PESQUISE AQUI LEIS E PORTARIAS DOS ACS E ACE

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

FEDACSE/BA(Federação Baiana dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias) Conquista Vitória com a Suspensão do uso do Larvicida VectoBac na Bahia


Em uma jornada marcada pela persistência e dedicação em prol da saúde pública, a Federação Baiana dos Agentes de Saúde (FEDACSE-BA) obteve uma conquista significativa em sua busca por melhores condições de trabalho para os profissionais que atuam na linha de frente do combate às endemias. A vitória veio na forma do cancelamento do uso do inseticida VectoBac no estado da Bahia.

A saga iniciou-se com a preocupação levantada pelo Sindicato dos Agentes de Saúde de Eunápolis e região (Sindiacscer) sobre possíveis intoxicações enfrentadas pelos Agentes de Combate às Endemias (ACE) em cidades como Porto Seguro e Guaratinga. Com dedicação incansável, a Federação acolheu a denúncia e formou uma comissão para investigar os casos e expandir a busca por informações em outras localidades.

Foto reprodução: FEDACSE

A falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados e os riscos à saúde dos profissionais se tornaram evidentes durante a investigação. A Federação não se curvou diante das adversidades e buscou apoio junto aos órgãos competentes do Governo Federal e estadual, que culminando no dia 19 deste mês  de fevereiro em uma reunião essencial com o Conselho Estadual de Saúde (CES).

Nesta reunião histórica, foram convocados diversos órgãos e entidades ligadas à saúde pública, incluindo a Diretoria de Vigilância à Saúde do Trabalhador e a União dos Prefeitos da Bahia. 

O governador do estado, Jerônimo Rodrigues   (PT), demonstrou sensibilidade ao ouvir as demandas dos Agentes de Saúde e autorizou a compra do Larvicida Espinosade, um produto químico anteriormente utilizado em forma de pastilha, que oferece menor risco de contaminação aos profissionais.

Foto reprodução: FEDACSE

A decisão de suspender o VectoBac e substituí-lo pelo Larvicida Espinosade representa uma vitória não apenas para os Agentes de Saúde, mas para toda a população da Bahia. 

Com a distribuição de 500 milhões de pastilhas para as cidades mais necessitadas, o estado dá um passo importante rumo à garantia da segurança e saúde dos trabalhadores que dedicam suas vidas ao combate às endemias.

Esta conquista é um testemunho do poder da união e da determinação em enfrentar os desafios em prol do bem-estar coletivo. E dar mostras de quanto a Federação Baiana dos Agentes de Saúde e de combate  às  Endemias segue firme em sua missão de assegurar condições dignas de trabalho para os profissionais que são também heróis na proteção da saúde pública.


Fonte: FEDACSE 


OUTRAS MATÉRIAS DE INTERESSE DA NOSSA CATEGORIA ACESSE MEU BLOG NO LINK ABAIXO:

3 comentários:

  1. Glória Deus, eu sou uma das vítimas desse larvicida q apesar dos epis me sinto muito mal ao usar ele.

    ResponderExcluir
  2. Como posso consegui a decisão no documento. ?
    Alexsandra "Leka, Salvador Ba"

    ResponderExcluir
  3. QUAIS PREJUIZOS EXATAMNTE ESSE LARVICIDA CAUSOU AOS AGENTES, O FATO NAO FICOU CLARO NA MATÉRIA. FICARIA MUITO GRATA SE ALGUEM PUDER RESPONDER

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS: