Caxias do Sul não apenas aderiu ao programa, como também foi destaque. Isso porque, dentre os 40,6 mil formandos, 140 só no Município, a agente comunitária de saúde, Viviana Mazoti Vacchi, conquistou a maior nota do país. Os cursos foram oferecidos em três etapas e em formato híbrido, além de contar com uma carga horária era de 1,2 mil horas.
A agente comunitária de saúde de Caxias, disse que atua na área há pelo menos 14 anos, orientando moradores da região de Criúva. Viviana ainda conta que o destaque se deu na classificação final do curso "Técnico em Agente Comunitário de Saúde". E que ela resolveu fazer a capacitação porque queria aprimorar os conhecimentos na área e, com isso, ajudar mais pessoas.
Além disso, Viviana acredita que a troca de experiências, com agentes de saúde de diferentes localidades do país, foi outro ponto muito relevante da capacitação. E que a Secretaria da Saúde sempre oferece cursos de capacitação para as equipes que atuam no Município, o que permite o aprimoramento constante e acaba incidindo num melhor atendimento a população.
A fala é endossada pela diretora da Atenção Primária em Saúde, Juliana Argenta Calloni. Ela explica que, desde o ano passado, os participantes de ambos cursos aprenderam sobre promoção da saúde e doenças emergentes. E que a Secretaria da Saúde dispõe de uma programa de educação continuada para profissionais da área. Chamando atenção para o hiato na formação de profissionais, no período pandêmico, que demandou da Secretaria da Saúde, foco total no combate à Covid-19. Até porque, nunca antes na história, foi necessária uma vacinação em massa, como na pandemia.
Na opinião de Juliana, essa rede de cuidado com a saúde básica é fundamental para o diagnóstico precoce de doenças, bem como, para o acompanhamento de ações de vacinação e cuidados em geral, desenvolvidas pelo Município. Até por isso, as capacitações são constantes, só em 2023, cerca de 1 mil servidores fizeram algum curso de capacitação na área da saúde básica. Ela também assegura que o trabalho desenvolvido por agentes de saúde no Município, permite traçar um panorama fidedigno das políticas adotadas, assim como, projetar outras voltadas para a saúde pública.
Os agentes em formação realizaram trabalhos de conscientização junto as Unidades Básicas de Saúde. E os alunos do curso de "Agentes de Combate às Endemias" fizeram um levantamento de risco ambientais em determinados bairros de Caxias. Os materiais de estudos forma disponibilizados pela Secretaria Municipal da Saúde. Em novembro, acontecerá a cerimônia de conclusão, quando os agentes receberam os devidos certificados.
Fonte: rádio caxias.com.br
Acho que é bem relativo esta afirmação. Pois eu como ACE também fui nota máxima.
ResponderExcluirAcredito que foram muitos, em vários lugares no país, que tiveram nota máxima!
ResponderExcluir