PESQUISE AQUI LEIS E PORTARIAS DOS ACS E ACE

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

VOZES DA SAÚDE: Novos episódios abordam laboratório de Libras na ESF e capacitação de ACS em dengue. Confira!


Vozes da Saúde, as experiências da IdeiaSUS, produzida pela Plataforma IdeiaSUS Fiocruz e a VideoSaúde Fiocruz, caminha para 72 episódios sobre a capilaridade, a diversidade e a potência do Sistema Único de Saúde (SUS). Dois novos vídeos se destacam no momento. O primeiro diz respeito à implantação de um Laboratório de Língua Brasileira de Sinais (Libra), vinculado à Estratégia Saúde da Família de São Pedro da Aldeia, município da Região dos Lagos do estado do Rio de Janeiro. 

Vídeo/reprodução: portal.fiocruz.br

Neste vídeo, disponível no canal da Plataforma IdeiaSUS Fiocruz no YouTube, Thalisia Santos, da Direção do Núcleo de Educação Permanente em Saúde de São Pedro da Aldeia (RJ), revela como o projeto, iniciado em 2022, se desenvolveu na cidade. A boa nova fica por conta de um intérprete de Libras que vem formando profissionais de saúde das unidades de atenção primária à saúde e as comunidades usuárias do SUS. O objetivo é ser um SUS acessível de fato a todos e todas.

No segundo novo vídeo da série, o tema é a integralidade do cuidado no controle das arboviroses, especialmente da dengue, atual foco de gestores de saúde de diversos municípios e estados brasileiros, por meio da capacitação dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias. O episódio traz o relato de Rodolpho Paraguai, do Ministério da Saúde, cedido à coordenação da Vigilância Ambiental do SUS de Araruama, também na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Ele fala sobre o protagonismo dos agentes de saúde no combate ao Aedes aegypti e no controle do avanço da dengue no município. O episódio está disponível no canal da IdeiaSUS no YouTube. 

Vídeo/reprodução: portal.fiocruz.br

Retratos do SUS

Vozes da Saúde é um ponto de memória de práticas que refletem um sistema público de saúde diverso, potente e presente na vida de milhões de pessoas, espalhadas pelo Brasil. Trata-se de vários retratos de lutas, desafios, criatividade, compromisso, avanços, medos e alegrias de trabalhadores e trabalhadoras do SUS e da sociedade civil organizada. 

Atualmente, conta com 62 relatos em vídeo, acessíveis no YouTube, indo em direção a um total de 72 episódios, que serão lançados ao longo do mês de fevereiro e março deste ano. A série tem o apoio da Agência Fiocruz de Notícias (AFN) e da Coordenação de Comunicação Social (CCS/Fiocruz).


Fonte: portal.fiocruz.br


OUTRAS MATÉRIAS DE INTERESSE DA NOSSA CATEGORIA ACESSE MEU BLOG NO LINK ABAIXO:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS: