segunda-feira, 23 de outubro de 2023

Aposentadoria Especial: PPP eletrônico: como consultar e emitir esse documento pela internet? Aprenda o passo a passo!

 

Documento é essencial na hora de pedir a aposentadoria especial do INSS

PPP é abreviatura de Perfil Profissiográfico Previdenciário. Trata-se de um laudo técnico em que contém diversas informações sobre o seu histórico de trabalho na empresa onde você exerce suas funções.

Além disso, o Perfil Profissiográfico também mostra suas exposições a atividades especiais, tais como atividades insalubres e/ou periculosas.

Desde 2004, ele é o documento oficial utilizado para comprovar a atividade especial que um segurado do INSS exerce.

O que deve constar no PPP?

No PPP, é essencial constar:

- Cargos ocupados.

- Descrição das atividades realizadas.

- Exposição a fatores de riscos.

Outros detalhes fundamentais que comprovem a atividade insalubre e/ou periculosa para a aposentadoria especial.

Por se tratar de um laudo técnico, o PPP deve possuir todas as informações necessárias para comprovar que existe insalubridade e/ou periculosidade na função do segurado.

Caso o seu PPP esteja incompleto, o documento terá que ser refeito de acordo com o que acontece na sua realidade.

Em caso de divergências ou erros, o trabalhador deve solicitar, imediatamente, a retificação/correção do seu PPP para a empresa.

Qual a importância do PPP para o trabalhador? 

"O PPP é um documento essencial para a solicitação da aposentadoria especial". 

Essa aposentadoria é concedida em um tempo menor de contribuição, sendo garantida pela lei àqueles que exerceram atividade profissional submetidos a condições que são nocivas à saúde e aos que preencheram todos os requisitos previstos na norma.

Para a concessão desse benefício, o Perfil Profissiográfico Previdenciário é uma exigência na perícia, por ser o documento que comprova as condições em que o empregado trabalhou. 

Além disso, vale lembrar que o PPP é uma importante fonte de informação para o trabalhador e para a empresa. Ele contém informações sobre as condições de trabalho, enfatizando quais são as medidas de proteção tomadas. Assim, tem uma valiosa função, sendo necessário para o acompanhamento da saúde ocupacional no empreendimento.

Dessa forma, o PPP ainda contribui para a proteção dos direitos do trabalhador e possibilita que a organização caminhe em regularidade com a lei.

Como emitir ou consultar o PPP Digital?

Siga as seguintes instruções:

PASSO 1 - Entre no site MEU INSS


PASSO 2 - Coloque sua senha Gov.br e n° do CPF


PASSO 3 - Em seguida, clique no menu(três traços no canto direito superior da tela ao lado do seu nome)


PASSO 4 - Em seguida clique em Serviço /Certidões, Declarações e Extratos


PASSO 5 - Clique em PPP Eletrônico

PASSO 6 - Por fim, verifique se a empresa declarou as informações conforme determina a lei. Clique no nome da empresa e Pronto! Faça o Download em PDF com as informações do seu PPP.



OUTRAS MATÉRIAS DE INTERESSE DA NOSSA CATEGORIA ACESSE MEU BLOG NO LINK ABAIXO:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS:

PESQUISE AQUI LEIS E PORTARIAS DOS ACS E ACE