas ACS e ACE de todo Brasil!

O 1º secretário da Câmara dos Deputados, deputado Carlos Veras (PT-PE), destacou a necessidade de o Congresso Nacional aprovar medidas de valorização das carreiras de agentes comunitários de saúde e de agentes de combate a endemias. Ele lembrou, em entrevista concedida à Rádio Câmara na sexta-feira (21), que o Parlamento já aprovou um piso salarial de dois salários mínimos para esses profissionais, mas que ainda é preciso avançar. Para Carlos Veras, agentes deveriam receber o teto do auxílio-insalubridade. ( Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados).

Carlos Veras defendeu a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 14/21, em análise na Câmara, que assegura às categorias aposentadoria especial depois de 25 anos de atuação exclusiva. O texto prevê ainda para esses profissionais o recebimento do salário integral, com direito aos mesmos reajustes dos agentes da ativa.

Na opinião do parlamentar, os agentes comunitários de saúde e de combate a endemias também deveriam receber o porcentual máximo do auxílio-insalubridade, equivalente a 40% da remuneração.

“Eles trabalham diretamente com uma atividade insalubre, com risco à própria saúde. Precisam muito desse apoio da aposentadoria especial, do teto da insalubridade, para a gente poder resolver a precarização”, declarou Carlos Veras.

Equipamentos de proteção

Assim como o deputado, o diretor do Departamento de Pós-Graduação da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, Leonardo Savassi, também defendeu o pagamento do auxílio-insalubridade aos agentes. O especialista ainda reivindicou outras medidas, como distribuição de equipamentos de proteção.

“Os profissionais precisam receber protetor solar, chapéu, repelente. Eles, debaixo de sol ou chuva, vão a locais que têm foco de mosquitos transmissores de doenças”, ressaltou.

Transporte

Savassi acrescentou que há agentes de saúde que atuam em comunidades ribeirinhas, onde só é possível chegar de barco, ou no meio rural, em que é preciso fazer uso de moto ou bicicleta para fazer as visitas. Para o especialista, o poder público também precisa oferecer apoio ao transporte desses profissionais.

Vínculo empregatício

Outro problema salientado por Leonardo Savassi é a forma de contratação dos agentes de saúde e de combate às endemias. Segundo ele, hoje os vínculos empregatícios são os mais diversos, pois o tipo de contrato é prerrogativa de cada município. Em algumas localidades, os agentes são terceirizados, em outras, trabalham com contratos temporários e, em determinadas cidades, há concurso público.

A proposta de emenda à Constituição em análise na Câmara obriga todos os municípios a contratar os agentes de forma direta, por meio de concurso público.

Segundo Leonardo Savassi, que também é professor da Universidade Federal de Ouro Preto, o país tem, atualmente, 60 mil equipes de saúde da família e comunidade.

Reportagem - Maria Neves

Edição - Marcelo Oliveira


Fonte: Agência Câmara de Notícias

11 comentários:

  1. Parabéns deputado vc nota 10 🙌🙌🙌🙌

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Carlos Vera pelo apoio !

    ResponderExcluir
  3. Parabéns deputado que Deus continue lhe abençoando

    ResponderExcluir
  4. Sou ACS há 38 anos, sou da Zona Rural, sofro muito pra trabalhar, uso meu próprio salário pra custear transporte, não recebemos EPIS, não recebemos nossos direitos, debaixo desse dol ardente não temos protetor solar, não recebemos nosso IFA

    ResponderExcluir
  5. Correção ACS há 28 anos

    ResponderExcluir
  6. Que seja feita a vontade de Deus sobre nós ACS e ACE. Obrigada aos envolvidos nessa luta pela categoria, Deus os abençoe grandemente em nome de Jesus amém!

    ResponderExcluir
  7. Na realidade o que falta é a aprovação do 3 salário das TACS e TACES que fizeram o curso técnico,isso estamos aguardando

    ResponderExcluir
  8. Parabéns deputado pela iniciativa do reconhecimento dos trabalhos dos acs e os ace e Deus os abençoi sempre voçês nessa luta ao nosso favor pelos menos por uma aposentadoria digna no qual será mais do que justa a todos os agentes .

    ResponderExcluir
  9. Parabéns deputado por defender uma causa tão importante para nós a gente comunitários de saúde e Iva da Silva Reis São Félix do Coribe Bahia

    ResponderExcluir
  10. Sou ACS rural, sem EPIs, custeando minhas despesas e com minha própria moto a 24 anos. O IFA no município sempre foi negado pela gestão.

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS:

PESQUISE AQUI LEIS E PORTARIAS DOS ACS E ACE